Download de Curso de Automação Industrial baseado em Controladores Programáveis (CLP)

Curso de Automação Industrial baseados em Controladores Programáveis, disponibilizado pela empresa Dexter ind. e com. de equip. eletrônicos Ltda. Fabricante dos  Controlador µDX Série 100 e 200 além de fornecer soluções específicas nas áreas de Automação Industrial & Comercial, Controle de Processo, Telemetria, Telecomando, Sensores de Temperatura e Umidade, Sistema Supervisório Remoto, Modem, Interface Homem/Máquina (IHM), Conversor Analógico / Digital (A/D), Leitura de Código de Barras, Controle de Ar Condicionado, Controle de Estações Rádio-Base (ERB) para Telefonia Celular, Programador Gráfico, Expansão de Entradas / Saídas, Regulador Chaveado, Interface RS-232C e RS-485.

udx200 controlador programável dexter  Download de Curso de Automação Industrial baseado em Controladores Programáveis (CLP) Tutorial Informática Download Dicas Curso Apostilas

Introdução retirada da apostila Curso de Automação Industrial

Os controladores programáveis (CP) ou controladores lógico-programáveis (CLP ou PLC, em inglês) surgiram para substituir painéis de controle a relé, na década de 60. A grande vantagem dos controladores programáveis era a possibilidade de reprogramação. Já os painéis de controle a relés necessitavam modificações na fiação, o que muitas vezes era inviável, tornando-se mais barato simplesmente substituir todo painel por um novo. Portanto, os CLPs permitiram transferir as modificações de hardware em modificações no software.
Existe um paralelo do que aconteceu com os painéis de controle a relés x controladores programáveis acontecendo atualmente na indústria eletrônica. Até algum tempo atrás, eram muito utilizados os CIs de lógica TTL (ou seus equivalentes CMOS), como portas NAND, OR, FLIP-FLOPs, etc. Eles começaram a ser substituídos por lógica programável (PAL – Programmable Array Logic) e, recentemente, por CPLD (Complex Programmable Logic Device) e FPGAs (Field Programmable Gate Array). As FPGAs permitem integrar funções extremamente complexas, como CPUs inteiras.
Com o sucesso de uso de CLPs na indústria, a demanda por novas funções e maior capacidade aumentou consideravelmente. Os equipamentos cresceram em poder de processamento, número de entradas e saídas (I/O), e novas funções. Entretanto, estes controladores ainda usavam lógica discreta e só eram utilizados na indústria, pois seus custos tornavam inviáveis outras aplicações (automação predial, por exemplo).
O advento do microprocessador permitiu uma diminuição nos custos e tamanho dos CLPs, com aumento de poder de processamento e confiabilidade. Surgiram as redes locais para comunicação entre CLPs e entre CLPs e computadores.
Atualmente existe uma forte tendência a utilização de pequenos controladores programáveis, controlando processos locais e comunicando-se com outros controladores e com sistemas supervisórios. Assim, é possível descentralizar o controle industrial, evitando que uma pane interrompa toda a planta. Muitas máquinas já possuem pequenos CLPs para controlá-las. Além disso, diversos sensores na indústria já utilizam microprocessadores junto ao sensor, para conformar o sinal de saída (que ainda pode ser 4 a 20mA ou comunicação serial 485, por exemplo). Com a diminuição de custos dos CLPs, estes passaram a ser utilizados em outros campos, como na automação predial (controle de iluminação, alarme, ambiência – ventilação, temperatura e umidade, etc). No Brasil ainda é pequeno o mercado de automação predial, mas provavelmente será um campo promissor em breve (ainda mais com o risco de cortes no fornecimento de energia elétrica). A automação residencial também desponta como uma aplicação para pequenos CLPs. Neste caso o maior problema, além dos custos, é a fiação necessária, pois o projeto civil normalmente não prevê eletrodutos para isso. Então, a comunicação entre diversos sensores e CLPs deve ser implementada via rede 485, rádio ou rede elétrica. As aplicações residenciais e prediais são vastas – alarme contra intrusos, controle de painéis solares para aquecimento de água, controle de iluminação, acionamento remoto de equipamentos, economia de energia elétrica…).

 

download button  Download de Curso de Automação Industrial baseado em Controladores Programáveis (CLP) Tutorial Informática Download Dicas Curso Apostilas

Além dessa apostila, podes baixar também vários outros documentos no site do fabricante, incluindo artigos sobre os µDx na revista Saber Eletrônica

http://www.dexter.ind.br/toppage111.htm

Tags dos usuários:
video aula automoçao industrial para baixar gratis

 

Comentar via Facebook



Sobre o autor desse artigo

Este artigo foi escrito por Toni em 13 março 2011 .
Sobre o autor: Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Site do autor

tem 618 Artigos nesse blog.
Seja um autor também e compartilhe seus conhecimentos, saiba como aqui.

Salve nos favoritos e compartilhe nas rede sociais

6 Comentários

  1. wilian

    Olá!!

    Estou querendo fazer o curso de Automação Industrial, porem sou leigo demais nessa area e o curso so vai começar em agosto. Vc teria algum material ai para eu começar adar uma lida?? Esse seu aki serve???

    Obrigaod!

  2. Licínio

    Pessoal, o link para download do curso mudou para: http://www.dexter.ind.br/crbst_63.html
    Item: Apostila sobre Controladores Programáveis

  3. olá colega parabéns pelo o trabalho e dedicação posto aqui, bem, este site é completo e recheado de informaçõa e ajuda dicas etc, eu como um dos demais usuários sólicito a vocês para a otimização do site, colocar uma ferramenta de busca ou para download de circuito eletrônicos,eletrônica digital e analogica,clp, provas teste, provas de concursos tecnicos,eletronica basica etc, grato des já…

Deixe uma resposta

Que tal trocar "The Gray Man" por uma foto ou imagem sua! No avatar de seu comentário, serve para todos os blogs Wordpress da internet