Circuito de amplificador de potência com tda2050 para 32 watts

571
77127
Circuito de amplificador de potência de áudio com tda2050 32 watts

O TDA 2050 consiste em um amplificador que pode fornecer potências até 36 Watts RMS e 50Watts IHF em cargas de 4 ohms quando
alimentado com tensão de 25 Volts.

Trata-se de um excelente circuito para aplicações domésticas de fácil construção.
Uma aplicação interessante consiste no seu uso em módulos para amplificar sinais de graves, médios e agudos separadamente, obtendo-se assim uma elevada potência final com alta qualidade.
Como som doméstico pode ser usado para construir um excelente amplificador para seu computador, mp3 , para reforço de  cd-players ou para DVDs.

Vídeo do protótipo montado pelo amigo Marcelo

Vídeo de uma unidade montada pelo amigo Walyson

Esquema do Amplificador com tda 2050

amplificador tda 2050 esquema 450x249 Circuito de amplificador de potência com tda2050 para 32 watts tda estéreo Circuitos Áudio

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do circuito – Download da placa em PDF

amplificador tda 2050 pcb Circuito de amplificador de potência com tda2050 para 32 watts tda estéreo Circuitos ÁudioOpção 1 PCB

amplificador tda 2050 pcb 1 Circuito de amplificador de potência com tda2050 para 32 watts tda estéreo Circuitos ÁudioOpção 2 PCB

Placa de circuito impresso layout do lado dos componentes clique para ampliar

amplificador tda 2050 layout 450x248 Circuito de amplificador de potência com tda2050 para 32 watts tda estéreo Circuitos Áudio

Lista de componente para montagem do amplificador com tda2050

Componente Valor
C1 2.2µF/35v
C2 100µF/35v
C3, C7 1000µF/35v
C4 22µF/25v
C5 100nF -> 104, 100nF, 0.1, .1, ou 100n
C6 0.47µF
IC1 tda2050
IN Conector – entrada de áudio
VCC Conector – fonte de alimentação
OUT conector – Saída de áudio
R1, R2, R3, R5 22k -Vermelho, Vermelho, Laranja, Ouro
R4 680 Ohms- Azul, Cinza, Marrom, Ouro
R6 2.2 Ohms- Vermelho, Vermelho, Ouro, Ouro

A fonte para esse circuito deve ser de 12 a 45 volts/ 2 amperes*

* Se for utilizar com fonte maior que 25V os eletrolítico devem ter tensão de trabalho 50V e se > 40 Volts devem ser de 63Volts!

Download dos Arquivos para essa montagem – Arquivos corrigidos

Download PDF

Tags dos usuários:
tda 2050, te1 tda2050, esquemas de amplificador caseiro com tda 12v, esquema amplificador de som 12v, amplificador de potencia caseiro, amplificador com tda2050, amplificador de áudio esquema electrico, amplificador com tda 2050, esquema de subwoofer, esquema eletrico amplificador de audio
Já está no Facebook então venha fazer parte do melhor grupo de eletrônica

Comentar via Facebook

571 COMENTÁRIOS

  1. eai cara! Pra que essa placa aceite 2 auto falantes, o que eu preciso acrescentar? Ou posso colocar os pares de cada falante em uma unica entrada?
    OBS: No meu caso, os meus falantes são ligados com aqueles cabos pretos e vermelhos.

  2. tem como mandar o esquema de como seria se fosse em uma placa perfurada.
    Se possível mandar o esquema detalhado, pois sou iniciante na área da eletronica.

  3. Toni, tem como me dizer onde que ligo os pinos do potenciometro. Voce disse:
    Pino 3 – GND
    Pino 2 – IN+
    Pino 1 – Sinal de áudio na entrada.

    onde seria esse “Sinal de áudio na entrada”

  4. Montei duas placas e uma fika quando liga fika estalamdo em uma velocidade crescente e para. O som funciona porem em baixa potência os estalos reaparecem junto a baixas frequências (graves)

  5. Na placa Single 2 o resistor R5 22K teria de estar conectado à trilha C7 1000uF, porém a trilha acaba no nada, sem nenhuma conexão, isto já foi corrigido? até mesmo na placa de circuito impresso layout do lado dos componentes isto é visível… Notei só quando fui colocar os componentes na placa para separar antes de soldar.

  6. Posso usar dois capacitores C1 em paralelo para que a entrada de áudio seja estéreo? Ou preciso fazer um circuito mono->stereo separado para isso? Obs.: Vou montar tudo em uma keg Heineken e usar um único alto falante.

  7. Toni na verdade eu liguei o amplificador sem alto falante primeiro. Depois é que eu iria conectar o alto falante para então ligar o amplificador. a caixa que vou usar é de um som, não sei exatamente quanto watts mas é bem potente.

  8. Ola,
    constatei que o resistor R6 de 2,2 R esquentou muito e saiu fumaça. e foi usado um de 2W. o trafo usado foi de 20v e 5A. não encontrei nada em curto. Toni o que pode ser isso?

  9. Olá Toni,

    montei esse circuito com o tda2050 e na hora que fui ligar, o resistor R6 de 2,2 ohms começou a sair fumaça. ao invés de 1w usei ele de 2w. o trafo usado foi de 20v. o que pode estar errado? usei todos os outros componentes corretamente. aguardo ajuda!

    • Voce usou plug de fonte ou soldo os fios direto na entrada? Quando eu usei o plug da fonte deu um curto que quase perdi o ci, ahe quando soldei os fios direto na entrada de positivo e terra,respectivamente, o amplificador ficou a funcionar legal.

      • Na entrada de alimentação eu usei aquele conector com dois parafusos para prender os fios, como lá em cima na imagem do circuito. E nessa entrada entra a alimentação de 20v de uma fonte propria que montei com um trafo de 20v e 5A. Quando eu vi que estava saindo uma fumaça eu desliguei a fonte rapido, encostei o dedo em alguns componentes e descobri que esse resistor estava pelando de quente.

      • PODE ser qie o resistor que voce comprou tenha vindo com defeito de fabrica da loja, se eu fosse voce eu trocava por um outro de igual valor pra ver se o problema continua

      • Pode ser também que aquele parafuso nao ta segurando os fios direito causando curto. Um conselho que dou a todo mundo, sempre que tendo usar plugs, borns, da errado, pode ser eu tambem mas, quando eu soldo direto na entrada fica perfeito, a energia passa perfeitamente. O problema e que as vezes a solda arrebenta conforme o uso,mas sempre soldo.

  10. Olá Toni estou com um defeito um pouco loko, depois de montar o esquema verifiquei para ver se tudo tava certo bem ligue e tocou por 3 segundos e depois foi ficando baixo até parar, desligue a fonte verifiquei de novo mas troquei o tda e fez a mesma coisa, é como se alguma coisa tivesse roubando energia ou algo assim e fiquei com algumas duvidas que não consegui tirar, o C1 é eletrolítico ou poliéster já que nos comentários tá de poliéster e no esquema eletrolítico, outra coisa o C1 meu é de 2,2uf  100v , outra coisa, o C6 o cara me vendeu com uma numeração que não entendi bem era de u47k250 eu até perguntei se era o mesmo e ele jurou que erae a fonte utilizada é de 12V 4A de trafo simples mas tenho certeza que lea é boa pois toco um radinho meu que fiz um dias atrás,  tenho certeza que fiz as trilhas certinha, até porque o trem funfa, um pouco mas funfa kkkk. enfin será que dá para ter uma ideia… agradeço desde já…

    • Olá Toni, eu só queria que você desconsiderasse meu comenta rio, já que consegui resolver o problema o capacitor eletrolítico de 22uf 25v estava com a capinha em volta dele solta o que fez eu colocar ele invertido… mas valeu pela atenção… e PS: o amp é muito legal, e recomendo… até mais…

  11. Olá Toni!!!!

    Seu conselho resolveu, dei uma revisão nos componentes… apesar de não encontrar problemas, percebi que não verifiquei o jack de entrada da energia, era justamente ele o problema.

    Porém!!! Apesar do som sair com ótima qualidade e corpo, está baixo. Não é sinal de entrada, usei o PC e também já tentei na saída de fone da caixa de som e subi até distorcer. Mesmo assim não aumenta.

    Medi a saída e chega no máximo em 100mA.

    Testei com falante de 30W 8 ohm e também com falante de 8W. Fraquinho mesmo.
    Fica mais baixo que a entrada, que está indo até 200mW.

    Tem mais algum conselho??

  12. Olá pessoal! Eu tinha postado uma dúvida mas deu algum problema e ela sumiu.

    Por tanto vou colocar de novo mas de forma bem resumida:

    Fiz este amplificador mas quando ligo ele está em curto e a fonte fica desarmando.
    Já verifiquei a placa e os componentes, não encontro nada em curto.
    Segui o esquema 3 vezes e não vejo diferença.
    Testei a entrada, saída e alimentação… nada em curto. O tda é novo e já estou no segundo.

    A fonte é 12v 4A.

    Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo?

DEIXE UMA RESPOSTA