Transmissor FM de 1W

33
14200

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00 - 1 votos)

Circuito de transmissor de fm PLL - Parte 2 - unidade VCO, PLL e amplificador de 400mW

O Transmissor apresentado uma potência da ordem de 1W e usa transistores comuns de baixo custo como o BD135.
Se bem que este transistor não seja indicado para RF ele tem um bom desempenho nesta função já que sua frequência de transição está em 250MHz,cobrindo pois a faixa de FM.

Na etapa de saída foram usados dois transistores em emissor comum,para se obter a maior potência estes transistores devem ter dissipadores de calor.A tensão do oscilador foi regulada por um CI 7812 de modo a proporcionar maior estabilidade.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

O ajuste de frequência do oscilador é feito por CV1.Os demais ajustes devem ser feitos da seguinte forma :Coloca-se uma bobina de 3 espiras de fio 22 com uma lâmpada de 3 a 6V na bobina de saída(entrelaçada) L3.Os trimmers devem ser ajustados até se obter maior brilho da lâmpada na frequência de operação desejada . As bobinas devem ser feitas com fio 18 com 1cm de diâmetro e L1,L2,L3 ,tem 3,4,5 espiras respectivamente . Para que o transmissor tenha bom desempenho é preciso usar uma fonte  estabilizada com excelente filtragem.

Pic0730005 300x240 Transmissor FM de 1W Com relação ao alcance vai depender de alguns fatores, como por exemplo ,uma antena externa.Se for o tipo plano terra,poderá chegar à 8KM e mas com uma antena direcional pode superar o 15KM dependendo é claro das condições topográficas do local.

Não é preciso lembrar aos leitores das condições legais de operação deste tipo de equipamento .
E que ele não deve ser ligado sem antena já que poderá queimar os transistores.

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

grupo Transmissor FM de 1W
Comentar via Facebook

33 COMENTÁRIOS

  1. olá toni gostaria de saber se tem como fazer um amplificador rf com o bd135 e usar um modulador de fm veicular junto com o amplificador…se tiver algum esquema ai manda pra mim por favor desde já agradeço…!!!
    Que Deus te Abençõe!!!

  2. Ola eu trabalho com eletronica e sou apixonado transmissor fm eu queria saber se é possivel aumentar a potencia de um transmissor fm veicular usando transito bd135

  3. Amigo, sou apaixonado por transmissão de fm, já montei alguns esquemas, e já aumentei a potencia de alguns q ficaram pegando uns 20 km, só que agora eu queria montar um, usando aqueles transmissozinho que agente coloca no isqueiro do carro, amplificando o sinal dele para até 1w, dar pra aumentar bastante,  já vi um montado, o meu problema é que eu não estou conseguindo amplificar o sinal emitido a ponto de excitar um 2n2219, no que vi, a amplificação do sinal é feita com 2 transitor 2sc 9018 , fui tentar fazer mas n conseguir, vc teria allgum esquema aí que poderia me ajudar. pra mais informação estou a disposição atravé do meu e-mai.

    • Alô João Paulo; consegue sim depende de uma série de fatores a começar dos componentes transistores. A sensibilidade do mic e voltagem de alimentação  antena adequada tanto ao Transmissor e ao muito bom Receiver de FM ! OK Nos dias atuais você não vai loge mesmo com esses microszinhos eles estão entre gigantes que completam todo o dial do rádio fm com um fator importantíssimo altíssima potência cerca de 10Kw 30Kw aprox ou mais. 

  4. Obs.: Uma boa observação a Frequencia Modulada é como o nome diz MODULO de FREQUENCIA se ouver uma emossão de (100 KW em 101 MHz) a outra emissão de menor potencia (15 KW em 103 MHz) será deslocada pra frente ou seja será possível sintonia além desse valor no Dial (103,2…MHz) aproximadanente, ou se a emissão for em (99MHz) será deslocada para menos desse valor no Dial do receptor provavelmemte em (98,8MHz) ganha o que for mais potente. A teoria de “”Albert Eistein”” deixa muito bem explicado! Solicito a que duvidar ESTUDAR FÍSICA e logo descobrirá que os micro transmissores não podem ir muito longe na faixa 88 / 102 MHz em meio a tantas emissões dessa modalidade de FR… Está bem.

  5. po mais di novo meu ? se já que colocou esse projeto então porque não colocou a parte completa que vem o projeto e o desenho ti mostrando como voce montar e que vem a listra de matérial para que voce possa comprar em uma loja. ? tenha dó ne meu se tem coloca então……..

    • Olá Alexandre
      Nem todo nosso circuitos tem pci!
      Aqui somos blogueiros amantes da eletrônica que aproveitamos os curtos momentos de folga pra escrever alguns artigos, para dar nossa contribuição ao mundo da eletrônica!

    • com os valores dos capacitores do esquema esse transmissor não funciona..claro ele vai oscilar mas se vc colocar uma lampada de 6v na saida do trasmissor ela não acendera. mas se vc coloca no lugar do capactor 4p7 um de 47pf ai sim a lampada vai acender de qualquer jeito fas o teste ae. mas vc deve fazer um bom casamento desse transmissor q na verdade num passa de uma bosta .vc devem montar seus proprios projetos é facio é so praticar.essas porcarias da internet so fas o cara fica louco veio pode crer.

      • Olá Tomas
        Verificando seu IP aqui… vc seria o Alvaro!
        Pega mal amigo, ficar fazendo comentários maldosos, falando que não funciona, sobre o capacitor que faz o circuito tanque, 47pF é um valor muito alto… mais em eletrônica o que vale é o teste… os componentes nem sempre são iguais!
        Senão gosta das “porcarias” da internet desculpe!

      • ola toni eu so digo que com esses valores esse transmissor não ira acender uma lampada na saida e não vai mesmo……vc ja montol esse? eu dei uma dica no meu cometario que é bem util troque o capacitro de 4p7 por 47pf ai não tem como dar errado……..mas se alguem ñ acredita no que eu digo eu não posso fazer nada……..eu digo que do jeito q ta ae não fuciona.eu não fiz nenhu cometario maldoso so disse a verdade agora aceta minha dica quem quiser……..

  6. Ola Toni, tem algum esquema de transmissor fm de +- 4 wts.. montei o de 1 km de alcance e deu certinho, gostaria de ver se tenho capacidade pra fazer um mais potente,
    Desde ja agradeço

    • Bom dia; Olha amigo um transmissor de FM somente irá funcionar muito bem se todas as partes principais estiverem ótimas. Irá depender dos componentes Saída de RF , Sintonia na frequencia ( que não seja um armonico ) , o Transistor escolhido RF, Transintor de Moddulação
      audio e, também um exelente eletreto ( Bem sencível ) Obs; Eu memo já montei algo que acançou mais 5Km radial com ” BF254, BC238 e um bom microfone “. Eu não consegui refazer-lo com peças identicas e placa todo igual e, tudo se explica na qualidade do que se está usando! Se o cristal do transistor BF ou outrem estiver Legal na Oscilação e Saída!

      • olá sergio ! tinha como vc me enviar o esquema do seu transmissor de alcance 5km é que os que eu faço não concegue chegar nem a 1km…
        valew,,, abraços…

DEIXE UMA RESPOSTA