Dimmer com triac tic225, controle de potência em cargas

Dimmer com triac tic225, controle de potência em cargas como iluminação de lâmpadas.

100
55147

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00 - 2 votos)

O componente principal desse projeto é o triac que atua como um interruptor que determina a quantidade de potência que vai aplicar a lâmpada ou outra carga . O potenciômetro no circuito é o que permite variar a potência fornecida pelo triac.

Sobre o circuito do dimmer com triac

Quando o terminal do Diac alcança sua tensão de ruptura (tipicamente 30v), o diac conduz e permite que o capacitor descarregue no gate do triac, fazendo com que o triac entre em condução e a carga seja alimentada. A rede formada por C4 e R5 em paralelo com o triac é para evitar que o triac estrague, pois quando o dimer está controlando cargas indutivas pode formar picos de tensão elevados na hora de desligar. Assim o capacitor absorve a sobre tensão gerada e o resistor limita a corrente de descarga do capacitor sobre o triac.
A rede formada pelo capacitor C1 e a bobina L1 serve como filtro para impedir a propagação de interferência de rf pela rede de energia.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

O fusível em série com a carga a ser controlada é para proteger contra curtos circuitos. O triac pode ser escolhido de acordo com a carga a ser controlada. Nesse circuito é usado um tic 225D para 8 Amperes em 400 volts. O Triac irá aquecer então pode ser necessário um dissipador de calor. A bobina L1 pode ser construída em casa, com 40 voltas de fio #22 AWG em duas camadas de 20 voltas sobre um bastão de ferrite de +- 2cm.

Esquema do circuito de dimmer para controle de lâmpadas

dimmer triac tic controle iluminacao 2 1 Dimmer com triac tic225, controle de potência em cargas Iluminação Fontes Controle Circuitos

Sugestão de placa para montagem do dimmer com triac

placa Dimmer com triac tic225, controle de potência em cargas Iluminação Fontes Controle Circuitos

Placa lado dos componentes para orientar na montagem do circuito

dimmer comp Dimmer com triac tic225, controle de potência em cargas Iluminação Fontes Controle Circuitos

Lista de componentes para montagem do circuito de dimmer

Resistores:
R1 : 10K
R2
: 2,2 K
R3:330 1W
Pot: Potenciômetro 250K

Capacitores
C1, C2: 100nF /600V
C4:47nF/600V

Semicondutores
T1: Triac de 8A/400V TIC225D ou equivalente
D1: Diac Ht32 ou equivalente

Conectores
IN =
Conector entrada de energia
OUT = Conector de saída, para ligar a carga.

Diversos
L1: 100µH. veja texto
Dissipador para o triac, cabo de força, placa circuito impresso, etc.

Atenção: circuito trabalhando diretamente com a rede de alta tensão, risco de choque fatal, cuidado ao manusear o equipamento. Sempre  desligue da rede de energia antes de mexer no circuito.

Se o circuito for utilizado no controle de iluminação de lâmpadas, a placa pode ser inserida na caixa padrão do interruptor e utilizar o potenciômetro no lugar do interruptor para controlar a brilho da lâmpada.

Download da placa em PDF

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

grupo Dimmer com triac tic225, controle de potência em cargas Iluminação Fontes Controle Circuitos
Comentar via Facebook

100 COMENTÁRIOS

  1. Oi Toni ! Eu to instalando lâmpadas Halogena Dicroica 12v 20w coloquei 13 lâmpadas total de 260w calculado para 12v fica 21.666 Amperes ligando (bateria estacionaria 12V 150W)… Então gostaria sabe posso liga esse (Dimmer com triac TIC225 controle de potencia em cargas)? Aguarde sua resposta.

  2. Ola Toni
    Gostaria de criar um circuito com controle de potencia em que ao anoitecer diminuisse automaticamente a potencia e ao amanhecer retornasse…. alguma ideia?

  3. Ola Toni boa tarde, tenho um transformador que retirei de um micro ondas, aproveitei o primário e enrolei o secundário com 3 voltas de fio bem grosso(+-5mm diâmetro), resultando 3Volts, gostaria de controlar o primário , para assim controlar o segundario(0 a 3 Volts), gostaria então de saber se este dimmer da certo para este fim, ou se vc poderia me ajudar com algum outro, obrigado Otaviano.

  4. Ola, gostaria de saber ,se posso ligar esse circuito com uma Lampada Halogenea de 12Volts AC por 100WATSS??
    Obrigado fico no  aguardo
    Voce n teria esse kit pronto para vender ne?
    Obrigado

  5. Excelente materia sobre dimmer. Já eliminei vários Dimmer para ventiladores de teto aqui por ter roncos de baixa frequencia em  velocidade baixa e tive que usar controle capacitivo, só assim eliminou os roncos. Alguem montou e não teve esses problema?  

  6. Boa Tarde caro amigo! necessito controlar a temperatura de uma mufla com potencia de 5KW em 220V, gostaria de esclerecer algumas duvidas: 
    como necessito que  funcione por longos periodos continuos esse circuito aguentaria? 
    se nao, quais modificações seriam necessarias? é possivel ligar dois triacs ou mais em paralelo para sobra de potencia? ou seja para o circuito trabalhar mais aliviado?
    no aguardo! e parabens pelo projeto e atenção!

  7. Bom dia!
    Gostaria de controlar a velocidade de um motor 2cv corrente alternada esse circuito atenderia a minha necessidade? Esse motor gira uma hélice também se não for abusar gostaria de saber se há a possibilidade desta placa funcionar com um sensor de temperatura ao invés do potenciômetro? gostaria de apenas três velocidades dependendo da temperatura é possível?
    Obrigado.

  8. bom dia,
    Estou precisando controlar a temperatura de uma resistencia 220v, 0-220 e 2kw de potencia, tem como vc enviar a relação do componentes para montagem do circuito e/ou indicar aonde posso comprar um dimmer que atenda a necessidade

    Grato

    Jose Vicente

  9. toni no esquema tem um resistor de 470k na lista de materiais não tem qual esta certo?, esse capacitor só encontrei de 400v pode ser? no lugar do tic225d posso usar o tic226? estou querendo usar para controlar a velocidade de um ventilador em uma rede de 110V

  10. oi, eu estou a fazer um projeto que consiste em controlar a iluminação de lâmpadas de leds automaticamente ,  sabem de algum circuito que me possa ajudar ou alguma dica , eu queria também acrescentar sensores de presença. obrigado

  11. Olá. Dimmer para chuveiros 220V é fácil achar na net. Mas não consegui achar nenhum esquema para chuveiros  em 110V. Você sabe de algum ou tem alguma referencia que possa me passar ? Obrigado.

  12. Olá, gostaria de usar este circuito para transformar minha oficina totalmente de 220v para 110v. Para isso, estou pensando em usar um triac de chuveiro (8000w) com dissipador + ventilação forçada. Será que haveria problemas em usá-lo para alimentar, , por exemplo, um notebook? A frenquencia da forma de onda da tensão continuará sendo 60hz e parcialmente “ceifada”, correto?

  13. Olá Toni. Primeiramente achei suas respostas esclarecedoras e gostaria de tirar duas dúvidas com você sem querer abusar.

    Estou trabalhando em um projeto para corte em isopor onde utilizo um arco com um fio de 1 metro de níquel cromo esticado. Os terminais estão ligados a um transformador de 110/12v de 10 amperes.

    A intenção é controlar a potência empregada no fio, regulando assim a temperatura deste para obter o melhor resultado para o corte.

    Estou imaginado que utilizando um Dimmer terei o resultado que preciso. Minha dúvida é se conseguirei o resultado que preciso utilizando o dimmer na entrada do transformador.

    Grato deste já pela ajuda.

    Abraços,

    Navarro

      • Olá Toni.

        Na verdade não. Utilizo apenas o transformador, ou seja 12 V AC. O projeto evoluiu, e 12 Volts AC / 10 A não foram suficientes. Consegui atingir a temperatura ideal para corte utilizando 16 V AC / 20 a 30 A. O circuito do dimmer funcionou muito bem, porém não me deu a sensibilidade necessária para o projeto. 

        De qualquer forma foi fundamental para finalização do projeto. Após algumas modificações nos capacitores, resistências e potenciômetro e também do TRIAC, o resultado ficou excelente.

        Obrigado pelo circuito postado.

        Abraço,

        Navarro

  14. Acho que a relação entre potênciometro capacitor e resistor não está correta pois só regula a lâmpada da metade do potênciometro pra frente. E medindo com o multimetro na saída indo com o potênciometro do mínimo até á metade dá 85V só acende a lâmpada da metade pra frente quando a voltagem sobe de 85V até 105V com o potênciometro no máximo repare que só vai até 105V.

  15. ola toni vc tenho um cicuito motado por mi e para abri uma valvula solenoide de 127 volt so que o sinal e pusante 0.5v saida 127 volt so que fica pussado vou acopra a saida do meu ou seu para vamos tentar

  16. Ola Toni tdo bem com vc?? Olha eu gostaria de saber se é possível vc me mandar um esquema de um controle remoto, “Transmissor e Recptor” para um Dimmer controlado por um microcontrolador 8051. onde no controle eu teria 2 botões, aumentar e diminuir a corrente,no caso do receptor, sairia dois sinais, para duas portas do microcontrolador, onde ele faria a função do potenciometro. Mais uma vez o meu muito obrigado, pois sei que responderá meu comentario.Fique com Deus.Abçss.

  17. Ola toni, tdo bem?? Eu agostaria de saber se consigo fazer um dimmer eletronico usando um microcontrolador, para ajustar a corrente em uma maquina de solda.nesse caso eu nao usaria o potenciometro e sim o microcontrolador. Se vc tiver algum artigo sobre esse assunto, poderia me enviar??? Até mais , abraços..

  18. Alô, Toni!
    Sou leigo em eletrônica.
    Montei seu esquema do Dimmer com TIC 226 D, Diac, capacit 220 nanos e Triac 200 K Homs.
    Estou tentando usá-lo para regular o primário de uma bobina de filamento de Ampôla de raios X. Ligo o Dimmer em 220 Volts. Quando reduzo para calibrar o filamento, chega em um ponto que a tensão reduzida passa a oscilar muito. Quanto mais reduzo, mais oscila. Você saberia por que?

    Abuso mais: Voce teria um Retardo simples para 5 segundos? Um abração e obrigado.
    Aguardo uma resposta sua.

    Antonio

    • Olá Antonio Fernandes
      É devido a carga indutiva, esse projeto funciona melhor com cargas resistivas!
      Recomendo a leitura do livro
      DISPOSITIVOS SEMICONDUTORES: TIRISTORES: CONTROLE DE POTENCIA EM C.C E C.A!
      Retardo, desculpe não entendi!

  19. Olá Toni,
    Vejo sempre os circuitos que publica. A propósito estou procurando um dimmer PWM com saida 0 a 220v mas que ao dispara-lo o mesmo vá de 0 a 100% automático.Voce tem algo parecido?

  20. MARCOS POR FAVOR, TEM COMO COLOCAR UM TRIMPOT DE AJUSTE DE TORQUE PARA O MOTOR NESTE SEU CIRCUITO? SE SIM.. ME EXPLIQUE COMO POR FAVOR.. PRECISO AJUSTAR O TORQUE PARA MOTOR MONOFÁSIICO.
    OBRIGADO

  21. Bacana, fazia tempo que procurava um projeto desse.
    A propósito, que programa vc usa pra gerar aquela ‘foto’ em 3D do circuito já montado com os componentes? Mto legal.

DEIXE UMA RESPOSTA