Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375

182
39228

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4,75 - 8 votos)

Fotos de circuitos com tda7375 montados pelos leitores

Circuito de amplificador quádruplo ou estéreo para sistemas surround usando o ci tda7375, para potência de 7 watts por canal na versão quad amplificador ou 15 watts na versão dual (estéreo). podendo chegar a 35 watts na versão mono.

amplif tda7235 01 Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375 tda placa de circuito impresso estéreo Circuitos Áudio

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

O TDA7375 é um circuito integrado amplificador quádruplo amplificador de áudio classe AB capaz de trabalhar em ponte dupla ou amplificadores quádruplos simples, circuito integrado com sistema de proteção de curtos, requer o mínimo de componentes externos, disponível em encapsulamentos multiwatt 15H (TDA7375H) e multiwatt 15V (TDA7375V). Embora a primeira concepção foi para aplicações automotivas, dá para usá-lo numa grande variedade de aplicações de baixa potência. Esse circuito integrado é ideal na situação em que se deseje uma potência razoável e com uma tensão de alimentação relativamente baixa para seu funcionamento. Esse circuito desenhado abaixo usa a configuração básica de amplificador quádruplo, mas usando uma configuração em ponte (Bridge), pode se obter cerca de 4 vezes a potência máxima. Nessa configuração de amplificador quádruplo pode ser usado como amplificador final de sistemas surround, quando 7 watts por canal já é uma boa potência, usando o mínimo de componentes.

tda7375 Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375 tda placa de circuito impresso estéreo Circuitos Áudio

Funcionamento do circuito do amplificador de áudio com tda7375

O capacitor C8 desacopla o divisor de tensão interno. Os capacitores C5 e C6 são o filtro para fonte de alimentação. Os capacitores de 2200µF/ 16V são os capacitores de saída. Vs é a fonte de alimentação que pode ser uma bateria de carro ou uma fonte de 14 volts.

Como sugerido pleo amigo Ronaldo, agora esse circuito é dinâmico -com ao menos três variações de montagem, sendo montagem Quad, estéreo em ponte ou sistema 2.1 estéreo + Subwoofer em ponte. Bastando pra isso configurar um jumper na placa e alternar entre os modos P (ponte) e N (normal).

Uma aplicação ideal é em conjunto do filtro 2.1 para sub postado pelo amigo A. Júnior, onde é utilizado o canal 1 e 2 como estéreo e o canal 2 e 3 em modo ponte para o Subwwofer. No modo Em ponte os capacitores da saída devem ser omitidos.

Enfim você encontrará a melhor aplicação para o circuito

Diagrama de circuitos de amplificador com tda7375 – Agora dinâmico

tda7375 Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375 tda placa de circuito impresso estéreo Circuitos Áudio
Versão quadrafônica
amplificador som tda7375 estereo bridge Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375 tda placa de circuito impresso estéreo Circuitos Áudio
Estéreo em ponte
amplificador-som-tda7375-estereo-2.1-subwoofer - amplificador estéreo + subwoofer 2.1 com tda7375
Montagem 2.1 – estéreo + Subwoofer em ponte

Fonte de alimentação para o circuito
Pode ser com um transformador 12V/30VA, uma ponte retificadora e um capacitor eletrolítico de 4700µF ou (maior). O consumo máximo de corrente com cargas de 4Ohms é 2.1 A. Você pode usar cargas de 2 ohms, mas lembre também de aumentar o tamanho do dissipador de calor, pois o circuito integrado em encapsulamento Multiwatt vai aquecer um pouco mais. O fusível para o circuito pode ser de 2A para cargas de 4 ohms. A tensão máxima para o tda é 18 Volts, nesse caso a tensão de trabalho dos capacitores eletrolíticos deve ser de 35 volts. Recomendo uma fonte de 15 volts/ 2 amperes.

Sugestão de placa de circuito impresso lado do cobre

Sugestão de placa de circuito impresso lado do cobre

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do amplificador com tda7375, lado dos componentes

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do amplificador com tda7375, lado dos componentes

Silk screen  dos componentes

Silk screen dos componentes

Informações sobre montagem do circuito amplificador de áudio

Ao montar o circuito lembre que esse amplificador quádruplo apresenta os canais dois e quatro invertidos, então deve ligar os alto-falantes com a polaridade invertida nessas saídas, atenção a polaridade dos capacitores eletrolíticos que devem ser de boa qualidade.

Diagrama em blocos do TDA7375 para maiores informações veja o datasheet em pdf do circuito integrado TDA7375

Diagrama em blocos do TDA7375

Lista de componentes para montagem do projeto

Componente Valor
Resistores 1/4 Watt 5%
R1 10k – Marrom, Preto, Laranja, Ouro
Capacitores
C1,C2,C2,C3 220n – 220n, 224, 0.220µF – Capacitores de filme de poliéster – A partir de 63Volts
C5 1000µF/25V – Capacitor eletrolítico polarizado
C6 100n – 104, 100n, 0.1µF – Capacitores de filme de poliéster – A partir de 63Volts
C7 10µF/ 25v – Capacitor eletrolítico polarizado
C8 47µF/25v – Capacitor eletrolítico polarizado
C9,C10,C11,C12 2200µF/25V – Capacitores eletrolítico polarizados
Semicondutores
CI1 TDA7375 – Circuito integrado Amplificador Quadrafônico
Conectores
OUT1,OUT2,OUT3,OUT4 Conectores de Saída
IN1, IN2, IN3, IN4 Conectores de entrada de áudio
VCC Conector da fonte de alimentação
Diversos
J1,J2 Jumper 3 posições
F1 Fusível
JUMPER Pedaço de fio
Placa de circuito impresso, fonte de alimentação, fios, solda, etc.

Download pacote completo – Datasheet + esquemas + placas em PCB
Download PDF

Fotos de circuitos com tda7375 montados pelos leitores

Fotos de circuitos com tda7375 montados pelos leitores

Esse foi montado pelo Edson Santana

ola toni.. vc me pediu estou enviando a foto do amplificador surround 7375 que eu montei, este é apenas um protótipo, funcionou muito bem e tem sistema de proteção contra curto e sobre cargas muito eficiente e vou fazer uma serie dele.
valeu…att. Edson STJ

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

Já está no Facebook então venha fazer parte do melhor grupo de eletrônica
Comentar via Facebook

182 COMENTÁRIOS

  1. Hey, não entendo muita coisa de eletrônica, ou seja, o esquema acima não entendi pacas, se tiver alguma forma de fazer ele, tipo, como se fosse representado os componentes de forma mais óbvia…

  2. Boa noite,
    Alguém sabe onde encontro os arquivos para download? No caso do modo quad, tenho uma saída óptica aqui, teria algum cabo especial para indicar? Obrigado.

  3. Ola toni, voce teria um projeto desse de 5 canais surrounds, que desse uns 220 rms por canal a 4 ohms.Quero usar no preout do meu receiver marantz.Tive pesquisando, os power tão de 3000,00 pra cima.Ficaria caro, esse seu projeto, caso voce confeccionasse? obrigado

  4. toni, td bom? entao a minha duvida é quanto custa um desse? quanto fica o preço de todos os componentes..?
    e uma fonte de 12v 1amper aguenta o amplificador? se nao, quantos Amper precisa mais ou menos?

  5. Boas toni, gostava que me explicasse o que eu devo ligar ao stand by? será o negativo da fonte de alimentação? não percebi bem esta parte. Obrigado, cumprimentos

  6. Olá, eu tenho uma placa de som no meu pc de que pode ser configurada para até 7.1 canais. Essa placa está ligada num aparelho de som que me ocupa muito espaço no quarto. Gostaria de saber se existe algum circuito para placa de som em que eu possa ligar essa placa do pc e distribuir na quantidade de caixas de som disponível. Alguem sabe se existe algum circuito que eu possa fazer isso?

  7. Parece que esse esquema é para 4 alto falantes, tem como fazer a versão dessa placa para as versões 2.1 e stéreo, pelo menos o layout da PCB para essas versões?

    Parabéns pelo site, já estou fazendo vários projetos, tudo explicado de forma clara e didática!

DEIXE UMA RESPOSTA