Relê anti-repique de AC (com trava e reset)

11
1770

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00 - 1 votos)

Muitos já devem ter passado pela péssima experiência de estar com o PC ligado e de repente a energia começa a piscar ou desligar e ligar em seguida rapidinho (manobras da cia elétrica) tendo problemas na fonte, mobo ou pior como já aconteceu comigo, perder HD e mobo.

Por muitas vezes passamos horas navegando na internet, desenvolvendo circuitos complexos mas esquecemos do que está na nossa frente e usando, o coitado do PC que sofre com isso, ainda mais para quem não tem no-break como eu.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Como o tempo tá carrancudo aqui no sul (Londrina-PR), muitos temporais e com eles as falhas de energia não me dando tempo pra correr e desligar o filtro de linha (barra de tomadas) que alimenta o monitor, PC, modem, home teather, etc, desenvolvi o simples esqueminha abaixo, agora se a energia der uma única piscada tudo fica desligado até pressionar novamente o push-botton.

rele trava Relê anti repique de AC (com trava e reset) Dicas

Interruptor com rele Relê anti repique de AC (com trava e reset) Dicas

O relê é de uma máquina de lavar roupas que desmontei a muito tempo e guardei, um dia poderia ser útil e foi (LAVINIA) 110 volts mas sem amperagem indicada, creio ser suficiente, afinal ele chaveava o motor principal dela.

O push-botton alimenta momentaneamente o relê que fica travado na saída comum, assim se houver interrupção de energia, ele se desarma e fica esperando um novo pressionamento para armar.

O desenho tá bem tosco feito no paint usando uma ft de relê que tinha aqui, nada caprichado mas bem explicativo, quem conhece um pouco de eletrônica vai entender.

Caso tenham em mãos relê de outra voltagem, 12 v por exemplo tbem pode ser usado alimentado por fonte 127/12v sem capacitor, apenas trafo e diodo pois ele segura o rele armado e não é isso que queremos, tem que desarmar imediatamente na falta de energia.

Digo sem o capacitor devido ele ficar com energia acumulada e não desarmando o relê imediatamente à falta de energia.

Pode-se incrementar com outro push-botton NF em uma das pernas do relé interrompendo sua alimentação momentaneamente, assim desarma o circuito dispensando a chave on/off da barra de tomadas, ligando e desligando tudo com simples pressionar de push-bottons.

Taí uma dica simples que evita muitas dores de cabeça como já tive, minimiza muitos danos.

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

grupo Relê anti repique de AC (com trava e reset) Dicas
Comentar via Facebook

11 COMENTÁRIOS

    • Olá colega.
      No site vc encontra uma diversidade de circuitos e afins conforme solicita, só navegar pelas páginas e pesquisar sobre assuntos do seu interesse.
      Seja bem-vindo, abraços.

  1. É Toni, mais de 800 Gbs literalmente perdidos, minha vida tá lá, confiei todos os arquivos das HDs anteriores nela kkk
    Vc vai ver quantas reclamações principalmente da série 7200 11 com defeito reconhecido pela Seagate.
    Tô prá comprar outra mas usarei apenas quando tiver que salvar ou acessar dados e não deixarei ligada no PC. Existe um tuto excelente prá recuperar em casa, se encontrar posto aki, é de outro forum.

    Estou prá fazer isso mas preciso de outro pc ou imprimir o longo tuto.
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=5096767
    Abraços

    • Pois é, uma coisa tão simples, quase bobeira mas salva a pátria principalmente quando fica piscando, a fonte do pc endoida e ferra tudo…
      Mais me doeu quando a HD de 1 tera, novinha pifou com isso, daí procurei uma maneira sde segurar o rojão e fiz este esqueminha.
      Ela tá quase lotada, mais de 800 gb perdidos… É uma SEAGATE e tá na garantia até 2014, eles fazem o RMA gratuito mas sem recuperação de dados.
      Elas são críticas, dão páu fácil se não forem desligadas corretamente, axo q vc tá sabendo disso.
      Tem uns esqueminhas rolando na net e no orkut sobre recuperar em casa, entrar com um novo FIRMWARE

      • OOPS, enviei sem querer.
        Mas mesmo as que voltaram da troca, HD nova aínda estão dando problemas, então estou esperando resolverem isso de vez prá comprar outra, transferir os dados e daí sim trocar. Esta semana mesmo deu páu em outra SEAGATE de 250 gb aki, depois de uma queda de energia ela perdeu o setor zero e não é mais reconhecida como MASTER.
        Como já me aconteceu isso outras vezes, mantenho uma MAXTOR de 40 gb de estepe, assim o ruindows a reconhece como SLAVE mas deixa o pc bem lento.
        Se quiser (e tiver orkut) te mando o link da comunidade sobre isso tá?
        E creio merecer um post aki tbem, afinal muitos devem ter essas HDs em uso ou parada por isso.

      • Olá Rums
        Hds são complicados… Prejuízo heim 800
        Gb de dados…
        POr falar nisso preciso de pegar um pra fazer backup aqui os 2 de 500 tá lotado!
        Passa o link ai da comunidade! Com certeza é um tema interessante!

DEIXE UMA RESPOSTA