Usando o lnbf multiponto e splitter – uma antena e vários receptores

377
114589

Essa é um interessante modo de se utilizar a antena parabólica, compartilhando a mesma antena em ponto adicionais, bastando pra isso ter um Lnbf multiponto para banda C, splitter de alta frequência (divisor de alta ou chave de alta) e receptores adicionais. Desse modo pode compartilhar o sinal da antena para diversos pontos da casa, como uma na sala e outra no quarto, sem precisar de outra antena, também ser utilizado pra dividir o sinal com receptores digitais de analógicos.

Outro modo de se utilizar essa configuração é compartilhar sua antena parabólica com os vizinhos (desde que sejam bons vizinhos), desse modo fica bem mais barato tanto a implementação quanto a manutenção posterior.

antena lnbf 450x337 Usando o lnbf multiponto e splitter   uma antena e vários receptores Tutorial Transmissores e RF parabólica Notícias Dicas
Esquema de ligação dos receptores
Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Os divisores (splitters) de alta frequência utilizados em parabólicas mais encontrado no mercado são 1×2 e 1×4, mais dá pra fazer combinação entre eles e conseguir aumentar as saídas. Na imagem abaixo temos o exemplo de um divisor desses.

divisor alta lnbf multiponto.1x4 350x203 Usando o lnbf multiponto e splitter   uma antena e vários receptores Tutorial Transmissores e RF parabólica Notícias Dicas
Aspecto de um divisor de alta frequência 900-2400MHZ 1×4 da marca Conectech,


Repare na indicação DC PASS, isso indica que a energia proveniente do receptor vai passar pelas 4 portas, assim o LNBF sempre será alimentado. Também as portas de saída são isoladas entre si, para não ocorrer interferência entre os receptores. Vale lembrar que toda conexão adicional vai implicar me perdas de sinal por inserção.

divisor alta lnbf multiponto 2x1 Usando o lnbf multiponto e splitter   uma antena e vários receptores Tutorial Transmissores e RF parabólica Notícias Dicas
Aspecto de um divisor de alta frequência 900-2400MHZ 1×2 da marca Conectech

Para utilizar esse esquema todos os receptores devem ser compatíveis com Lnbf multiponto, é só dar uma olhada no manual e ver se é compatível e também como proceder para configurá-lo com multiponto. Alguns como o visiontec vt-1000 analógico, basta selecionar uma função pelo controle, no caso desse vt-1000, pressione 93 vai aparecer L­­­­­­­­­= no display e ele automaticamente vai acrescentar 600MHZ na frequência dos canais, para finalizar pressione store. Em alguns receptores erá necessário programar os canais verticais acrescentado 600MHZ na frequência desse canal. Só lembrando que o receptor tem de ser compatível com lnbf multiponto.

No caso de receptores digitais, em modelos mais atualizados basta mudar nas configurações para LNB multiponto, ou selecionar a frequência do lnb para 5150-5750, ou em muitos caso quando o receptor não aceita esta configuração. Também é possível adicionar dois satélites (um com os canais horizontais e outro com os verticais). Em um você configura a frequência do LNB na horizontal em 5150 no da vertical em 5750.

amplificador linha parabolica Usando o lnbf multiponto e splitter   uma antena e vários receptores Tutorial Transmissores e RF parabólica Notícias Dicas
Aspecto de um amplificador de linha para alta frequência 900-2250 MHZ da marca Proelectronic

Em alguns casos onde a distância entre a antena  e o receptor for maior, pode ser necessário um amplificador de linha para compensar as perdas de sinal no cabo, por falar em cabo sempre prefira cabo rf RG – 06 as perdas são menores.
Saiba como compartilhar sua antena de TV terrestre com a Parabólica Utilizando um Diplexer.

Se interessa por Antenas Parabólicas não deixe de ver nossos outros artigos sobre o assunto!

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

Já está no Facebook então venha fazer parte do melhor grupo de eletrônica

Comentar via Facebook

377 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA