Reaproveitando e brincando com LED LASER de gravadora de DVD

22
27044

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4,50 - 2 votos)

Por muitas vezes as gravadoras morrem por diversos motivos mas nem sempre se perde o conjunto ótico do laser.

E por sua potencia elas não aparecem modificadas, com seu box em acrílico ou algum outro material mesmo que semi-transparente.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Por se tratar de uma experiencia de alto risco, que pode causar danos irreversíveis à visão, não recomendo o que vem a seguir se você não usar óculos de segurança, bem escuros com filtros infra-vermelho e de maneira nenhuma não aponte o ponto luminoso para qualquer pessoa, animal ou você mesmo, verá o porque nas fotos, o laser corta fita isolante, fita-crepe e acende fósforos a distancia igual ou superior a um metro.

Por enquanto no Brasil existem, a preços acessíveis, apenas as gravadoras de DVD com laser vermelho, mas lá fora, primeiro mundo, já estão brincando com lasers azuis, mais potentes ainda das gravadoras bluray que para nós tupiniquins seu preço aínda é proibitivo para uso normal, quem dirá para sucatear e retirar o conjunto ótico para brincar, fazer experiências como esta.

Novamente repito:

A experiência abaixo só deve ser feita por quem tem habilidade, “RESPONSABILIDADE” e use o óculos de proteção.

O autor (Rums) e o site (TE1) não se responsabilizam de maneira nenhuma por quaisquer danos por uso errado, fora do recomendado, este é apenas um material didático e informativo.

Não é preciso comentar mais nada, as imagens falam por sí.

Boa sorte e tenha muito cuidado.

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

Já está no Facebook então venha fazer parte do melhor grupo de eletrônica
Comentar via Facebook

22 COMENTÁRIOS

  1. Fiz meu lazer com ele só que agora ele não quer mais ligar, será que queimou e depois abri mais duas gravadoras e nem uma delas consigo ligar os lazer nem pra testar me ajudem quero muito fazer essa experiência

  2. eu desmanchei 2 rádios de carro com leitor de cd mas os diodos não tem só três perninhas e são aqueles fios bem finos q parece uma tirinha de plástico marom oque eu faço? me responda no e-mail ainda hoje por favor?wesley_ransam@yahoo.com

    • Já, Só que o meu não cortou nada, nem esquenta, ta normal, e descobri que nem todos os laser de gravadora é útil… alguns são extremamente fracos e inutilizável para esta aplicação..

  3. Queria fazer uma ligação com uma bateria de celular 3.7v-1500ma, quais os componentes e ligações que devo fazer para que o diodo não queime?

  4. Ola gostaria de saber sobre uma possibilidade, tenho uma impressora a laser ANTIGA LEXMARK aquela que usa tinta pó ou toner e sei que o diodo laser dessas impressoras são bem avantajados no tamanho pelo fato deles serem responsaveis por emitir luz a um tipo de cristal prisma e assim distribuir luz laser para impressão em papel comum, isso estaria relacionado a potencia maior que a convencional de um diodo de gravadora de PCs e outros eletronicos. grato.

  5. Olá Rums, fiquei curioso com seu artigo, me diz uma coisa, se ao invés de eu usar o diodo led do gravador de DVD e pegar um diodo de projetor (mais potente) acredito que precisarei de um regulador de tensão utilizando um circuito com LM317 como o link http://geekdevteam.blogspot.com.br/2011/06/super-laser-com-com-gravdor-de-dvd.html , mas qual o ajuste que teria que fazer no circuito para que o mesmo aceite esse diodo de maior potencia? Obrigado

  6. Boa tarde, estou querendo montar uma plotter recorte porem usar laser ao ves de laminas, vi varios assusntos e videos em paigina estrangeiras, muitos usam lasere dos bluray, segue os videos youtube:http://www.youtube.com/watch?v=PW4Ft8C8xq4 ,http://www.youtube.com/watch?v=iEUGbagf5-4 ,http://www.youtube.com/watch?v=ynaibKACuc0 , a duvida que tenho é como montar este laser no lugar da facca,pois tenho ploter recorte destas chinesas, estou querendo desmontala e colocar laser alguem tem ideias de como podemos proceder este projeto?

    • Colega, partindo do que ele faz conforme as imagens, cortando fita isolante e acendendo fósforo a mais de um metro, os danos são graves e irreversíveis, queima imediata da retina. Mesmo não apontando diretamente para o olho, o simples manuseio obrigatoriamente deve ser feito com óculos especiais.

      A matéria é apenas didática e informativa sobre o poder do laser, mesmo de gravadora.

      • Olá colega.

        Não existe esquema específico e somente a única ligação do laser como consta acima.

        Pelo que andei pesquisando, não encontrei nada sobre maior voltagem de alimentação dele, então por enquanto fica como está, 3 volts.

        Este procedimento é apenas para laser de gravadora de DVD, sobre as de CD ~tbem não encontrei nada que fosse interessante.

        Mas não custa voltar a bater na mesma tecla:

        Todo cuidado no manuseio e uso, este pontinho vermelho que a priori parece ser indefeso é muito perigoso.

        Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA