Circuito para testar servo motor (polo rotor) de antena parabólica

Esse circuito serve para testar se o servo motor da antena parabólica está funcionando perfeitamente, embora um sistema com lnbf seja muito mais adequado, muitas pessoas ainda usam sistemas usando lnb e polorotor (motorzinho).

polorotor montagem Circuito para testar servo motor (polo rotor) de antena parabólica Teste e medida placa de circuito impresso Dicas Circuitos

Então a idéia desse circuito é ajudar ao técnico instalador / reparador de antenas parabólicas ao fazer teste de funcionamento do polorotor. Detectando se o defeito está no polarizador ou no receptor. Basta conectar os fios ligar o equipamento na tomada e selecionar com a chave S1 o tipo de polarização vertical ou horizontal, se o polorotor estiver com funcionamento ok, você ouvirá o ruído característico.

Descrição do circuito do teste de polorotor de parabólica

O testador de polorotor consiste de um multivibrador astável que determina a direção de giro do motor. Os valores típicos de duração dos pulsos são 1 mS (V) e 2 mS (H). Quando a chave S! está fechada o potenciômetro R3 se curto circuita e o c1 555 gera um sinal de 1mS de duração. Deve se fazer um ajuste em R4 para conseguir o melhor ponto de trabalho do circuito.

Diagrama esquemático do circuito testador do servo de parabólica

polorotor Circuito para testar servo motor (polo rotor) de antena parabólica Teste e medida placa de circuito impresso Dicas Circuitos

Sugestão de placa de circuito impresso 1 escala 1:1

Sugestão de placa de circuito impresso 1 escala 1:1

Sugestão de placa de circuito impresso 2 para montagem do circuito zoom 200%

Sugestão de placa de circuito impresso 1 escala 1:1 teste parabólica

Placa lado dos componentes orientação da montagem

Placa lado dos componentes orientação da montagem testador motorzinho parabólica

Lista de componentes para montagem do circuito

componente Valor
C1 220nF
C2 220nF
C3 470nF
D1 1N4148
IC1 NE555
R1 120k
R2 3.3k
R3 4.7k
R4 4.7k
S1 Chave liga desliga

Recomendação: Se seu sistema de antena parabólica ainda usa servo motores, recomendo que você mude para lnbf e diga adeus as dores de cabeça que o bendito motorzinho causa. Principalmente quando você usa receptores de antena parabólica com controle remoto. No mercado livre é possível comprar um lnbf monoponto por 30,00.

Tags dos usuários:
buzzer test para receptor, circuito como fazer um receptor de antena parabolica

Comentar via Facebook



Sobre o autor desse artigo

Este artigo foi escrito por Toni em 14 outubro 2009 .
Sobre o autor: Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Site do autor

tem 620 Artigos nesse blog.
Seja um autor também e compartilhe seus conhecimentos, saiba como aqui.

Salve nos favoritos e compartilhe nas rede sociais

8 Comentários

  1. alan

    Opa, quero fazer uma pergunta basica, minha antena parabolica ta com um barulho muito chato, eu fui olhar o que era e vi que as ingrenagens do servo motor estao folgadas aí fica a pergunta eu devo comprar outro servo motor?

  2. joão lima

    pode-se usar o receptor lbn para o lbnf

  3. william

    queria saber se é possivel motorizar a antena parabolica, para que a mesma achei a posiçao dos satelites, seguindo um comando do receptor,pois vejo que fora do brasil, ja existem antenas motorizadas que buscam as duas poições, e como faço para achar esse esquena se já existem, tenho certeza que um aluno que faça mecatronica, podem ate conseguir acertar nessa ideia, tenho muitas duvidas, se vc’s puderem me ajudar.

    fico grato.

  4. paulo roberto

    GOSTARIA DE SABER SE NA ANTENA PARABOLICA, PODE QUEIMAR O VERTCAL E FUNCIONAR O HORIZONTAL OU SE NAO EXISTE ESTE ELEMENTOS COM PEÇA.

Deixe uma resposta

Que tal trocar "The Gray Man" por uma foto ou imagem sua! No avatar de seu comentário, serve para todos os blogs Wordpress da internet