Circuito de micro transmissor de FM espião sensível com BF494

Micro transmissor de FM espião com bf494 wireless

86
34078

Esse pequeno transmissor é ideal para espionagem pronto para ser montado dentro de um livro, e escutar as conversas dos outros numa faixa livre de rádio FM ou receptor de VHF.

fmlivro Circuito de micro transmissor de FM espião sensível com BF494 Transmissores Fm Transmissores e RF Transmissores placa de circuito impresso Circuitos Áudio

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

É claro que também existe a finalidade recreativa e as crianças vão adorar ter um transmissor que permita falar para um rádio FM colocado em local distante e assim “bancar” o agente secreto.

Funcionamento do micro transmissor de FM

Os sinais captados pelo microfone de eletreto, sua voz ou conversas de pessoas próximas, são levados à base do transistor Q1 via C1 onde são amplificados. O resistor R2 em conjunto com R3 determina esta amplificação.
Desejando um ganho menor, pois o som tende a ser distorcido pelo ganho excessivo, podemos reduzir a valor de R2 e/ou R3.
Depois de amplificado, o sinal é retirado do coletor deste transistor e levado à base de Q2, onde modula em frequência o sinal gerado por esta etapa. Esta etapa é justamente um oscilador de alta frequência que opera na faixa de FM. Sua frequência é determinada por L1 e pelo ajuste de CV.
Os sinais obtidos, já modulados em frequência, são levados a uma antena ligada no coletor do transistor Q2.
O alcance do transmissor vai depender muito desta antena, da alimentação do circuito e do local onde vai ocorrer sua operação. Em campo aberto, com uma alimentação de 6 V (4 pilhas) e uma antena de uns 40 cm de comprimento, podemos chegar aos 200 metros. Com uma antena menor, ou em local com muitas estruturas de ferro (lajes) o alcance ficará sensivelmente reduzido. Uma parede comum sem estrutura metálica não é obstáculo para este transmissor.

transmisso %20fm Circuito de micro transmissor de FM espião sensível com BF494 Transmissores Fm Transmissores e RF Transmissores placa de circuito impresso Circuitos Áudio

Lista de material para montagem do transmissor de fm


Semicondutores:
Q1 – BC558
Q2– BF494

Resistores: (1/8 W, 5%)
R1 — 4,7 kΩ (Amarelo, violeta, vermelho, ouro)
R2 — 220 kΩ(vermelho, vermelho, amarelo, Ouro)
R3 — 22 kΩ (vermelho, vermelho, laranja, Ouro)
R4 — 10 kΩ (Marrom, preto, laranja, Ouro)
R5 — 6,8 kΩ (Azul, Cinza, vermelho, Ouro)
R6 — 47 Ω (Amarelo, violeta, Preto, Ouro)

Capacitores:
C1 — 10 µF/12 V – eletrolítico
C2 — 4,7 µF/12 V – eletrolítico
C3 — 10 nF – cerâmico (103, 10n, 0,01)
C4 — 4,7 pF – cerâmico (4p7, 4.7)
C5 — 100 nF – cerâmico (104, 100n, 0,1)
CV — trimmer de 3-30 ou 5-50 pF
Diversos:
MIC — microfone de eletreto de dois terminais
L1 — Bobina – 3 a 4 espiras de fio 22 Awg núcleo de ar com diâmetro de 1 cm.
S1 — Interruptor simples
B1 — 3 a 6 V – 2 a 4 pilhas pequenas
A — antena – ver texto
Diversos – Placa de circuito impresso ou ponte de terminais, caixa para montagem ou livro oco, suporte para 2 ou 4 pilhas pequenas, fios, solda, etc.

Placa de circuito Impresso

placafm Circuito de micro transmissor de FM espião sensível com BF494 Transmissores Fm Transmissores e RF Transmissores placa de circuito impresso Circuitos Áudio

transmissor fm bf494 espionagem Circuito de micro transmissor de FM espião sensível com BF494 Transmissores Fm Transmissores e RF Transmissores placa de circuito impresso Circuitos ÁudioDownload dos Arquivos de placa em PDF para essa montagem – versão 2016

Download PDF

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

Já está no Facebook então venha fazer parte do melhor grupo de eletrônica

Comentar via Facebook

86 COMENTÁRIOS

  1. E possivel colocar uma bateria de celular 3.7 volts
    E ou adaptar o espiao numa caixa de som de computador ligando o mesmo na alimentação de caixa
    Ja fiz outros transmissores vou tentar este para o fim espiao
    Obrigado

    • Olá Augusto
      Sim pode utilizar bateria de celular.
      Sobre usar a alimentação da caixinha, veja se esta tensão não é maior que 9V, neste será preciso utilizar um regulador de tensão!
      Boa sorte.

    • Voce vai colocar dois resistores de 100ohms em serie. Depois coloque a o (-) da bateria de 9V em um extremo do conjunto e a o polo (+) bateria no outro extremo do conjunto de 2 resistores.
      Depois solde um fio no (-) da bateria e solde outro fio bem onde os dois resistores estao em serie. Entao em um fio, o negativo voce tera 0V e no fio que voce soldou, entre os dois resistores voce tera 4,5V.

  2. Ok valew me diz ai tem algum amplificador de sinal ? E outra coisa tem um projeto com um 2n2218 que e de ate 1km eu e tem um vapacitor de 6.8pf porem e o unico q nao tenho por qual outro posso substituilo? Tenho uns transistor de smd como udentifico seu ele? Por exemplo esse aki o -> L 6 <-

  3. Não entendi o funcionamento. Ele grava a conversa de pessoas que estão a 200 metros e o som sai no próprio aparelho ou eu coloco ele perto das pessoas e ele envia essa conversa para um rádio receptor?

  4. Olá toni eu gosto muito de eletronica desde criança sonhava em montar um microfone sem fio,mas agora estou fazendo um curso de eletronica,pois baixei umas apostilas do I.U.B é um pouco complicado pois é explicado até como é feito um capacitor,mas não vou desistir e vou montar um transmissor pois já baixei vários esquemas  desse site e de outros sites também quando eu me aprofundar mais vou tentar com certeza.
    Mas tenho uma pergunta, nos transmissores tem sempre uma antena,geralmente ligado na bobina  sempre com um único fio,mas para montar com uma antena maior externa  que usa cabos coaxial que tem dois fios dentro do cabo onde ligar  a outra perna do cabo coaxial no transmissor ???? grato se respondido. ATT.: Clecio Santos
    PS. esse site é  excelente.

  5. Eai Toni, eu fiz esse transmissor mas de maneira diferente. Ao invez de usar o BF494 eu usei um transistor diferente,eu tirei ele de um video cassete do ano de 1996 da marca “Sharp” e ficou perfeitamente bom o funcionamento do transmissor! Sinceramente ru achei que nao funcionaria, porque no transistor só tem escrito “japan” rsrsrsr. E tem mais, um BC 557 ficou muito melhor que o BC 558 e a resistencia que seria do BF 494 fica melhor se trocar a de 47ohn por uma de 78ohn! E o alcance passou do esperado, a 190 metros de casa tem uma roseira de 320×400 metros quadrados e o sinal era receptivel em qualquer ponto dessa roseira, na frequencia de 101.6 ( faixa livre aqui em Atibaia-sp ) e a bobina foi feita com 8 voltas de fio awg de 20. agora eu so nao sei como postar as fotos Toni, mas assim que eu achar uma maneira eu posto os resultados! e a montagem foi feita em madeiras e pregos… rsrsrsrs abraco toni.

  6. Desde já  parabéns pelo excelente trabalho que prestam à comunidade.
    Sou um iniciado em electrónica e precisava de ajuda  na melhor solução para implementar este circuito em Multisim 10.

    Qual ser  a melhor forma de representar o micro e a antena no multisim?

    Existe algum problema se alterar os BC558 por BC558AP e BF494 por 2N2222, visto que estes não existem no multisim?

  7. Olá, Tony

    Continuo a parabenizar o seu site e suas informações dentro do mundo da eletrônica, principalmente aos jovens que fazem desse site uma ferramenta importante para seus conhecimentos. Continue sempre com essas importantes informações aos interessados nesse assunto. Peço sua autorização para colocar nesse espaço o endereço do meu website: http://www.raibraeletronica.com

    Um abraço

    Nemer Said.

  8. RAPAZ TONI EU MONTO DIRETO TRANMISSORES PRA GUITARRA COM BC 547 BF494 BD 135 ENFIM MAIS ESSE 2N2218 QUE A MESMA COISA DO BF 494 SO QUE EM NIVEL C NUNCA CONSEGUI PASSA DOS 50 METROS COM FONTE BATERIA DE CARRO ENFIM ….

  9. olá toni, montei o transmissor com bf 494 bc 558, 6v do seu projeto, porém não estou conseguindo nem 50 mts2 de sinal, com a regulagem perfeita ta´. já fiz varios esquemas diferentes para diminuir as capacitâncias parasitas e etc., 2 deram certo a dificuldade é só o alcance que é muito pouco, tem alguma sugestão a me dar, e se tiver um esquema de retificar e filtrar uma fonte de 12v e 1 ampere para transmissor sem ruido eu agradeço.

  10. Parabens pelo site! muito bom!
    Toni Montei um circuito muito parecido de transmissor,com bf494,mas ele fica com um zumbido muito forte tipo tummmmmmmmmmmm,e é muito fraco o alcance,ele funcionou só uma vez perfeito,e eu tive q encostar a antena dele na antena do radio receptor,oq pode ser?

    • Olá Vando
      Algo está errado… rsssd
      Pode ser suas pilhas esgotadas;
      Não está conseguindo sintonizar na faixa de FM;
      Com o transmissor bem próximo do rádio fm, sintonize ele numa faixa livre, ajuste o trimmer até obter um sinal bem forte (realimentação do microfone), afaste do rádio e veja se ao falar próximo ao mic, sua voz pode ser ouvida no rádio, senão refaça a sintonia, terás um alcance na média de 30 a 50 metros.

  11. e ai,beleza? eu queria saber se eu posso colocar algum outo transistor como o bc ou bf sem ser aquele de tipo de “t” pois e muito ruim de achar e quero fazer logo ele.Bom estou falando daquele booster que voce fez para amp´lificar a recpçao de sinal fm e uhf. E da para voce fazer um receptor de fm que use circuito integrado e de som limpo pois fiz um com o bf 494 e chia muito e e muito ruim de pegar.E parabens pelo seu blog ele e interessante

  12. e ai blz??? montei o transmissor mas esta com muito ruido.
    tenho que diminuir o valor de R2 e/ ou R3 segundo o comentario, eu chuto um valor menor , monto e testo??? vc naum tem um valor de resistor q eu possa colocar no lugar????
    valeuuu!!!!!

  13. O Hfe dos transitores, quando compramos os transistores, pelo menos outros modelso como o Tip31, Bc547 e etc, existem 3 tipos, Ex: BC547A, BC547B e BC547C, cada um com um ganho ( Hfe) diferente, queria saber se no caso desse projeto os transistores BC558 e BF494 tem alguma especificação ou Hfe a ser comprado, ou qualquer um pode ser usado??

    Obrigado!

    • Olá Pedro
      nesse caso específico pode usar qualquer um bc558 ou bc557 e também qualquer um bf494 ou bf495! Mais tens razão! Em alguns circuitos mais críticos deverá sim ser levado em conta a versão do componente… Isso será levado em conta em circuitos onde se exige mais precisão… embora o hfe mude de um mesmo modelo de transistor para outro por exemplo para o bf494 fabricado pela Philips semiconductors (que se chama NXP agora) para IC =1mA; VCE =10V o hfe pode variar de 67 a 220 de um transistor para outro.
      Por isso se verificar nas folhas de dados dolm7805 da national semiconductors verá que eles não aprovam o uso do componente para fins onde a vida humana dependa do equipamento! Quer dizer eles fabricam outros componentes para essa aplicação!

      Abraço e boas montagens!

      • Toni,
        O Hfe dos transitores, quando compramos os transistores, pelo menos outros modelso como o Tip31, Bc547 e etc, existem 3 tipos, Ex: BC547A, BC547B e BC547C, cada um com um ganho ( Hfe) diferente, queria saber se no caso desse projeto os transistores BC558 e BF494 tem alguma especificação ou Hfe a ser comprado, ou qualquer um pode ser usado??

        Obrigado!

  14. iaew tony blz cara ei tava querendo saber se vc ja fez o tranmissor de video se ele realmente fuciona tava pensando em fazer ele mas ai nao tenho certeza se ele realmente vai fucionar pois vou gasta muito entra em contato comigo e min da o toque blz
    vlw

      • o 100 nano fared é so pra desacopla fonte pode substitui como ai o toni disse ou de 104 é o mesmo de 100nf no caso ai o ele vai 100k mas como se trata de capacitor de ceramica 1k é que vai valer a 1nfe susecivamente blz

      • Nossa esse pequeno trans.. é bem velhinho,eu tenho ele em uma de minhas revistas de eletrônica .. já montei ele é bem legal pra experimentos tenho vários projetos de trans bem loucos. Tenho um aqui que eu montei dentro de um aparelho de surdos.. daqueles que as pessoas deficientes (audição) usão
        em um tem o trans no outro tem o receptor sintonizado em outra frequência…

        Valeu você publica muita coisa interessante .. gostei muito.. é bom saber que ainda tem pessoas que gostam de dividir conhecimentos.

        valeu fica com deus meu irmão..

      • Valeu Diego
        Aqui sempre teremos novidades, vejo que gosta mesmo de eletrônica, se quiser postar alguns circuitos de sua autoria aqui é bem vindo!
        fica na paz!

DEIXE UMA RESPOSTA