Circuito de sensor de sombra (crepúsculo) com ldr – controle de iluminação e outras aplicações

110
25.889

Como no circuito anterior esse daqui também serve pra controlar um carga de acordo com a iluminação, nesse caso na ausência de luz o circuito é ativado. Uma aplicação bem prática é acender uma lâmpada assim que escurecer, do tipo aqueles sistemas utilizados nas lâmpadas de iluminação pública.

O circuito é bem simples, o trimpot serve pra regular o ponto de funcionamento de acordo com a luz que incide sobre o ldr, que varia sua resistência dependendo da quantidade de luz, o led serve pra indicar o estado do circuito e pode ser removido me muitos casos.

Um pouco mais sobre LDR

O LDR possui a interessante característica de ser um componente eletrônico cuja resistência elétrica diminui quando sobre ele incide energia luminosa. Isto possibilita a utilização deste componente para desenvolver um sensor que é ativado (ou desativado) quando sobre ele incidir energia luminosa.

A resistência do LDR varia de forma inversamente proporcional à quantidade de luz incidente sobre ele, isto é, enquanto o feixe de luz estiver incidindo, o LDR oferece uma resistência muito baixa. Quando este feixe é cortado, sua resistência aumenta.

Constituição do LDR e suas Aplicações

É composto de um material semicondutor, o sulfeto de cádmio, CdS, ou o sulfeto de chumbo. O processo de construção de um LDR consiste na conexão do material fotossensível com os terminais, sendo que uma fina camada é simplesmente exposta à incidência luminosa externa.

Com o LDR pode-se fazer o controle automático de porta, alarme contra ladrão, controle de iluminação em um recinto, contagem industrial, todos estes fotocontrolados para a operação de um relé.

Características do LDR

Também chamado de célula fotocondutiva, ou ainda de fotoresistência, o LDR é um dispositivo semicondutor de dois terminais, cuja resistência varia linearmente com a intensidade de luz incidente, obedecendo à equação R = C.L.a , onde L é a luminosidade em Lux, C e a são constantes dependentes do processo de fabricação e material utilizado.

Como foi dito anteriormente o LDR tem sua resistência diminuída ao ser iluminado. A energia luminosa desloca elétrons da camada de valência para a de condução (mais longe do núcleo), aumentando o número destes, diminuindo a resistência.

Conforme aumenta a intensidade de luz incidente no LDR, um número maior de elétrons na estrutura tem também seu nível de energia aumentado, devido à aquisição da energia entregue pelos fótons. O resultado é o aumento de elétrons livres e elétrons fracamente presos ao núcleo.

Fonte:http://www.gta.ufrj.br/grad/01_1/contador555/ldr.htm com adaptações!

Esquema do circuito de sensor de sombra com LDR

Sensor sombra esquema ldr Circuito de sensor de sombra (crepúsculo) com ldr   controle de iluminação e outras aplicações led Iluminação Controle Circuitos

Sugestão de placa de circuito impresso, para montagem do circuito

Sensor sombra pcb Circuito de sensor de sombra (crepúsculo) com ldr   controle de iluminação e outras aplicações led Iluminação Controle Circuitos
PCI
Sugestão de placa de circuito impresso, para montagem do ciruito
Layout componente
Sugestão de placa de circuito impresso, para montagem do ciruito
Silk screen

Baixar arquivos em PDF desse circuito

 

Componente Valor
Resistores 1/4 watts 5%
R1, R3 1.8KOhms – Marrom, Cinza, Vermelho, Ouro
R2 680 Ohms – Azul, Cinza, Marrom, Ouro
LDR LDR pequeno
P1 10k – Trimpot montagem horizontal
Semicondutores
Q1 BC548 ou equivalente – Transistor NPN de uso geral
D1 1N4004 ou equivalente – Diodo retificador
LED LED 5MM – Led qualquer cor.
VCC AK500/2 Conector da fonte de alimentação
CN AK300/3 Conector da carga a ser controlada
Diversos
K1 Relé Onrom G5LE ou equivalente
Placa de circuito impresso, solda, caixa para alojar o circuito, fonte de 12 volts x 500mA, etc.
Tags dos usuários:
circuito acionado por sensores, circuitos sensor de luz, como fazer uma lampada acender e apagar lentamente 127v, comofazerumsensordepresencacaseiropassoapasso, Construcao caseira rele fotoeletrico, esquema sensor de luz

110 COMENTÁRIOS

  1. Oi Toni.
    Gostaria de saber porque o meu led aciona no claro e não no escuro, e queria saber para que serve aquelas três saídas ? Eu sou novo em eletrônica ainda, muito obrigado

  2. olá Toni!

    Toni, gostaria de saber se esse sensor pode ser usado para uma lâmpada de 7W/8W.
    Já procurei por algum esquema na net, mas só encontrei para lâmpadas de no mínimo 40W.
    Ficaria muito grato caso possa me ajudar.
    Desde já agradeço e abençoando vc por compartilhar conhecimento.
    Abçs!

  3. eae Toni, montei o circuito usando uma fonte de 12v, porem quando ligo o circuito o led ja inicia em 1 e o rele tambem, mesmo eu retirando a luz do ldr, o led e o rele continua na mesma, oque eu posso fazer?
    e o resistor do led esta esta esquentando um pouco…

      • Boa tarde, primeiramente parabéns pelo site, é ótimo. Eu estou com o mesmo problema, segui o esquema elétrico em protoboard e com soldagem na placa gravada, porém quando ligo, aciona o led e o relé no mesmo momento. Ele não desliga com a regulagem do trimpot ou cobrindo o sensor LDR. Não sei o que pode ser feito para que o fincionamento seja de acordo com o esperado, teria alguma dica por favor? Grato desde já. Abs

  4. Boa tarde Toni, a poucos dias venho tentando fazer um “dispositivo de alarme caseiro”..No lugar do relé,optei por um ‘motorzinho’,a minha duvida é a seguinte,o LDR está funcionando com a presença de luz,quando o mesmo deveria funcionar na falta dela,certo!!!?
    Bom não vou entrar em muitos detalhes,pois você deve saber como que funciona um dispositivo deste acionado na “falta” de luz…
    Os mateiras: 1 ldr 3mm / 1 tip 122 / 1 resistor de “1 mega” ( marrom,preto,verde e dourado) / 1 trimpot de 1 mg, bom no vídeo o trimpot era azul de um K. e para alimentar uma fonte de celular 5 v +-, bom é isso..
    Espero que você possa esclarecer minha duvida!!
    obrigado desde já.

      • Acho que não ficou muito claro, a minha duvida é a seguinte: Por que o meu sensor está funcionado direto na luz! Quando o mesmo deveria funcionar no escuro!!

      • Não Toni,não estou utilizando relé!
        Meu circuito está funcionado direto na presença de luz entende..
        Ele deveria ficar “inativo” com a presença de luz,certo!? Ai caso o feixe do laser fosse interrompido ( cortado,bloqueado ) por algum instante, o mesmo acionaria  o circuito,fazendo com que o motorzinho ou ( relé) acionasse por exemplo uma sirene.
        Quero saber,como fazer as devidas ligações entre: ldr,trimpot,resistor,tip 122.
        Desde já obrigado..

  5. Toni, Parabéns, nós hobbistas em eletronica agradecemos pelo Site, aprendi muito com ele.
    Por favor, o relé G5LE é por padrão no seu circuito 12V?
    Por favor, tem como disponibilizar novamente o PDF, o link está quebrado.

  6. Olá!
    Estou com uma dúvida à respeito do diodo utilizado no circuito… Estou usando um 1n4007, e, estou com um problema.
    Estou testando o mesmo na escala teste de diodo e estou obtendo os resultados: 405mV para polarização reversa e 390mV para direta…
    Em primeiro lugar, pensei que era o diodo, então o troquei(tendo o testado antes de colocar no circuito) e, na segunda vez, deu exatamente o mesmo problema… Alguma dica?

  7. Boa Tarde,
    no layout dos componentes,

    esta vista é do lado das peças o do lado das trilhas, fiz a placa de acordo com pci, mais ao colocar as peças na placa pelo lado não cobreado, ficou diferente do que esta postado aqui. agradeço a ajuda desde já

  8. Olá toni,

    não encontrei o relé pedido, encontrei um da Omron, G2VN – 287P – 51/6
    de 5VDC, 8 terminais.

    Tem como adaptar o circuito para usar este tipo de relé?

  9. Bom dia! Te enviei um convite no face. Preciso tirar umas duvidas desse circuito, sou iniciante em eletronica e tenho um trabalho pra apresentar do mesmo, preciso de sua ajuda se possivel. Desde já agradeço!

  10. Olá Tony!!

    Parabéns por este sait , tém sido mui últil para mim.
    Eu montei esse circuito para acionar uma lampada , mais quando o LDR é acionado o relé fica abrindo e fechando constantemente , já fiz algumas modificações alterando o valor dos resistores e não deu certo , estou usando um relé de 5 pinos mais não é G5L – E . Vc pode me ajudar ???

    Grato

  11. Boa Noite Toni, lendo seu blog me interessei demais por eletrõnica e gostaria de mostrar um esuqeminha de um ampificador 12 volts que eu achei na net, montei e ta funcionando perfeitamente, mas queria que vc desse uma olhada nele, é bem simples, promete 2x40w rms em 2ohms, mas acredito não estar conseguindo tirar 100% do som e ta com um hammer horrivel quando vc pausa o mp3.
    Não sei como enviar para vc… me auxilia?

      • Boa Tarde Toni!

        Então, eu fiz dessas plaquinhas em “escala” sou professor de automação em um curso tecnico e precisavamos de sensores de barreira para a elaboração de uns projetos. Meu conhecimento de eletrônica é básico. Nenhuma das placas funcionaram, ai eu observei no layout que o trimpot ficava invertido, puxei a trilhazinha e inverti o trimpot, mesmo assim não funcionou, depois inverti o transistor, ai sim o sensor funcionou, porém por muito pouco tempo, umas 2 horas, e todos pararam de funcionar. Acredito que este sensor que você postou não funcione, comprei componentes de vários fornecedores diferentes, então os componentes não tinha defeito! Grato

  12. Tenho um rele fotoeletrico ILUMATIC antigo analógico 127 v. O sensor de luz é mais o menos do tamanho de uma moeda de 1 real e queimou. Posso trocar por sensor de luz com LDR que você mostra em seu circuito acima?

  13. Olá!
    Primeiramente meus parabéns pelo blog, ele é excelente!
    Não estou conseguindo achar especificações deste relé na internet e não estou conseguindo deste para comprar, ele pode ser substituido por um relé comum de 5 pinos 5V?

    Muito Obrigado!

  14. Olá Toni, belo post.
    Gostaria de saber como poderia usar esse circuito para ligar um motor utilizando um CLP (sr1-bd121bd por exemplo). No caso seria uma simulação de uma esteira que funcionaria na presença de um objeto (é que não tenho um sensor de presença).
    obg

      • Opá bom dia Toni.

        Acho que confundi tudo mesmo…hehehe

        Bom deixa eu ver se sou mais claro Toni.

        Comprei o sensor LDR receptor de luz, fiz uns testes e ele só acende um LED quando tenho luz. Até aqui ok.

        Queria saber se consigo usar este mesmo sensor para acender o LED na falta de luz, ou preciso comprar um sensor especifico para falta de luz.

  15. Muito completo e organizado o site, parabens!!!
    Minha dúvida eh como fazer/adptar esse circuito para poder usar nele alimentação de 220V, rede da rua, pois tenho interesse em instala-lo no patio, sei que eh possivel ate fiz um, nos esperimentos do curso de eletrônica onde era nescessario fazer uma casa inteligente, com dimer, sensores de presença, iluminação, temperatura, mas os esquemas elêtricos se perderam no caminho, se puder me dar uma força, ficarei muito agradecido, mas desde ja muito obrigado, abraço.

  16. Toni cara gostaria que vc me enviasse alguns circuitos ai para eu montar aqui para distrair e tambem ensianar aqui um pouco para galera. por favor mande completo com a placa de circuito impresso e todos componentes.

  17. Ola Amigo!
    Queria saber se voce tem algum circuito que haja da seguinte forma:
    imite o amanhecer e o intardecer.
    Explico:
    Acende uma lampada gradativamente do 1 mimuto até 2 horas (começa a acender bem fraca e depois até acender forte) e depois apaga gradativamente ( começa a apagar gradativamente até desligar) entre 1 minuto até 2 horas mais ou menos. Aguardo ancioso uma resposta , grato.

  18. Olá Toni… Muita Paz em seu Coração… e de todos em sua Casa…

    Em primeiro Lugar meus parabéns pelo site e seu grande conteúdo… e em segundo, este circuito pode ser ligado em 13.8Volts? pois, estou pretendendo fazer um sistema de luz emergencial e pretendo deixar o carregador ligado na bateria também… e desde ja muito obrigado… Rezendeaf

  19. Olá Toni, muito interessante seu site, parabéns, sou programador de sistemas e tenho a eletrônica como passa tempo, gosto muito. Você teria algum algum projeto baseado nesses mesmos conceitos, para desenvolver uma leitora de Cartão de resposta, tipo gabarito de prova? estou tentando so q o circuito reconheça o quadradinho marcado como Sim ou Nao,, enviar os bits para o Computador eu consigo.

    • Olá Carlos Eduardo
      Consegue sim… Embora não tenha encontrado muita referência sobre o assunto… Mais pelo visto trata-se de escaner e quem faz a identificação é algum software, que também pode ser desenvolvido!

      • Obrigador por responder Toni, na verdade por scanner eu ja vi, ate fiz testes desenvolvendo um software, mas o que estava pretendendo era algo mais automatizado tipo essa leitora (lc3000) aqui: http://www.automatica.com.br/leitora.htm?gclid=CKK4wuaDiawCFZZ_5godsxwZEg 
        só que mais simples e mais barata.
        A Comunicação com o software eu consigo fazer, so precisaria que o circuito reconhecesse a cor escura ou clara em um campo no papel. Vou tentar alguma coisa aqui, se tiver sucesso te aviso.

  20. ai toni quero saber uma coisa.
    eu ja conhecia ldr. mas quero saber uma coisa.
    meu amigo tem um daqueles laser chaveiro, e quer usar ele pra fazer um alarme sei lá pra que.
    o caso é que eu quero saber se usar uma lente para focalizar mais o feixe, o ldr funciona com a luz vermelha, para ativar uma sirene?

  21. toni eu estou fazendo um interfone sem fio com celular só que eu não estou sabendo montar o anprificador de som ele fica chiando e dando interferencia tem com voce manda esquema de um anprificador para conectar um fone de ouvido

  22. Qual a função do relé? Não posso deixar sem? nesse circuito quando se faz sombra liga o LED?  (desculpe as perguntas….. mas é que não entendo do assunto)

    • Olá Igor
      Sem luz o Relé liga!
      A função do relé é ligar cargas de maior tensão e corrente!
      Temos algumas opções de cursos básicos de eletrônica em PDF… Pode dar uma leitura!

  23. ese esquema posso usar como chave on off
    mas quando tiro o dedo ele continua acionado,
    sem precisar de ficar com o dedo para ficar ligado ai quando precisar desligar so encostar o dedo novamente..
    daria para fazer com esse esquema

DEIXE UMA RESPOSTA