Usando o lnbf multiponto e splitter – uma mesma antena e vários receptores compartilhe sua antena com os vizinhos

Essa é um interessante modo de se utilizar a antena parabólica, compartilhando a mesma antena em ponto adicionais, bastando pra isso ter um Lnbf multiponto para banda C, splitter de alta frequência (divisor de alta) e receptores adicionais. Desse modo pode compartilhar o sinal da antena para diversos pontos da casa, como uma na sala e outra no quarto, sem precisar de outra antena, também ser utilizado pra dividir o sinal com receptores digitais de analógicos.

Outro modo de se utilizar essa configuração é compartilhar sua antena parabólica com os vizinhos (desde que sejam bons vizinhos), desse modo fica bem mais barato tanto a implementação quanto a manutenção posterior.

antena lnbf 450x337 Usando o lnbf multiponto e splitter   uma mesma antena e vários receptores compartilhe sua antena com os vizinhos Tutorial Transmissores e RF parabólica Notícias Dicas Antena

Esquema de ligação dos receptores

Os divisores (splitters) de alta frequência utilizados em parabólicas mais encontrado no mercado são 1×2 e 1×4, mais dá pra fazer combinação entre eles e conseguir aumentar as saídas. Na imagem abaixo temos o exemplo de um divisor desses.


divisor alta lnbf multiponto.1x4 450x261 Usando o lnbf multiponto e splitter   uma mesma antena e vários receptores compartilhe sua antena com os vizinhos Tutorial Transmissores e RF parabólica Notícias Dicas Antena

Aspecto de um divisor de alta frequência 900-2400MHZ 1×4 da marca Conectech,

Repare na indicação DC PASS, isso indica que a energia proveniente do receptor vai passar pelas 4 portas, assim o LNBF sempre será alimentado. Também as portas de saída são isoladas entre si, para não ocorrer interferência entre os receptores. Vale lembrar que toda conexão adicional vai implicar me perdas de sinal por inserção.

Aspecto de um divisor de alta frequência 900-2400MHZ 1×2 da marca Conectech

Para utilizar esse esquema todos os receptores devem ser compatíveis com Lnbf multiponto, é só dar uma olhada no manual e ver se é compatível e também como proceder para configurá-lo com multiponto. Alguns como o visiontec vt-1000 analógico, basta selecionar uma função pelo controle, no caso desse vt-1000, pressione 93 vai aparecer L­­­­­­­­­= no display e ele automaticamente vai acrescentar 600MHZ na frequência dos canais, para finalizar pressione store. Em alguns receptores erá necessário programar os canais verticais acrescentado 600MHZ na frequência desse canal. Só lembrando que o receptor tem de ser compatível com lnbf multiponto.

No caso de receptores digitais, em modelos mais atualizados basta mudar nas configurações para LNB multiponto, ou selecionar a frequência do lnb para 5150-5750, ou em muitos caso quando o receptor não aceita esta configuração. Também é possível adicionar dois satélites (um com os canais horizontais e outro com os verticais). Em um você configura a frequência do LNB na horizontal em 5150 no da vertical em 5750.

Em alguns casos onde a distância entre a antena  e o receptor for maior, pode ser necessário um amplificador de linha para compensar as perdas de sinal no cabo, por falar em cabo sempre prefira cabo rf RG – 06 as perdas são menores.

Aspecto de um amplificador de linha para alta frequência 900-2250 MHZ da marca Proelectronic

Quem quer comprar lnbf multiponto mais barato um local interessante é a GrandeEletro, principalmente pra quem mora longe dos grandes centros, pois o frete na modalidade PAC é bem em conta, além de ser uma loja segura!

Saiba como compartilhar sua antena de TV terrestre com a Parabólica Utilizando um Diplexer.

Se interessa por Antenas Parabólicas não deixe de ver nossos outros artigos sobre o assunto!

 

Tags dos usuários:
usar antena via embratel com ponto adicional, link transmissor lnb receptor sky azbox amplificador, receptor edivisor, divisor de antena parabolica para duas televisao, Lnb multiponto esquema de estação, Para que serve o sPritter, peça para divisão de antena, tenho multiponto sky posso colocar em duas casas, porque quando ligo duas tvs em um recptor deliga o recpitor sozinho, qual a difereca entre o lnbf da midia box e o lnbf da century br2014

Comentar via Facebook



Sobre o autor desse artigo

Este artigo foi escrito por Toni em 21 janeiro 2011 .
Sobre o autor: Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Site do autor

tem 620 Artigos nesse blog.
Seja um autor também e compartilhe seus conhecimentos, saiba como aqui.

Salve nos favoritos e compartilhe nas rede sociais

323 Comentários

  1. Oldri

    Prezado Toni, vou instalar uma antena Ku com o Lnb Carona Pb-d22 Lnb Premium Box (2+2)  e ligar 5 receptores em minha residencia. Você saberia me informar se utilizando um Diseq >divisor de alta frequência, nesta sequencia, funcionaria sem problemas? Ainda não adquiri os receptores, estes poderiam ser os comuns ou teriam que ser compatíveis com multiponto? Obrigado 

  2. diego

    Ola toni tenho uma sky livre 60cm liga em uma tv da sala mas gostaria de saber de posso ligar mais um outro receptor na mesma antena para outra tv e qual seria o mais adequado.

  3. THIAGO SILVA

    Olá! Gostaria de saber se é possível instalar 12 pontos em uma mesma antena SKY livre?

  4. Marcos

    Ola tony, uma duvida.

    Em casa tenho os seguintes itens:

    antena OI TV com LNBF MULTIPONTO com uma saida apenas dourada que serve para 4 pontos.
    antena claro TV.

    Preciso utilizar um cabo apenas faz uma sequencia do quarto para sala. quais itens utilizo? No quarto que é o primeiro preciso instalar o decoder da claro tv, e depois no final utilizar o decoder oi TV.

    Fiz uma ligação normal de um cabo em cada antena, e na caixa de distribuicao coloquei uma chave diseqc. A partir dai segue só um cabo, quando chega no quarto coloquei um divisor, sendo que liga um no aparelho e outro segue na sala para outro aparelho.

    Porem o aparelho da OI (sagemcom dsi 83) as vezes se perde e para de receber sinal. O da claro opera normalmente porque consigo configurar a chave porta do diseq.

  5. Eudes

    Olá Toni!

    É possível adaptar as parabólicas pré pagas (também chamadas livres) para multipontos?

  6. sandro

    ola bom dia eu gostaria de saber se eu instalar um distribuidor de alta frequencia no star  one c2 ele vai funcionar ou preciso trocar o lnb pois quero ligar mais dois pontos ,muito obrigado 

  7. Felipe Marcondes

    Olá Tony, boa tarde.
    Instalei Sky HD TV lá em casa esta semana, o pacote SKY MIX HD.
    Este pacote vem com 2 pontos adicionais.
    A antena sky instalada lá em casa vem com um LNB Duplo, um cabo sai para a sala e o outro cabo sai para o Quarto 1.
    Bom, minha intenção era levar até o Quarto 2 um cabeamento para que quando necessite ver tv no quarto 2 seria só levar o receptor da sala, por exemplo, até o quarto.
    Comprei um divisor de frequência 5-2400 e mais um cabo RG06. Fui até o Quarto 1 (que já esta instalado um dos recptores) e coloquei o input do divisor de frequencia ligado no cabo, e as outras duas saidas do divisor, uma permanece no quarto 1 e a outra levei para o quarto 2.  Peguei o receptor da sala e levei ate o quarto 2 para testar o funcionamento. Percebi que quando o quarto 2 funcionava todos os canais, o quarto 1 pegava só os canais em HD, e vice versa acontecia também.

    Sabe como posso fazer para quepegue normalmente os canais tanto no quarto 1 quando no quarto 2?
    pensei em trocar o divisor de frequencia para 5-2500, oq acha?

    Obrigado e abs.

    • Olá Felipe
      Deixa ver se entendi, são 3 receptores?

      • Felipe Marcondes

        Desculpe, me expressei errado. Somente 1 ponto adicional. São 2 receptores.
        minha intenção é puxar um terceiro ponto para o quarto 2, e quando foi usar nele, levar o receptor da sala pra lá.

      • Olá Felipe
        Pode utilizar um extensor de controle remoto e nem precisará de remover o decoder do lugar… O que pode com o tempo prejudicar o funcionamento.
        Se preferir fazer, utilize um divisor de alta do tipo DC-PASS pode ser de 900 a 2400MHz.
        Se irá utilizar de vez em quando o receptor da sala no quarto, então é o cabo deste que deve ser compartilhado.

  8. itamar

    Bom dia!

    Srs, Como faço a ligação de uma antena tipo sky com um receptor para quinze televisões e para mudar de canais com a tv sem receptor

  9. Jotabb Zika

    ola tony tenho um pequeno problema. Nao sei muito sobre antenas. Mas eu tenho uma parabolica century com um receptor br2014, e coloquei um plug divisor em forma de “T” que liga os dois receptores na antena, mais no receptor secundario nao pega a maioria dos canais. O que eu tenho que fazer para que pegue todos os canais? aaa o segundo receptor é o br2014s!!! Muito Obrigado….

  10. Luiz antonio

    Oi Toni….estou com uma dúvida….tenho uma parabólica multiponto….e um receptor visiontec 1000 e um lemon amb american bird ( conversor digital hd terrestre + hd satélite combo-box) que ganhei ….posso usar estes dois aparelhos em uma só tv de tubo para captar os canais analógicos (vt1000) e os canais digitais (lemon amb) , com um divisor de frequência 955-2050 mhz ( in=entrada da parabólica….out 1=visiontec e out 2=lemon)….satélite apontado para o star one c2…..funciona ?….desde já obrigado pela resposta que você possa me dar….Luiz

  11. johnson

    ola estou tentando instar multiponto.um recptor e cormus 3.8plus e outro mide box 7100.
    mas eu nao estou conseguindo instalar,mim ajuda .passo apaso,deste configuracao do recptor

  12. estou ligando uma parabolica com uma chave coaxial dupla,em dois receptores, um visiontec e unm century, só que so está pegando a banda da globo

  13. ivonei cruz

    como fazer para usar duas antenas em dois receptores?

  14. Rose

    Olá este adaptador serve para a sky:?

  15. Mario j.silva

    Tenho receptor da lemon LM2000 analogico em uma antena nova monoponto alguns canais pegam bem mais o sbt ta com chuvisco mais nao da ajuste na antena para melhorar os canais oque pode ser ficare grato por tira minha duvida.

  16. ton

    Minha pergunta sumiu? Foi deletada?

  17. ton

    Tenho um sistema na parabólica multiponto, estava funcionado normalmente só que apresentou um problema recentemente em um receptor, somente liga se ligar o outro pois são 4 receptores e dois elsys e dois century, foi o century que não liga sem ligar o elsys. O que devo fazer para solucionar este problema 

  18. Erivan

    Ola Tono instalei uma antena parabólica com o receptor lemon lm 2000 fiz uma configuração que não gostei tem como eu resetar esse receptor  ? 

    Grato

  19. Patricia ribeiro

    Nao consigo assistir o programa do joao cleber na redetv por que nao consigo de nenhuma forma sintonizar pelo amor de deus me ajuda.

  20. José Mauro

    Olá Tony, mudei os meus lnbf para multiponto, fiz os ajustes necessários, coloquei a chave de alta, etc. mas os canais verticais não entraram no meu receptor da visiontec vt 1000 (antigo), testei com outro vt 1000 smart (novo) entrou os canais normais, tem jeito para o meu vt 1000 antigo? ele não reconhece o multiponto?
    Valeu…

  21. jacson

    amigo tenho duas antenas de 60cm ligadas num showbox sat sd, tem como eu adicionar mais 9 pontos? o q preciso fazer?

  22. tiago

    Ola tony to com um parabólica no c2 com dois aparelho e analógico e um mídia box, estão pegando todos canais digitais inclusive os em hd, porem por volta das 21:00 e entre 23:30 os canais em hd band e rede tv ficam picotando o sinal, e so volta ao normal depois das 23:00. O que será que pode ser, lnb ou tempestade solar?

    Desde já agradeço a colaboração

  23. Rafael

    Olá, Toni. Parabéns pelo Post!
    Gostaria de uma ajuda:
    Tenho uma antena SKY na minha casa de praia com o LNBF SDU e divido o sinal da SKY para 4 pontos da casa. Até então estava tudo funcionando normalmemente, porém, parou e eu não consigo achar a solução. Fiz o teste e liguei um receptor diretamente no cabo que sai da antena e deu certo, mas após passar pelo divisor nada funciona. Já troquei o divisor e os cabos e tb não funcionou. Estou achando muito estranho pois somente após a divisão é que não funciona. Se puder ajudar me alertando de um outro problema que possa ter ocorrido, fico grato.

  24. Igor

    Olá tony. Eu era assinante da claro tv (antiga via Embratel) só que pedi o cancelamento do meu sinal, o pessoal veio pegou os receptores e deixaram a antena, eu gostaria de saber se eu colocar a antena com outro receptor vou receber canais da mesma forma ou a antena so fuciona com os receptores claro tv???
    ANTENA: Banda ku LNBF: BrasilSat

  25. Neto

    Oi Tony, obrigado pela dica mas aqueles botões do painel frontal não funcionam mais, não tem como configurar pelo controle.

    • Olá Neto
      Veja por dentro se consegue fazer funcionar! Só cuidado para não levar um choque!

      • Olá Toni vi que sabe tudo de parabólicas , tenho uma na pousada em camburi São Sebastião sp , com reck para 8 canais que distribui para quartos , mas meu sistema esta antigo pode me dar alguma idéia para ter mais canais nos quartos tem profissional para indicar para fazer o serviço ? Vi sobre parabolica multiponto posso instalar até quantos pontos ,quantas tvs por antena?

  26. Neto

    Oi Tony vou colocar duas tvs na mesma antena parabólica, só que um receptor é meio antigo é o usr 1950,da century e o outro o mídia box SHD 7100, queria saber como vai ficar, se vou ter que mudar a frequência dos canais, como fazer, meu lnbf  já é multiponto, troquei ele observando o seu tutorial, esse receptor mais antigo aceita lnbf multiponto.

  27. luiz

    Olá Tony. Meu vizinho tem uma sky livre com lnb de saida para dois cabos. Eu tenho um receptor elsys 2.0, teria como usar este receptor para instalar a sky? Se tiver me ajude. Desde já agradeço.

  28. giuliano gemma

    queria instalar antena local e satelite tudo junto ,mais um amplificador está junto .condomio o que faço .

  29. Romaris

    Bom dia!

    Gostaria de saber ate quantos receptores posso ligar no multiponto!

    Pois estou precisando fazer uma ligação coletiva em um prédio com 16 apartamentos..

    Se puder me manda um esquema de como posso fazer ficarei grato.

    Pois estava pensando em colocar uma antena de 2.40 m   e um divisor de 4 em cada andar  e um de 4 na saídas da antena   mandando sinala para cada um dos diivisores pois daria os 16 pontos .. oque você acha?  

    aguardo uma resposta !

    Abraço!

  30. waldemar jose da silva

    oi amigo, tenho uma antena sky livre,prá uma TV, posso ligar + 2 TV na mesma antena? precisa mudar o que, na antena? obrigado um abraço

Deixe uma resposta

Que tal trocar "The Gray Man" por uma foto ou imagem sua! No avatar de seu comentário, serve para todos os blogs Wordpress da internet