LEDs sincronizados com áudio (com vídeo de demonstração)

153
45793

O que mais chama a atenção neste projeto é a facilidade com ele pode ser feito, sem gastar muito.
Circuito simples de 6 leds, que quando ligado a saída do amplificador os leds se ascendem em sincronismo com o áudio.

VUcomleds 450x366 LEDs sincronizados com áudio (com vídeo de demonstração) led Iluminação Dicas Desenho de esquemas Desenho circuito impresso Circuitos Áudio

Os diodos zener tem valor respectivamente 5v , 10v , 15v , 22v ; esses valores devem ser utilizados para amplificadores de alta potência acima de 100w, caso contrário eles não funcionarão, e os leds não ascenderão.

OBS:. Para circuitos de baixa potência os diodos zener recomendados devem ser respectivamente de 3v, 6v, 9v e 15v.

ESQUEMA VU LEDS1 450x441 LEDs sincronizados com áudio (com vídeo de demonstração) led Iluminação Dicas Desenho de esquemas Desenho circuito impresso Circuitos Áudio

Por favor após fazer a montagem e testá-lo me envie uma confirmação, e se for possível fotos e vídeos. Obrigado.

Layout

VUcomleds layout LEDs sincronizados com áudio (com vídeo de demonstração) led Iluminação Dicas Desenho de esquemas Desenho circuito impresso Circuitos Áudio

Vídeo com a demonstração do VU LEDs –  hhttp://eletronicaeasy.blogspot.com/2010/12/leds-sincronizado-com-audio-vu-led.html

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do circuito, em tamanho real da montagem.

Placa circuito impresso

contém o layout, silk-screen, sugestão para placa pcb.

Lista de Componentes :

  • 6 resistores de 1K
  • 6 leds
  • 1 Diodo 1N4002
  • 1 Diodo Zener de 5v
  • 1 Diodo Zener de 10v
  • 1 Diodo Zener de 15v
  • 1 Diodo Zener de 22v

VISITE MEU BLOG : http://eletronicaeasy.blogspot.com/

Tags dos usuários:
vu meter de 6 leds - esquema, como fazer vu simplis 4 leds, esquema vu meter, como fazer um vu de leds caseiro, Esquema de desenho do vu pra 6 leds, VU MITER COM LM3915N CASEIRO, esquema vu meter com ba6124, iluminação de leds som automotivo, jogo de leds vumetre esquema, Vu caseiro de leds stereo
Já está no Facebook então venha fazer parte do melhor grupo de eletrônica

Comentar via Facebook

153 COMENTÁRIOS

  1. Olá pessoal , queria saber se esse circuito pode ser usado como voltímetro , alterando -se a voltagem dos diodos zener. Seria necessária alguma mudança ?

  2. Eu tenho um amplificador de 500 wrms, fiz o vu com diodos de 5v, 10v, 15v, 22v e 30v, mas o problema é que eles só piscam quando o volume está demasiadamente alto, todos os led piscam. Então eu queria saber se tem algum risco de queimar os leds se eu colocar diodos de menor voltagem??

  3. Cara to com uma duvida aki eu fiz esse seu esquema deu certo agora eu estou fazendo outro com o tip31c , mas nesse meu eskema ele pisca com qualquer frequencia  queria saber como faço pra piscar so quando tiver grave nas musica
    mto agradecido 

  4. olá amigo adorei seu esquema de LED’s, so tnhu uma duvida como sei se a saída do amplificador é positiva ou negativa ou a ordem sdos fios na ligação n faz diferença??Desde ja obrigado

  5. Mais uma dúvida (de outro rádio que tenho aqui):
    O VU de LEDs desse outro rádio tem os CIs Sanyo LB1407.
    É possível alimentar estes CIs com 12v?, se eu ligar os fios correspondentes a alimentação do circuito em uma bateria de 12v, os LEDs deveriam acender??
    Um abraço

  6. Estou  querendo  implantar  esse circuito nas caixinhas do  meu pc mas  tenho duvida se  a potencia dela e o suficiente para o circuito funcionar blz! o que voce me sugere?

  7. amigo eu tenho um led daqueles q trocam de cor, mas para eles trocarem de cor eles tem q ficar ligados pelo menos uns 3 segundos, eu ligo ele na saída do amplificador e ele pisca de acordo com a batida, mas eu quero q ele permaneça aceso para ocorrer a troca de cor, tem como fazer isso? tipo usando capacitores ou algo do tipo

  8. Bom dia a todos

    Tenho um radio antigo aqui que está com as placas condenadas, então resolví dar vida nova a ele, adaptando um amplificador comprado no Deal Extreme.
    Já está tudo funcionando, menos o VU de LED, que é de três fios e não faço a menos ideia de como conectar esse VU ao amp adaptado.
    TrÊs fios
    O VU usa o chip BA6124 705 021, cnco leds por canal e era conectado à placa antiga por três fios.

    Alguma idéia, o amp é o mesmo da foto:

    [img]http://i00.i.aliimg.com/img/pb/023/024/410/410024023_932.jpg[/img]

    Possui uma entrada P2 e outra RCA LR no painel traseiro… …alguma idéia???

    Abraços.

  9. Ola Meu PArceiro blz a um tempo atraz eu fiz o seu eskema mto legal funciono bem , mas eu tenho uma duvida se eu quiser adicionar mais led? como faço abraçaoo vlw´s

  10. amigo tire outra duvida minha! a resistencia total desse circuito n iria influencia na impedancia total do alto falante? Pois meu circuito com tda7294 foi feito para 4ohms…
    tem risco de queimar o amp, se colocar esse circuito em paralelo com o alto falante?
    pois em paralelo a resistencia iria diminuir e super aquecer o amp!
    grato dês de jah! 

  11. amigo n intendi uma questão desse projeto! onde fika a saida do circuito para ligar o alto falante? ou o circuito fica em paralelo como alto falante?
    obrigado!

  12. Ola pesoal, eu quero fazer 4 VUs desses para ligar na “Pyramid Gold Series”
    ela tem 4 canais com 200 WATTS. eu posso ligar esse esquema sem perigo de queimar em volumes elevados, é que o som vai ate o 46 e as saidas rca é de 4volts e fica bem alto e corre perigo dos 4 6×9 queimar e eu tenho medo de gastar dinheiro sem nececidade !!!

  13. O meu não está dando certo quando eu aumento o volume queima o 1° e o terceiro led.
    E eu não encontrei o diodo zener de 5v, encontrei um de 5v1 tem algum problema? 

  14. A.JUNIOR MUITO OBRIGADO POR TER COMPARTILHADO ESTE PEQUENO CIRCUITO DE GRANDE FUNCIONALIDADE.
    MONTEI E FUNCIONOU MARAVILHOSAMENTE BEM,FICOU SHOW DE BOLA,MONTEI ELE JUNTO COM OUTRO PROJETO
    DIVULGADO AQUI NO SITE,O AMPLIFICADOR COM TDA 7294 MONTEI EM STEREO 180W FIZ DUAS UNIDADES DO SEU
    PROJETO E AO INVES DE COLOCAR LEDS COLORIDOS COLOQUEI LED AZUL DE ALTA LUMINÂNCIA,FICOU MUITO SHOW.
    SE FOR PERMITIDO COLOCAREI FOTOS OU VIDEO DOS MESMOS FUNCIONADO.
    MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO POR TER COMPARTILHADO SUAS IDEIAS.
    UM GRANDE ABRAÇO

  15. Parabéns, o circuito é bem simples, mas a explicação do funcionamento do circuito é 10!
    minha placa foi montada com resistores de 500ohm e com zeners de aproximadamente 3, 6, 9, 12 e 15V; deixando apenas o primeiro LED sem diodo.
    essa configuração é aplicado para no máximo 50W de saída, certo? que no meu caso, coloquei em um amplificador de 30Wrms. infelizmente instalei e esqueci de tirar fotos, mas ficou showw…
    abraços

  16. Caro Toni e a.Junior  me ajudem com o PCB de um tda 7297 e de um vumetro com an6884. Não entendo nada de eagle nem proteus pois sou mesmo leigo em electrónica. Já agora meu amplificador com tda2005 faz huumm e apanha radio . Que posso fazer? Obrigado 
    abraço . Vocês são os caras . 

    • Bom dia Adrifire.

      É muito mais simples do que parece ! 
      Vou lhe explicar utilizando o layout ! http://www.te1.com.br/2010/11/led/vucomleds-layout/

      Você deve fazer um furo na placa onde o cobre estiver ligado ao diodo 1N4002, do lado esquerdo do diodo (ao lado contrário de onde tem a faixa preta do diodo! ). Nesse furo solde um fio que deve ser ligado no positivo da saída de seu amplificador.

      O outro furo deve ser feito de modo que o fio que você irá soldar fique interligado com os diodos zener, também do lado contrário da faixa preta do diodo zener, o fio que você irá soldar neste furo deverá ser ligado no negativo na saída de seu amplificador.

      Espero que você tenha entendido agora ! Veja esta foto de um amigo que montou o VU de LEDs, pra ter uma noção de onde ficara os furos !

      http://senaimaringa.com.br/te1/P4140012.JPG

  17. pra ligar o esquema na saida, eu precisaria usar um canal, e não colocar um falante ? ou sejá, em um amplificador de 2 canais, um seria pra um falante e o outro para o esquema ?

    • Olá Andrei !

      Não precisa usar um canal só pro VU LEDs porque ele consome muito pouco, assim você deve ligar ele e o alto falante juntos na mesma saída de áudio (no mesmo canal).
      Qualquer dúvida só perguntar ! 

  18. boa noite, qual seria a fonte de energia desse esquema ? posso ligar na saida 5V de uma fonte atx ? ou posso usar pilhas, me de todos os detalhes possiveis das ligações, obrigado

    • Boa noite Andrei !
      Esse circuito não precisa de fonte ele só possui uma entrada, que você deve ligar no seu amplificador como se fosse um alto-falante, assim o seu amplificador já irá alimentá-lo ! Ou seja ligue-o em paralelo com o alto-falante.

  19. Amigo vc está de parabéns pelo o post e também pelo seu belo curriculun, estou tentando vestibular para engenharia eletrica tambem, é meu sonho, gosto muito de elétrica/eletrônica mais ainda não manjo o suficiente para desenvolver estes circuitos, e queria que se possível você me ajudasse, quero um circuito como esse, porém queria pra liga-lo em uma das saidas (q vai para as portas) do toca cd do carro, que no casso seria 22w rms, e também queria com 10 leds 1 verm. 2 amar. 3 azu. e 4 verdes pra tocarem de acordo com as batidas da musica(lembrando que o volume do toca cd vai de 0 a 50 mais tipo queria que quando tivesse no 40 já piscase o led vermelho pois só uso até o 40. então queria que me passasse o valor dos 9 diodo zener (só ficaria 1 led sem DZ) e das 10 resistências e o diodo comum. ficaria muito grato se me ajudasse!

    • Olá Ronan.
      Muito obrigado pelos elogios !
      Você quer dez LEDs ai fica difícil, monte duas placas dessas que você terá 12 LEDs!
      Monte com os diodos zener dos valores iguais ao do circuito -> http://www.te1.com.br/2010/11/led/esquema-vu-leds-2/
      Ai pra dar certo o sincronismo dos LEDs direitinho, ligue fios na placa ao invés dos LEDs podem ser fios bem finos mesmo, e depois você liga os fios no LED assim você terá mobilidade, para os LEDs não ficarem largados, de um jeito de encaixá-los em algum lugar, use sua criatividade!
      Ah e o valor das resistências é o mesmo 1k para cada LED !
      Abraço! Boa sorte no projeto !

    • Olá Jose de Martiz.

      Se você quiser que todos fiquem sincronizados, fica meio difícil, mas não impossível, você pode soldar fios na placa ao invés dos LEDs e depois soldar os fios nos LEDs, assim você terá mobilidade na hora de montar o LEDs, por exemplo numa placa de acrílico você pode mudar de lugar os LEDs colocando-os na sequência de sua sincronização,você também pode mudar o valor dos diodos zener segundo o seu amplificador para aumentar o desempenho.

      Para 18 LEDs terão que ser montadas 3 placas.

      Mas, não se esqueça de utilizar os diodos zener de acordo com a potência de sua amplificador !!!

      Boa sorte!

  20. Toni e A. Junior tenho um tda 7297 e gostaria de fazer um amplificador mas nao encontro o pcb nem a lista de material .. me poderiam ajudar?
    é para usar como fonte a fonte de pc retificada para 13.8 para quando quiser poder levar e ligar no carro.

  21. Mês passado perguntei sobre a potencia dos diodos zeners, mas aqui onde moro não encontro diodos de menos de 10v. Na internet encontri diodos com a seguinte especificação: Diodo Zenner 1N 746 / 1N 5226 3V3 1/2W. Esse diodo é de 3,3v ou 33v? Sabendo isso posso finalmente montar meu circuito.

      • Olá Jadson.

        3V3 = 3,3 volts
        1k1 = 1100 ohms, 1k8= 1800 ohms,

        o resistor a ser utilizado deve ser de 1k =1000 ohms e a potência de 1/8’W deve ser suficiente.

        Espero ter tirado suas dúvidas !
        Boa sorte na montagem !

  22. Olá A. Junior, estou implementando um amplificador de 20 W e vi a sua sugestão para projetos com baixa potência:
    9v      .   .  .    led          .. 1k6v      .   .  .    led          .. 1k6v      .    .  .   led            ..1k3v      .    .    .  led           ..1ksem diodo . led            ..1ksem diodo. .led            ..1k

    O que eu gostaria de saber é qual a potência dos zeners, pois existem várias para um a mesma faixa de tensão. Obrigado e desculpe se eu estiver falando bobagem, estou começando nesta área agora.

    • Olá Cleverton.

      E aconselho montar desse jeito. Já em relação a potência dos diodos, quando eu montei um pra mim, só cheguei na loja e falei a tensão e o cara me deu, e funcionou legal.

      9v      .   .  .    led          .. 1k
      6v      .   .  .    led          .. 1k
      6v      .    .  .   led            ..1k
      3v      .    .    .  led           ..1k
      sem diodo . led            ..1k
      sem diodo. .led            ..1k

      BOA SORTE NA MONTAGEM !! QUALQUER PROBLEMA E DÚVIDAS É SÓ PERGUNTAR !!

  23. ola amigos,esse circuito e muito legal mesmo,vou fazer dois amplificadores um de 10 e outro de 20 w,e com certeza vou fazer esse circuito,ele e melhor do que aquele circuito com o tip 31 porque o mesmo tem que ser ligado em energia.

    • Boa Tarde

      Com certeza esse circuito é um dos mais simples de VU que existem, mas faça as seguintes adaptações não use o diodo de 15v pois ele não conduz com tal potência. Uma sugestão é montar da seguinte forma :

      9v      .   .  .    led          .. 1k
      6v      .   .  .    led          .. 1k
      6v      .    .  .   led            ..1k
      3v      .    .    .  led           ..1k
      sem diodo . led            ..1k
      sem diodo. .led            ..1k
       
      Monte o circuito nesta ordem tomando como base layout. 

      Boa sorte, siga as recomendações que você terá um ótimo efeito de luzes 

      visite meu blog: http://eletronicaeasy.blogspot.com/

       

  24. A. Junior, gostei muito do sequencial de led´s, estou precisando de um esquema eletrônico de montagem de um link de áudio em frequencias de 450 mhz ou 950 mhz, preciso dos circuitos de transmissor (tx) e do recpetor (rx), se tiver algum custo não têm problema. Aguardo resposta, sem mais Antonio Carlos. Meu email e ac.lan@hotmail.com.

  25. CARA GOSTEI DESSE CICUITO MAS GOSTARIA DE COLOCALO NAS MINHAS CAIXINHAS DE SOM DO PC SO Q ELAS NÃO TEM 5 WATTS COMO FASSO ESSA MODIFICAÇÃO
    POR FAVOR ME AJUDE

    • Olá Lucas

      Então o modo mais simples é você desconsiderar os diodos zener, e fazer uma ponte direto para os LEDs, entendeu? só liga o diodo retificador, os resistores e os LEDs. O VU não irá funcionar sequencialmente, mas os LEDs irão ascender conforme o áudio. Não posso garantir que ele irá funcionar com tal potência, mais as chances são boas.

      Boa sorte. Visite meu blog http://eletronicaeasy.blogspot.com/ 
      lá você encontrará este circuito e o processo para fazer a placa pcb.

  26. Procurei por muito tempo esse projeto, só achei aqui. Exelente site. Sobre o projeto, eu construí uma caixa de som com um amplificador de uma caixa de som de computador mesmo e gostaria de fazer esse circuito com mais leds pelo menos o dobro, tem como fazer? E sobre a potencia, qual devo escolher ( sobre os diodos zener)? Desde já agradeço.

    • Boa tarde Jadson 

      Valeu pelos elogios. Um jeito simples de aumentar o número de LEDs é fazendo duas placas, assim dobrando a quantidade, e você evita perder o tempo de fazer outro desenho pcb. Já em relação aos diodos zener, talvez o diodo de 3v até pode ser utilizado, tente usar diodos de 1v, 2v, até 3v, pois uma caixa de som normal de computador não tem potência suficiente para valores maiores, ou se você preferir e é certeza que funciona nem use os diodos zener faça uma ponte para os LEDs e os ligue direto, como nos dois últimos, mas se você optar por não usar os diodos zener todos os LEDs acenderam ao mesmo instante, desse jeito mais simples ao menos você não terá dor de cabeça com os diodos zener e pode confiar vai dar um bom efeito visual mesmo assim.

      Boa sorte na montagem. Qualquer dúvida é só perguntar e se tudo der certo me avise mande fotos e videos se possível.

      Visite meu blog !
      http://eletronicaeasy.blogspot.com/

      • Obrigado pela ajuda, mas ainda assim gostaria de ter os leds “sequenciais” mas não encontro na internet uma loja que venda diodos zener de 1, 2, e 3v, poderia me indicar uma? E sobre a placa de circuito impresso onde posso encontrar kits para fazê-las? Aguardo respostas.

      • De nada. Então Jadson dificilmente você encontrará esses diodos zener na internet, você teria que ir a até uma loja especializada em componentes eletrônicos mesmo, e o problema é que não posso garantir o funcionamento com esses diodos com uma cx de som simples de pc, já testei sem diodo e ficou legal.
        neste link do site você encontrará : método caseiro para desenhar na placa. 

        http://www.te1.com.br/2009/10/tutorial-placa-circuito-impresso/

        e também aprovo este método parecido que explica até melhor, que acabei de postar em meu blog :
        http://eletronicaeasy.blogspot.com/2011/01/fazendo-placas-de-circuito-impresso-com.html

        Já em relação aos kits existem muitos na internet é só procurar. Não confio em comprar nada pela internet vou pessoalmente na loja e compro e as vezes é até mais econômico.

        Espero ter tirado sua dúvida. Qualquer coisa é só perguntar.

  27. óla toni, eu estava precisando de um progeto, eu tenho umas luz de natal que tem umas par de queimada. Voce tem algum progeto aí pra mim testar elas.E daquela pisca-pisca simples.

    • Valeu carlos muito obrigado, estou começando agora aqui no blog. Pretendo publicar mais projetos assim que tiver tempo.
      Boa sorte, tenho certeza que com essa vontade seu projeto vai longe. Me mande suas fotos assim que terminar que eu publico no artigo.
        

DEIXE UMA RESPOSTA