Circuito de potente amplificador de áudio com 2n3055

Potente amplificador de áudio com 2n3055

225
107230

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4,60 - 10 votos)

– Capacitor  C1 regula a baixas frequências (bass), com capacitor de valor maior, aumenta o ponto de corte dos graves.
– Capacitor  C2 regula as frequências mais altas (agudos), com capacitor de valor maior, diminui o ponto de corte dos agudos.
– Este é um amplificador classe B, isso significa que a corrente deve fluir através do transistor final, mesmo se não houver nenhum sinal na entrada. Esta corrente pode ser regulada com o trimpot de 500Ω. Como este incrementa a corrente, o som do amplificador fica mais alto, porém como efeito os transistores super aquecem.
amplificador 2n3055 Circuito de potente amplificador de áudio com 2n3055 Áudio
Potente amplificador de áudio com 2n3055

Para mais informações sobre o 2n3055 veja o datasheet em pdf

O nosso amigo Edson Taubate, Postou um grande complemento a este esquema, que é são os desenhos da placa de circuito impresso.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Recomendo que conheça nossos outros artigos de amplificadores de Áudio utilizando transistores e circuitos integrados

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

grupo Circuito de potente amplificador de áudio com 2n3055 Áudio
Comentar via Facebook

225 COMENTÁRIOS

  1. Toni,

    Realmente tenho que tirar o chapéu para o seu Blog, suas matérias apresentadas e dicas. Tudo excelente.

    abs e Parabéns !

  2. Toni,

    Realmente tenho que tirar o chapéu para o seu Blog, suas matérias apresentadas e dicas. Tudo excelente.
    Só fiquei com uma dúvida quanto ao amplificador com 2N3055: por que você coloca na lista de componentes o transistor 2N3733? Analisei os dois datasheets e ví que no 3733 a corrente de coletor é menor, porém a reposta de frequência muito maior e o inverso no 2N3055.
    abs e Parabéns !

  3. Ola tone moro no amazonas Manaus aqui tudo é muito difícil nem parece ser zona franca gostaria de fazer uma parceria com migo vc peças kts e outros nada tem para vende quero monta uma loja só para atender os robista da capital e do interior por favor me manda reposta sem falta e manda a relação das pçs do amplificador com o 2n3055 0brgado amigo espero resposta

  4. Ola toni vc pode me enviar este circuito com o layuot e o pbc junto cm a lista de componentes.obrigada e belo site

  5. Olá, consigo fazer uma fonte simétrica com um trafo 220VAC – 110AC  para gerar
    + – 80VAC? Obrigado e parabens pelo site!

  6. Boa tarde Toni,  montei 2 amplificadores,  com boa qualidade de som,  mas o volume é muito baixo.  Testei ate mesmo com fonte variavel entre 5 e 24v /300mah.  E o volume nao muda.  Ambas ficaram com som muuuito baixo.  Alguém  pode me ajudar? Obrigado

  7. Olá Toni!

    Me tire uma duvida.
    Estou montando um amplificador com 2n3055 do site Videorockola (http://construyasuvideorockola.com/downloads/zener_TO3.pdf) gostaria de saber se posso acrescentar mais pares  de transistores de saida para aumentar a potencia( é claro aumentando a corrente do trafo tbm né). Por exemplo, fiz o amplificador de 120 W com fonte da pag 17, seria possivei acrescentar mais uns dois ou tres pares do 2n3055 na saida? Vlw (fã do seu site!)

  8. Ola, Toni. Quero parabenizá-lo pelo site. Compartilhar conhecimentos da forma como você o faz é muito raro. Gostaria, se pudesse, que enviasse o desenho da placa ( ou ponte) com a lista e codigos dos componentes para o meu email. Muito obrigado e sucesso para você.

  9. gostei muito do que encontrei aqui.,parabens a todos que de uma maneira bem simples aprendem e se divertem com seus projetos.,felicidades toni e familia.grato.

  10. toni por favor preciso de um circuito que controle a velocidade de um motor de vidro eletrico de carro estou usando uma bateria de 12 vt 60 amp por favro me ajuda manda o cicuito para meu email se pocivel com componentes facil de montar e gostaria de saber se posso usar um triac diac ou scr com um potenciometro para este fim obg

  11. Toni, queria saber se dá pra usar esse amplificador para ligar um subwoofer automotivo? Teria que usar um conversor DCDC, certo? Vc teria o esquema desse conversor?

    Caso não dê pra fazer isso, vc tem um esquema para amplificador para sub?

    Obrigado desde já.

  12. Amigo Tony. estou encontrando dificuldades em ajustar o trimpot de ajuste de simetria. aqui tem um colega que fala que existe uma substituição do componente por um diodo e um resistor, só que ele não revela como fazer. vc pode me ajudar neste sentido, e se poder me enviar esquema de amplificador de 200: 300 walts para montar inclusive com leyout da placa impressa. abraço obrigado.

  13. olá amigo tone, estou precisando do esquema de um suoer subwoofer que eu vi á pouco tempo aqui no cite, mais não estou conseguindo encontrar, se mim ajudar te agradeço abraço…

  14. Olá Toni! Muito legal esse blog
    Eu gostaria de realizar a montagem deste amplificador pois já vi outros com esse transistor que apresentam ótimo rendimento. Antes de montar ou comprar os componentes gostaria de sanar algumas dúvidas: Esses transistores de sinal pouco comuns (107, 286, 287 etc) podem ser substituídos? Por quais? Depois de montado o amplificador precisa ser regulado para qual corrente quiescente? Que dissipador preciso utilizar nesse amp? Desde já agradeço!!

  15. Olá Toni, montei esse circuito e funcionou corretamente, mas não regulei o trimpot , gostaria de saber como regulá-lo , o que medir e entre quais terminais, para que eu possa regulá-lo com ótimo desempenho, obrigado

  16. Bom dia… montei esse circuito de potencia com 2n3055, controlado por um pre da gradiente (M160), mas ao girar o controle de volume ele ‘raspa’ como se o potenciometro estive necessitando de troca, o que não é o caso, pois mesmo sem o pre e com um outro controle de volume na entrada da potencia, também ‘raspa’. Essa distorção acontece apenas no inicio e fim do potenciometro, no restante do componente o sinal é limpo, sem ruidos. Usei uma fonte que fornece 46v x 3A e diferentes tipos de potenciometros. Agradeço a ajuda.

  17. Verificando o esquema, vi que há um trimpot de 500 ohm para ajuste da corrente de repouso. Eu tenho que ajustar esse amplificador para uma corrente de repouso de quantos miliamperes??

  18. Toni, fiquei muito interessado no projeto do amplificador com 2N3055, principalmente devido as boas referencias, ja montei outros circuito , e em alguns deles não funcionam como deveriam, queria pedir a voce o desenho da placa, pois gosto muito de montar esquemas, agradeço a boa vontade e paciencia.

  19. Tony, tenho uma dúvida sobre o ajuste do trimpot da corrente de repouso. Quantos miliamperes você me sugere que eu ajusta a corrente de repouso?

  20. ola tone admiro muito mesmo seu objetivo de ajudar a galera a fazerem seus experimentos, será q posso contar com essa ajuda tbm ? sou dj , mais gosto de fazer eu mesmo para passar o tempo. será q vc teria um circuito da etapa ociladora dos transistores de saida, pois assim eu poderia testar varias configuraçaoes de transistores.algo tipo uma placa independente. te agradeço desde já !!! até breve !!!

  21. Ola toni ja peguei varios esquema tanto de amplificador se som transm FM e tudo funciona perfeitamente quando da uma estatica aqui ou ali a gent muda uma resistência e ja éra parabéns este ampl com 2n 3055 ou tip 3055 funciona perfeitamente também abraç……….

  22. boa tarde tudo bom. Tone me ajuda em um defeito da TV CCE HPS 2090 não tem alta tenção no Flyback. olha já troquei o mesmo, troquei o STR, já troquei a Saída HOR
    2 SD 16 51 e nada funciona a fonte ta boa. no pino 4 +B do Flyback tem 103 Volts. no pino 5 não tem 180 Volts, que vai pra YOKE . não tem 12v nem 25v no Flyback…qual a pesa que posso medir agora

  23. Toni,primeiro parabens pela iniciativa de ajudar a muita gente com seus conhecimentos!”caisa dificil nos dias de hoje”

    Sou de alagoas,musico e curioso por eletrônica. E queria saber qual amplificador automotivo, com uma boa potência de preferencia,voce indicaria para que eu montasse.com PCI no tamanho real. desde já muito obrigado

  24. Publicado em 21 de setembro de 2011 às 6:48 amAmigo e Sre.sou de portugal trabalhei em electronica e agora com 60 anos nao tenho trabalho e entao pençei em fazer umas montagens de amplificadores de audio de varias potençias entre 50w a 1500w mas nao tenho esquemas encontrei vosso sit e analisei variascoisas que creio estar certo,venho pedir-lhe p.f. se me pode facultar estes pedidos claro e para pagar cumprimentos aguardo resposta urgente obrigado joao

  25. Ola Toni td bem, tem algum projeto de amplificador mai pre, com uma boa potencia para eu montar um subwofer para meu receiver
    Grato

  26. Toni carra eu consegui, esta pronto e funcionado? ficou show de bola valeu, valeu mesmo carra? olha mais quando eu estava testando um lado parou de funcionar, o quer que pode ter ocorrido? por favor min da uma dica. demais esta tudo bom valeu carra to muito feliz?

  27. carra eu escolhi esse de 400w esterio e ja estol com todos os componestes esseto uma resistencias como a de 820r? o que eu poso faser para obter essa resistencia

  28. toni sou loco por montagem de amp… + nunca consegui monta nem um! por favo mim ajude a montar um, si poder mim ajuda agradeço muito um abraso  

  29. Amigo e Sre.sou de portugal trabalhei em electronica e agora com 60 anos nao tenho trabalho e entao pençei em fazer umas montagens de amplificadores de audio de varias potençias entre 50w a 1500w mas nao tenho esquemas encontrei vosso sit e analisei variascoisas que creio estar certo,venho pedir-lhe p.f. se me pode facultar estes pedidos claro e para pagar cumprimentos aguardo resposta urgente obrigado joao

  30. poderia por favor enviar-me o circuitos de grande potencia de 200 a 2000 watts como estava na outra pagina pra mim.

  31. Olá Toni! Quantos watts esse amplificador dá? Seria de grande valia se você publicasse o layout da placa de circuito impresso que você usou para monta-lo ? Abraços.

  32. OLA TONI SOU EU DE NOVO, MONTEI ESTE AMPLI QUE É FORA DO COMUM DE TÃO BOM, ELE É QUETINHO, NÃO TEM NADA DE RUIDO DEIXEI BEM REGULADO, FICOU MUITO BOM,
    AGORA QUERO MONTAR UM PRÉ PARA USAR ELE COM VIOLÃO  E GUITARRA, TERIA ALGUN PARA ME ENVIAR ,?OU SE ALGEM TIVER E QUISER ME ENVIAR ! DES DE JA OBRIGADO!
    .

  33. Ola Toni, poderia me enviar a PCB deste Ckt, pois pretendo usa-lo como amp de teste, pois já é mais que comprovado seu funsionamento, tks…

  34. Bom dia Toni, poderia me enviar o PCB dester circuito, acho que vou monta-lo para testes, pois é um CKT mais que comprovovado. TKS!!

  35. Tony, Há longo tempo descobri suas publicações e seus circuitos. Eu so tenho a te agradecer. Vc está de parabéns.

  36. toni. estou precisando saber as voltagem dos capacitores pois vou fazer um aqui e tou tendo dificuldades para saber as voltagem certa.queria que mansdasse para o meu email. se possiel. e parabens pelo site.

  37. Olá Toni, belo site, parabéns pela sagacidade de postar circuitos tão interessantes por aqui 🙂
    Então, preciso de um projeto de amplificador de áudio transistorizado, acho que como esse para uma feira de tecnologia do meu curso técnico, você poderia me mandar o layout e o pcb para fazer a placa? A lista de componentes também seria pedir demais? :~ Preciso realmente disto!
    Muito grata.

Comments are closed.