Circuito de controle automático de bomba d’água e nível de caixa d’água

Circuito simples de controle de nível de água em tanques e caixas, de grande utilidade para deixar de modo automático o desligamento de um bomba d’água.

controle bomba dagua sensor 450x337 Circuito de controle automático de bomba  dágua e nível de caixa dágua sensores Controle Circuitos

Descrição do Circuito de controle de nível de caixa d’água

Os sensores são pedaços de fios com a pontas descapada, só uma dúvida aqui é sobre o material destes fios, já que alguns materiais podem contaminar a água. Um fio maior deve ficar no fundo da caixa ou tanque e será ligado no terra (comum), outro fio será utilizado para definir o ponto que a bomba será ligada (Caixa Vazia), Outro fio será colocado no ponto onde a bomba deve desligar (Caixa Cheia).
Os resistores de 1Mohm quando os sensores estão sem contato com a água, mantém o nível alto nos gates do CI, Assim que entram em contato com a água o nível será baixo nos gates do CI, esses resistores podem ser alterados em alguns casos.

O ponto inicial é: Fio 1 sem contato com a água teremos nível alto nos pinos 1 e 2 de IC1A e zero na saída (Inversora) e isso vai deixar a saída do Flip Flop formado por IC1B e IC1C em nível alto, ativando o relé da bomba. Vai continuar nesse estado até que o fio 3 entre em contato com água, quando teremos nível zero na saída do Flip-Flop e assim desligando  a bomba. A bomba continuará desligada até que o fio 1 fique sem contato com a água. Quando o ciclo será reiniciado, tudo de modo automático.

A fonte para alimentar o circuito deve ser de 9 a 12 volts, o relé pode ser adaptado de acordo com a carga da bomba a ser controlada.

Esquema do controle de nível d’água automático – clique para ampliar

esquema controle nivel caixa dagua 450x206 Circuito de controle automático de bomba  dágua e nível de caixa dágua sensores Controle Circuitos

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do controle

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do controleModelo 1

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do controleModelo 2

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do controle

Lado dos componentes

Esquema ilustrativo de ligação do sensores do sistema de bomba automática

Esquema ilustrativo de ligação do sensores do sistema de bomba automática

Lista de material para montagem do circuito de controle de nível de caixa d’água

Componente Valor
Resistores 1/8 watt 5%
R1, R2 100k – Marrom, Preto, Amarelo, Ouro
R3, R4 1M – Marrom, Preto, Verde, Ouro
R5 4.7K – Amarelo, Violeta, Vermelho, Ouro
R6 680 – Azul, Cinza, Marrom, Ouro
Capacitores
C1 100n Capacitor cerâmico ou Poliéster
C2 10µF/25v – Capacitor eletrolítico polarizado
Semicondutores
D1 1N4004 – Diodo retificador
IC1 CD4011 -Circuito integrado CMOS
LED1 Led 5mm qualquer cor – Se preferir pode ser omitido
Q1 BC548 ou equivalente- Transistor NPN de uso geral
Diversos
FONTE Conector para fonte de alimentação
SENSOR Conector para os fios do sensor
BOMBA Conector para bomba d’água
RL G5LE – Relé

Download dos arquivos em PDF para montagem do circuito de controle de bomba d’agua

Atendendo a pedidos, agora temos 2  novos circuito proteção para Bomba + controle automático para caixa d’água e também controle automático de nível de reservatório
Circuito de controle automático para bomba dagua com sistema de detecção de reservatório (poço) vazio

Tags dos usuários:
controle nivel caixa d\agua, Sistema de bóia de nível por controle a distância, nivel de agua, material para instalacao de caixa d`agua, instalacao sensor de nivel, estalar quadro comando para bomba puxar agua, Esquema sensor de nivel de agua, esquema para montar uma bomba d agua, Esquema motor de passo com 555 e 4011, Esquema de comando com duas boias eletricas a comandar dois reservatorios(um inferior e um superior)

 

Comentar via Facebook



Sobre o autor desse artigo

Este artigo foi escrito por Toni em 14 julho 2011 .
Sobre o autor: Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Site do autor

tem 618 Artigos nesse blog.
Seja um autor também e compartilhe seus conhecimentos, saiba como aqui.

Salve nos favoritos e compartilhe nas rede sociais

194 Comentários

  1. Ticão

    Tony, montei o primeiro circuito, o rele liga e desliga somente com o fio do nivel baixo sem impotar com o fio do nivel alto? qual resistor coloco no lugar de 1M?
    Obrigado.

  2. gil de oliveira

    bom dia toni gostaria de saber se vc me ajuda a fazer um sensor de nível com 5 led que indica o nível da agua e que também liga a bomba quando o nivel estiver baixo e desliga quando encher a caixa tipo esse que vc publicou mas que também indica o nivel da agua na caixa, e posso utilizar qual fio para instalação e qual distancia máxima que pode ser instalado se vc me passar um diagrama já vai me ajudar muito.
    fico no aguardo obrigado gil

  3. Clelivaldo

    Olá! Toni gostaria de saber se o circuito funciona bem a uma distancia de 50m.
    E se tem um esquema para 8 ledes para sinalizar o nível.

  4. Clodoaldo

    Olá Tony, muito interessante esse projeto, mas tem um detalhe que vai dar problemas futuros que é sobre usar fios como sensor. Eu montei aqui um esquema para marcar o nível da caixa d’agua usando fios de 6mm em contato direto com a água, já fazem uns 8 anos que o circuito funciona mas a cada 6 meses tinha que trocar os fios devido a oxidação “acredito que seja devido ao cloro existente na água”. Então resolvi trocar os fios por cantoneiras de alumínio “com os fios parafusados nelas fora da água” e até hoje não deu mais problema.

  5. holanda

    Ola! Amigo tone. Seu projeto funciona perfeito so nao encontrei foi rele pra suportar uma bomba de 1hp aki em sao luis MA.

  6. Guilherme

    Ola Toni, tenho que fazer um circuito como este acima utilizando somente transistores , os dois sensores e o terra na caixa , teria como voce me dar uma dica de como fazer isso, desde ja obrigado,  

  7. Alessandro Silva

    Vc vendo a placa pronta e como faz pra pagar?

  8. Giba

    Toni, primeiramente parabéns. Gostaria de sugerir a utilização da porta que sobrou para verificação da presença de agua no tubo da sucção da bomba, com um transistor como chave para ligar (ou desligar) o circuito. Assim a bomba não parte sem agua neste tubo. O sensor para isso pode ser usado dois tes de tubo de agua com rosca com plugs metalicos, onde um vai o terra (12v) e no outro a porta do ci. Outra sugestão é acrescentar um capacitor de 2uf x 400v  em serie com resistor de 100 ohms no contato do relé com a rede para aumentar a vida util dos contatos (diminuir faiscamento).

  9. Leonardo Moura

    Boa Noite, Toni!
    Gostaria de saber se há algum sensor que eu possa estar usando para medir o fluxo da bomba na sua saída, mas necessito da resposta desde sensor em NA/NF, pois, se a resposta for que não está havendo um fluxo enviara um sinal para o contator e desligará a bomba e só irá retornar, após um tempo programado ou haver a presença de água.

    Se puder fazer um contato comigo, ficarei grato.

  10. mari cristina

    Boa tarde!!

    Gostaria de algumas informações, pois é o primeiro circuito em que trabalho.
    Montei o circuito  de bomba d’água do modelo 1, que você disponibilizou, utilizando os aterramentos colocados no modelo 2, já que no 1 estavam sem, e não funcionou, então reparei que o modelo 2 é diferente e possui 3 gates em curto.  Será que o problema é esse? Outra dúvida está nas saídas do circuito para a bomba, um fio indica a saída para o equipamento (utilizei um cooler) e a outra saída para rede de energia, nesse passo devo ligar em uma nova fonte?

    Agradeço desde já!

  11. Washington Moreira

    Toni, desculpe se a pergunta for básica, mas esse relé realmente aguenta a tensão de entrada da bomba?

    Tipo, quando ligo a bomba d’agua aqui em casa da aquela piscada nas luzes, e volta ao normal. Será que esse relé aguenta esse “pico”?

  12. Marcelo Nakasato

    ae toni, o controlador de nivel nao esta funcionando corretamente.Quando a água chega no sensor vazio ele desliga a bomba(apaga o led) mas o certo seria ficar ligado até chegar o sensor cheio.O que será que está errado? o desenho é tudo igual componentes todos iguais

  13. walmor

    Bom dia Toni eu queria saber se vc conseguiriafazer um circuito para controle do chuveiro eletrico  assim que ligar o chuveiro  ele contar umtempo e depois desligar

  14. luis

    vc teria um circuito de comando que com um pulso tipo ao ligar a bomba d’agua acionaria a bomba 1 encheu parou chamou novamente alterna pra bomba 2 acho que seria algo como um flipflop mas eu tenho quase nada de conhecimento na área, se vc tiver algo vamos conversar sobre desde ja agradeço. ( obenausluis@gmail.com )  

  15. Luiz Roberto

    Toni ! usando um ULN 2004 com resistores de 47k na entrada para controles indicadores de níveis com léds nas suas saídas, qual seria o comprimento máximo dos cabos dos sensores que poderia utilizar ??? Luizão

  16. Jean Pedro

    O link em pdf para montagem está offline, você poderia corrigir esse problema por favor?, pois estou fazendo um projeto semelhante em meu curso e pretendo me basear em suas idéias, obrigado dede já.

  17. MAURI THIELE

    MEUS AMIGOS GOSTARIA DE MONTAR UMA BOIA ELETRONICA MAS SEM FIO DA CAIXA ATE O POÇO POIS A DISTANCIA É MUITA.JA TERIA ESTA TECNOLOGIA DISPONIVEL.AQUARDO E ABRAÇOS A TODOS

  18. Duan

    Toni Boa Tarde, tem como retirar o Led da placa, para mim ele não teria serventia, isso altera a estrutura do circuito? Se Puderes entrar em contato comigo por email por favor tenho muitas questôes para levantar com você
    dplima3@ucs.br

Deixe uma resposta

Que tal trocar "The Gray Man" por uma foto ou imagem sua! No avatar de seu comentário, serve para todos os blogs Wordpress da internet