Como identificar Código de Cores Para Resistores de 4 e 5 faixas

30
52387

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,00 de 5)

Como identificar Código de Cores Para Resistores de 4 e 5 faixas

Instruções para determinar o valor de um resistor

Existem basicamente duas opções para conhecer o valor de um resistor:

  • Medir o resistor com um multímetro (o que pode ser às vezes impraticável, se o componente estiver soldado num circuito)
  • Ler o valor direto no corpo do resistor
Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

A segunda opção tem se mostrado eficaz. Considerando-se porém que na maioria das vezes, os valores vêm codificados em cores, é necessário conhecer o código de cores que possibilitará a leitura desses valores.
Também é o que diferencia técnicos de curiosos de eletrônica, o fato de conhecer os componentes.

Descrição do Código de Cores

O código de cores é a convenção utilizada para identificação de resistores de uso geral. Compreende as séries E6, E12 e E24 da norma internacional IEC.

Tabela de cores

Cores 1º anel 1º dígito 2º anel 2º dígito 3º anel Multiplicador 4º anel Tolerância
Prata 0,01 10%
Ouro 0,1 5%
Preto 0 0 1
Marrom 01 01 10 1%
Vermelho 02 02 100 2%
Laranja 03 03 1.000 3%
Amarelo 04 04 10.000 4%
Verde 05 05 100.000
Azul 06 06 1.000.000
Violeta 07 07 10.000.000
Cinza 08 08
Branco 09 09

Procedimento para Determinar o Valor do Resistor

Devemos:

  1. Identificar a cor do primeiro anel, e verificar através da tabela de cores o algarismo correspondente à cor. Este algarismo será o primeiro dígito do valor do resistor.
  2. Identificar a cor do segundo anel. Determinar o algarismo correspondente ao segundo dígito do valor da resistência.
  3. Identificar a cor do terceiro anel. Determinar o valor para multiplicar o número formado pelos itens 1 e 2. Efetuar a operação e obter o valor da resistência.
  4. Identificar a cor do quarto anel e verificar a porcentagem de tolerância do valor nominal da resistência do resistor.

OBS.: A primeira faixa será a faixa que estiver mais perto de qualquer um dos terminais do resistor.

Exemplo

1º Faixa Amarelo = 4
2º Faixa Violeta = 7
3º Faixa Marrom = 10
4º Faixa Ouro = 5%
47 X 10 = 470

O valor será 470 Ohms com 5% de tolerância. Ou seja, o valor exato da resistência para qualquer elemento com esta especificação estará entre 446,5 Ohms e 493,5 Ohms.

Entenda o multiplicador –  é o número de zeros que você coloca na frente do número. No exemplo é o 10, e você coloca apenas um zero se fosse o 100 você colocaria 2 zeros e se fosse apenas o 1 você não colocaria nenhum zero.

Outro elemento que talvez necessite explicação é a tolerância. O processo de fabricação em massa de resistores não consegue garantir para estes componentes um valor exato de resistência. Assim, pode haver variação dentro do valor especificado de tolerância. É importante notar que quanto menor a tolerância, mais caro o resistor, pois o processo de fabricação deve ser mais refinado para reduzir a variação em torno do valor nominal, ou o teste dos resistores pelo fabricante rejeita mais componentes.

Fonte: http://www.inf.pucrs.br/~calazans/undergrad/laborg/cod_cores_res.html com adaptações.

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

grupo Como identificar Código de Cores Para Resistores de 4 e 5 faixas Tutorial Teste e medida Dicas Calculadoras
Comentar via Facebook

30 COMENTÁRIOS

  1. ola galera!! qual seria as cores de um resistor de 39k 1% de 5 faixas? Eu poderia usar um de 4 faixas no lugar dele???

    Obrigado a ajuda dos amigos.

    • Olá Josemar
      39K 5 faixas = Laranja, Branco, Preto, Vermelho, Marrom.

      Como ele é de precisão, terá de valiar o circuito e ver se pode colocar um com tolerância de 5%.
      Pode também com auxílio do multímetro, conseguir um que melhor aproxime de 39K.

  2. Uma boa dica para decorar a tabela de cores de resistores é memorizar uma pequena frase.
    Prefeitura Municipal de Valins L A V A Volks Com Bombril
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
    preto marrom vermelho….etc.

    • … Legal! … MAS AS COISAS VÃO UM POUCO MAIS ALÉM: O TONI ESTÁ SEM RESPOSTA AINDA! …: É DE 102K, 4%, O RESISTOR DELE? … PERGUNTAR NÃO OFENDE. JÁ VI RESISTORES (ANTIGOS), PINTADOS DIFERENTEMENTE, CUJO OBJETIVO ERA PARA IDENTIFICA-LOS QUANTO ‘AO VERNIZ/OU NÃO, SOBRE A CAMADA DE CARBONO-DEPOSITADO’, para aplicações especiais.

  3. Adorei o software leve e ajuda muito, em alguns casos não nos lembramos de alguns conceitos e isto ja vai ajudar muito, mas uma vez agradeço pela disponibilidade

  4. Um jeito facil é decorar pelo menos o valor de cada cor, assim, a terceira faixa representa o numero de zeros que vão a seguir do dois primeiros algarismos! Ex: Marrom, Cinza, Vermelho = 1 8 e 2 (2 zeros depois do 8) Logo: 1800 ohms  =)

    E se ficar com duvida e estiver em campo ou bancada (longe do PC)  multimetro nele!!!

    • … Aguarde um pouco Otavio, que vou procurar nos meus guardados de ‘APOSENTADO’, POIS TAMBÉM NÃO SOU DE JOGAR NADA FORA, (se fosse, teria que ‘ME JOGAR’, pois estou com 72 e não uso nada de ‘drogaria’ ainda).
      Mas para inicio de conversa, os resistores que mais queimam nos ‘ANALÓGICOS’ são os das escalas de R1, R10 E OS DAS ESCALAS DE CORRENTE. (NOS DIGITAIS TAMBÉM).
      Para vc trocar com precisão o da escala de R1, (Varia bastante com os modelos, marcas, …VALOR EM OHMS-NO-CENTRO-DA-ESCALA), veja na escala de OHMS o valor que está escrito (para R1), bem no centro da ESCALA DE VOLTS.
      EXPLICO: Por exemplo, veja na escala de 10-VOLTS-CC, SOBRE EXATAMENTE 5V, A QUANTOS OHMS CORRESPONDEM NO SEU MULTÍMETRO. ESTE SERÁ O VALOR DO RESISTOR DA ESCALA R1. (Diminua, na prática, 1,2-OHM deste valor encontrado, para cada pilha das escalas menores). EX; VOCÊ ENCONTROU NA DIREÇÃO DE 5V (CENTRO DA ESCALA) 22-OHMS, COLOQUE EM R1, um resistor com este valor, se quiser ‘muita precisão’, coloque (faça, escolha entre diversos, … ) um de 20,8 OHMS. ‘Se neste modelo, tiver (usar) uma pilha’.
      Para R10, SEGUINDO MESMO EXEMPLO, seria um resistor de 220 OHMS.
      OBS: Em alguns testes estes resistores ora estão em ‘SÉRIE’ (na chave), ora em ‘paralelo’. De qualquer forma, o valor de R1 é o mesmo, mas para R10, R100, etc, se ‘EM SÉRIE’, você ‘DESCONTA’ os valores anteriores. No exemplo dado, R10 será de 220 OHMS (paralelo), ou, de: (220)-(20.8)=(218,8 OHMS), se for ‘EM SÉRIE’ (COM R1). PARA CALIBRAR as escalas de corrente, use um outro ‘mili/micro/AMPERÍMETRO’ de precisão em série com o defeituoso, e utilize de trim-pots de ‘bem baixo valor’ para ‘ajustar’ para ‘iguais’ nos dois testes a ‘mesma corrente’. depois é só medir o valor do resistor (de cada escala de corrente) ‘no trim-pot’. BOA-SORTE, … MAS NUNCA SE SINTA PERDIDO!

  5. galera eu uso um aplicativo muito bom pra celular…o Rescalculator..da pra saber as cores pelo valor da resistencia (por exemplo num calculo), da pra saber o valor pela cor tbm! o unico mal é que ele é espanhol, mais a unica coisa que não da pra entender é vermelho que na verdade escreve rojo hauhaua

    é só procurar no 4 shared!

    []s

  6. Olá claudio augusto
    Desse modo você precisa do esquema do circuito, para assim identificar o resistor “torrado”.
    Se em último caso não conseguir o esquema, pode ver se o resistor está próximo de algum circuito integrado, nesse caso o datasheet pode em alguns casos ajudar.

DEIXE UMA RESPOSTA