Antena UHF Log periodica Banda IV e V – TV Digital Proeletronic PQ45-1040

69
29562

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00 - 1 votos)

Antena UHF Log periodica Banda IV e V - tv Digital Proeletronic PQ45-1040 - a escolha dos fóruns para tv digital

Com o advento da tv digital, apareceu um novo “tipo de antena” no mercado de oportunistas , a antena pra tv digital ou SBDTV (Sistema Brasileiro de TV Digital) ou antena ISDB-T ou antena pra tv digital terrestre, e em muitos caso antenas 2 em 1 (Analógico Digital) ou  3 em 1 (VHF, UHF, Digital) … ops perai… o sinal de tv digital não usa a banda UHF… então o que precisamos é de antena para UHF e isso não é nenhuma novidade, a não ser em regiões onde os canais de TV só utilizam banda VHF ou  ao menos os canais mais “famosos” e nesses caso precisamos de uma antena nova UHF. Mais só por isso não precisa de gastar um monte de dinheiro pra comprar um antena pra receber o sinal digital, só por causa de uma propaganda na televisão…

Para quem está próximo as torres de transmissão, basta uma simples antena feita em casa mesmo, como mostrado aqui no blog em alguns vídeos!

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Sobre a antena não importa se a tv é de Led, Lcd, plasma ou tubo. O sinal de TV digital usa banda UHF em qualquer caso! Muitos me perguntam se for utilizar um antena Diy não vai estragar a tv de Led de R$ 5000,00… se não quer confiar em um tutorial de faça você mesmo… então pague caro numa antena fabricada… mais esteja ciente que correrá os mesmos riscos se não fazer o aterramento e instalação adequada da antena… quer dizer, quem tem 5 mil pra pagar numa aparelho de TV, tem din din pra pagar um técnico antenista especializado! rsss.

antena uhf tv digital proeletronic pq45 1040 450x258 Antena UHF Log periodica Banda IV e V   TV Digital Proeletronic PQ45 1040 tv digital Dicas Antenas antena de tvAgora para quem precisa de um antena já pronta, fabricada e com qualidade o suficiente para receber o sinal UHF de TV, estive observando em vários fóruns técnicos e vi a recomendação da antena fabricada pela Proqualit  modelo PQ45-1040. Ela é um modelo de antena Log periódica UHF banda IV (canais 14 a 32) e V (canais 33 a 69). O interessante desta antena é o custo benefício, ela é  tem um custo reduzido, na Grande Eletro ela é vendida por R$ 32,73 no boleto. Com um ganho de 14 dB ela pode ser utilizada em locais com bom sinal, sem nem mesmo utilizar um booster amplificador.Importante dado é que a antena vem montada, é só retirar e instalar não sendo necessário montar.

Detalhes da antena UHF Proeletronic PQ45-1040

Excelente para recepção dos sinais de tv UHF digital HDTV, esta antena é fácil de instalar e tem ótimo desempenho e rendimento.
Antena Log Periódica PROELETRONIC é a primeira antena do Brasil feita para tv digital e é aprovada pelos consumidores mais exigentes do Brasil.

Aplicação da antena

Pode ser utilizada em instalações residenciais e prediais para captação de sinais digitais em UHF, HDTV e 3D;
Indicada para uso externo, pode ser utilizada em conjunto com conversores digitais externos, tvs LCD, LED e plasma com ou sem conversores embutidos e tvs convencionais;
A principal aplicação é para locais com distâncias médias ou afastadas das torres de transmissão ou ainda para usuários que desejam captar o sinal digital sem sofrer com congelamentos ou interrupções de imagem;
Resolve com sucesso o problema de recepção de UHF digital causado pelo uso de antenas internas.

Vantagens

Excelente desempenho para tv digital, HDTV e 3D;
Fácil instalação;
A prova d’água e intempéries;
Sistema pantenteado de fixação dos elementos;
Abraçadeiras em aço galvanizado;
Confeccionada em alumínio de ótima qualidade;
Isoladores em ABS de alta resistência com proteção contra raios U/V;
Excelente diretividade;
Ótima linearidade;
Ótima relação frente/costa;
Processo industrial de acordo com normas ambientais;
Fabricação Nacional com garantia de fábrica.

Especificação

Frequência: 470~890MHz
Canais: 14 ao 83
Número de elementos: 14
Ganho: 14dBi
Comprimento: 960mm
Peso: 840g
Conector: F Fêmea

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

grupo Antena UHF Log periodica Banda IV e V   TV Digital Proeletronic PQ45 1040 tv digital Dicas Antenas antena de tv
Comentar via Facebook

69 COMENTÁRIOS

  1. Olá Toni , vc pode me informar se está antena acima serve para instalar em prédio ? Moro no décimo terceiro andar , cidade de fortaleza ce.
    Ela é de 14 elementos.Obrigada

  2. Oi Toni , instalei uma antena uhf igual a demonstrada acima,não obtive bom resultado,a localidade e rural e apenas pega rede globo local e a imagem pessima,vc teria alguma dica pra me ajudar,como posso aproveitar a antena que é nova e conseguir sintonizar mais e melhor canais?obrigado

  3. ola gostaria de pedir a sua ajuda, preciso juntar duas antenas uhf banda iv com a banda v, nao encontro misturador em lugar nenhum.ja fiz teste com divisor invertido, mas perde força e o sinal cai, o que voce me diz!

  4. Toni, tudo bem ?
    Eu moro em Belo Horizonte. Onde morava todos canais digitais pegava, utilizando uma antena UHF e VHF com 21dBi de ganho. Mudei de endereço, indo para uma quadra abaixo (ponto mais baixo), com a mesma antena, so peguei a Record (mesmo depois de fazer ajustes finos e apontamento). Comprei uma antena aquarius de 6dBi de ganho e instalei em conjunto com a outra antena (pois a de 21dBi não tem VHF) e comprei um mastro de 6metros, pois antes estava instalada na parede da casinha de caixa d’agua, onde tenho 2 TVs, a que tem o cabo coaxial menor pegou alguns canais (os principais Record, SBT, BAND, Rede Minas e Globo), porém a outra TV que esta no cabo coaxial mais longo, so pegou a Record e à noite pega a BAND. Estou querendo adquirir um BOOSTER, exemplo modelo PQBT-4000. Porém estou com dúvida se realmente é so isto e em qual ponto instalar o BOOSTER e a FONTE.

    • Marco,
      Aconselho a adquirir um amplificador de linha, pois o booster não é indicado para instalações, cuja haja divisões; que é o seu caso. Basta instalar este amplificador de linha, antes da primeira divisão, caso haja outras divisões após a primeira (subdivisão).
      Espero ter ajudado.

  5. comprei um antena EXT CASTELO DIGI   39,70  instalei em minha TV  DIGITAL , MÁS SO APARECE  A PALAVRA SEM SINAL, MESMO COLOCANDO EM  CIMA DE MINHA LAGE EM UM FERRO BEM ALTO, MÁS NÃO APARECEU IMAGEM DIGITAL, GOSTARIA DE AJUDA, SE POSSIVEL 

  6. Comprei essa antena ontem e consegui sintonizar 11 canais digitais mas tive o mesmo problema do Emerson de não conseguir o sinal da Record.
    Antes de instalar ela na laje do prédio, eu testei dentro de casa e o sinal da record pegava mas nenhum outro canal funcionava….
    Sou da Z. Norte do RJ

    • Olá Leon
      Pode ser o caso de a transmissora da Record estar em ponto diferente!
      Experimente em cima da laje ver se consegue sintonizar a Record com a antena apontada para outro ponto!

  7. Toni queria informação sobre instalação de uma antena banda Ku,tentei instalar uma proximo ao aeroporto,problema é as torres de transmissão próximo ao local. Tem perda de sinal ou seja varias tps nem sinal tem,oscila demais as que consigo sinal,ou seja impossível receber sinal de imagem ou dados,como resolver isso,de uma luz. grato

  8. Boa noite,

    Preciso da dica de um especialista, tenho uma antena dessas 3 em 1 (VHF-UHF-Digital). Sei que na prática ela é UHF e VHF, comprei porque tenho 2 TVs analógicas e uma já com conversor. Os canais normais pegam bem, porém não consigo captar canais digitais, o único canal que pega de vez em quando é a Globo (sou de São Leopoldo/RS). Te pergunto se para pegar os canais digitais devo investir em uma antena UHF boa, como a desta reportagem, ou em um booster. E, caso  precise investir em uma antena, se preciso puxar um cabeamento exclusivo para esta antena ou posso compartilhar com o cabeamento que já está na outra antena.
    Obrigado!

  9. Caro Toni, obrigado pelas dicas. Só senti falta do sinal de interrogação. Se o teclado não possui é melhor escrever (interrogação). Esta antena me intriga porque no final do período ela parece estar em curto. Seria esta uma antena “loop”?

  10. Toni, os técnicos da GVT instalaram essa antena na minha casa, conectada a um extensor de ferro (um cano comum, na verdade, achado no meu quintal…GVT e suas instalações McGyver…^^’ ). Ficou um “baita chifrão” em cima da minha casa, em formato de número 7. Está pegando quase tudo muito bem (não pega RITs, nem TV Justiça e TV Câmara—até pega a última, mas sem som). O resto pega, então até aí não tenho do que reclamar.

    Problema é que aqui cai muito raio, e a ideia de ter um “chifrão” metálico em cima da casa está me tirando o sono. O que é que eu posso fazer para me sentir mais segura? Como a antena deveria ser instalada para que aconteça o mínimo de incidentes possível (sei que talvez não dê pra pensar em segurança total, raio é raio, uma coisa forte demais…mas ao menos algo que dê para minimizar o efeito de algum possível acidente aqui, sei lá, impedir que a gente seja eletrocutado, etc…)

    Por exemplo: tudo bem da antena ficar presa num cano de metal compridão? Ou deveria usar algum tipo de extensor mais seguro? E eu vejo um fio só, exposto, saindo dela, um fio branco redondão que não está embutido no cano nem em nada, acho que é a conexão da TV. Tem algum tipo de protetor de surto ou algo parecido pra usar nesse fio? Afeta o sinal? Teria que ter mais um fio saindo da antena? (no caso um fio pra ligar no terra da casa)

    E, no caso, tem um fio branco redondo, tipo fio de antena de TV ligado no PowerBox (modem wi-fi) da GVT. Não sei se é ligado nessa antena ou na outra, uma redondinha de banda Ku que eles também instalaram. Eu devo ligar o PowerBox em algum tipo de protetor de surto? (e, qual seria?)

    Eu não entendo nada desse negócio de antena, mas estou com medo, aqui cai bastante raio… Do jeito que a coisa está, devo me preocupar ou não?

  11. Moro na Ilha de Itaparica (vera cruz – ba) bairro -Aratuba. tenho antena feita com canos,porém não tem boa recepção (fica com muito chuvisco).ao lado tem um pousada com 4 anadares.o que você me indica comprar para melhorar minha recepção? são 2 tvs analógicas! socorrooo rsrs

  12. Olá Toni, vc sabe dizer qual a diferença entre banda IV e banda V. Eu sei que uma é para os canais baixos e a outra para os canais altos, mas como vou saber qual seria melhor para mim pois não sei quais canais são as emissoras que tenho disponível, por exemplo, aqui em Campinas que são: Glogo, SBT, RECORD, BAND. Desde já obrigado.

    • Olá Marcelo
      Glogo é boa… rssss!
      Banda IV – Canais de 14 a 32
      Banda V – Canais de 33 a 69
      No caso esta antena PQ45-1040 é Banda total, serve para toda faixa UHF – Canais 14 a 69!
      Sobre canais UHF digital ai em sua cidade temos:
      Band HD Campinas – Canal 16
      TVB Record Campinas HD – Canal 28
      EPTV Campinas (Gorda) – Canal 42

      Canais VHF Analógico em Campinas

      2 – Record News SP (Record News) • 4 – Band Campinas (Band) • 6 – TVB Campinas (Record) • 8 – IURD TV • 10 – Cultura • 12 – EPTV Campinas (Gorda)

      Canais UHF Analógico em Campinas
      18 – Gazeta • 21 – Mega TV • 23 – CNT Americana (CNT) • 26 – Esporte Interativo • 29 – VTV Campinas (SBT) • 39 – SRTV Amparo (NGT) • 32 – Rede Vida • 34 – Shop Tour • 36 – Tupi TV • 48 – Rede TV! • 53 – TV Século 21 • 55 – Rede Aparecida • 56 – Canção Nova

    • Olá Toni, sou do Rio de Janeiro e tenho 2 proeletronic PQ45-1300 cada uma apontada em direções de 45 graus pois o sinal da Globo HD vém de torre diferente dos demais canais !! Eu uso um misturador de UHF onde tem entrada da banda lV e outra entrada para V e uma saida para a TV !! O problema é que as vezes congela o sinal da Globo, ai fica minha duvida: O CANAL DA GLOBO HD VEM PELA BANDA lV OU PELA BANDA V ???
      Desde já fico grato. Obrigado

      • Será se você colocasse um amplificador de linha  melhoraria um pouco o sinal que pode estar fraco pela distância da emissora.

      • Olá Solano
        Segundo uma lista de canais digitais para Rio de Janeiro que vi aqui:
        Tem uma transmissora no Sumaré, uma na Serra do Mendanha e outra em Jacarepaguá.
        Todos tem a Globo no canal 29
        Banda IV (Canais 14 a 32)
        Banda V (Canais 33 a 83) utilizado até 68 para TV.

        O correto seria utilizar um misturador UHF/UHF banda total…
        Dê preferência por deixar a Globo no conector banda IV… Experimente deixar só a antena que está para Globo ligada na TV e veja se melhora…
        Se não funcionar… Pode estar com problemas de sinal e ai como o Hamilton disse… Uma antena melhor posicionada, um amplificador, um antena de ganho mais alto pode ajudar!

        Pode ver a lista de canais aqui:
        http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_canais_da_televis%C3%A3o_digital_brasileira

      • Com PQ45-1040 e com um amplificador PQAL-3000 consigo pegar os canais digitais de Porto Alegre,que ficão aprosidamente 130km de distância .Isso que eu moro no litoral gaúcho .De vez em quando a imagem congela pela distância ser muito grande.

  13. ah e por favor me fale numa linguagem mais facil de entender pois sou totalmente leigo no assunto e a cidade de pirai fica no interior do rio de janeiro ok e obrigado pela atenção ao meuproblema

  14. moro numa chacara em pirai bem longe de qualquer sinal de torre,tenho muitas arvores na frente, meu sinal aqui e pessimo sera que tem jeito de melhorar so tenho uma antena parabolica comum e me manda o nome de um receptor bom tambem. ah e qual seria o efeito dessa antena PQ45-1040

  15. Com essa PQ45-1040 E Um amplificador de linha PQAL-3000 consegui receber sinal digital a uma distância de 130km de distância .De Porto Alegre ao litoral gaucho

  16. Oi Toni , bom to quase surtando rsrs comprei uma tv de led com conversor digital, mais a antena interna aqui de casa nao capta os canais com sinal digital. Moro em um predio de 6 andares e to no primeiro andar. q tipo de antena q eu compro???? q seja barata e facil de instalar (pra eu mesma instalar) pra nao gastar o dinheiro q nao tenho mais.

    • Não tenho a mínima idéia. Mais pra colocar a antena teria q ser em cima do predio e puxar o fio pro meu apto. O q não vai ser nada fácil nem barato pq moro no primeiro andar e o prédio é de 6 andares+ cobertura.

      • Olá Natália
        Pra saber é só espiar pra que lado a parte mais finas das antenas da região está apontada… Assim dá pra saber a possibilidade de uma antena interna! Por falar nisto qual antena está utilizando?
        Existe a possibilidade de fixar uma antena na parede externa do prédio?

      • Então Toni a antena q tô usando é a antena interna do prédio q tem em todos os apartamentos. Em relação da antena vou procurar saber com meu vizinho e com o sindico.
        Tõ vendo q isso vai sair caro. rsrs
        Mesmo assim obrigada.

      • Olá Natália
        Em prédios, a melhor saída é antena coletiva mesmo… veja ai com o pessoal sobre a possibilidade de se colocar uma antena UHF de melhor qualidade!

  17. E isso aí, tem feito mto propaganda nas tvs sobre antenas tipo 3×1, e nas casas de antenas tem ocorrido a empurroterapia destas antenas, eu também adquiri uma dessas, por sugestão do vendedor, mas como congelava, cortava, e qdo havia mudança de clima sempre dava problemas, adquiri o PQ45-1300 e resolveu o problema, paguei 1/3 do preço da outra e a recepção e muuito melhor, funciona sem amplificador ou booster, mto bom essa antena do tipo log periodica, não comprem essas antenas 3×1 que e perda de dinheiro.

  18. toni tenho um transmisor e estou quereno usa na minha cidade , mais naõ consigo uma antena para ele fm transmitter lpfm 50 gostaria que voce colocacr uma disca de como monta uma antena para este transmisr para mi muito obrigado antencipado

  19. olá bom dia não sou professor mais vou dar um “problema aritimético” pra vocês lá vai… Moro em Belém-pa onde os Canais são 2 cultura, 4 rbn, 5 sbt, 7 globo, 10 record, 13 band, 14 um lá que eu esqueci, 17 canção nova, 25 mtv, 47 rede tv. bem, o cenário é o seguinte: 2 aparelhos de tv um de Tubo e outro LCD com conversor e a intenção é melhorar ao máximo a recepção de todos os canais que já assisto e se possivel receber canais de outras cidades tudo isso com uma só antena para as duas tvs´s é possivel? ja andei pesquisando e to na duvida entre CENTURY, ESPINHA DE PEIXE, PHILIPS uhf e vhf digital 22DB e Sagna 2200. por favor me ajudem, como já disse a intenção é melhorar ao máximo a recepção de todos os canais e se possivel receber alguns canais a mais .ps. aqui recebemos os sinais uhf e vhf
    por favor me mande tambêm a resposta por e-mail

    marcelo_sena22@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA