modificar fonte atx

Fonte de alimentação de 13,7 volts alta corrente modificada a partir de uma fonte atx de computador usando tl494

fonte atx modificar fonte atx Tutorial Fontes Dicas

1.-Introdução ao projeto da fonte atx modificada

trata se de modificar uma fonte de alimentação ATX de computador para ser usado na bancada para testar som automotivo e qualquer equipamento que necessite de 12 volts por 10 Ámperes. Em geral equipamentos que são alimentados por baterias de carro. Principalmente transceptores de rádio.
No mercado existe este tipo de fonte de diversas marcas e qualidades, essa idéia é para o técnico que gosta de montar seus próprios equipamentos, normalmente trata de montar sua própria fonte de alimentação. Normalmente esquemas de fontes de alta corrente igual a essa apresenta um enorme transformador alguns transistores de potência e demais componentes normalmente encontrados em fontes. Esse tipo de fontes, amplamente utilizadas, tem algumas características desfavoráveis, como, grande peso e volume, e sobre o risco de se colocar os transistores reguladores em curto-circuito, e eles “torrarem”.
Algumas destas fontes incorporam circuitos de proteção que, em caso de una sobre tensão, teoricamente desconectam a fonte para evitar danos. Em qualquer caso, para que o circuito de proteção atue é necessário que se produza esta sobre tensão, com conseqüente risco ao equipamento.
Una solução é utilizar uma fonte chaveada. Nesse tipo de fonte o rendimento é maior. O problema é dificuldade de construção desse tipo de fonte, já que precisamos de transformadores com núcleo de ferrite e outros componentes que não são encontrados nas lojas de eletrônica. Mas existe um tipo de fonte chaveada que podemos encontrar com grande facilidade. trata se da fonte de computador. Que é capaz de fornecer considerável corrente num volume e peso reduzido e também de baixo custo.

2.- Fonte breve descrição do funcionamento básico.

Você encontra as fonte ATX nas lojas de informática, se observarmos as características dessas fontes, vemos que ela fornece uma quantidade de corrente considerável. Por exemplo podemos ter a saída de 12 volts com capacidade de corrente de até 12 amperes, o que dá para alimentar a maioria dos equipamentos de 12 volts. Como não iremos usar as outras saídas da fonte ela trabalhará com folga.

Para ligar uma fonte ATX precisamos conectá-la na tomada e ligarmos um resistor de 2.2k entre o fio verde e qualquer preto(terra). E imediatamente o ventoinha começará a girar, confirmando que a fonte está ok.

Testar a fonte.

Com a fonte em funcionamento podemos medir as tensões de saída, abaixo temos a tabela com os valores das tensão encontrada nos fios

COR DO FIO Tensão nominal VCC Tensão medida VCC
VERMELHO 5 5,05
AMARELO 12 11,40
LARANJA 3.3 3,35
AZUL
-12 -11.05
BRANCO
-5 -4,57
Cinza
3,05
VIOLETA
5VSB 5,08

Como se pode observar, a tensão no fio amarelo, que nominalmente deveria ser de 12 volts, está abaixo do valor adequado para alimentar um equipamento que precise de 12 volts como um transceptor. Muitos transceptores precisam de uma tensão de 13.8 v mais ou menos 15% de tolerância. Assim se queremos alimentar um equipamento desses com uma fonte ATX devemos elevar sua tensão.

A regulação da tensão de saída se realiza tomando uma amostra dessa tensão e aplicando no pino um do CI TL494, cujo diagrama interno podemos ver na imagem. Este integrado incorpora todas as funções necessárias para construção de um circuito de Modulação por Pulso (Pulse Width Modulation, PWM) e foi desenvolvido para o controle de fontes de alimentação. Como se pode ver na imagem abaixo, contem no seu interior dois amplificadores de erro, um oscilador ajustável, um comparador, um flip-flop de controle, circuitos de saída e um regulador interno

tl494 modificar fonte atx Tutorial Fontes Dicas

Sem entrar em mais detalhes, podemos saber que a regulação do PWM e por tanto a regulação da tensão de saída, se realiza tomando una amostra da tensão de saída e aplicando à entrada do amplificador de erro, nesse caso, o pino um do integrado TL494. Por tanto, para poder ajustar a tensão de saída, o primeiro que temos que fazer é uma conexão ao pino um. Para isso, localizaremos o pino um do circuito integrado TL494 e sobre ele soldaremos um fio, tomando o cuidado de não fazer nenhum curto-circuito com as outras trilhas do circuito impresso. Seguramente será conveniente utilizar um soldador de ponta fina para esta operação. Na figura abaixo temos o esquema de ligação.

É conveniente que a cor desse fio seja diferente dos outros,para melhorara a identificação . Eu uso marrom que uma cor diferente dos outros fios da fonte. Una vez soldado este fio, colocaremos o circuito impresso no seu lugar. Colocaremos o fio marrom com o resto dos fios.

Conectaremos um resistor de 4.7KΩ em série com um potenciômetro de 10KΩ e conectaremos este conjunto entre o fio marrom soldado no pino um do circuito integrado TL494 e qualquer fio preto, que é o terra geral. O esquema está na imagem abaixo.

modificar uma fonte de alimentação ATX de computador esquema do circuito de como fazer

Coloque o potenciômetro de 10KΩ numa posição intermediaria e ligue a fonte. Medindo a tensão entre qualquer fio marrom e qualquer fio preto, de preferência com um multímetro digital , ajuste o potenciômetro de 10KΩ para obter uma tensão de saída de 13,8 volts. É possível que, dependendo do modelo de fonte utilizado, seja preciso variar os valores do resistor e do potenciômetro, se não conseguir a tensão desejada.

Una vez obtida essa tensão, pode conectar o equipamento (transceptor) e a fonte. Convém utilizar dois o três fios amarelos e dois ou três fios pretos em paralelo para que a queda de tensão seja a menor possível. Deixe a fonte conectada no aparelho a qual ela vai ficar acoplada, depois de algum tempo sem verificar nenhuma anomalia podemos fechar a fonte numa gabinete adequado( eu uso a fonte na caixa original), em cuja frente podemos colocar um voltímetro, amperímetro, Jaques de conexão, interruptor de rede, etc.,e também todos aqueles acessórios habituais nas fontes de alimentação.

Referência:
Fuente de alimentacion
de Luis Sánchez Pérez. EA4-NH. No site em espanhol tem esquema de como colocar três fontes ATX em paralelo. Para correntes de até 30 ámperes, Vale apenas conferir.

Esse projeto é apenas para fins de teste didático, isso não implica em qualquer responsabilidade do idealizador sobre o não funcionamento do equipamento ou danos causados pelo mesmo.

Tags dos usuários:
fonte, fonte atx, imagens de transformadores caseiros que almeta a voltagem, amplificador 250w te1, Personalizando fonte atx, fonte atx nao esta ligando no modulo, esquema de projeto de um capacimetro digital caseiro usando display de calculadora, esquema de fonte chaveada 13 8, como ligar um transístor numa fonte 12v, Como ligar tranzistor de potencia na saida da fonte

 

Comentar via Facebook



Sobre o autor desse artigo

Este artigo foi escrito por Toni em 9 dezembro 2008 .
Sobre o autor: Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Site do autor

tem 618 Artigos nesse blog.
Seja um autor também e compartilhe seus conhecimentos, saiba como aqui.

Salve nos favoritos e compartilhe nas rede sociais

102 Comentários

  1. Eliel

    Olá toni,
    Essa fonte atx sozinha consegue tocar uma caixa de som automotivo sem bateria nenhuma ligada direto no média player usando um modulo dois 6×9 uma corneta, twitter, um grave de 8 omms?

  2. Diego Vaz

    Bom dia. Tenho uma fonte atx transformada para 13,8 x 20A. Ela funciona perfeitamente com um equip. radioamador VHF, mas quando ligo um HF que possui um relé de acionamento a fonte desarma. Quando coloco um amperímetro em série ela não desarma. Que solução definitiva posso usar para ela não desarmar (sem ser um amperímetro) Obrigado.

  3. jorge

    Ola toni. Tenho uma fonte d pc so uma fonte de pc Carrega umq baterria de carro? Waleuu

  4. gabriel sa

    tony, fiz a modificaçao como citado no blog, mas a fonte nao rearma, vi que teve outro comentario com o mesmo problema, seu comentario foi que teria que “enganar o comparador de tensao, como faço isso? uso esta fonte como carregador de bateria a mesma fica ligada direto, mantendo a bateria com carga mas quando falta energia e a bateria esgota, a fonte nao parte oq devo fazer neste caso?

  5. wagner

    ei Toni eu já avia feito esta modificações em uma at e deu muito certo
    conseguir colocar 13,8v e poderia chegar ate 16,0volts mais não e muito aconselhável por conta dos componentes da mesma eles podem entrar em curto ou ate mesmo estourarem mais vc esta de parabéns da pra ver que es muito inteligente ate mais
    se vc quiser enviar alguns métodos de fontes ou de amplificadores pra mim fique a vontade ok
    meu e-mail wagner.nepomuceno@hotmail.com

  6. Sandro

    Bom tarde amigos o problema é o seguinte: tenho um alarme que quando ativado manda 9 v  para um rádio transmissor de eventos o PKR e quando toca ou seja dispara vai a 12v, logo o rádio transmite o evento, mais eu precisava que ele transmitisse 12v quando toca o alarme não preciso do ativa..alguém me ajuda sem como fazer?

  7. Leandro

    Ola Toni
    eu posso usar essa fonte para carregar a bateria do carro?

  8. Aparicio Do Canto Pereira

    boa noite toni. se for possível me oriente como faço uma pergunta sobre fonte atx. porque não estou achando o caminho. se for atendido agradeço. aparicio

  9. juliano

    toni da uma ajuda ai tenho uma fonte que usa o kia494p como seria o esquema nessa fonte?

  10. Nando

    Olá Toni, primeiramente, parabéns pelo site.

    Eu modifiquei uma fonte dessa, e estava utilizando-a perfeitamente, carreguei umas 2x a bateria do carro e beleza, porém hoje, por descuido, os alicates que adaptei para ligar nos pólos da bateria, encostaram um no outro enquanto ela estava ligada, saiu uma faísca e a fonte parou de funcionar.
    Poderia me dizer se há a possibilidade de conserto e qual componente teria se danificado provavelmente?
    Muito obrigado

    Abraços

  11. Anderson

    bom dia, gostaria de uma fonte simétrica chaveada para alimentar um amplificador de audio, tu tens algum projeto? daria pra transformar uma fonte ATX como neste tópico para fornecer tensão simétrica +/- 90v

  12. Tenho um carregador de baterias FRATA com capacidade para 4 e 6 Volts.
    Além de utilizar estas duas voltagens para carregar baterias de carros infatis, nececito também de 12 volts para outras baterias.
    Pergunto: Como posso fazer para com este carregador  FRATA agregar algum apetrecho
    para utilizá-lo também com 12 volts.
    Não tenho grandes conhecimento de eletricidade portanto, me de esta dica porém, se possível detalhada.
    Grato.
    Marcos

  13. nildo portela

    amigo porquer meu tranmissor fm com a valvula 6c4 .oscilia a freqwencia qwando ligo a antena grato 

  14. Carlos

    Oi Toni, estou tentando transformar uma fonte BlueCase de 500 para uso em radio de comunicação. Essa fonte usa o CI HS8109 . Estou usando o modelo de alteração com Diodo divulgado em alguns foruns. Eu até consegui, mas não estou conseguindo corrente.  Para teste estou usando resistores  em série com amperimetro, mas não consegui mais que 1,5 Amp, ela desarma.
    Vc tem alguma dica.

    Carlos.

  15. Eduardo

    onde soldar o fio para o potenciometro ou o fio marrom que vc colocou?

  16. titito

    olá,eu estou precisando de uma fonte com 13 a 14,4 volts e corrente acima de 25ah,ai eu pensei em ligar 4 fontes em série e usar o negativo e o laranja de cada fonte,assim os 3,35 volts de cada fonte vão somar formando 13,4 volts,isso vai dar certo?

  17. Eduardo Fuchs

    Olá toni! Eu montei uma fonte automotiva com 12 fontes d pc. todas modificadas para 14,4 volts com um circuito q inventei, ele aumenta a voltagem e ainda estabiliza nos 14,4v. Mas em fim. Minha fonte é otima mas vi uma foto de uma fonte automotiva “Spark usina” de 150ah, e me pareceu bem simples de montar. C vc pude me passa algum esquema de fonte chaveada PWM com trafo de toroide e essa potencia de 150ah. Mas tambem ha outra possibilidade de pegar uma fonte de pc e reforçar tudo, transistores, capacitores, diodos, e tirar o trafo e enrolar um trafo toroidal. Me da uma ajuda aew. Valeu!

  18. Mamede

    Olá….em primeiro lugar parabéns pelo tutorial…fiou excelente…
    Bom vamos lá..preciso de ajuda. Estou tentando modificar uma fonte ATX e não consigo fazer com que a mesma de mais de 11.8 V… Não sou expert em eletrônica mas entendo mais ou menos algumas coisas ( BáSICO )….envie-me um e-mail para eu te mandar as foto do trabalho que fiz para me ajudar a descobrir onde esta o erro….Ai se você publica no blog pois não encontrei nada na NET que me ajudasse….Muito obrigado desde já….fico no aguardo…( danylobm@hotmail.com ) msn……

  19. rickmattar

    Olá toni, tudo bem?
    Toni eu terei que interromper a trilha do pino um para soldar esse fio ou só raspar e soldar normalmente? digo isso porque não entendi muito bem, se deixar o pino 1 ligado ao resto do circuito, assim deve haver algo, ou não?
    Será que consigo aumentar a fonte para uns 20V (+/-)?

  20. Lunno

    Olá Toni,
    Gostaria de fazer o seguinte amplificador:
    http://www.te1.com.br/2010/10/amplificador-estereo-tda-2003/comment-page-2/#comment-17284

    Como já tenho uma fonte aqui. gostaria de saber se posso usar uma fonte de PC com 12v e o gnd, ou uma fonte de roteador que tenha 2A 12v e GND?

  21. Luis

    Bom dia, conheci o seu site a alguns dias e achei muito bom, não entendo muito de eletrônica, na verdade sou só um entusiasta.

    Estava procurando uma forma de fazer uma fonte para alimentar um carregador de baterias “Bantam e-station 301DX”, atualmente uso ele na bateria do carro, para carregar baterias de radio controles, só que não esta sendo nada prático.

    Diz no manual que ele funciona entre 11 e 18v, a minha dúvida é se posso ou não ligar ele em uma dessas fontes de pc sem fazer essa elevação de tensão, já que não entendi como se faz. Mais uma coisa, aquele resistor de 2.2k precisa ser de alguma determinada voltagem ou especificação, ou é só pedir em uma eletrônica que eles saberão qual é.

    Muito obrigado, e parabéns pela iniciativa de compartilhar o seu conhecimento. 

    • Olá Luis
      Se funciona entre em 11 e 18 Volts, pode ligar a fonte direto nele, não será preciso alterar nada!
      Só atente para utilizar uma fonte de boa qualidade, só assim terá a corrente necessária!

      • Luis

        Muito obrigado pela resposta, vou dar uma monitorada na tensão quando ligar, apesar de que no display do carregador aparece a voltagem que esta entrando, e quanto aquele resistor, é só pedir na eletrônica por 2.2k, ou preciso dar mais alguma informação?

        Obrigado pela atenção, tenha um bom dia.

      • Olá Luis
        Para testar ou dar partida na fonte, pode ser qualquer um de 2.2K desde 1/8W!
        O pessoal as vezes um pedaço de fio mesmo, conectando o fio verde ao preto!
        Valeu boa tarde!

  22. paulo césar

    Boa tarde, Sr Tony,
    a muito tenho apreciado seu site, e gostaria de partilhar com vc um projeto…bem gambiarra..kkkk, mas então, vamos lá…a ideia é conceber uma fonte simetrica apartir de uma fonte atx….
    Eu verifiquei em dois modelos diferentes que a saida de 11,40v é conseguida apartir de3 pontos, tipo 12-012vlts de corrente ac do trafo.
    o feito foi, sem alterar em nada a fonte, ligar dois cabos no anodo dos diodos retificadores, no caso, um duplo diodo em um dispositivo de 3 pinos, e levar cada cabo a um retificador rápido, sendo um ligado no anodo e outro no catodo, e a seguir a um eletrolitico de 35×2200, usando o terra comum da fonte e assim foi conseguido uma fonte simetrica de +/-14,5 volts….e mais:
    usando um circuito dobrador de tensao, em cada um dos dois cabos, vide link (http://www.aprendereletronica.com.br/circuitos-dobrador-tensao-meia-onda.php), consegui uma tensão de 28volts…., sendo que um dos cabos teve o dobrador de tensão contruido com todos os componentes virados ao oposto, de modo a ter um dobrador de tensao negativo, e assim, ainda usando a referencia de terra original da fonte, consegui uma fonte simetrica básica, de +/- 28volts…tudo isso sem resistores de carga e sem capacitores de ceramica nem circuitos rl, tendo obitido tensoes provavelmente com riple,….
    a questçao agora é….não poderiamos retificar melhor o circuito, dar a ele uma pci e filtros adequados, para usa-lo por ex para alimentar um par de cis tda7294?
    Não liguei a fone a nenhum circuito, nem mesmo ao osciloscopio, e o farei quando tiver tempo livre…mas peço que aprecie a idéia, e avalie, se é viável….mais detalhes e fotos da gambi ti passo no email…aguardo contato.
    Bom 2012 pra vc,
    abraços!
    P. César!

  23. Diogenes

    Bom dia Toni . Eu Tenhu Aki Varios radios Para internet Wirelles, Tenhu Uma Fonte de Computador ATX 300 W. Me Disseram Que Pode Ligar O radio Nela, a Voltagem do Radio é de 12 Volts 1 Amper. Eu Liguei o Fio Amarelo e o Fio Proto Num Radio e o Radio Pegou Fogo. Será Qe Tem Jeito de Ligar Esse Radio Atravez Dessa Fonte ?
    Como?

  24. Boa noite! Toni eu vi um video no youtube com três fontes eu fiz igual ao video mais não cheguei na potencia correta de 14,4, acresentei o mesmos diodo e configuração identica do video e a minha chegou em 15.3 sera que concigo ligar uma bateria de carro mais um som automotivo de 2 sub de 450wrms, 3corneta de 150wrms, 4 de 6 de 180wrms.
    Obs: me ajuda grato

  25. silva

    tenho 1a fonte de pc de 12amperes quero saber se modificando ela da pra alimentar 1 radio de hf ts 130s que pede 18 amp

  26. wed

    ola ,eu gostaria de dizer que existe uma maneira mais facil de modificar a fonte atx para 13.8volts.pesquisando ,eu vi um esquema muito facil.basta retirar o retificador da linha dos5volts e colocar dois diodos1n4007 basta localizar o secundario do transformador que fornece as saidas .

  27. sebastião cardoso pe

    cara você. e obicho .toni você tem esquema de fonte chaviada para amplificador de 3000w digital . aquele montado pela triell.pode me mandar a mesma

  28. alessandro

    salve a todos,toni gostaria de saber se vc sabe como converter fonte de pc com o CI2003 no secundário para 13,8volts obrigado

  29. Mário Ventura

    Boa tarde,
    o IC da minha fonte é um SG6105D, como faço para variar a corrente de 0V-12V com potenciómetro?

    Obrigado
    MJV

  30. Felipe Fall

    Ola toni, estou tentando aumentar a voltagem da saida de 12v para 13,8v de uma fonte atx leaderchip, ela usa o pwm AZ7500BP, eu achava que a modificação descrita funcionaria, no entanto não obtive um bom resultado. Eu usei um potenciometro de 20k invez do de 10k em serie com o resisitor, e notei que apenas por soldar o fio no pino 1 do ci mesmo antes de soldar o potenciometro a fonte começou a fazer um ruido diferente, mas continuei o teste, e com o potenciometo na posição de resistencia minima a fonte funcionou porem sem alteração na voltagem de saida e conforme eu girava o potenciometro aumentando a resisitencia e fonte entrava em proteção antes de notar variação consideravel na saida de 12v. O que será que devo fazer pra modificar minha fonte? Obrigado.

  31. boa noite caro tony, se puderes me ajudar , tenho uma fonte compac na placa tem dois ics um é lm339n e o outro é lm324n me informa qual do ic e o pino que se ajusta o pulso paraliberar mais ou menos voltagem .por ex.no 494 é no pino 1 .des de já muito obriado e conte comigo se presisar trabalho com tranceptores

  32. Paulo

    Olá, estou com mais uma dúvida, a seta que sai do fio preto e vai para o meio do ressitor indica que o fio preto deve ser fixado na carcaça do resistor ou no pino do meio do mesmo?

    Meu ressitor é de 3 pinos.

    Desde já agradeço.

    Grande abraço.

  33. andrei

    gostaria de saber como fazer essa modificação na carcaça da fonte, de colocar esse acrilico e etc…

  34. Paulo

    Tentei seguir esse tutorial em uma fonte AT com TL494 e não funcionou, a tensão no pino 1 do controlador de minha fonte é de 2.5 v. Por que será que não funcionou?

  35. Paulo

    Olá caros colegas, achei este tutorial muito interessante e útil, porém, lendo o texto original percebi que na tradução algo ficou diferente. No texto original o autor pede, após a instalação do resistor e potenciômetro, para verificar a tensão em “qualquer fio amarelo” e qualquer fio preto. No texto traduzido está mencionando “qualquer fio marrom”. Para quem segue o tutorial, poderá haver problemas na alteração da fonte.

    Acredito que seria conveniente fazer a correção do texto traduzido.

    Grande abraço.

  36. Andrei

    você pode me dizer se eu juntar o fio 12v com o -5v vai ficar 17v ? por andei vendo em foruns e parece que dá certo, e se sim, se eu ligar em um modulo que oscila de 12v a 17v não queimará nada, correto ?

  37. Marco Paulo

    tenho uma fonte comum, de 15amp, preciso aumentar a amperagem dela, este circuito serve? por favor, entre em contato comigo.preciso disso urgente

  38. leandro

    bom dia tenho uma fonte de 24vts e 70ap, como fasso p ela me dar no maximo 14vts e almentar a amperagem, ela era um noubrek

  39. tato barros

    gostei do seu post, fiz aqui na minha fonte mais nao colokei nenhum resistor e pelo q to vendo a sua fonte chegou ao 13,8 v neh?
    so fiquei com uma duvida, qntos amperes ela chegou?

    fico grato desde jah, espero por resposta.

    tact_bahia@hotmail.com

  40. Uderman

    Olá,

    Legal a sua modificação!

    Eu também fiz uma fonte de bancada a partir de uma fonte ATX. Documentei o trabalho, para que outro pudessem fazer também :)

    Confira o artigo em minha wiki:

    http://www.temadigital.com.br/doku.php?id=artigos:fonte_atx_como_fonte_de_bancada

    e também o post no blog:

    http://www.temadigital.com.br/doku.php?id=blog:2009:01_-_jan:26_fonte_de_bancada_atx

    []´s
    Uderman
    http://www.temadigital.com.br

Deixe uma resposta

Que tal trocar "The Gray Man" por uma foto ou imagem sua! No avatar de seu comentário, serve para todos os blogs Wordpress da internet