Amplificador de RF linear com transistor BLY90 para FM VHF

65
31781

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00 - 1 votos)

Amplificador Linear para VHF com fonte de Alimentação e placa de circuito impresso, usando o transistor Bly90
É para ser usado como amplificador de potência de RF na faixa alta de VHF. Podendo fornecer até 60w na saída. Na figura abaixo temos o desenho da fonte de alimentação que deve ser capaz de fornecer uma tensão de 13 volts com uma corrente de 10 ampers. exige certo cuidado na montagem da fonte. Transformador blindado aterrado, e três choques de RF para filtrar os componentes de alta freqüência.
XRF1 e XRF2 são 30 espiras de fio 25 AWG em um núcleo de ferrite de 1 cm de diâmetro e 5 cm comprimento. Pode usar um de uma fonte at/atx pifada, é mais fácil. XRF3 são 100 espiras de fio 25 AWG em um núcleo de ferrite e 1cm de diâmetro por 5cm de comprimento. Ou use um encontrado normalmente nas saídas de fontes ATX’s. algo em torno de 100µH. Os capacitores C1, C2, C3, C4 devem ser cerâmicos de 600 V ou mais e os capacitores de 10nF são para 100v. RX não pode ser de fio.

fonte amplificadoren Amplificador de RF linear com transistor BLY90 para FM VHF Transmissores e RF placa de circuito impresso

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

O Transistor BLY90 foi desenvolvido para trabalhar nas classes A, B e C, com 12.5V corrente de 8A. Para aplicações acima de 175MHZ . Abaixo temos o esquema do amplificador usando um único transistor BLY90. Todos capacitores devem ser cerâmicos. O resistor de 10Ω por 1 w não deve ser de fio, a impedância de entrada e saída é de 50Ω, logo deve ser ligado com cabo de 50Ω. Deve ser observado as restrições legais quanto a operação desse tipo de equipamento.

Esquema do amplificador linear de RF de potência (clique na imagem para ampliar)

amplificadrorrf Amplificador de RF linear com transistor BLY90 para FM VHF Transmissores e RF placa de circuito impresso

Placa de circuito impresso para montagem do amplificador

Abaixo temos o desenho da placa de circuito impresso do amplificador, observe que os componentes são montados do lado do cobre e com os terminais o mais curto possível, use dissipador de calor no BLY90, depois de montado o circuito deve ser alojado numa caixa metálica.

placa Amplificador de RF linear com transistor BLY90 para FM VHF Transmissores e RF placa de circuito impresso

Lista de material

Fonte de alimentação

RX= 22Kohm 1W
C1,C2,C3,C4= 100nF 600V Cerâmico
C5,C6,C7,C8, =10nF 100V
C9 = 100nF
C10 = 4700µF
C11= 2200µF
D1,D2,D3,D4= 1N5401 ou equivalente.
XRF1,XRF2= 30 espiras de fio 25 AWG em núcleo de ferrite de 1cm diâmetro por 5 comprimento. Opcional, use um choque de RF de uma fonte de computador, aqueles da entrada da rede.
XRF3= 100 espiras de fio 25 AWG num núcleo de ferrite de 1 x 5 .
T1 = Transformador de 12 Volts por 10 Amperes com blindagem.
Diversos= caixa, plugs, cabos, etc.

Amplificador de RF

Q = BLY90
R = 10Ω 2W
C1 =15pF
C2,C3,C4,C5 = 100pF
C6 = 470nF
C7,C10,C11 = 470pF
C8 = 47pF
C9 = 56pF
C12 = 22pF
CV1,CV2 = trimer 4 – 40pF
CV3,CV4 = trimer 60pF máx.
L1 = 3 espiras de fio 24 AWG com diâmetro de 7mm, núcleo de ar. .
L2 = Choque de RF de 0.22µH.
L3 = 15 espiras de fio 24 AWG em torno de um resistor de 47Ω x 2W (não serve de fio)
L4 = 3 Espiras de fio 24 AWG com diâmetro de 7 mm, núcleo de ar.
L5 = 1 espira (veja fig. abaixo para detalhes)
L6 = 3 espiras de fio 24 AWG com diâmetro de 7 mm., núcleo de ar.
L7 = 4 espiras de fio 24 AWG com diâmetro de 7mm, núcleo de ar.
Diversos = Placa de circuito impresso, antena, cabos, dissipador decalor, caixa, etc.

bobina Amplificador de RF linear com transistor BLY90 para FM VHF Transmissores e RF placa de circuito impresso

Detalhe de L1

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

Já está no Facebook então venha fazer parte do melhor grupo de eletrônica
Comentar via Facebook

65 COMENTÁRIOS

  1. Em toni quero montar um receptor e um amplificador de sinal para celular, meus avos moran retirados da cidade e nem com antena pega sinal de telefone, so pega em no auto do morro, e meu pai e eu queria montar um amplificador de siunal para poder colocar ensima do morro que possa ser alimentado com uma bateria de carro de 12V e que tenha uma otima qualidade, se possivel, vlw, agradeço desde já.
    se consegui me fala.

    • Olá Jonatas
      Este tipo de circuito é complicado, recomendo a você comprar um retransmissor GSM, já montado! Na China você encontra deles, só precisa saber para qual frequência precisa!

  2. Olá, estava passando e topei com este bom site, cheio de informações, e comunico que tenho um transmissor de fm valvulado ( pl 36) e gostaria de saber se posso postar as fotos e ou o esquema??? como faço?? agradeço, .

    Nota : tenho este tx desde 1989…….quando só mexia com transmissão….

  3. Olá Toni, gostaria de saber o q vc acha desse circuito. Será q funciona mesmo? Pergunto pq nunca vi essas lineares com a bobina do +V ao coletor tão pequena (só 2 voltas)…. Será q alguém jah montou e funcionou?

  4. toni eu tentei fazer um transmissor de fm , com transistor 2n2218 para 1 km , como vc ensinou que vc publicou no yurtube, comprei

    todos os material e fiz so que não consigo fequencia , dar a maoir chieira

    e não dar frequencia, vc pode mm ajudar

  5. ola tenho um transmisor de fm pll 7watts para eu colocar ese amplificador tem que abaixar a potencia dele ou nao tem poblema e quantos watts e a entrada dele e tanbem sera que e dificio achar ese bly 90 = se voce puder me ajudar eu le agradeço um bom dia

  6. toni grato por tirar minha duvida, sobre linear é que estou tentando bricar com um modulador de rf canal 8 montei duas etapas de amplificação consegui um bom resultado,só que é muito dificil-conseguir resultados´é mais facil conseguir com fm pois ate radios antigos [ tranceptores] funcionam bem pois montei um com esses radios e ficou exelente consegui 60w no watimetro armonica no canal 8vhf gosto muito de quebrar a cabeça é meu passa tempo pedileto. só tenho a agradecer a voce e seu siti pois é muito util ,grato amigão .

    • Olá João Careca
      Vejo que está conseguindo emitir numa boa potência, é isso ai com testes e estudos… vi cada vez mais longe! Qualquer coisa poste os resultados ai pra gente!
      Abraços e bom fds!

  7. toni por favor será que voce pode me tirar uma duvida , o linear que é usado em emissor de fm é o mesmo para tv em vhf ex. 2n6082 opera ate 230mhz pode ser usado para aplificar sinais de em tono de 200MHZ em emissao de tv ,sem modificação ; grato

    • Olá João careca
      O transistor pode ser utilizado até sua máxima frequência de trabalho, só que os circuitos são desenhados na sua maioria para atender a uma faixa de frequência, por exemplo um linear para FM é projetado seus componentes para funcionar nessa faixa de +- 100MHz. Então na maioria das vezes será necessário modificar alguns componentes para que se possa trabalhar como transmissor de tv a 200MHZ!

  8. OLa Amigos. Entrei neste site a procura de amplificadores para sinais de celulares, mas não encontrei, porem encontrei um outro amplificador que me enteressa. Se alguem consegir um esquema de amplificador para celualres, mande-me umm email por gentileza. Até mais. Obs: tenho varios esquemas adquiridos na internet, se alguem precisar de algum tipo, me peça que eu enviarei.
    Meu e-mail dcvalencio(arroba)ig.com.br

    • amplificador de sinal de celular é um circuito que quase não se vê!
      Tenta ai no google e fala pra gente
      gsm signal booster circuit
      gsm power amplifier circuit
      gsm antenna booster circuit
      gsm amplifier circuit

  9. bom dia amigo antonio, eu trabolho com alarmes e som automotivo na minha sidade, e tenho algum conhecim. em eletronica,talves posso ajudar: eziste no mercacado, antenas de uns quantos elementos , com o tamanho de de aproc. 2metros de comprimento com bastante ganho, mas a coisa mais importante ñ é o ganho,voce tem que ver que frequencia trabalha se selular,e comprar um a antena da mesma freq.algumas operad. trabalham c\frequ.diferentes,ok!!!

  10. olá, gostei muito das materias o que me trouxe aqui é a necessidade de amplificar um sinal para tel.celular aonde já existe antena e mesmo assim fica fraco. seria possivel? desde já agradeço.

    • amigo acredito que para usar com celular nao sera possivel utilizar este circuito porque os celulares antigos analogicos ja trabalhavam na faixa de 800mhz e os atuais trabalham em banda altissima de frequencia ,achoq ue seria melhor vc tentar montar 1 amplificador de rf para redes wireles como a frequencia e bem maior suas chanses serao maiores mas nao posso lhe garantir leia sobre o assunto….

    • Referente a procura de amplificadores para celulares, encontrei no mercado livre um Decaque Antena que é grudado atraz da bateria e serve p/ melhorar a recepção. Segundo comentários a coisa funciona. Da uma olhadinha lá .Abraços (com certeza terá também na santa ifigênia no centro de são paulo)

DEIXE UMA RESPOSTA