circuito de medidor de temperatura para multímetro! Termômetro com circuito integrado lm35

Módulo medidor de temperatura para multímetro (sonda termômetro) lm35

Conversor de temperatura tensão. Para ser usado com um multímetro digital com alcance de -40°C a 110°C. Com comprovador do estado da bateria e uma sonda de construção caseira. E tudo isso sem nenhum ajuste, graças ao LM35!

lm35 termometro circuito de medidor de temperatura para multímetro! Termômetro com circuito integrado lm35 Teste e medida placa de circuito impresso Dicas Circuitos

curiosidade sobre graus centígrados e celcius

O gelo se funde a 0°C e o ponto de ebulição da água, ao nível do mar é de 100°C. Usando esses dois pontos de referência se calibra com rapidez a escala de temperatura. Quando falo °C é graus Celsius e não centígrados como podemos ver nalgumas literaturas. Centígrado é uma escala de 100. Enquanto que temperatura vai além de 100. Então o correto é falar graus Celsius! Bom chega de blá blá…
Hoje graças ao circuito integrado especializado da National Semiconductor, denominado LM35, não precisamos de nem uma calibração para obter a temperatura correta.

lm35esquema circuito de medidor de temperatura para multímetro! Termômetro com circuito integrado lm35 Teste e medida placa de circuito impresso Dicas Circuitos

Circuito do termômetro digital

Para o circuito precisamos de uma bateria de 9v e de uma tensão de alimentação negativa. Obtida segundo o datasheet do LM35 pelos Diodos D2 e D3. O resistor R5 permite que a tensão de saída do sensor possa ser negativa em relação a massa do multímetro para que se possa medir resistências abaixo de 0°C. O resistor R4 desaclopa a saída da sonda em relação a saída de alta impedância do multímetro. O circuito baseado no transistor Q1 serve de dispositivo de controle da tensão de alimentação e de comprovação do estado da bateria. Ao fechar a chave S1, O led acenderá informando que a tensão da bateria está acima de 7V, que é necessário para o correto funcionamento do circuito.
O LM35 deve ser montado num tubo metálico de uns 5 a 10 CM, ligado ao circuito principal através de um cabo trifilar de no máximo 1 m de comprimento. O tubo deve ser fechado hermeticamente dos dois lados para permitir a medida de líquidos.
Aplaca principal e a bateria deve ser colocada numa caixa de plástico pequena. A placa deve ficar isolada da bateria para se evitar curtos circuito e danos causados pelo conteúdo corrosivo da bateria.
Você deve usar dois jaques banana macho conectados na caixa pra interligar com o multímetro.

Modo de funcionamento do circuito com sensor lm35:

Antes de fazer uma medida de temperatura teste a pilha apertando S1, tudo ok basta conectar a unidade ao multímetro para realizar as medidas. De acordo com a temperatura o multímetro na escala de Volt DC 10V indicará uma tensão de -4 a 1,1V ou na escala de 2000mV -400 a 1100mV, isso depende do multímetro, essa tensão corresponde a temperatura de -40 a 110°C. No primeiro caso o ponto decimal será desprezado e no outro acrescente um ponto decimal após o terceiro dígito. Com tempo habitua-se.
Exemplo 0,256V (256mV)= 25,6°C -0,158V (-158mV) = -15,8°C. O LM35 proporciona uma saída linear de +10mV/°C.

Sugestão de placa de circuito Impresso do lm35



Lado dos componentes





Componentes do circuito do termômetro com lm35


Resistores

R1= 330 Ohms
R2,R3=100 KOhms
R4=18 K Ohms
R5=1 K Ohms

Capacitor eletrolítico
C1=10µF/16V

Semicondutores

D1,D2=1n4148
L1=Led vermelho
Dz1=4v7/400mW
T1=bc547 ou equivalente
IC1=lm35 circuito integrado sensor de temperatura.

Diversos

S1= chave Na, jaques banana macho ou similar, clipe para bateria, etc.

Para mais informações sobre o lm35, faça download do datasheet do em pdf do integrado lm35

Tags dos usuários:
como fazer circuito de antena caseira, como fazer um multimetro digital caseiro, eletronica caseira, termometro para medir temperatura de dentro dos carros

Comentar via Facebook



Sobre o autor desse artigo

Este artigo foi escrito por Toni em 9 dezembro 2008 .
Sobre o autor: Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Site do autor

tem 620 Artigos nesse blog.
Seja um autor também e compartilhe seus conhecimentos, saiba como aqui.

Salve nos favoritos e compartilhe nas rede sociais

31 Comentários

  1. Xavier

    Estimado Toni sou novo na eletrônica e gostei muito dos artigos queria fazer uma pergunta to tentando fazer um circuito para uma churrasqueira para poder controlar a velocidade do motor poderia me dar umas dicas por favor.

    agradecido

  2. ILDO ALBERTI

    Caro amigo Toni da eletronica.gostaria de saber onde posso encontrar resistencia fixa ou ajustavel,cujo valor ohms é de consumo de lampadas de 100wats,150w,e200w,ligado em 110 volts,para que eu possa reduzir para18,0ou 20 volts,espero resposta pelo facebook ok ildo

  3. Marcos Antonio

    Olá, Tudo bem? Sou aquariófilo e estou trabalhando num painel para o meu aquário e tenho um mostradorzinho digital pequeno de apenas dois dígitos do tipo mostrador de DVD de cor vermelho, tenho o desejo de criar com ele um termômetro de modo que ele fique no painel e o seu “corpo” permaneça na água lendo a temperatura, semelhante os termômetros usados para aferir nossa temperatura…aqueles vendidos em farmácias. Gostaria de criar um circuito eletrônico, pois já pesquisei por vários sítios e não obtive sucesso. Felicidades e espero respostas.

  4. Anderson

    Circuito totalmente desnecessário ‘-‘ nem regular a tensão caso a fonte seja até 20v

  5. publio

    Boa Noite

    No Circuito em questao, e possivel eu aplicar um rele no lugar do multimetro, dai o mesmo somente acenderia um lampada, indicando que esta medindo. E no lugar do lm35, eu colocar um conector ligado direto ao um termopar.
    Assim toda vez que o termopar for conectado, somente mostrara que esta medindo com uma lampada verde. (so como teste de termopares). obrigado

  6. Samuel

    Existem 3 tipos de LM35
    LM35 ou LM35A que vai de -55ºC a 150ºC
    LM35CZ que vai de -40ºC a 110ºC e o
    LM35DZ que vai de 0ºC a 100ºC

  7. Wendell

    Olá, posso colocar um galvanometro na saída?

  8. Francisco

    Boas,

    eu tenho um problema e acho que parte da solução se encontra aqui.
    Desde já felicito o autor do trabalho exposto.

    Então é o seguinte:

    Eu tenho uma caldeira ligada a um de depósito de águas quentes sanitárias que inicia o seu funcionamento sempre que a temperatura deste desce a 45º (reguláveis).
    Acontece que devido ao uso continuo das águas desde depósito, a água quente vai saindo e a água fria vai entrando, como devem calcular.
    Agora a minha ideia era que a caldeira realmente aquecesse a água no depósito a esta temperatura, mas que só o fizesse quando a mesma no depósito atingisse os 30º, por exemplo…
    Alguém que conseguiria ajudar a dimensionar tal circuito?

    Desde já o meu obrigado!
    FP

  9. Luciano Dutra

    Boa tarde! E possivel no lugar de um multimetro usar display de sete segmantos?

  10. Vinicius

    o resistor R5 que vai para entrada + do multimetro é de 18k ou de 1k ?, há alguns valores qua estao no esquema de montagem que não batem com os que estão na lista de componentes. Poderia esclarecer por favor?

  11. Vinicius

    Olá toni,
    tanto faz usar o bc547 e o bc548?

  12. Fausto Trentini

    Show. Justamente o que eu estava procurando!

  13. oi boa tarde eu gostaria d aprender usar a utilizar o multimeter eu ja tenho eu guero medir componentes eletrônicos com tv dvd radios etc mas não sei as posições que eu tenho que girar para medir led capacitores transistor e outro mais sera que ten como saber e com obrigado luciano um feliz natal e um prospero ano novo com muita paz saúde e alegria

Deixe uma resposta

Que tal trocar "The Gray Man" por uma foto ou imagem sua! No avatar de seu comentário, serve para todos os blogs Wordpress da internet