transmissor de tv (videolink) para dvd camera

39
21092

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00 - 1 votos)

Esquema de transmissor de TV (videolink) para uso interno, transmite áudio e vídeo de seus equipamentos para qualquer parte da sua casa, transmissor de TV wireless

Tradução do original em  inglês
Use esse videolink wireless para retransmitir sinais de vídeo para toda parte de sua casa, de qualquer equipamento seja câmera de vídeo, DVD, mp3 player com saída de áudio, mp4 com saída de vídeo
Por MARC SPIWAK.
Uma das muitas invenções úteis para um entusiasta em vídeo pode ser um Transmissor de TV de baixa potência. Como um dispositivo pode transmitir um sinal do um VCR para qualquer TV na casa ou no jardim. Imagine a conveniência de ser capaz de sentado na sua piscina assistir o seu filme favorito em uma fita ou DVD sendo reproduzido a distância dentro de casa. Você pôde retransmitir TV a cabo para a sua uma exibição privada. As suas fitas de vídeo podem ser duplicados sem fio conectando dois vídeo cassete.
Quando conectado a uma câmera de vídeo, o transmissor de TV pode ser usado na vigilância para monitorar um local em particular.
O problema principal para um entusiasta de vídeo em comprar um transmissor de TV é que unidades comerciais tem preço elevado. Contudo, nós temos uma boa notícia! Você pode construir o Transmissor de TV descrito aqui, a maneira de fazer é facílima que dada às instruções para montar o transmissor.

Funcionamento do circuito do micro transmissor de TV, áudio e vídeo pra 100 metros

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

O Transmissor de TV combina sinais de áudio e vídeo e transmite o sinal resultante para até 100 m. O circuito pode ser alimentado por uma bateria de 9 volts. É sugerido 12-volt durante procedimento de alinhamento. Isto assegurará uma transmissão com máximo alcance e melhor imagem possível. O alinhamento do Transmissor de TV não requer equipamento especial, é um procedimento muito simples. A saída do Transmissor pode ser sintonizada para ser recebida em qualquer canal de TV do 2 (55.25 MHz) ao 6 (83.25 MHz). O espaço da frequência canais ocupa banda o suficiente e não interferirá com canais de TV próximos.
Para cumprir Com regras da FCC, é obrigatório que os canais de TV próximo não sejam perturbados pela transmissão. Se a sua atividade interfere com a recepção do uma estação licenciada, indiferente da razão, você deve desligar a sua unidade.

Esquema do circuito do transmissor de TV. Como montar seu aparelho

Abaixo diagrama esquemático do circuito Transmissor de TV. A entrada de sinais de vídeo será pelo conector J1 primeiro terá impedância casada pelo resistor R6 e acoplado através do capacitor C1 para o diodo clamping D1. O clamping força os pulsos de sincronismo para um nível DC fixo reduzindo os efeitos na tela.
O potenciômetro R3 será usado para definir o ganho do sinal de vídeo, este efeito é similar ao controle de contraste colocado na TV.
O controle-bias R7 pode ser usado para ajustar o nível de preto da imagem deste modo algum nível de sinal será transmitido, mesmo para uma imagem totalmente escura. Dessa maneira, um receptor de TV pode manter o correto sincronismo.
Como nós veremos mais tarde, Os potenciômetros R3 e R7 são ajustados para se obter melhor performance.
O transformador de RF T1 é do tipo com capacitor interno formando o circuito tanque do oscilador Hartley que está sintonizado para 4,5 MHz.
A entrada do sinal de áudio em J2 é acoplada para a base de Q3 via C2 e R4: o sinal de áudio é modulado pelo sinal da base de Q3 formando a subportadora de áudio, em 4,5MHz que é mais alta que a frequência da portadora de vídeo.
A subportadora modulada em FM é aplicada para a seção moduladora através de C5 e R9.
O resistor R9 ajusta o nível da portadora com relação ao sinal de vídeo.
Os transistores Q1 e Q2 modulam em amplitude o sinal de vídeo e de áudio numa portadora de sinal RF.
A frequência de operação é ajustada pela Bobina L4,  que é de 3,5 voltas de fio esmaltado de 24 AWG em uma forma contendo um núcleo de ferrite.
O esquema mostra como é fácil ligar o transmissor de TV noutro equipamento. Há um conector para entrada de vídeo, J1;
Um conector para entrada de áudio, J2; e um conector para antena externa. J3. Você pode eliminá-lo se preferir usar uma antena telescópica interna.
A bobina L4 é parte de um circuito tanque Colpitts que também contém C7 e C9. O circuito tanque forma em Q4 uma cadeia de realimentação, assim Q4 oscila numa frequência fixa.
A saída de RF da seção osciladora é amplificada por Q5 e Q6, cuja tensão de alimentação vem da seção moduladora. O filtro passa baixas que está na saída da antena é formado por C12, C13, e L1 o Resistor R12 é opcional, é adicionado para ajudar a igualar o sinal de saída para qualquer tipo de antena.

transmissor tv transmissor de tv (videolink) para dvd camera Transmissores placa de circuito impresso Circuitos

Como montar seu circuito, construção do micro transmissor de TV

Enquanto a maioria das peças está prontamente disponível, algumas pode ser uma verdadeira dor de cabeça para obter.
O transformador de RF (T1)4,5MHz usado é um Toko é uma peça que não está disponível por fontes tradicionais. Enquanto há pouco sobre qualquer transformador de RF de 4,5MHz que seja semelhante ao descrito no artigo (condensador interno, enrolamento secundário) pode ser usado, tais componentes são difíceis de obter de amigos hobistas. Porém serve qualquer transformador de 4,5 MHZ com tap secundário e capacitor paralelo, normalmente o transformador de áudio de TVs e vídeos cassete são de 4.5 MHZ. A bobina L4 deve ser uma do tipo industrial. Porém, pode ser feita em casa usando os dados fornecidos antes antes.
O Transmissor deve ser construído em uma placa de circuito impresso para melhor desempenho.
São instaladas as peças na placa como mostrado na montagem da face dos componentes (veja na figura). Preste atenção cuidadosamente para orientação dos transistores, capacitores eletrolítico e o diodo. Se o resistor R12 ( for usado, deve ser colocado – soldado no lado inferior da placa entre a saída da antena e o terra de alimentação.
Esse resistor deve ser instalado se você pretende usar antena externa.
Use uma caixa que permite ter fácil acesso à placa de circuito para fazer alinhamento.
O interruptor (S1) é um Push-button SPST, interruptor normalmente aberto. Você pode usar se você quiser, qualquer tipo de interruptor como substituto.

Como montar uma antena transmissora para o transmissor de TV

Uma Antena telescópica é adequada para muitas aplicações. O conector de bateria pode ser preso na placa com pedaços de fio, ou montados com fita dupla face, ou parafusadas.
Quando finalizar a placa, ela deve ser montada numa caixa.

Testes e alinhamento do circuito do transmissor de TV

Para alinhar o Transmissor de TV, você precisará de um receptor de TV e uma fonte de vídeo como um VCR ou câmera. Você precisa também de uma chave não metálica para ajustar a bobina L4 e o transformador T1. Uma bateria de 9 v nova deverá ser utilizada para alinhamento, mas se você encontrará dificuldades para alinhá-lo alinhar, tente fazer com uma de 12 v.
Sintonize um receptor de TV para um canal livre entre o 2 e 6. A TV deve ter antena interna conectada diretamente para ela; uma antena externa ou cabo não funcionará. Coloque os cursores dos potenciômetros na posição central e ligue o Transmissor. Ajuste L4 com uma chave não metálica até que a tela da TV fique branca. Então faça ajuste fino da imagem para imagem mais nítida.
Conecte a saída de vídeo e áudio de um VCR no conector J1 e J2
do Transmissor, então coloque uma fita de vídeo para rodar. Você deve ver uma imagem na tela da TV: se necessário, reajustar L4 para uma melhor imagem, se não ver imagem verifique a placa quanto a soldas frias, confira os componentes.
Próximo passo, ajuste R3 para o melhor brilho da imagem e R7 para a melhor imagem geral. Você pode ter que fazer um ajuste adicional em L4 depois do conjunto R3 e R7.
Finalmente, ajuste T1 com uma chave não metálica para a melhor reprodução de som. A antena telescópica é ideal para usar dentro de casa. Se você precisa de maior alcance, uma antena externa pode ser conectada em J3 (lembre de instalar R12).
Porém sempre tenha em mente que é sua a responsabilidade  ter certeza que sua operação não interfere com a TV de vizinho.

Fonte de alimentação ideal para o projeto transmissor de TV

Note que durante o alinhamento e teste, nossa unidade operou muito melhor com os 12 V. Se você notar o mesmo é verdade, é apenas adicionar um conector para fonte externa com fios ligados na placa.

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do transmissor de TV.

transmissor tv placa transmissor de tv (videolink) para dvd camera Transmissores placa de circuito impresso Circuitos

transmissor tv comp transmissor de tv (videolink) para dvd camera Transmissores placa de circuito impresso Circuitos

Construir o projeto é fácil se você usar este posicionamento de peças do diagrama. O resistor R12 deverá ser soldado no lado da solda da placa ente a saída de antena e o terra.

Lista de Peças para o Transmissor de TV

Semicondutores
D1– 1n914 diodo de silício
Q1-Q2-Q3-2N3904 transistores NPN

Resistores
(Todos resistores são de 1/4-watt, 5%.)
R1, R2, R11– 1 KΩ
R3, R7– 1KΩ – trimpot, montagem horizontal.
R4, R9,R10– 10 KΩ
R5– 47KΩ-ohm
R6– 75Ω (2x 150Ω em paralelo)
R8– 4.7KΩ
R12– 75Ω (2x 150Ω em paralelo) (opcional, veja texto)

CAPACITORES
C1, C8-100μF, 16V, eletrolítico
C2– 2.2μF, 25V, eletrolítico
C3,C6,C11,C14,c15-1nF (102) – disco cerâmico
C7, C9-2.2 (2p2) – pF – disco cerâmico
C10-100 (101) – pF – disco cerâmico
C12, C13 – 68pF (68p) – disco cerâmico

Peças Adicionais e materiais
ANT1 – Antena telescópica.
B1 – bateria de 9v
J1,J3 – Conector RCA, montagem em placa.
L1– indutor miniatura de 0.15µH
L2, L3 – indutor miniatura de 2.2µH
L4– 0.14- 0.24 – µH bobina ajustável, com núcleo de ferrite.
S1 – SPST, Push-Button.
T1– transformador de RF DE 4.5-MHz, se não conseguir o de 4.5 pode utilizar o de 10.7MHz + capacitor de 120pF em paralelo (Capacitor soldado na parte de baixo da placa).
Diversos – Placa de circuito impresso pronta, presilha para bateria e conector, Um par de cabos RCA, solda, fios, etc.

Arquivo original em inglês

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

grupo transmissor de tv (videolink) para dvd camera Transmissores placa de circuito impresso Circuitos
Comentar via Facebook

39 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Toni gostaria de tirar algumas duvidas, se você puder me ajude por favor.
    Como faço para encontrar o indutor de .15uH e a bobina de 4,5 Mhz (na lista diz que a de 10,7 Mhz com um capacitor de 120 pF também funciona) esta seria a bobina de FI de 10,7 Mhz de rádio Fm comum?
    Se você ou algum dos companheiros já fizeram esta montagem e funcionou me ajudem por favor.

  2. Ola Toni, eu tentei montar esse esquema de transmissor, mas não consegui funcionar, aconteceu o mesmo problema do transistor Q4 esquentar e queimar (usei um bc547 e um 2n2222), gostaria se saber se vc já verificou sobre esse problema, e também qual seria a corrente da fonte de alimentação? Desde já obrigado.

  3. Olá Toni gostei deste projeto! Estou tentando montá-lo, já consegui quase todas as peças, porém estou em sérias dificuldades com o transformador e as bobinas. Sou de Brasília e gostaria de saber se tem algum lugar que você conheça aqui que faça as tais bobinas e o transformador, ou então um lugar em que possar comprar. Você sabe qual é a dimensão do núcleo de ferrite padrão? Se você tiver algum tutorial para fazer as bobinas e transformador ajudaria bastante.
    Obrigado, fico aguardando. 

  4. Boa noite Toni, porfavor da um olhado no circuito arrespeito de Q4 que ta esquentando muito. E uma pegunta, ja funciono com alguem? Preciso muio de suas respostas.

  5. Toni tb estou com prblema de aquecimento no Q4, e o transformador de RFcomo ele e, oque ta escrito nele e onde eu axo? E a bobina L4 como faço ela. uso oque. Dah um força ai cara, to fazendo isso pra facull e para uso proprio.. caso consigo termina esse projeto faço doaçao($$) para seu site aew . Abrass

  6. Toni tb estou com prblema de aquecimento no Q4, como ele e, oque ta escrito nele e onde eu axo? Dah um força ai cara, to fazendo isso pra facull e para uso proprio.. flws.

  7. Boa noite, estou tentando fazer esta montagem mas estou tendo problemas de superaquecimento do transistor Q4 que superaquece tão logo o transmissor é ligado, já tendo inclusive queimado 2 transistores. Oque poderia estar causando este superaquecimento e como poderia sanar este problema?
    Obrigado.

  8. Bom dia, estou tentando construir este transmissor de tv e estou tendo dificuldade em calcular L1, L2 e L3, por favor será que você poderia me passar  os dados para construção destes indutores? Também esta acontecendo do transistor Q4 esquentar demais ao ligar o transmissor, o que poderia ser isso?
    Muito obrigado.

  9. Olá, gostaria de saber como fazer para este aparelho transmitir o som em estereo, se é possivel alguma adaptacao no esquema para que ele faça isso. Obrigado.

    • Olá Datasom
      Até tem aquele dá placa de teste da TI… Mais pra montar um amplificador desses, requer conhecimentos de circuitos em alta frequência (2.4GHz)!
      O que recomendo mesmo é compra já montado!

      • ola amigo, vi em seus artigos que voce entende bastante de eletronica, eu sou apenas um estudante de eletronica, e estou querendo montar um transmissor de RF para TV, eu tenho um modulador de RF que foi tirado de um receptor de antena parabolica, esse modulador tem os dois pinos de alimentação + e – e tem a entrada de video e a entrada de audio e tem a saida de RF que e aonde liga na entrada da antena da tv correto? esse modulador trabalha no canal 3 e 4 selecionavel via chave, mais eu vou usar ele no canal 3 voce sabe qual a frequencia exata do canal 3 ? eu estou querendo colocar um amplificador nesse modulador de RF que tenho, um amplificador de uns 2 a 3W para min transmitir video e audio em uns 3 km sera que consigo, com esse modulador com um amplificador ? ai terai que cacular o tamanho certo da antena tambem por isso teria que saber a frequencia exta do canal 3, voce conhece algum projeto ? se puder me ajudar ficarei muito agradecido Obrigado! Daniel.

      • Olá Daniel
        É um modo econômico de se obter o circuito de modulação!
        É só utilizar o amplificador, só lembre que p sinal na saída desse moduladores é de baixa intensidade, logo tem que pré amplificar

  10. ola toni!!! onde posso encontrar estas peças citadas acima para montar o transmissor! aqui onde moro não tem nenhuma eletronica que possui estas peças!!! voce não faz um trasmissor desse tipo?

  11. Estou apostando no esquema do link para o meu dvd,já vou agora mesmo separar as peças para a montagem. Pela opinião dos nossos colegas deverei ter uma solução ótima para acabar com os cabos de dvd… Estou precisando do modo de serviço da tv cineral 1433 mas não encontrei ele na sua lista,você tem alguma informação sobre este assunto?

    • Olá David
      Ao menos por enquanto não monto pra vender… mais é projeto pro futuro vender kits de eletrônica!
      Pode conseguir com alguns fabricantes brasileiros como a teleondas!

  12. Olá bom dia! olha eu amei o site porque ele detalha bem o esquema e além disso é grátis ñ paguei nada para ver um esquema bem legal e de fácil montagem. Valeu cara por cria este site!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! á vc teria um esquema de transmissor vídeo de 5wts? tem como mim envia por email? desdi já te agradeço valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

  13. Achei muito interessante seu Site Tonieletronica por ser formado em Eletrônica e Telecomunicações no meu tempo os professores pareciam não ter um conhecimento muito abrangente a polarizações de transistores e mal explicaram o seu funcionamento alem disso houve quem me falou que o mercado não iria exigir dos Técnicos nada além do que o curso apresentava. É ! Isso não foi uma verdade, quando saí a busca de um trabalho justamente quem exigiram de mim uns conhecimentos fora do curso. Nos dias atuais ai sim depois de muitas pesquizas em bancada e cálculos no papel fiquei ” craque em polarização de transistores” e ‘circuito com os mesmos’. Pena que já não trabalho mais para polos em prática e, a Eletrônica de hoje não tem o carisma daqueles tempos que eu tinha de sair a luta para sobreviver e ganhar a vida e, ainda pouco tempo para se dedicar a estudos mais avançados.

    Hoje temos circuito com MOSFET para acender lâmpadas de painel de um simples eletrodomestico com fonte chaveada e etc com CIs e componentes que não encontramos de forma alguma. Um tempo que se foi e, um hobe que continuou!

DEIXE UMA RESPOSTA