Amplificador Simples 4x 30W com TDA7386

74
25.717

Galera,resolvi postar um amplificador que montei aqui em casa de baixo custa que funciona muito bem por sinal,o unico problema dele,que,ele por ser meio ”ultrapassado” o nivel de ruido dele é muito elevado,com testes usando osciloscopio e voltimetro,chegei a um nivel de amplificaçao mais baixo do que o prometido,digamos que,o que eu conseguir reproduzir foi ate onde o som estava com onda sem ruido e o alto falante,o amplificador gera na faixa dos: 20.6Watts RMS para cada canal,prometendo 30 sao 10rms a menos do que o prometido,porem,como disse,sem ruidos,com ruidos e tudo mais,ele atingiu 33,2Watts RMS.

Este amplificador fornece um único chip e alguns componentes adicionais, amplificador de quatro canais independentes para montar um verdadeiro sistema multi-canal de áudio. Baseado em um chip projetado originalmente para o áudio do carro neste amplificador é ideal para computadores com placas de som quadrafônico como SoundBlaster Live! Creative Labs Inc. ou Diamond Multimedia MosterSound Diamond / S3.

CIRCUITO ABAIXO:

tda7386 Amplificador Simples 4x 30W com TDA7386 Áudio amplificador de audio amplificador

Como visto no projeto, o único componente ativo é o circuito integrado TDA7386 da SGS-Thomson. Isto oferece quatro canais de amplificação de uma única fonte de 12v. As entradas estão bloqueadas DC 0.1μF de capacitores. O terminal de controle mudo e ESPERA pode ou não ser aplicadas a critério do proprietário. As saídas são simétricas, de modo que nenhum dos terminais dos altifalantes estão ligados à terra (ambos são amplificados).

ALIMENTAÇAO:
Uma vez que todo o sistema é alimentado por 12v decidiu, no nosso caso, utilizando uma fonte de som estéreo de carro armado vendida e em execução. Você também pode chamar um para colocar dentro do gabinete. Isso é até o proprietário.

DISSIPADOR:
Chave deve ser suficiente para manter o chip a uma temperatura adequada. Nós usamos um Pentium III com cooler ventilador funcionando. Você só tem que conectá-lo ao Vcc 12V, uma vez que usa como amplificador.

Tags dos usuários:
tda7386, amplificador 12v, amplificador com tda7377 30 30w rms, circuito amplificador que não tenha ruídos 12v, circuitodeamplificador30w, amplificador com tda 7560, amplificador com tda 7388, esterio, tda quadrifônico, tda7383

74 COMENTÁRIOS

  1. Toni, eu queria saber se daria pra juntar as entradas1 + 3 e 2 + 4(e juntar as saidas 3 e 4 pra fio positivo) pra poder colocar um subwoofer e tb queria saber qual a potência do sub nessa ligação(no caso eu vou usar um tda7388), aguardo a resposta.

  2. acho que estou sem sorte, troquei o tda, pois 2 canais nao saiam audio, agora somente 1 canal nao sai o audio com somente o tda trocado , mas ainda tem esse um ai -.- sera que os tda vieram com problema? 

  3. acho que meu tda veio com defeito pois os 2 canais da esquerda funcionam os outros 2 funcionam também porem beeem baixo…? oque seria? obriigado

  4. Toni, se eu usar um resistor no lugar da bobina para um filtro passa baixa, terá algum problema? E no caso, para um filtro passa baixa de 120hz eu estarei usando um capacitor bipolar eletrolitico de 470uF. Isso é muito para essa frequencia de corte? E a impedancia do falante influi no calculo RC para o capacitor do filtro? (no caso meu falante é de 8ohms) Obrigado!

  5. ola gostaria de saber se posso usar o tda 7388 neste mesmo esquema ou se alguem tem o esquema do tda 7388 pois o do datasheet ta meio complicado pois nao fala aonde liga o v+ e ou mute e o stdby

  6. tenho um montado em minha casa fiz uma ponte de 2 x tda 7386,é incrivel a qualidade desse circuito;mais para quem for fazer tem que ter uns altofalantes que suporte bastante graves pois isso ele tem de mais;separei duas saidas com capacitores de 6800uf 63v e ainda fica muito grave mais fica legal,e as outras duas deixei para os graves fortes…

  7. Ola Toni! Parabéns pelo tópico!
    me responda uma coisa, eu quero montar um amplificador desse estéreo, mas eu queria 3 canais (2 médios e um subwoofer). Como faço para separar os graves e colocá-los em um TDA7386 para usá-lo como subwoofer?

    Outra perguntinha: Com essa potencia de aprox 20w (na verdade 60w, se essa idéia de 3 canais funcionar) consegue fazer um som bem alto e de qualidade para uma festa em um local fechado de aprox 100m² (salão comum de festa)?

    Obrigado desde já pela atenção =D

      • E no caso, eu queria fazer um som portátil usando este TDA.
        Qual a corrente que ele consome na potência de 20,6w? Preciso saber pois quero comprar uma bateria 12V 1800mah e sabendo a corrente eu posso descobrir o tempo que ela duraria nesta potência que citei. Obrigado =)

      • olá toni, eu tinha montado a pcb como mostrado neste esquema, porem nao tinah funcionado entao, lendo na internet resolvi arriscar, e com pequenas mudanças esse amplificador ficou excelente!!! a modificaçao doi no pino 22, que liguei direto ao +12 o pino 4 adicionei um resistor 10k entre o botao e o +12! ficou perfeito!!!! abraçao espero que isso ajude aos companheiros do forum!!!

      • booa resposta muito util, n foi bem assim que resolvi o meu, foi só ligar + 12 em stand-by e em mute e deu :)) obrigado

  8. eu tenho um modulo automotivo e gostaria de saber se eu posso fazer uma placa igual só que um amplificador para ligar em casa??
    e como fazer isso ??
    obrigado

  9. Olá Toni, você poderia dar uma sugestão de quanto amperes seria um trafo de 12 volts para alimentar este amplificador?
    Encontrei um trafo de 12+12 com o fico central de 1amper, você acha que seria bom usar estes para obter até20w? obrigado.

  10. No projeto que está no link “http://www.hilo90mhz.com/electronics/audio_amp/audio_amp.html”, como opção de placa impressa. o autor usou alguns diodos. Tem como você me passar o tipo e o valor de cada um deles? A função deles no circuito é só para proteger o aparelho o qual terá o som amplificado por ele (ex: mp3 player, que é o que vou usar)?

  11. ola toni.. primeiro parabens pelo seu trabalho é muitoo legal o que vc faz!! o meu muito obrigado!! agora eu tenho uma pequena perguntinha que eu agradeço muito se for possivel é que eu não tenho abilidade com esse programa de software de desenho de circuito e agradeço muito se vc ou aguem puder fazer uma placa desse circuito acima! desde já muitoo obrigado..

  12. aew cara… tou pra montar esse esquema…
    duvidas:
    como posso adaptar para ter entrada em estereo[L – R]
    teria como por volume individual para cada lado?
    qual eh o terra e o positivo na saida pro falante?
    os capacitores sem polo sao do que?
    a bolinha do mute branco eu ligo aonde?

    acho que eh soh isso
    obrigado pelo projeto
    vou comprar os componetes amanhã

    • Vamos la,como assim L – R? nao entendi…
      sim,pondo potenciometro individuais em cada entrada,o terra,do falante vc liga na fonte que vc vai usar ou liga em qualquer terra do circuito,ceramicos,terra…

    • Guigoles,ficou bem interessante,se voce pegou do datasheet e das minhas explicaçoes perfeito,teste e me diga,sei que assim do geito que esta,aqui funciona perfeitamente. OBS: o capacitor de 4700uF 63V é bem carinho,so use na necessidade de tirar sinal ruim da fonte,se voce n tive uma fonte filtrada com diodos retificadores é bom usar um capacitor,..eu mesmo uso em bateria de carro ou fonte filtrada mais mesmo assim uso capacitor de 4700uF para tirar o ruido,obs: minino de cap. para tirar o ruido da fonte:2200uF 63V

  13. oi toni, eu montei este amplificador rs, jamontei mts dos projetos mencionados neste blog, alias parabens, sempre funcionam..uma duvida a respeito deste, ele possui 4 entradas, se eu as curto circuitar para q tenha so uma, o capacitor na entrada ainda sera como valor de 100nF ou tenho que soma-los? qual valor sugerido no caso dessas entadas curto circuitadas?

    • Dan é o seguinte,o capacitor de 100nF serve para retirar os ripows de baixa frequencia,ou seja,cada entrada individual tem seu devido capacitor para retirar o ripow,nao sei se da certo fazer o que voce quer,mas tenta,vou ver se da certo continuando…
      Voce teria que somar os capacitores,no caso,um de 400-500nF estaria de bom tamanho,outra coisa boa tambem,que notei que ajuda muito,na entrada da vonte do (+) se colocar um capacitor de 4700uF 63V os chiados diminuem bastante,se voce for usar esse amplificador em corneta ou tweeter ou falante que nao aguenta ”porrada”,melhor utilizar capacitor eletrolitico de 47uF 63V na saida do canal para tirar as ”porradas”,os graves desse amplificador sao absurdos mesmo!
      Obrigado qlq coisa so perguntar(sou o criador deste topico e do circuito,parabens por ter testado e gostado do meu amplificador =) fico feliz )

      • Olha cara valeu, na verdade se curtocircuitar as entradas funciona sim, eu fiz um com uma potencia mais alta usando um tda8571, otimo som, realmente uns graves muito bons, uma dica pra tirar riple, poe um resitor na entrada do sinal positivo, se nmao souber o valor poe um potenciometro e ve o valor que fika melhor no meu caso foi um de 68k, eh claro que se perde um pouco do sinal, mas garanto a qualidade do som aumenta e fik algo mais ekilibrado…eu ligei num falante especia, quando jogo meu medal e pego akela metrank, mano c tem que ouvir o som, ate sinto o vento quando os falats se deslocam a cada bala que sai no jogo, show, parbens.

  14. primeiro gostaria de estar parabenizando pelo o site e segundo adorei os projetos to quase montando todoss rsrs diz o meu professor que quanto mais se pratica fazendo circuitos mais se aprende entauo gostaria de saber se teria como vc me enviar o pcb leyalt (nem sei escrever direito rsr ) dessa plaquinha akii me mateii o dia todinhu na maior espectativa quandu fui testar naum tah funcionando axo que eu fiz alguma coisa errada axo q foi na hora de desenhar na placa se vc me mandar o leyalt iria agradecer muito pois estou precisanu muito pra entregar esse projetinhu para ganhar nota rsrs obrigado pela atençao espero que vc possa me ajudarr obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA