Circuito de micro transmissor de FM simples com bf494 ou bf495 fácil montagem

Circuito de micro transmissor de FM usando transistor bf494 ou bf495
Esse projeto é de um micro transmissor de FM simples usando bf494 de fácil montagem, para que qualquer um possa obter sucesso na sua montagem.

fm3 Circuito de micro transmissor de FM simples com bf494 ou bf495 fácil montagem Transmissores Fm Transmissores e RF Transmissores placa de circuito impresso Circuitos Áudio

Funcionamento do circuito do transmissor de FM wireless com transistor bf494

O esquema do circuito é básico de micro transmissores de FM de baixa potência. Onde consiste num oscilador de de alta freqüência. Essa freqüência é determinada pelo circuito ressonante L / CV, Cv é um pode ser ajustado para que o oscilador cubra a faixa de fm.
A realimentação para manter a oscilação vem do capacitor de 4,7 pF, o capacitor em paralelo com a fonte é para fazer o desaclopamento. O áudio é captado por um sensível microfone de eletreto de dois terminais e acoplado ao a base do transistor bf494 via capacitor C5. Esse sinal faz a modulação do circuito. A antena para o circuito é um pedaço de fio rígido de +/- 20 cm. Para testar o transmissor ligue um rádio FM e sintonize numa faixa livre, então ajuste o trimmer com uma chavinha de plástico até captar uma sinal mais forte, quando sintonizar um sinal mais forte afaste do rádio se o sinal sumir refaça a sintonia até conseguir uma sinal mais forte.

Os componentes para montagem do transmissor de FM com bf494

O transistor bf494 pode ser substituído pelo bf495 sem problemas, esse transistor fácil de ser encontrado no comércio.
Atenção com o valor dos capacitores, para que não haja uma troca de posição, C1, C2, C3, C5 deve ser cerâmico. CV é um trimmer para 3 a 30 pF. pode ser cerâmico ou de plástico.
L é a bobina, consta de 4 espiras de fio esmaltado 20 AWG, núcleo de ar, use um lápis para enrolar a bobina.
(esse tipo de fio você encontra na sucata, de um transformador velho ou de dalguma bobina encontrada numa placa antiga).
Se você tem um Lcmeter ou Indutimetro, essa bobina deve apresentar indutância de +/- 0.3µH, mas não é necessário ter um medidor de indutor, apenas se for necessário remova ou adicione espiras a bobina.

Esquema do circuito do transmissor de FM com transistor bf494

bf49402 Circuito de micro transmissor de FM simples com bf494 ou bf495 fácil montagem Transmissores Fm Transmissores e RF Transmissores placa de circuito impresso Circuitos Áudio

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do circuito tamanho real

transmissor de fm com bf494 bf495 esquema

Placa de circuito impresso lado dos componentes

placa lado dos componentes

Lista de componentes pra montagem do transmissor de FM


Componentes

Valor
BAT
Duas a quatro pilhas (3 a 6 volts)
C1
47nF (47n, 473, 0.047)
C3
4,7pF (4.7, 4p7, 4r7)
C4
100nF (104, 100n, 0.1)
C5
10µF/16Volts- Capacitor Eletrolítico
CV1
3pF – 30pF
T1*
bf494 ou equivalente*
L1*
Veja texto
MIC
Microfone de eletreto
R1
2k7 ( vermelho , violeta , vermelho , ouro )
R2
8k2 ( cinza , vermelho , vermelho , ouro )
R3
5k6 ( verde , azul , vermelho , ouro )
R4
47 ( amarelo , violeta , preto, ouro )

*Veja texto.

Fotos do protótipo montado pelo amigo Evilásio


Tags dos usuários:
yhs-psafe_br_001, esquema transmissor fm caseiro, transmissor de fm caseiro, trimmer caseiro, Transmissor rf bf494, simples receptor caseiro, Receptor de tv bf494 para parabolica, mini transmissor de fm simples, Micro transmissor rf, foto e imagens de como fazer um transmissor am caseiro

Comentar via Facebook



Sobre o autor desse artigo

Este artigo foi escrito por Toni em 9 dezembro 2008 .
Sobre o autor: Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Site do autor

tem 620 Artigos nesse blog.
Seja um autor também e compartilhe seus conhecimentos, saiba como aqui.

Salve nos favoritos e compartilhe nas rede sociais

119 Comentários

  1. Joadir da silva

    Como substituo o eletreto por um plug femea para usar um microfe de computer!

  2. Aloisio Santos

    Olá Toni,

    Vc publicou um circuito de RF com um BLY 90 e não consegui encontrar este transistor em toda Rua Santa Efigênia. Posso substituir por um MRF 237 com fonte de 24 Vcc e 1 A? Ou vc teria um outro circuito que se adaptaria a este transistor? 

  3. Lindomar

    Boa noite, Toni, e os demais, estou precisando de um esquema de vfo, para ssb
    pode ser com bf 324, bf 498, bf199, se algem tiver, e quiser me mandar eu agradeço!
    rigonlee@hotmail.com
    obrigado!

  4. Olá toni eu não tenho o capacito variável será que eu posso trocar por um potenciometro

  5. Olá toni tudo bem? Amigo qual programa você utiliza para fazer esses layout em 3d? se souber algum link com download e tutorial de como fazer pode me passar por favor? abraço!

  6. DAVID

    ALGUEM SABE PORQUE ESSE TRANSMISSOR NAO SINTONIZAR COM RADIO FM DE CELULAR?

  7. Waldivino guedes

    Olá toni, ja consegui montar varios transm. Fm, me ajuda com um transmiss de tv simples. Obg.

  8. Marcos

    Oi, estudo eletronica, e não seria desnecessário o capacitor que acopla o audio para o transistor? não economizaria componentes se o resistor que pre polariza o transistor tbm polarizasse o microfone? Pois a variação do audio sairá encima de uma tensão média, e o capacitor vai acoplar isso em outra tensão media que tbm é positiva?

  9. Bom dia, parabéns pelo site! venho acompanhando de muito tempo.
    O meu projeto não esta funcionando FOTO>>> http://i.imgur.com/2DLOtYc.jpg
    tenho uma duvida em relação ao diagrama do bf494, procurei os diagramas na web e não encontrei nenhum que seja claro em relação a bosição do BF, gostaria da ajuda de vcs pra saber as posições do coletor, base e emissor. outra situação é q no meu circuito o R4 esta aquecendo demais, estou usando como fonte um conector USB usando no PC.

    Obrigado.

  10. Patrique Faria

    Tem como eu substituir o microfone de eletreto por outro componente, exemplo, um conector P2 para MP4 ? Se tiver, é só eu conecta-lo na placa ? Obrigado

  11. olá amigo a tempos fix um transmissor desse mas tive uma dificuldade quando ligo um computador na entrada de audii o transmissor sai do ar o que pode ta acontecendo ???
    entrada de audio um pouco fraca?????

  12. marcus

    amigo tem como vc me vender um deses montado com bf495

  13. Lucas

    Olá,Toni.Montei o circuito todo, cuidadosamente, e estou conseguindo sintonizá-lo em um canal da rádio FM.Sei disso pois o áudio original do canal some e consigo ouvir som de batidas no meu eletreto assim como assopros.O problema é que voz não é modulada de jeito nenhum.Já troquei o capacitor eletrolítico e o microfone de eletreto e nada.Tem alguma idéia do que pode ser ?

  14. Hint

    Toni, montei o circuito aqui, exatamente como mostra o esquema e consegui sintonizar numa frequencia.Consigo ate ouvir barulhos sempre que dou batidinhas no microfone, ou seja, estou sintonizado.Consigo até assoprar e ouvir nitidamente o assopro na rádio. Entretanto qualquer voz que eu tento emitir pelo microfone para ser modulada pela portadora não passa de jeito nenhum.Ja troquei o mic e ja troquei o capacitor eletrolitico e nada. Você tem idéia do que pode ser ?

  15. Mauricio

    olá caro amigo toni estou montando um transmissor mas não consegui achar o transistor bf494 ou 495  posso usar o BD135 ?

    obg

  16. rogerio

    Olá Toni, blz? cara montei o circuito mas não está funcionando,
    fiz as medições em cima dos componentes e está certinho,
    mas o transmissor não funciona, o que será que pode ser?
    me ajuda ai.
    falow abraço.

  17. Rubens

    Cara, me ajuda!

    Eu montei o circuito,mas não funciona de jeito nenhum.
    Devo dizer que a maioria das peças foram tiradas de sucata, já que não achava em lojas. Não encontrei o C3, então coloquei um capacitor de 3.3 e um de 1 em paralelo.

     No início, pensei que fosse problema de mal contato na bateria, então instalei um LED entre o terminal negativo e o R4 (para saber quando ele está ligado – ele acende normalmente).
    Já verifiquei as soldas, refiz a bobina e troquei o par de capacitores que usei no lugar do C3, mas nada dá certo.

     Agradeço a atenção desde já.

  18. Nelson

    Boa noite vc sabe se posso colocar em vez de um microfone colocar uma entrada USB.
    Se der gostaria de saber como e se pode me passar o projeto com esta modificaçâo.

    muito

    obrigado

  19. PYEDRO

    QUAL A DISTANCIA QUE ELE ATINGE??

  20. Carlos junior

    ola boa noite gostaria de saber se tem o link para download se tiver onde se encontra ? desde já agradeço.

  21. Gustavo Lopes

    Oi, Toni! Eu moro aqui em São Sebastião no Distrito Federal. Procurei em todas as eletrônicas da cidade e não encontrei uma peça sequer. Onde eu compro aqui no DF?

    Muito obrigado.

  22. jon

    Toni? eu tenho alguns circuitos de amplificadores de grande potencia (de 600 a 3000) porem estou tendo dificudades com as simulaçoes dos mesmos. seria possivel eu conseguir algumas dicas ou talvez sua ajuda na montagem do esquema do amplificador?

    OBG!

  23. vitor henrique

    vocês podem comprar todos os tipos de peças eletronicas neste site:

    http://www.reidosom.com.br/sedex.htm

    é muito bom porque tem todos os tipos de peças

  24. Plínio

    Toni, terminei de montar o circuito mas não funcionou. Fiz alguns teste e medi alguns pontos quiescentes, e vi que de uma forma inexplicavel Vbe está dando maior 1V e Vr4=0V. A configuração dos terminais do BF494 tanto no datasheet quando no seu desenho mostra que o terminal 1 é a base o 2 o emissor e o 3 o coletor, mas dessa forma não funciona. Testei no multimetro e ele mostra que os terminais estão dispostos da seguinte forma: 1-emissor 2-base e 3-coletor, será que o datasheet pode estar errado, ou eu que estou fazendo alguma besteira. Você teria algum idéia do que pode estar acontecendo?

    Vlw desde já

  25. Evilásio

    Comprei  os componentes ontem e fiz, fikou massa nos meus testes com um fio de 15 cm cheguei a 120m ^  no C5 usei um 10uf x 50v para a duvida do colega, achei chato foi sintonizar o trimmer, a bobina eu fiz com 4 voltas de fio de cobre esmaltado de motor de congelador, coloquei um pedaço de lapís o audio fikou sem interferencia então coloquei cola quente e ta funcionando massa!

  26. Arthur

    Desculpa encomoda novamente mais poxa depois eu encontrei o capacitor de 10ufx16v
    ai finalizei mais nao ta pegando cara tem alguma ideia do q posa ser?

  27. Arthur

    cara no c5 posso botar um capacitor 10uf de 50v???
    Desculpa ficar perguntando mais sou novato e doido para terminar esse projeto e soh falta esse capacitor

  28. caio henrique

    olá toni gostei muito do projeto mais gostaria de saber o alcance?

  29. Arthur

    Toni na lista de componentes tem ate c3 e no esquema tem ate c5 pode me manda a lista certa!!Grato!

  30. Matheus

    por favor toni voce pode me mandar uma tabela com o preço de cada componente????obg e abç!!!!

  31. vinicius

    toni no lugar do microfone de eletreto eu posso ligar um ipod?

  32. marcos

    me emande um desse ja pronto do mesmo jeito ou o eskema dele como faço um desse é facil?abraço!!

  33. Jadson

    Procurei e não encontrei um receptor de fm. Gostaria de fazer um sistema de caixas de som sem fio utilizando esse transmissor e nas caixas de som satélites o receptor. Você tem algum esquema de receptor de fm simples, para distancias pequenas no máximo 50 m? Aguardo respostas.

  34. Vando

    Ola! toni qual o melhor transmissor,esse? ou o spybug?
    mais uma duvida,é sobre a bobina,eu nao sei como saber a bitola do fio,tenho varias bobinas.fiz um parecido,fica um som tipo tummmmm,eo som some rapido,sera q é por causa da fonte q uso,ela é de 250ma,é pouco?

    • Olá Vando
      Os dois são parecidos!
      Bitola do fio dá uma espiada no vídeo do spybug, não é crítico, tenta usar um com espessura parecida!
      Fonte pra esse tipo de circuito tem que ter filtragem especial pra não dar zumbidos!
      Testa com pilhas comum ao e veja se vai funcionar!

  35. altair alves de melo

    sou novato nesta area, e um amante da eletronica. toni montei o transmissor com o 2n2218 mas
    so fica no zumbido. quando giro o cv o zumbido muda para mais alto ou mais baixo. toni sera que voce pode me dar uma luz sobre a minha montagem. desde ja agradeço-lhe.

  36. Bruno

    Poxa qual a potencia desse transmissor ? forte abraço galera

  37. Helberte

    Caro Toni! Comecei a fazer este transmissor, fui pela sua placa, coloquei todos os componentes de acordo com a figura mas nao funcionou. Veja se o teste foi correto:
    para ter certeza do audio, liguei uma musica proximo ao eletreto para que eu pudesse identifica-la no radio. mas nada. Outra coisa, o fio de cobre que usei, foi de uma bobina de forca moto, será que aquela resina que a envolve interfere? fiz com quatro voltas. Verifiquei se nao havia solda fria ou ate curto. ai vi que a o R4 nao tinha queda de tensao nele. fazer outra?
    abraço

  38. leo

    estou precisando de um processador estéreo como vocês podem me ajudar ?

  39. victor substituir um trimmer por um potenciometro eh praticamente impossivel(o toni que o diga),pois o trimmer nada mais eh que um capacitor variavel enquanto o potenciometro trata de um resistor variavel. e mais com um potenciomento ao inves do trimmer nao existira a energia elektromagnetica que carregas as informaçao!pense nisso: a bobina gera a energia magnetica e o trimmer a eletrica…se nao encontra o trimmer me procure que’u te forneço um esquema de transmissor que usa de diodo varicap e potenciometro..meu email… adrianelektronik@hotmail.com

  40. Wendre

    Toni to com um problema tem um radio toca cd em casa que a tele de led tá ficando cada mais fraco e não sei o que é se tiver um tempo me responde

  41. Victor

    Gente por favor me ajudem na lista de capacitores tem só 3 comprei eles mais quando fui montar o circuito vi que tinha outro no esquema ai mais acima no texto vi que todos sao ceramicos mas o simbolo do capacitor que nao comprei é de eletrolitico ??? me ajudem por favor

    Abraços

  42. Victor

    Toni no lugar de mic de eletreto posso colocar um plug p2 mono

    Abraços

    Obrigado

  43. Wendre

    levei esse pequeno esquema para um Hiper nível! consegui aumentar  a potência para 200 km sem qualquer gasto grande com apenas 20 reais a mais logo deu policia de novo mas escapei de novo com ajuda para fazer um receptor de celular o Toni o teu bagulho é loko de mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    flwssssss    

  44. Wendre

    Ou parceiro adorei o esquema eu coloquei o transistor 2n9856 e ele atingiu até a radio patrulha deu o maior pepino mas pude ficar com ele se ajusta-se melhor para fm!
    Flwssssss! 

  45. Guilherme

    Toni Queria saber ce no lugar do BF494 posso Colocar um BD135 ?

  46. É diferente amigo
    Um trimmer nesse caso é um capacitor variável…
    E um potenciômetro é um resistor variável, se não encontrar nas lojas, procura na sucata de algum rádio fm velho, mo tuner de rádios de carros sempre tem… procure com os amigos, sempre alguém tem um rádio desses pifados..
    Se não conseguir compre pela internet.

  47. Victor

    Toni nao estou achando um trimmer na minha cidade nem na net pode substituir ele por um potenciometro ???

    Vlwww
    Obrigado

Deixe uma resposta

Que tal trocar "The Gray Man" por uma foto ou imagem sua! No avatar de seu comentário, serve para todos os blogs Wordpress da internet