Amplificador potencia audio com tda7294 80W – Arquivos autalizados!

Circuito amplificador de potência de áudio com TDA7294 80W com pci atualizado

Super Amplificador com tda7294 da St microeletronics, é possível conseguir potência de até 100W num único chip, para uma unidade estéreo use dois iguais a esse. Esse circuito está baseado no datasheet do fabricante na aplicação típica de uso do tda7294. O amplificador está pronto para trabalhar com fontes de sinais fortes, caso seja necessário use um pré-amplificador na forma de um opamp.

Circuito atualizado agora com fonte de alimentação simétrica para montagem do amplificador, nova placa de circuito impresso.

Veja a nova versão. Agora mais dinâmico podendo alternar entre modo estéreo e modo em ponte (bridge)

Pode gostar também de uma versão  estéreo em ponte de 300 Watts

amplificador tda7294 450x337 Amplificador potencia audio com tda7294 80W   Arquivos autalizados! tda7294 tda placa de circuito impresso Circuitos Áudio Amplificadores

Esse tipo de circuito com circuito integrado é ideal para sistemas de som envolvente. Pois ele é bastante compacto podendo usar um amplificador independente para cada um dos alto falantes. Dessa maneira pode ser compartilhar a fonte dimensionada é claro para suportar todos os amplificadores conectados. Ai você pode tirar uma onda com aquele vizinho que comprou um “home theater” de 1200W PMPO, e tema em dizer que é uma baita potência, quando na realidade for verificar a potência real do equipamento não chega nem aos 10W RMS por canal. Já imaginou um sistema de alto falantes ativos com 80W. Se fosse passar pelo departamento de marketing, que onde define a potência PMPO, seu sistema daria… deixa eu ver… comparando com o exemplo ai de cima… uns “1500 W PMPO”. Brincadeira o que andam fazendo com a potência dos equipamentos. Para você fazer seu sistema de som só precisará da fonte de sinal. Pois o amplificador pode ser perfeitamente esse daqui. O subwoofer precisa de um pouco mais de potência então no datasheet você encontrará um exemplo de montagem em ponte para aumentar a potência. Abaixo temos o esquema, a placa de circuito impresso e detalhes da montagem. Boa sorte.

Aplicação básica para o ci tda7294 esquema do amplificador com tda7294 atualizado em 10/2010

amplificador tda7294 esquema Amplificador potencia audio com tda7294 80W   Arquivos autalizados! tda7294 tda placa de circuito impresso Circuitos Áudio Amplificadores

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do circuito, em tamanho real da montagem. atualizado em 10/2010 Download dos arquivos da placa e pdf

 

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do circuito, em tamanho real da montagem

Placa para montagem do amplificador lado dos componentes

Lado dos componentes da placa de circuito impresso

Layout para silk screen da placa do amplificador com tda

Layout para silk screen da placa do amplificador com tda

Algumas informações sobre o circuito

J1, J2 e J3 são jumpers.
Em K1 devemos conectar o sinal de entrada, no conector power K2. Ligamos a fonte de alimentação que deve ser simétrica +- volts de +- 25 a +- 35 volts. No pino 1 liga-se o -vcc da fonte, no pino 2 liga-se o terra e no pino 3 liga-se o VCC- da fonte. Conector k3 é para silenciar ou colocar no modo de espera o amplificador, deve ser ligado numa chave de 3 posições, para ativar e desativar. O conector K4 é para ligar no alto-falante de 4 ou 8 ohms/ 100wats. Para uma unidade estéreo monte dois circuitos iguais.

Atenção: A fonte deve ser do tipo simétrica ou seja se for usar uma de 25 volts, ele deve ser de +25 -25volts.

Lista de componentes para montar o amplificador de som com tda 7294:

Componentes Valor
Capacitores
C1 1µF a partir de 100V – Capacitor Filme de poliéster
C2 47µF 50V Capacitor eletrolítico
C3, C4 10µF 63V Capacitores eletrolítico
C5 22µF 50V Capacitor eletrolítico
C6, C8 1000µF 50V a 4700µF 50 V Capacitores eletrolítico
C7, C9, C10 100n Poliéster -104, 100n ou 0.1
Semicondutores
D1 1N4148
IC1 TDA7294V
Conectores
K1 Conector para Entrada do sinal (Line In)
K2 Conector para ligar a fonte
K3 Conector para ligar Chave de Mute stand-by
K4 Conector para Ligar o Auto-falante
Resistores 1/4 watts 5 % salvo indicado outro valor
R1 22K Ohms -Vermelho, Vermelho, Laranja, Ouro
R2 680 Ohms – Azul, Cinza, Marrom, Ouro
R3 22k Ohms – Vermelho, Vermleho, Laranja, Ouro
R4 47k Ohms – Amarelo, Violeta, Laranja, Ouro
R5 100k Ohms – Marrom, Preto, Amarelo, Ouro
R6 27k Ohms – Vermelho, Violeta, Laranja, Ouro -valor não comercial -Use 22k + 5.6 k em Série
R7 2.2 Ohms 2 watts Vermelho,Vermelho, Ouro, Ouro
Diversos
J1, J2, J3 Jumper – Pedaços de fios
Outros Placa de circuito impresso, fonte simétrica +33 -33V/ 3 + 3A, Dissipador de calor, etc


Alguns circuitos interessantes para completar seu amplificador:

Veja a nova versão. agora mais dinâmico podendo alternar entre modo estéreo e modo em ponte (bridge)
Download dos arquivos da placa do circuito em pdf

Allow amigos 383 Comentários, então acho que quase todas as dúvidas foram resolvidas, por favor leiam os comentários tem as respostas!

Conheça a nova versão. Agora mais dinâmico podendo alternar entre modo estéreo e modo em ponte (bridge)

Pode gostar também de uma versão  estéreo em ponte de 300 Watts

Tags dos usuários:
tda7294, tda 7294, amplificador estereo com tda 7294 toni, toni eletronica esquemas, esquemas amplificadores altomotivo, amplificadores toni eletronica, como fazer um amplificador caseiro, placa para ampl tda 7294, PROJETO DE amplificador saida ta8262h, Siga pore tda7264

 

Comentar via Facebook



Sobre o autor desse artigo

Este artigo foi escrito por Toni em 17 janeiro 2009 .
Sobre o autor: Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Site do autor

tem 618 Artigos nesse blog.
Seja um autor também e compartilhe seus conhecimentos, saiba como aqui.

Salve nos favoritos e compartilhe nas rede sociais

397 Comentários

  1. jailson

    Quero montar um amplificador com tda 7378 como posso faser 

  2. edimilson bhering

    Quais as dimensões da placa?

  3. rodrigo

    toni meu pego mais ele fica bom só de mais, mas depois começa fica rouco ai quando pego nos terminais do tda com a mão ele melhora o som fica bom, mas depois qui eu sou volta a fica rouco pq isso preciso de ajuda a ñ se isso fico tudo bem!  

  4. rodrigo

    montei essa placa tudo certinho ñ entendo muito do assunto mais esta tudo certinho o circuito quero te pergunta como coloco num fonte simétrica o negativo da fonte vai tambem no gnd ?? Gnd e negativo são juntos ?? unica coisa que acontece é o tda 7295 esquenta mais ñ sai nada ??? pq  

  5. Dj Diego

    Oi toni montei esse projeto com tda 7295s e fiz algumas adaptações na placa e ficou ótima boa potencia muito obrigado a voce por compartilhar seus conhecimentos, pra quem quiser montar com tda 7295s fica a dica pra funcionar, basta fazer um corte na trilha que leva do pino 1 ao pino 6 e adicionar um capacitor de 0,47 uf x 63v entre o pino 6 e o pino 12 sendo que o lado negativo fica para o lado do pino 12. vlw

  6. dinho

    amigo fiz o amplificador com o tda7294 para colocar em uma caixa amplificada,funcionou mais está com ruido e esquentando muito o tda7294.obs; a caixa trabalha com +38-38v tem como eu baixar essa tensão?acho que é isso que está fazendo o tda esquentar muito.grato…

  7. Marcus

    iae galera
    bom, meu circuito estava funcionando perfeitamente quando semquerer eu dei um curto de uma saido com o mute…o circuito continuou funcionando perfeitamente…
    so q no outro dia ele parou de funcionar..
    Como q eu faço para saber se o ci queimou ou se tem outra coisa queimada??
    obrigado!

  8. joao carlos

    Ola toni, sei que to fugido do assunto do tópico mas…
    E que eu tenho um xbox360 com 3rls!
    To querendo fazer reballing e não sei nada sobre esse assunto !
    O reballing pode ser feito como essa estações de solda como.
    Estações de solda há ar quente ?
    Seria legal si abrisem um tópico sobre reballing aqui

    Um abraço…

  9. Hugo

    Toni queria saber se é possivel fazer a troca do tda7294 pelo tda7295, porque nao achei nenhum vendendo.
    E caso não seja possivel você sabe de algum link onde posso comprar o tda7294?

  10. Olá Toni. Duas perguntas meio bestinhas. Com quantos volts o amplificador deve operar para ter uma saída de impedância de 6 ohms? E porque quando eu dou só um pulso de energia no mute o amplificador já se mantém ligado? É normal ou pode funcionar perfeitamente nessas condições? Aguardo resposta…

  11. reverson oliveira

    Bom dia galera sou um mais novo pesquisador da eletrônica pra iniciantes estou com amplificador parado a mais de anos resolvir dar uma olhada e vir que o projeto esta com uma stk2230 e um stk 3041 no pré mas eu queria saber dos grandes metre da net se tem como eu aproveitar este etk 2230 que é usado na saida por favor me ajudem socorro. quero adiquirir um projeto para utilizar a mesma fonte do receive mas com uma nova placa do amplificador valeu um grande abraço.

  12. Joaldey

    po cara vi esse amp. funcionando e gostei, quero saber se tu nao manja um com mesma potencia só que eu possa ligar na bateria do carro?

  13. joao carlos

    ola toni, vi esse comentário do do Flavio sobre a montagem desse hometiter posta ele ae no bloge e implementa ,com certeza vai ser um sucesso ele tem ate controle remoto
    “Olá Toni. Encontrei um esquema de selecionador de áudio e volume digital usando um PT2323, PT2322 e PIC16F887. Nele explica tudo até da o firmwer do PIC. O site está em Russo então traduza antes. Siga o link abaixo>>>
    http://www.labkit.ru/html/tembrobloki?id=17 ‘’

  14. Arielson

    Ola toni voçê teria a imagem aquela imagem que usa para colocar na placa de circuito impresso sem esta em pdf pois quando imprimi ela em pdf ficou invertido.

  15. Marcus

    fala aee galera!
    hoje fui testar meu circuito e ele deu certo!
    quero agradecer quem me ajudou! obrigado

    agora… 
    como faço para tirar um chiado q dá quando naum tem som..??
    grato!

  16. willian

    quantos volts é c7, c9, c10 ?

  17. FLAVIO

     Olá Toni. Encontrei um esquema de selecionador de áudio e volume digital usando um PT2323, PT2322 e PIC16F887. Nele explica tudo até da o firmwer do PIC. O site está em Russo então traduza antes. Siga o link abaixo>>>
    http://www.labkit.ru/html/tembrobloki?id=17

    • Olá Flávio
      que tal se a gente pedir pra fazer uma tradução desse artigo aqui no blog!

      • FLAVIO

        Olá Toni. Eu acho uma boa se você colocasse isto em seu site seria um sucesso!!! 
        Só tem uma probleminha, ele não tem sugestão de pcb. Tem como fazer ele? Muito grato e aguardo resposta….

      • Rafael

        Caro Flavio, pelo que me parece o artigo já tem o circuito impresso, vem em arquivo de extensão lay. eu abri o arquivo pelo google chrome e ele automaticamente pergunta se vc deseja traduzir. o texto fica bom, só tem um rpoblema quanto os nomes das entradas e saidas do circuito q são do arquivo de imagem, as acho q da pra decifrar no data sheet!
        abraço

        vejá lá

      • FLAVIO

        Olá a todos. Os datasheet’s eu já vi e baixei em meu computador. Analizando bem o circuito consegui constatar como funciona cada CI do circuito. Mas como sou inesperiente em gravação em PIC, vou integrar os Ci’s PT2322 e o PT2323 a um circuito que eu tenho que utiliza o BT1610 pouco conhecido. Valeu a dica e boa sorte aqueles que querem montar o circuito do link… Fuuuuuuuuuuuiii

  18. Marcus

    como faço para conseguir a potência máxima desse circuito!? no caso os 100w?!
    obrigado!

  19. O voltagem de alimentação deve ser de quanto se tiver cinco TDA7294 com 90W mais o bridge de 150W? E a amperagem? Aguardo resposta…

  20. Para aqueles que estavam procurando o esquema do amplificador TDA7294 com 90W por canal, eis que encotrei. Siga o link abaixo e faça o download do pdf.

    http://www.mediafire.com/?7dqoqdx4qglayny

  21. geovana

    antes nada sabia hoje pouco sei, continuo estudando para quem sabe um dia tudo saber, agradeço a Deus em sequida vc por compartilhar seus conhecimento. Uma unica palavra resume, BRIGADO!

  22. FLAVIO

    Olá Toni. Quero agradecer pelos os comentários respondidos. Preciso de uma ajuda sua. Quero montar um 5.1 com o TDA7294 no qual, irá ter os cinco canais mais o subwoofer que será o TDA em bridge. De quanto terá que ser o trafo do transformador? Qual terá que ser a amperagem para alimentar o circuito? Que ponte de diodos você recomenda para a utilização no circuito? Aguardo resposta…..

    • Olá Flávio
      Um trafo de 200Va consegue mandar os 5 Tda em 50 Watts!
      Ai precisa de mais um de uns 120Va, pra mandar ver no amplificador em ponte do sub.

      • FLAVIO

        Olá Toni. Preciso saber o que é “Va” para fazer o enrolamento do Transformado. “Va” quer dizer que tem que ter uma fonte de 100+100VAC para alimentar o circuito? E a amperagem, tem que ser de do mínimo 20A? E qual ponte de diodos você me recomenda? Qual deve ser a voltagem de alimentação para o TDA7294 em bridge? desde já aguardo resposta e até mais….

      • Olá Flávio
        VA » Volts x amperes
        Num trafo de 35 volts, 200 va será +- 6 amperes!

  23. Marcus

    minha fonte eh uma fonte de notebook q não tem GND…vai fazer falta o GND?

  24. Marcus

    onde eu coloco um potenciometro pra regular o volume?

  25. Arielson

    Ola toni to pretendendo montar esse amplificador,O mini system daqui de casa é fraquinho.tenho um TRAFO aqui de 25~27v uns 2 amperes da pra usar traqnuilo nesse circuito e tambem gostaria de saber ,se no esquma K3 o GND pode usar o mesmo negativo do TRAFO.?

  26. franklim tecnico

    Toni,estou tentando baixar o circuito do pré-amp. do http://videorockola.com/sonido_preamp_mic_3.php do link que tem aqui no seu blog,mais na hora de baixar o arquivo fica só carregando e não baixa,você sabe o motivo? obrigado!!

  27. Marcus

    toni, vc sabe se tem diferenca de pinagem entre o tda 7294V e o tda 7294 (sem V, sem S).se souber, me fale por favor…
    pq na minha região eu não axei o tda 7294V…
    grato!

  28. Johnne

    boa Noite Toni.
    montei duas cxs com dois circuitos independentes e usei um pré estereo , mas ele fica roncando quando não tem som , coloquei mais capacitores para atenuar mas não adiantou, tem alguma sugestão ???
    obrigado.
    Johnne

  29. Marcus

    olá
    dá pra usar uma fonte de PC para alimentação desse circuito!?
    grato

  30. FLAVIO

     Continuando falando sobre o volume digital de 6Ch. Eu estou procurando um microcontrolador de volume que se comunique com o PT2228 pelo SCl e pelo SDA que tenha um display de led  e também dois botões, um para aumentar e outro para abaixar o volume. Acho que com o AT89C2051 se dá para fazer isso. Se você conseguir fazer isso, ficarei grato. Se o circuito funcionar, não pedindo de mais, poderia fazer o pcb dele? Aguardo resposta……

  31. Johnne

    Boa tarde Toni !!!
    por acaso vc tem olgum esquema de divisor de frequencia de tres vias para esse
    amplificador ???
    grato
    Johnne

  32. FLAVIO

    E aí Toni, cometi um erro fatal por isso que o amplificador não funcionou com -33 +33V. Inverti as polaridades. desculpa os  comentários maldosos. Comprei outrro Ci e funcionou. Liguei na saída de subwoofer de meu DVD e deu bastante grave. Em breve irei postar um vídeo dele no YouTube dele em funcionamento para que todos tirem a prova real. Valeu….

  33. wagner

    OLA NOVAMENTE,,,,
    VOU MONTAR ESSE CIRCUITO PRA TOCAR GUITARRA, UMA DÚVIDA,,
    POSSO LIGAR QUALQUER PRE-AMPLIFICADOR PRA GUITARRA NESSE AMP?

  34. wagner

    sou estudante de eletronica do IFSC.
    NO TEXTO VC DIZ PRA LIGAR O VCC+ NO PINO 1, MAS NA REALIDADE ACHO Q VC SE ENGANOU,, EH VCC- NO PINO 1, TERRA NO 2 E VCC+ NO 3,,,  EH ISSO???
    ABRAÇO

  35. Johnne

    olá Toni
    montei duas cxs com dois circuitos , com o som e a tv ficaram ótimos , mas quando rodei um filme , só saiu o som das musicas e dos efeitos e a voz dos atores ficou muito baixa …..ainda estou tentando entender , pois na tv a voz deles saia normal . sabe me explicar ?
    grato Johnne

  36. Eu tenho uma dúvida importante. Dê uma espiada nesta foto e quando você puder, me responda se este diagrama de um volume digital 5.1 realmente funciona. Segue o link sem medo. http://www.elecfans.com/article/UploadPic/2008-9/2008981103030829.jpg

  37. José Paulo

    onde compro a placa de circuito impresso para montar. ou eu mesmo devo faze-la?pois aqui na minha cidade é difícil de achar os componentes. que alto falante compro para fazer um amp pra guitarra? sou iniciante e preciso de ajuda. Obrigado. 

  38. jorg

    toni gostaria de saber se vc tem algum esquema com tda8920c 

  39. Johnne

    oi Toni , bom dia.
    perguntei a alguns dias se tem algum problema ligar dois falantes de 4 ohms no
    mesmo circuito , mas acho q a mensagem não foi enviada
    Obrigado
    Johnne

  40. Lucas

    Estou, querendo criar uma placa para amplificar som, um projeto da escola.
    queria saber onde posso conseguir, essa placa com circuito impresso. 
    quanto custa em média. Desde já Obrigado.

  41. Ricardode

    Ola amigo! parabens pelo blog; tire minha duvida, que amplificador devo usar(qual a potencia) para um alto falante de 100w sub?
    tem algum projeto de amplificador? envie para mim por favor.

  42. Olá Jecivaldo eu me interesso pelo TDA7294 ligado em bridge, você tem?

  43. Flávio

    Toni, eu liguei o TDA7294 em uma fonte  de +22 -22 e funcionou mas criou um som  fraco. Então eu liguei o TDA7294 em uma fonte de +30 -30 que você recomendou e acabou que queimou meu TDA7294 que custou R$ 9,00. Tem alguma explicaçõ???

  44. Flávio

    Toni, eu liguei o TDA7294 em uma fonte  de +20 -20 e funcionou mas criou um som absolento e fraco. Então eu liguei o TDA7294 em uma fonte de +30 -30 que você recomendou e acabou que queimou meu TDA7294 que custou R$ 9,00. Tem alguma explicaçõ???

  45. Tenho uma dúvida importante que quase todos que passam pelo site tem. O TDA7294 funciona perfeitamente com um transformador de 14 +14 que com capcitor faz com que tenha +20 -20 volts?. Responda quando puder e obrigado…

Deixe uma resposta

Que tal trocar "The Gray Man" por uma foto ou imagem sua! No avatar de seu comentário, serve para todos os blogs Wordpress da internet