Transmissor de FM de 3-5w – 80-108MHz

68
15.457

 

Introdução:

  A construção deste projeto que apresentamos nesta página foi testado, e funcionará otimamente se você for cuidadoso na construção. O projeto utiliza componentes relativamente comuns que estão disponível em muitas fontes. Prossiga com a leitura e desfrute das novidades disponibilizadas nesta página de Internet. Aqui você tem uma coleção de Projetos de Rádio Transmissor. Se você tiver algum projeto, histórias, ou informação que você deseja contribuir para as edições futuras, por favor sinta livre para contactar o autor.
**
Layout dos componentes

circuit 3w Transmissor de FM de 3 5w – 80 108MHz  
   
3w3 Transmissor de FM de 3 5w – 80 108MHz  

Descrição:

Este arquivo contém informações sobre como construir um pequeno transmissor de rádio, que tem uma PCI de (130mm x 45 mm) e com alcance ainda não determinado,mas pode superar facilmente os 30 KM se usado uma antena externa direcional. A documentação com o circuito diz que a faixa de  freqüência é de 88-108 MHz, mas eu captei o sinal entre 85-100 MHz. 

O circuito é (claro) apenas mono, e aceita uma entrada de  audio de um microfone ou de outra fonte. A impedância de entrada é de 1Mohm. O sensibilidade de entrada é de 5mV e o sinal de entrada máximo é de 10mV. O sinal transmitido pode ser captado em um rádio FM. O circuito pode ser utilizado para transmissão de alcance razoável, por exemplo, para radio difusão experimental. 
 

Diagrama esquemático

   
   

Dados Técnicos:

– Tensão de alimentação: 12-15V DC 0.5A
– Freqüência: 80-108MHz
– Modulação: FM
– Potência: 3W
– Impedância da antena: 75ohm
 

Fazendo a Placa de Circuito Impresso
 

 

Imprima o arquivo de TRACKS.GIF sobre filme de OHP e usando uma impressora a laser. O tamanho da imagem deverá estar correto quando impressa – mas para estar seguro, verifique se as extremidades pretas externas são do tamanho 44mm por 71mm. Se você não tiver uma impressora a laser então imprima em papel, e fotocopie sobre filme de OHP. Coloque o filme de OHP sobre a placa de cobre, com o lado impresso voltado para o lado cobreado. Fixe o filme de OHP à placa usando fita adesiva. Utilizando um ferro ajustado para alta temperatura (“algodão”), passe a ferro sobre folha durante alguns minutos, de forma que o toner seja transferido ao cobre. 

Em seguida descole o filme de OHP. “Retoque” as trilhas que não foram transferidas corretamente, usando uma caneta resistente a cauterização. Faça os furos. Preencha os espaços ao redor dos furos utilizando uma caneta resistente a cauterização. Em seguida cauterize.

Este é “método de transferência de toner”. Eu acho que é a maneira mais fácil de fazer PCIs, mas você pode fazê-las da maneira que você preferir! 

Construção:

É importante que você utilize uma PCI para este circuito. Não tente fazer o circuito em laboratório de montagem de circuitos, visto que este não terá uma “bobina  impressa”. É importante que a ‘bobina’ impressa seja transferida corretamente para a  PCI – essas linhas estão lá por alguma razão! Em seguida solde todas as peças. Aqui está a lista de componentes: 
 

Lista de Componentes:
 

RESISTORES CAPACITORES DIVERSOS
R1, R2, R1O=1OOK 
R3, R6=47K 
R4=22OK 
R= 1K 
R7=15K 
R8=2.2K (vermelho, vermelho, vermelho) 
R11, R13=4.7K (amarelo, lilás, vermelho) 
R12, R9=1OK 
R14=68O Ohm 
Capacitor Variável=1OK 
C1, C2, C3, C1O=22uf 16v 
C4, C9=O.O47 uf 
C5=1nO 
C6=1Op 
C7, C8=27p 
TR1=Trimmer tubular vermelho 2-3Opf 
TR2=Trimmer tubular amarelo 4.5-7Opf 
D= 1N4OO2 
VCD (diodo varicap)=ITT BB139 
T1, T2=BC549 
T3, T4=2N3553 (OBS! T3+T4 dotar de dissipador de calor!!!!!!) 
LED=1.6-2v. IF=2OmA 
Porta-fusível de 25mm. 
Fusível de vidro de 1A 
Antena de 75 Ohm de impedância (veja desenho)
     

Boa sorte com o transmissor.

Tags dos usuários:
transmissor fm, transmissor de fm pode soperar os 30kilometro, transmissor 3 w, onde eu acho um transmissor, o quem tem dentro de um transmissor fm caseiro 8km, Montar um radio am caseiro sem antena externa, fm transmisor, Esquema Transmissora de radio de 8km, esquema de como aumentar sinal de alcance do transmissor para 30km, diagrama esquematico de trasmissor fm 15 w valvulado

68 COMENTÁRIOS

  1. Toni comprei uma antena do galo shop e usei a tabela do manual por exemplo na frequência 89.1 altura da antena 7 metros cabo de 50 ons em um transmissor czé C de 7 watts …… o Maximo que alcançou foi apenas 200 metros ….. lembrando que esta antena tem 3 varetas de 48 centimetros o terra , e a do meio é da regulagem que deseja a frequencia que estou mandando, o transmissor esta em H para 7 watts…. como faço para mudar de ESTÈRIO para MONO ? ou me manda a frequencia certa ou medida certa……  obrg desde jah …..

  2. Ola toni , eu ja monto alguns transmissores inclusive projetos seus também muito bons , eu estou só com um pequeno problema que é o seguinte , o transmissor sem antena ligada nele funciona muito bem com qualidade de áudio e mesmo com alimentação através de fonte , o problema do ronco consegui resolver que é muito comum, bem o caso é a antena se ligo um pedaço de fio como antena ai começa os roncos a interferência esta entrando pela antena seria isso porque não consigo resolver de jeito nenhum , gostaria só de saber como eu faço , inclusive o transmissor fica bastante instável também , somente quando ligo a antena , sem ela o transmissor como disse funciona muito bem.
    desde ja agradeço.

    • Olá Luciano, há um tempo atrás eu montei este transmissor, ficou muito estável e com boa qualidade de áudio depois de liga-lo a uma boa fonte de alimentação, porém não obtive mais que uns 200 metros de alcance, mas depois vim a descobrir que estava usando transistores paralelos “pirateados” de péssima qualidade. Comprei originais, mas ainda não substituí. Quanto ao seu problema, eu sugiro que não use um pedaço de fio como antena, isso traz instabilidade para esse tipo de circuito, use uma antena externa com cabo rg58 e bons conectores e refaça os ajustes, com certeza irá amenizar o problema. Abç.

      • ola clóvis obrigado pela resposta e vou fazer isso mesmo , porque o circuito esta bem montado inclusive eu confeccionei com placa de fibra de vidro , tudo certinho , é mesmo só este problema do resto esta perfeito . obrigado.

  3. hummm entendi e esse capacitor variável de 10k o certo é 10 pf ou 10k mesmo pois não estou achando ele alguém tem a descrição correta e um lugar aqui em são Paulo que eu possa achar pois nem na santa Efigênia consegui achar …e esse capacitor variável tem 3 terminais

    • Olá Israel Torres
      Essa foto que passou é de um trimpot!
      Pode ser qualquer trimmer cerâmico de mesmo valor!

      O Capacitor C5, tem valor de 1nF, 1n0 é como fica impresso no corpo de alguns modelos de capacitor!
      www1.shellkonto.se/icom2002/fmsandare/stationtransmitter/4/index.htm

      • Me perdoa meu amigo Toni, mas é como no projetinho do 2n2218, eu coloquei um trimmer ou CV, se o nome ta errado entao me ensinaram errado, mas eu nunca fiz curso, perdoa seu amigo.

        Bom, eu coloquei na busca do google CV e apareceu essa imagem, como imaginei que se supostamente pudesse substituir por está peça a peça padrao, ja que eu fiz o mesmo no projeto no 2n2218.

        abs.

      • Olá Israel
        Na foto o nome está correto, pois Trimpot é “Trimmer Potentiometer”
        O termo Trimmer (inglês) eletrônica, quer dizer algo ajustável que pose ser um resistor, capacitor ou indutor!
        Então em site em inglês, iremos ver Trimmer na Part List e pode ser qualquer um! O que diferencia são os desenhos!
        No Brasil, vemos falar em trimmer (Capacitor Variável) e trimpot (Resistor varivável).
        Dai de onde veio CV.
        Então o Trimmer capacitor ou capacitor variável é nada mais que um capacitor e o trimpot um resistor, sendo assim não podem ser colocados um no lugar do outro!
        Neste caso pode ser substituído pelos mesmo modelo que utilizou no TX de 2n2218, daqueles coloridos!
        2-3OpF – Verde
        4.5-7OpF – Marrom

        http://www.murata.com/products/catalog/pdf/t13e.pdf

        Preocupa não, vez por outra está eu aqui… Escrevendo Voltagem e outras fail…

        Abs!

      • Olá Toni tudo bem! gostaria sim! como podemos negociar? preciso de um aparelho potente para utilizar no meu sitio em Longa Distância uns 3 Watts ou mais Moro Perto de Muzambinho MG você pode me ajudar?Até entrei em contato com Israel Torres para montarmos o projeto mais não achamos peças agradeço o contato obrigado pela atenção de todos.

      • o amigo por favor gostaria que exclua meu emdereço de email e meus comentarios da qui por q nao estou comseguindo excluir pesquisei meu email no google e sai aqui nao quéro mais participar da comversa espéro que me ajude!

  4. qquero montar este transmisor para min usar ele na minha cidade tem astençao de 8km por 8km com 50.000 mil abitantes nao vou ter problema com as autoridade desde ja agradeço espero retorno OBRIGADO

  5. Bom gente, fiz tudo como manda o figurino mas não obtive o resultado esperado. O alcance do transmissor com antena externa não passou de uns 150 metros. Fiz de tudo, quebrei a cabeça mas não consegui ajustar o danado. Se alguém tiver alguma dica ou sugestão eu agradeço pois não sou técnico em eletrônica, sou apenas um hobista com pouco conhecimento e ainda não tenho os equipamentos próprios para realização testes neste tipo de projeto. Um abração a todos!

  6. Bom gente, terminei de montar este transmissor, ainda não fiz os testes com antena externa, mas a princípio funcionou beleza, ele é estável e tem boa qualidade de áudio, o BB139 eu não consegui encontrar mas substituí pelo BB405 e funcionou legal. O meu problema está sendo a fonte que produz um ronco incômodo, inclusive se alguém tiver um bom projeto de fonte e puder me passar por e-mail eu agradeço. Assim que eu acomodá-lo em em uma caixa e ligá-lo a uma antena externa postarei fotos e mais resultados.

  7. pessoal esse diodo é encontrado em 3×1 antigo, sabem aquele que tem toca-discos,fita e radio? Entao la mesmo, eu ja encontrei muitos para minhas montagens de transceptores para 40m

  8. Toni, bom dia!  Já montei um outro transmissor seu e deu certo, agora quero montar este tenho uma dúvida, ele é a Bateria ou Ligado na rede elétrica de Tensão de alimentação: 12-15V DC 0.5A. Pode ser um fonte de computador? 

    • Olá José Alberto Rodrigue
      Fonte de pc vai gerar oscilação nele, que pode ser remediada com um circuito de filtragem.
      Sugiro que ao fazer os primeiros testes, faça com um bateria @12 Volts e depois de sintonizado e ajustado utilize uma fonte filtrada!

  9. Ola Toni. Eu to com o mesmo problema do amigo ai, nao consigo acha esse diodo varicap, inclusive procurei tambem no ebay como voce disse e nao encontrei. Sera que nao teria algum equivalente? Pois segundo alguns vendedores esse diodo nao eh mais fabricado. Se alguem puder me ajuda fico muito agradecido, pois me interresei muito por esse projeto, ou se alguem tive um outro projeto tbm ajuda. Valeu.

  10. Quanto a antena, alguem tem algum esquema de montagem? E eu quero saber se alguem sabe de uma loja virtual onde eu possa comprar todos os componentes? Desde ja agradeço pela ajuda!!!

  11. Tony eu estou em apuros meu caro !
    No projeto pede um Capacitor Variável=1OK !
    Mas acho que não existe, vocês se equivocaram !
    Isso comprometeu meu projeto, tive grande prejuíjo !
    Me ajude meu caro !!!!

      • Olá, Toni, li tudo o que foi comentado sobre este transmissor, pois quero montar o circuito, depois faço um video sobre ele. 1) como você não montou, quero ter certeza que funciona! 2) no texto diz “Veja o desenho da antena” não achei o desenho! 3) Quero saber se você quer montar junto comigo para testarmos, eu compro os componentes… Você tem como montar a PCI? Eu te dou meu endereço e você manda a PCI pelo correio eu pago as despesas! Sei que tem muita gente que só critica e não ajuda em nada, eu não sou assim… vamos montar juntos?

      • o la toni eu queria  que voce  medesesce onde fica a entrada de audeo do transmisor fm de 3w com o transistotr 2n3553 porque eu ja montei o transmisor e o capacitor vr de 1o k d nao concequir encontrar pode subistituir ele por um tremmer de 1ok de 3 perna ou nao um abrasço toni e obrigado  pelo c..i do transmisor fm.  moro aqui em  B. H  valeu .

DEIXE UMA RESPOSTA