Circuito amplificador de sinais de antena de TV em VHF e UHF, e radio FM (antena ativa)

Circuito amplificador de sinais de antena de TV em VHF e UHF, e radio FM (antena ativa)
Esse é um pequeno amplificador (reforçador) de sinal, banda larga, que cobre as freqüências de 40 a 900 MHz. Essas freqüências incluem TV em VHF e UHF e também rádio nas freqüências de 88 – 108 MHz, faixa de FM.
É conectado entre a antena e a entrada de RF de seu receptor e aumenta os sinais em até 20 dB, tornando se possível receber até mesmo os sinais mais fracos.

Circuito do amplificador de antena de FM VHF UHF

booster Circuito amplificador de sinais de antena de TV em VHF e UHF, e radio FM (antena ativa) Transmissores e RF placa de circuito impresso Circuitos Amplificadores

Característica do amplificador e especificações técnica

Respostas de Freqüência : 40 – 900 MHz
Ganho: 20 dB
Nível máximo de saída: 90 µV
Impedância de entrada-saída: 75 ohm

Como Funciona o amplificador para antena de tv

O circuito é construído em volta de um único transistor de baixo sinal para UHF, o BFR90. Este transistor pode operar em freqüências tão alto quanto 1.6 GHz, e tem um ganho de 23 dB. O sinal da antena é aplicado a entrada do circuito e por C1 é acoplado à base do transistor. É amplificado e do coletor do BFR90, através de C4 e C3 é levado a entrada de RF do rádio FM ou receptor de TV.
O circuito opera com uma bateria de 9V alcalina pequena que, por causa do consumo muito baixo do circuito, vai durar bastante tempo.

Construção do amplificador de TV e FM

O projeto é muito fácil. A única coisa incomum é que o transistor deve ser soldado do lado cobreado da placa. Porém, isto é comum com dispositivos de UHF e normalmente é feito para evitar a introdução de capacitâncias parasitas entre os terminais do transistor que poderia alterar o funcionamento do circuito. Tenha cuidado ao fazer a soldagem, tente manter os terminais dos componente tão perto quanto possível, por causa das altas freqüências envolvidas. Solde os resistor em primeiro lugar. As bobinas devem estar prontas para ser soldado no circuito impresso e você deve se preocupar de não deformá-las no processo, raspe os terminais das bobinas. Coloque os capacitores, e solde os diodos evite aquecê-los em demasia e tenha certeza que eles estão corretamente alinhados. Solde o transistor em seu lugar, depois você termina de soldar os outros componentes, evite aquecê-lo demasiadamente, e tenha cuidado para coloca-lo de acordo com o diagrama. (O nome no corpo do transistor deve der colocado para cima). A entrada do circuito é no ponto 4 e terra e a Saída no ponto 1 e terra. A bateria usa o clipe de bateria ligado nos pontos 2 (-) e 3 (+),é uma bateria de 9 V, deve ser alcalina. Para melhor desempenho e evitar interferência indesejada durante operação é recomendado colocar o circuito numa caixa de metal pequena, e usar os conectores montados na caixa para as conexões externas. Você pode usar uma caixa grande o bastante, para alojar o amplificador e a bateria ou você pode usar uma fonte de alimentação externa, mas lembra-se de usar um capacitor de passagem na linha de alimentação positiva onde atravessar a caixa de metal. Se você planeja usar o amplificador para recepção de TV em VHF e UHF, você deve usar um misturador de VHF/UHF comum antes da entrada do amplificador.

Componentes para montagem do amplificador de antena de tv com bfr90

R1 = 82kΩ;
R2 = 270Ω;
R3 = 1,5kΩ;
R4 = 120Ω;
C1,C3 = 100pF;
C2 = 2.2pF;
C4,C5= 1nF;
D1,D2 = 1N4148 diodo ou equivalente;
Transistor = BFR90, BFR91, BFW92, BFS65;
Diversos = PCI,solda, bateria 9V, clipe,caixa metálica, etc;
L1, L2:
diâmetro : 5mm;
fio diâmetro :0,5mm (24 AWG);
voltas : 8voltas de fio esmaltado.
Informações do Transistor bfr90

bfr90 Circuito amplificador de sinais de antena de TV em VHF e UHF, e radio FM (antena ativa) Transmissores e RF placa de circuito impresso Circuitos Amplificadores
Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do circuito Dimensões (4,3cm x 5,4cm).

Placa booster lado componentes Placa booster Cobreado Detalhe da montagem do bfr90

Tags dos usuários:
amplificador de sinal de celular, como fazer um amplificador de antena caseiro, Dicas/Antenas p/radio amadores-antenas pontos altos e baixos, amplificador de antena radio am/fm, circuitos amplificador de antena wifi PDF, como amplificar voltagem, como ligar antena externa em transmissor de fm veicular, referencias de transistor para buster de antena de tv

Comentar via Facebook



Sobre o autor desse artigo

Este artigo foi escrito por Toni em 17 dezembro 2008 .
Sobre o autor: Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Site do autor

tem 620 Artigos nesse blog.
Seja um autor também e compartilhe seus conhecimentos, saiba como aqui.

Salve nos favoritos e compartilhe nas rede sociais

136 Comentários

  1. Antonio carlos

    Muito interessante este projeto…. pena eu nao ter conhecimento suficiente para coloca-lo em pratica (leigo total em eletronica)… fiz uma vez um amplificador de som com um TDA2005, na hora ficou bom demais, mais nao durou.

    Tem algum projeto de amplificador de uhf mais simples? para o meu grau de leiguisse?

    Alguem venderia a placa e os componentes para montagem?
    Contato via 1195125-6925

  2. O desenho da placa de circuito impresso (o do meio e o da direita)estão invertidos.
    Montei o conjunto e saiu ao contrário o layout da placa.
    A inversão feito neste caso foi o tipo de virada do desenho, ao invés de virar horizontalmente o desenho, viraram verticalmente (possível erro).

  3. caique

    oi Toni gostaria de saber se voce sabe se tem um esquema de um amplificador de tv a cabo que amplifica na faixa 5- 45 mhz  (retorno) é 54-750mhz ou ate 1000mhz .

    se você também tem um esquema para adaptar amplificador comum com esse retorno passivo ou ativo.

    gostei munto do site valew

  4. gutemberg san

    toni eu tenho uma antena espinha de peixe e e compativel ne.outra coisa em que aparelho eu posso encontrar um desses transistores na minha cidade nao achei para comprar e sei onde tem muita sucata eletronica.

  5. gutemberg san

    quero dizer assim preçiso muito
    fazer este amplificador pois onde
    moro o sinal e so um vestigio dai
    queria saber detalhes do
    amplificador como por exemplo
    onde ficaria o polo negativo no
    mesmo e gostaria se possivel me
    mandar por email ilustraçoes das
    peças que usaria para a
    montagem.Ah mais uma coisa
    tem globo minas no satelite star
    one c2 digital?.

  6. gutemberg san

    toni seria possivel vc colocar a ilustraçaoe de cada peça do amlificador.

  7. Fernando

    Oi Tony beleza? Queria saber de tem algum circuito reforçador de sinal HI FI para roteadores?

  8. HIMOCLASEK

    EU TENHO UM D-LINK WIRELESS N 300 ROUTER AONDE EU MORO ATE A CASA DO VIZINHO TEM 60M MAIS O SINAL  NAO CHAGA ATE MINHA CASA TEM COM AMELTA SINAL ATE MINHA CASA  PEGA BOM PRF MIM AJUDE VLWW!

  9. Eduardo Chaves

    Ola Toni, eu tenho todos os componentes para começar a montar esse projeto, só não encontro o capacitor de 2.2pf, tipo tem como eu chegar a esse valor fazendo uma associação de capacitores em série, como acontece em resistores?

  10. Amilton

    Olá toni eu construi esse amplificador mas quando coloquei a imagem ficou pior com a antena externa. quando coloquei em uma antena “orelha de coelho” proxima a tv ele funcionou gostaria de saber se para ele funcionar tem que ser colocado proximo a antena. lá encima na torre onde ela se encontra na minha casa!

  11. Alcino Alves

    Olá Tony.Preciso de um esquema eletrico com esta finalidade, será que me podes ajudar.
    Um abraço e obrigado.

    Alcino Alves

    Com o uso de um timer eu programo o dimmer para acender às 05:00h, sendo configurado para 30 minutos, as 05:30h quando as incandescentes que começaram a incrementar do zero atingirem 100% de luminosidade, irá acender as florescentes e apagar as incandescentes. Às 19:00h, hora que o timer desliga, o processo é o inverso, ligam-se as incandescentes e apagam-se as florescentes e as incandescentes irão se apagando automaticamente até às 19:30h.

    O dimmer precisa de uma alimentação própria, o timer precisa de outra.

    Para que as florescentes não fiquem acesas durante o dia inteiro, visto que terei luz solar, decidi instalar um relê fotocélula para apagar as florescentes quando estivar com a claridade solar.

    Leia mais: http://canaril.webnode.com.br/news/sistema%20de%20ilumina%C3%A7%C3%A3o/
    Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

  12. sonic

    ola! tem algum amplificador sem transistor? Parabens !

  13. sousa

    Ola toni estou com problemas com minha ANTENA MMDS DA MAIS TV OS CANAIS FICAM MEIOS CHAVISCADOS VC SABE ALGUM PROCEDIMENTO OU EQUIPAMENTO QUE POSSA AMPLIFICAR O SINAL DA ANTENA?

  14. Fernando Lucas

    A amplificação não é lá essas coisas, mas esse circuito funciona sim. Montei e testei!

  15. rogerio

    presado a migo toni quero fazer um amplificador esterno para minha tv digital vc pode min ajudar não sou teknico mas gostode eletronica preciso saber quais as entradas de enegia e da antena

  16. rogerio

    caro amigo sua pagina e muito interesante mas e icompleta vc precisa informa se seu amplificador ouguma fonte de energia e qual a entrada e saida de tv

  17. valdeci

    toni gostaria de saber se tem um amplificador para colocar dentro da casa pois morro em apartamento e uso antena coletiva mas não pega muitos canais so os basicos e muitos ficam fora de sinal que são os digitais os canais uhf e vhf pegam muito ruim chuviscando minha tv e de led tem como melhorar o senal digital obrigado.

  18. Yha

    Cara, muuuito bom esse tutorial ai, parabéns.

  19. bruno

    qual o transisto que é equivalente ao bfr90 , porque não estou achando para comprar ?????
    obrigado….

  20. tiago

    toni parabens pelo site sou estudante de eletronca e não conheço muito bem os componentes
    estou em duvida com o capacitor de 1 nf quando fui comprar o dono da loja me perguntou ”’ quantos volts ” ai pensei ferro hauhauha que capacitor é esse ?

  21. Alexandre Tga

    Boa tarde toni vc tem algum esquema que amplifique sinais de celular, tipo um repetidor de sianal de celular em 900mhz, operadora vivo, eu moro em um sitio que fica meio distante da cidade, tem lugares que o sinal é 100% mas tem lugares que só pega com antena externa, ai eu gostaria de um repitidor de sinal em 900mhz para amplificar o sinal o sinal e depois distribuilo dentro de minha casa. agradeço desde já, qualquer ajuda será bem vinda!

  22. José Romildo de Souza

        Estive lendo as dicas sobre amplificador UHF e gostaria de saber se o amigo Toni poderia dar uma dica. Minha imagem UHF até que pega bem aqui em Natal-RN , só que ultimamente o sinal começou fugindo até sumir totalmente.Notei que o amplificador estava quente e com o secundario do trafo de 10 volts aberto, coliquei outro de minha sucata só que o sinal fica bom e as vezes ruim. No circuito tem 2 capacitores do tipo SMD que não tem como identificar. gostaria de saber qual capacito posso colocar e se tem polarização. Desde já agradeço.

  23. Toni, tenho uma dúvida, aqui tenho perda de sinal por que uso divisores, já que aqui em casa tem 4 TVs, se eu ligar este booster antes dos divisores melhoraria o sinal?

    Abraços!

  24. Fábio

    Toni
    Gostaria de te dar parabéns por sua iniciativa de publicar esquemas eletrônicos!!!
    Montei esse booster. isolei ele cobrindo com plástico e depois o envolvi em papel aluminio e coloquei na caixinha de plastico.
    Minha antena é só de uhf.
    Antes da confecção do booster pegava: ch49-bom; ch43-alguns chuvisquinhos; ch13 alguns chuviscos maiores…
    Após a instalação do booster:
    O que aconteçeu:
    ch49: mais limpo ainda
    ch43: um pouco mais de chuviscos
    ch13: totalmente chuviscado (pior do que sem o booster)
    notei que nas frequências mais altas ele funcionou bem, mas quando vai baixando vai piorando.
    O que você acha que pode ser?

  25. wellington

    e ai toni beleza, bom ja faz tempo que escrevi este comentario confesso que nao dei continuidade ao projeto, por falta de tempo talvez, talvez tenha deixado um pouco a eletronica de lado, mas enfim estou retornando e este projeto nao vai ficar fora desse meu retorno, ja tenho alguns componentes que havia comprado na epoca mas ainda falta alguns, enfim só tenho uma duvida quanto ao enrolamento desta bobina e o fio que devo usar…

    poderia me dizer, tipo sei que sao 8 voltas e que o tamanho é de 5 mm ou estou enganado? mas qual a bitola do fio que devo usar, qualquer fio? confirma pra mim se o tamanho é mesmo este e a bitola ou diametro do fio que devo enrolar? no mais é isto meu irmão abraçao pra ti fica na paz do senhor!!!!!

  26. gracias porfa amigo si fuera tan amable melo envie su informacion en castellano para q con su ayuda pueda entenderlo mejor gracias amigo

  27. Luciano

    quero saber qual o valor em desse indutor e como posso fazer um ?

  28. Daniel Almeida

    Ola Toni , como vai? Poderia checar se é isto que nosso amigo Lohvecsko esta precisando, escolher a freqüência e o ganho em db?Como seu seguidor dei uma pesquisada nos artigos antigos:http://www.te1.com.br/2009/10/downlaod-programa-para-calculo-de-antenas-por-vu2atm/
    “Este artigo foi escrito por Toni em 5 outubro 2009″   Daniel Almeida

  29. Lohvecsko

    A antena que eu criei serve para – VHF UHF FM TV DIGIOTAL — `È para todas as TVS inclusive TV
    no PC. Eu, continuo precisando de um software gratuito para testar as Antenas de TV. Se possivel vou mandar uma foto.

  30. Toni: gostaria de encontrar um sofware gratuito para medir o sinal de antena de TV.

  31. joao

    apos conseguir ostransistor que sao dificil monto diversos circuitos este circuito nao funciona ,e melhor ligar sem ele

  32. JOAO

    ESTE CIRCUITO NAOFUNCIONA DESISTI MONTEI TRES PLACA E FUNCIONA UM POUCO E QUIMA A ENTRADA DA TV DO CANEL GASTEI TRES VESEZ NO CONCERTO DA TV QUEIMA A CAIXINHA DE CAINAIS DA ANTENA RETIRE ESTE CIRCUITO

  33. wellington

    e ai, toni quero antes de mais nada agradecer pelas dicas e pelos ensinamentos que tem nos dado a respeito da eletronica, nao sou profissional da area, mas como hoje em dia a eletronica faz parte de quase tudo na vida é sempre bom conhecer a tecnologia com que estamos lidando…

    bom feito os comentarios, vamos aos circuitos ainda nao montei este amplificador ja fiz um mas nao para tv e com bem menos componentes, vou tentar fazer este, mas voce falou que tem outros esquemas inclusive sem bobinas, será que voce poderia me enviar estes esquemas por email ou aqui mesmo deixando o link, bom agradeço desde ja irmao, aguardo resposta!!!! abçao.

    • Olá Wellington
      Estamos nos esforçando, pata que com ajuda dos amigos possamos crescer!!!

      Um sem bobinas está disponível no manual da Ramsey
      http://www.ramseyelectronics.com/downloads/manuals/AA7.pdf
      http://www.ramseyelectronics.com/downloads/manuals/SA7.pdf
      Boa sorte!

      • wellington

        e ai toni beleza, bom ja faz tempo que escrevi este comentario confesso que nao dei continuidade ao projeto, por falta de tempo talvez, talvez tenha deixado um pouco a eletronica de lado, mas enfim estou retornando e este projeto nao vai ficar fora desse meu retorno, ja tenho alguns componentes que havia comprado na epoca mas ainda falta alguns, enfim só tenho uma duvida quanto ao enrolamento desta bobina e o fio que devo usar…

        poderia me dizer, tipo sei que sao 8 voltas e que o tamanho é de 5 mm ou estou enganado? mas qual a bitola do fio que devo usar, qualquer fio? confirma pra mim se o tamanho é mesmo este e a bitola ou diametro do fio que devo enrolar? no mais é isto meu irmão abraçao pra ti fica na paz do senhor!!!!!

  34. Daniel Almeida

    Ola, muito boas essas dicas, nao fiz o amplificador, mas me esclareceu muitas duvidas, obrgado.

  35. Andre

    Olá gostaria de saber se esse esquema serve para amplificara sinal de antena wireless caseira

  36. E aí cara!
    eu comprei os componentes, montei no protoboard [2 vezes, só que de “modos” diferentes] mas não deu certo. aí pensei em levar pra placa de uma vez pra ver se dava resultado, mas acabei com um resultado pior. Eu não coloquei a bateria, liguei na minha fonte ajustável mesmo só pra testar antes de qualquer coisa, mas nada. Percebe-se que quando se liga a fonte há alteração, sinal de que funciona o circuito, mas deve estar funcionando mal. verifiquei as trilhas e o circuito, soldei tudo certo, nenhuma solda fria nem nada, mas eu devo ter cometido o erro q eu sempre cometo, esquentar demais o componente. O transistor eu percebi que passou um pouco do ponto, mas não tanto, e os diodos sem querer eu meti calor ali, mas não sei se posso ter alterado os componentes… as bobinas eu fiz certinho, com 8 voltas, meio centimetro de diametro, sem nucleo. Eu encostei elas na placa, aí ja não sei se podia também, e não estão deformadas. sobre o resto está tudo nos conformes… você acha que pode ter sido o aquecimento do transistor e dos diodos?
    se for eu tô ferrado, R$4,00 o transistor! x_x
    Espero sua resposta.
    Abraços

    • Olá Gabriel Viana
      Circuitos de RF são complicados mesmo, mais é assim mesmo… quanto a ter queimado componente, é simples meça eles e veja se estão corretos…
      Na protoboard as vezes fica difícil de se conseguir sucesso com circuitos de rf… que o circuito funciona pode ter certeza… que é fácil de montar e ter sucesso acho que não…
      Se interessar tenho outros circuitos aqui de amplificadores sem bobinas, ~soa mais fáceis de se obter sucesso
      Abraços

      • Você poderia me dizer como eu faço para medir os diodos e o transistor?
        Eu ainda estou fazendo curso técnico, não sou muito bom com certos componentes… ^^’
        Enfim, no caso de eu não conseguir sucesso mesmo com esse circuito, eu gostaria sim de ver algum sem bobina.
        è que eu estou testando aqui em casa com aquelas antenas telescopicas de lojas de 1,99, aquelas porcarias, mas eu tenho tv a cabo, o circuito é pro meu tio, ele mora em apartamento, e ele disse que o sinal lá é fraco porque é uma antena em cima do prédio pra todos os apartamentos, e olha que não é précio muito pequeno. Será que lá teria um resultado melhor?
        espero resposta. Até mais.

      • Olá Gabriel
        Veja se essa apostila pode te ajudar no uso do multímetro.
        http://www.luizbertini.net/multdig.zip
        Quanto a antena utilizada, saiba que um o objetivo do booster não é fazer aparecer sinal do nada e sim amplificá-lo pra que possa ser conduzido pela fiação até a tv. Se o sinal inexiste ou está cheio de ruídos esse ruído também será amplificado… Por esse motivo o amplificador deve ficar o mais próximo da antena no mastro, onde o máximo sinal está sendo captado e a relação sinal ruído é “melhor”.

      • Ahh, entendi
        mas tipo, esse ampli não serve pra eu colocar, por exemplo, antena no telhado, e eu coloco perto da tv ao invez da antena?
        eu precisava de um circuitinho desse, que não importasse o lugar onde ele está.
        O ruim é que eu nem tenho muito como testar aqui, nunca usei antena boa em casa, só aquelas de 1,99, 2 telescopicas em V e um fiozinho vagabundo no adaptadorzinho q vai na tv (que nem rosca tem), e agora eu tenho tv a cabo, mas quem vai usar tem uma antena no topo do prédio, e daquela lá desce pra todos os apartamentos, resultado = sinal fraco, e eu preciso só fortalecer o bixo pra imagem ficar melhor, eu ja vi varios modelos pra comprar, mas eu queria fazer, to precisando de uma grana xD
        se esse circuito não servir pra isso, me fala algum outro que eu possa fazer que sirva pra isso por favor
        valeu!

      • Olá Gabriel Viana
        O local dele é o mais próximo da antena possível, ou no caso de amplificador de linha, onde você quer distribuir o sinal de um antena para várias tv.
        Nesse caso tem também casamento de impedância.

      • Ah entendi!
        Eu vou fazer o outro que você me mandou =D
        valeu cara!

      • Ok Gabriel Viana
        Boa sorte!!!
        Qualquer coisa mande notícias…

  37. jeustaquio

    Ae Toni, você não tem um circuito desse pronto para vender não?

  38. Miguel

    Toni você me pediu pra te passar o esquema do transmissor. Onde eu posso mandar?

  39. junior carvalho

    Toni parabéns pelo blog =P moro em salvador, aqui num bairro que o sinal da tv é pessimo (ficam 3 imagens) em todas as tvs, comprei os componentes montei na protoboard mas n deu certo pq sera ?como é essa bobina? fiz com fio de intenet, serve ? obrigado

  40. Miguel

    Ola caro amigo toni. Eu peguei em um site um circuito de fm e é necessário duas bobinas, uma entrelaçada na outra. Vc poderia me explicar como seria essa bobina. Sabe onde posso encontrar uma foto? Desde ja agradeço pela atenção!!!

  41. Rafael Alves

    Primeiramente quero parabenizar pela sua iniciativa em compartilhar o seu conhecimento!!!
    A minha dúvida é a seguinte, quando eu ligar a fonte eu devo fazer a ligação em serie ou em paralelo na linha. desculpa-me pela pergunta que para alguns pode ser banal, mas é que não sou nenhum expert em eletronica. Não testei ainda o amplificador, porém já aprendi mais um pouco sobre eletrônica ou seja já estou no lucro.

    Abraços, Rafael Alves

  42. BrunoBr

    Sou iniciante em eletrônica e montei o circuito aqui… mas não entendi o que fazer na seguinte passagem:

    “mas lembra-se de usar um capacitor de passagem na linha de alimentação positiva onde atravessar a caixa de metal”

    Como conectar o capacitor de passagem? Seria em serie com a linha positiva da fonte de 9V que pretendo usar para alimentação do circuito?

  43. sidney

    Gostei muito do seu amprificador vou montar um; Que pena que algumas pessoas não sabem nem ao menos agradecer ao inves de criticar! valeu

    • Alexandre Tga

      Boa tarde toni vc tem algum esquema que amplifique sinais de celular, tipo um repetidor de sianal de celular em 900mhz, operadora vivo, eu moro em um sitio que fica meio distante da cidade, tem lugares que o sinal é 100% mas tem lugares que só pega com antena externa, ai eu gostaria de um repitidor de sinal em 900mhz para amplificar o sinal o sinal e depois distribuilo dentro de minha casa. agradeço desde já, qualquer ajuda será bem. obs.: tenho esperiencia com eletronica
      monto amplificadores, e faço consertos em amplificadores, aparelhos de som, e algumas marcas de televisores.

  44. samurai

    tenha mais respeito anonymous por que não tira alguma duvida antes de falar dessa forma talvez o toni te ajude bom dia

    • Valeu Samurai
      É esse é um comentário que foi importado do tempo de blogspot… É por ser anônimo as pessoas aproveitam pra deixar um recado desses que detonam com a gente… pois muitos podem ter lido isso dai e simplesmente acabam com a credibilidade de todo o site…
      Poderia apagar o cementário… mais vou deixar ai… e avisar pra quem passar por aqui que esse circuito que não é uma “porcaria” funciona sim… já montei e funcionou, tenho notícias em vátios fóruns que os amigos montaram tbem e ficaram satisfeito…
      E como o amigo Samurai disse tem dúvida pergunte… outro dia falei coim uma bióloga que trabalha com rádio telemetria de ariranhas e queria amplificar o sinal para captação da antena…
      Fiz o possível para orientá-la.

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkk esse mlko que naum sabe fazer as coisas…acho que ele ligou o transistor errado… por isso deve ter dito que não funciona floww.

        “duvidas de como funciona os componentes ligue para o suporte do fabricante” kkkkkkkkk…..

      • Valeu jão
        Manter um blog desses, rouba um pouco de nosso tempo, e tem nossa dedicação, errar todos erramos, incluso as maiores revistas sempre tem a sessão de erratas.
        Mais não me preocupo se alguém ao invés de perguntar, já vai falando mal!
        O que contas são amigos como você o samurai, que nos dão força pra continuar com esse projeto do blog!
        Flow velho um abraço!

  45. Anonymous

    essa porcaria não funcuiona

    • Hélio

      só queria deixar um comentario, agradecer, por todos que não o fazem. o trabalho que vc faz por aqui é muito importante para os iniciantes em eletrônica. Continue dividindo seus conhecimentos que eles se multiplicarão

    • ECJ

      É importante saber que nenhum circuito assim tão simples pode “realmente” amplificar o sinal que vem da antena. Se o sinal já chega com perda de informações não há Cristo que dê jeito!
      O que esse circuito aí faz é aumentar a corrente do sinal diminuindo, ou melhor, compensando eventuais perdas no entre a antena e a tv, ou seja, a perda do cabo. Se seu cabo é curto e de boa qualidade é natural que o circuito não apresente melhora aparente ou até piore a qualidade do sinal caso tenha sido mal contruido. Mas de qualquer forma milagre aí num rola não!!!

Deixe uma resposta

Que tal trocar "The Gray Man" por uma foto ou imagem sua! No avatar de seu comentário, serve para todos os blogs Wordpress da internet