FONTE SIMÉTRICA 12V REGULADA POR INTEGRADO

65
3976

As séries de integrados reguladores de tensão 78XX e 79XX suportam consumos de 1A no máximo com dissipador. Essas series são utilizadas para obter diversas tensões reguladas.

Para mais informações consulte o datasheet.
http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/L/M/7/8/LM78XX.shtml [78XX]

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/7/9/X/X/79XX.shtml [79XX

fonte simetrica 12v FONTE SIMÉTRICA 12V REGULADA POR INTEGRADO Fontes Dicas Desenho de esquemas Circuitos

fonte simetrica 12 pcb FONTE SIMÉTRICA 12V REGULADA POR INTEGRADO Fontes Dicas Desenho de esquemas Circuitos

A fonte simétrica 12v é bem simples, os diodos são os retificadores, os capacitores servem de
filtro. O regulador 7812 é um regulador de tensão positiva, e o 7912 é um regulador de tensão negativa.Sendo assim temos uma fonte simétrica +12(+VCC) , 0(GND) , -12(-VCC).

“OBS:. Deve se ligar em J1 e J3 as saídas do transformador, e em J2 o center-tap( é obtido por criar-se um ponto no meio do enrolamento do secundário do ‘trafo’). Resumindo o transformador deve ser simétrico.”

COMPONENTES DESCRIÇÃO
IN, OUT Conectores de 3 entradas
D1,D2,D3,D4 1N4001
R1,R2 10K ohms 5%
C1,C2 1000uf/25V (Eletrolítico)
C3,C4 100nf (Poliéster)
REGULADOR POSITIVO LM7812
REGULADOR NEGATIVO LM7912
TRANSFORMADOR 12V/1A (12W)
Outros Placa, Solda, Dissipador de calor para os reguladores, etc.

“Download do esquema, layout e sugestão para placa PCB em pdf “:

http://www.4shared.com/file/dxWQ72BO/FONTE_SIMTRICA_12V.html <-

*Visite meu blog: http://eletronicaeasy.blogspot.com/*

Tags dos usuários:
tipos de diodos Para radio controle esquema, fonte simetrica para que serve, como fazer uma fonte 12v com transformador, Fonte simetrica com 7812 e 7912, fonte simétrica com tensao 13 estabilizada, esquemas de fontes de 12v, esquema fonte 127 9v, esquema como fazer uma fonte automotiva, esquema como aumentar 12v para uma tensão maior, como ligar diodos numa fonte cimetrica

65 COMENTÁRIOS

  1. Fala Toni, gostaria da sua ajuda ! estou querendo um esquema para ligar um farol auxiliar no meu caro, pois o que eu tenho aqui e de 24V dc, tenho procurado ckt’s como dobrador de tensão, inversor etc. em um momento falei “encontrei minha solução” neste post ! hashas. porém vi que para este ckt  eu necessito de um trafo.  Bom vc teria um ckt no qual possa me ajudar, que fosse acessível “simples”, mesmo que não seja de 12v dc para 24dc ou possa até ser +12 -12v dc.

    Dados farol
    led : 24V   ~ 0.45A  para ligar em 12 V dc. 

    Thanks !

                    

  2. olá tone blza cara preciso encontrar livros q fale sobre valvulas como medir tensao ganho essas coisas bem didaticos  e tambem quero fazer um magnetizador com duas bobinas  para  magnetizar barras de imãs qual  os valores das bobinas   e dos capacitores  eletroliticos  da uma dica ai tone abraço

    • voce presisa mandar enrolar um transformador com esta caracteristicas se não eu acho meu impossivel a não ser que alguem tenha este projeto

  3. se eu usar um trafo de 12+12 de 100mA essa fonte simetrica serviriaa para esse filtro passa baixa com o ca3410 http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/817-10-filtros-passa-baixas-art106?showall=&start=3 nao acho que esse filtro consuma 1A…

  4. Boa tarde à todos:
    Bem, eu preciso de um esquema para converter uma fonte de 15V em uma fonte de 12V = 1.5A, em outro caso poderia ser um esquema de uma fonte de 12V = 1.5A, se hà esta possíbilidade agradeço ao melhor técnico em eletrônica na área.
    Obrigado à odos.

    • você deve procurar a revista Saber eletronica no Google e ai voce vai ter muitos projetos de fonte estabilizada e regulada tambem temos a eletronica pt, http://www.eletronica.com temos tudo la também e estes sites são gratis fornecido para ajuda aos técnicos em eletronica do mundo todo ok presisando estamos ai.

  5. Primeiramente obrigado por disponibilizar o circuito. Eu preciso de uma alimentação +5 0 -5 sei que preciso usar os CI’s 7805 e 7905, gostaria de saber se posso utilizar um transformador de 9v 0 9v na entrada ?

  6. Olá Toni fiz um esquema de uma fonte com saida de 12 v no multisim 11. Gostaria de saber se posso mandar por email pra vc dá uma olhada no mesmo e opinar. Ou ainda o messenger. Vlw 

    Até mais.

  7. Olá! Pessoal tô precisando de uma ajudinha.

    No caso eu queria saber se alguém de vcs tem o esquema de um circuito retificador de onda completa simétrico no multisim ou desenhado. Eu não sei mexer muito no multisim e preciso simular um desse com a saída regulável de 0 a 12v. Tenso. 

  8. 0la junio eu gostaria que vc me mande uma dica sobre um aparelho da marca painner mod vsx d1s que quando ligo o tr de saida queima o que podem ser este poblema sera que podem ser o ic do amplicador de pótencia ou etc espero que este poblema seja resouvido caro colega estou aguardando a sua resposta mais rapitor possivel amigo bertioga 16/01 012 santos s p

    • Eu já fiz desse dobrador, acho que vai resolver seu problema, ele vai passar seu trafo para simetrico e ainda vai aumentar a voltagem, eu fiz teste em dois trafos e eles aumentaram uns 60%, creio que esse seu de 17v vai passar para uns 27-0-27v, se vc for montar um amplificador com tda7294 acho que nao tem problema ser 27-0-27v. Espero ter ajudado.

  9. quero duas linhas 12 v tem como
    ex:
    l————————–12v
    ———-l
    l—————————-12v
    —————————————GND

    tem como faser isto

    • Bom dia Juliano !
      Se você quer esse tipo de saída
      –> +12v
      –> GND
      –> -12V
      É este circuito mesmo, com cargas até um 1A.

      Agora se você estiver se referindo a duas saídas de 12V positivas individuais! Fica meio difícil ! ..rs 

      • nao cara quero saber domo dividit um mesmo fio vo da um esemplo

        l—————+12v
        +24———-l
        l—————-+12v
        GND——————————–
        assim o

      • cara se fazer dois esquema desses de 12v e liga em serie acho q daria esse 24v que vç quer e teria os12va amperagem aumentaria espero que possa ajuda? se tiver errado por favor alguem mim cirrija um abraço…

      • Olá Janderson.
        Não é recomendável a ligação de duas fontes em paralelo, meu conselho é nunca fazer isso.

        Cara não to entendendo o seu esquema ainda, você quer dividir um fio com potencial 24volts em dois com 12volts é isso ?

        Ou se você estiver querendo tirar 12v duas vezes do mesmo ponto da fonte! É só ligar outro fio junto!

        Agora se você estiver querendo transformar uma fonte assimétrica ou seja 
        +12v
        GND
        em simétrica 
        +12
        -12v
        GND
        Não dá pra fazer isso !

  10. ola junior sera que posso usa esse esquema com varios capasitor para que a amperagem do circuito aumente queria montar um com 150amperes si tiver algum circuito mim mande um abraço janderson saj BA..

  11. Olá A. Junior, tenho uma dúvida no transformador a ser usado neste projeto. Na observação diz que “deve se ligar em J1 e J3 as saídas do transformador, e em J2 o center-tap”. Então o transformador deve ser 12V – 12V /1A? Ou seja, com tap central?
    Obrigado.

    • Olá Cleverton.

      O transformador deve ser simétrico sim! 12+12/1A, mas pode ser de menor potência, se você for usar no filtro, pode ser de 300mA mesmo, mas é sempre bom usar um transformador maior, pois se você precisar utilizar um cooler no seu amplificador você pode alimentá-lo com essa fonte também, lembrando que essa fonte deve ser usada para consumo máximo de 1A, e dependendo do aquecimento os reguladores precisarão de dissipador de calor.

      Boa sorte no projeto!

  12. Oi eu tenho uma duvida é tenho certeza que voçês podem tirar. Eo o seguinte eu tenho uma caixinha de som alimentada por 2 baterias em paralelo, cada uma com 3,7 volts 630 mAh. É eu tava afim de ligar mais duas em paralelo, para dar maior autonomia. As baterias tem a mesma voltagem mais a amperagem diferente uma tem 2800 mAh e a outra 950mAh. A minha duvida é se pode dar problema na caixinha ou nas baterias?

    • Boa tarde

      Neste caso as baterias a serem ligadas a mais devem se estar em paralelo com as já instaladas. Como estas baterias são de mesma tensão o que irá mudar será a maior potência fornecida pelas mesmas para a cx. de som, mas se as baterias antes instaladas já forem especificas para a cx. de som não haverá muita diferença na potência do áudio. Se as baterias forem ligadas corretamente dificilmente algo irá dar problema!

  13. ola toni blz sem um pouco de eletronica mais queria me aprofundar um pouco mais na eletronica e se fosse possivel poderia me enviar programas ou tutorias sobre eletronica desde ja agradeco e parabens pelo site muito bom mesmo valeu toni.

  14. Olá Toni, não consegui me cadastrar em seu Blog, está dando erro no nome de usuário. Mas quero te perguntar se vc tem alguma fonte simétrica que me atenda para utilizar com o amplificador http://www.te1.com.br/2009/10/circuito-amplificador-lm3886/ e também com http://www.te1.com.br/2009/01/amplificador-potencia-audio-com-tda7294-80w/ pretento ligar no som do carro, teria como inserir um “remoto” nesses amplificadores? Abraço, e parabenizo pelo seu empenho e exelente trabalho que vem realizando com este Blog. Que a Paz de Jesus Cristo seja com você e seus familiares.

  15. Boas..
    eu procuro um esquema o mais simples possivel pois sou mesmo noob para alterar uma fonte de pc para usar como alimentaçao de um amplificador de 2x20w (dois tda 2005)
    Caro A. Junior pode me ajudar?
    ja li varios tutoriais e muitos dizem que queimam peças outras que nao funcionou por outros motivos… e os que funcionam sao mais complicados para mim..

    Abraço.

    • Tem este projeto do site: 

      http://www.te1.com.br/2008/12/modificar-fonte-atx-para-obter-fonte-de-alta-corrente-de-137-volts/

      Como a fonte atx já possui inúmeros filtros, e é bem estabilizada. Acho que você até poderia ligar o seu amplificador direto nela. Mas tome como precaução colocar um fusível para proteção antes do amplificador. Os fios a serem utilizados deverão ser amarelo + , e o azul – . Mas se você preferir com maior tensão de entrada, maior será o ganho do amplificador, e como ele suporta até 18V, sugiro montar o circuitinho antes de ligar no ampl.

      Resumindo pode usar a fonte atx sim. De uma lida no artigo de fonte atx no site. Vai te ajudar bastante.

      Espero ter ajudado

      Abraço. Bom fim de ano.

DEIXE UMA RESPOSTA