Transmissor FM de 1W

O Transmissor apresentado uma potência da ordem de 1W e usa transistores comuns de baixo custo como o BD135.
Se bem que este transistor não seja indicado para RF ele tem um bom desempenho nesta função já que sua frequência de transiçao está em 250MHz,cobrindo pois a faixa de FM.

Na etapa de saída foram usados dois transistores em emissor comum,para se obter a maior potência estes transistores devem ter dissipadores de calor.A tensão do oscilador foi regulada por um CI 7812 de modo a proporcionar maior estabilidade.

O ajuste de frequência do oscilador é feito por CV1.Os demais ajustes devem ser feitos da seguinte forma :Coloca-se uma bobina de 3 espiras de fio 22 com uma lâmpada de 3 a 6V na bobina de saída(entrelaçada) L3.Os trimmers devem ser ajustados até se obter maior brilho da lâmpada na frenquêcia de operação desejada . As bobinas devem ser feitas com fio 18 com 1cm de diâmetro e L1,L2,L3 ,tem 3,4,5 espiras respectivamente . Para que o transmissor tenha bom desempenho é preciso usar uma fonte  estabilizada com excelente filtragem.

Pic0730005 300x240 Transmissor FM de 1W

Com relação ao alcance vai depender de alguns fatores, como por exemplo ,uma antena externa.Se for o tipo plano terra,poderá chegar à 8KM e mas com uma antena direcional pode superar o 15KM dependendo é claro das condições topograficas do local.

Não é preciso lembrar aos leitores das condições legais de operação deste tipo de equipamento .
E que ele não deve ser ligado sem antena já que poderá queimar os transistores.

Tags dos usuários:
micro transmissor de fm montado em ponte, como fabricar transmisor de fm 1w, Emisora de FM de 1W, tonieletronica transmissor fm, transmissor bf494 and 2n2218

Sobre o autor desse artigo

Este artigo foi escrito por Jhonatan em 30 julho 2010.
Sobre o autor:
Site do autor

tem 6 Artigos nesse blog.
Seja um autor também e compartilhe seus conhecimentos, saiba como aqui.

Salve nos favoritos e compartilhe nas rede sociais

21 Comentários

  1. wagner

    ola tony sou amante de eletronica e estava montando seus esquemas e sao muito bons..vc tem um esquema bom de amplificador para uns 3 a 10 w..?valew

  2. Renan

    esse transmissor opera na frequência de 88 a 108?

  3. joão paulo

    olá sergio! tinha como vc me enviar o esquema do transmisor de fm que vc fez e chegou aos 5km de alcance!
    valew abraços….

    • Sergio Mosquera

      Alô João Paulo; consegue sim depende de uma série de fatores a começar dos componentes transistores. A sensibilidade do mic e voltagem de alimentação  antena adequada tanto ao Transmissor e ao muito bom Receiver de FM ! OK Nos dias atuais você não vai loge mesmo com esses microszinhos eles estão entre gigantes que completam todo o dial do rádio fm com um fator importantíssimo altíssima potência cerca de 10Kw 30Kw aprox ou mais. 

  4. Obs.: Uma boa observação a Frequencia Modulada é como o nome diz MODULO de FREQUENCIA se ouver uma emossão de (100 KW em 101 MHz) a outra emissão de menor potencia (15 KW em 103 MHz) será deslocada pra frente ou seja será possível sintonia além desse valor no Dial (103,2…MHz) aproximadanente, ou se a emissão for em (99MHz) será deslocada para menos desse valor no Dial do receptor provavelmemte em (98,8MHz) ganha o que for mais potente. A teoria de “”Albert Eistein”" deixa muito bem explicado! Solicito a que duvidar ESTUDAR FÍSICA e logo descobrirá que os micro transmissores não podem ir muito longe na faixa 88 / 102 MHz em meio a tantas emissões dessa modalidade de FR… Está bem.

  5. po mais di novo meu ? se já que colocou esse projeto então porque não colocou a parte completa que vem o projeto e o desenho ti mostrando como voce montar e que vem a listra de matérial para que voce possa comprar em uma loja. ? tenha dó ne meu se tem coloca então……..

    • meu mail é alexandre67@hotmail.com.br se voce tem esse projeto ai ainda por favor me mande pelo meu mail desti já te agradeço.

    • Olá Alexandre
      Nem todo nosso circuitos tem pci!
      Aqui somos blogueiros amantes da eletrônica que aproveitamos os curtos momentos de folga pra escrever alguns artigos, para dar nossa contribuição ao mundo da eletrônica!

    • com os valores dos capacitores do esquema esse transmissor não funciona..claro ele vai oscilar mas se vc colocar uma lampada de 6v na saida do trasmissor ela não acendera. mas se vc coloca no lugar do capactor 4p7 um de 47pf ai sim a lampada vai acender de qualquer jeito fas o teste ae. mas vc deve fazer um bom casamento desse transmissor q na verdade num passa de uma bosta .vc devem montar seus proprios projetos é facio é so praticar.essas porcarias da internet so fas o cara fica louco veio pode crer.

      • Olá Tomas
        Verificando seu IP aqui… vc seria o Alvaro!
        Pega mal amigo, ficar fazendo comentários maldosos, falando que não funciona, sobre o capacitor que faz o circuito tanque, 47pF é um valor muito alto… mais em eletrônica o que vale é o teste… os componentes nem sempre são iguais!
        Senão gosta das “porcarias” da internet desculpe!

      • ola toni eu so digo que com esses valores esse transmissor não ira acender uma lampada na saida e não vai mesmo……vc ja montol esse? eu dei uma dica no meu cometario que é bem util troque o capacitro de 4p7 por 47pf ai não tem como dar errado……..mas se alguem ñ acredita no que eu digo eu não posso fazer nada……..eu digo que do jeito q ta ae não fuciona.eu não fiz nenhu cometario maldoso so disse a verdade agora aceta minha dica quem quiser……..

  6. Olá pessoal; Alguém por ventura sabe um código de Diodo Túnel por exp: ( 1N …? ) que posso encontrar a venda no nosso mercado ou fornecedores mais facilmente! Poderia me eviar esse CÓDIGO? E-mail aternat ou sr.g08msq@hotmail.com

    Olha aí aguardo atenciosamente.

  7. cesar

    Ola Toni, tem algum esquema de transmissor fm de +- 4 wts.. montei o de 1 km de alcance e deu certinho, gostaria de ver se tenho capacidade pra fazer um mais potente,
    Desde ja agradeço

  8. Boa noite, o esquema do transmissor de fm de 1w nao esta faltando algumas partes ?

    • Não está faltando nenhuma parte porem foi cortado o canto direito e irei atualizar com uma imagem melhor .
      Obrigado pelo recado
      Jhonatan.

    • Bom dia; Olha amigo um transmissor de FM somente irá funcionar muito bem se todas as partes principais estiverem ótimas. Irá depender dos componentes Saída de RF , Sintonia na frequencia ( que não seja um armonico ) , o Transistor escolhido RF, Transintor de Moddulação
      audio e, também um exelente eletreto ( Bem sencível ) Obs; Eu memo já montei algo que acançou mais 5Km radial com ” BF254, BC238 e um bom microfone “. Eu não consegui refazer-lo com peças identicas e placa todo igual e, tudo se explica na qualidade do que se está usando! Se o cristal do transistor BF ou outrem estiver Legal na Oscilação e Saída!

Deixe uma resposta

Que tal trocar "The Gray Man" por uma foto ou imagem sua! No avatar de seu comentário, serve para todos os blogs Wordpress da internet