Circuito de controle automático de bomba d’água e nível de caixa d’água

230
153832

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4,50 - 8 votos)

Circuito simples de controle de nível de água em tanques e caixas, de grande utilidade para deixar de modo automático o desligamento de um bomba d’água.

Descrição do Circuito de controle de nível de caixa d’água

Os sensores são pedaços de fios com a pontas desencapada, só uma dúvida aqui é sobre o material destes fios, já que alguns materiais podem contaminar a água. Um fio maior deve ficar no fundo da caixa ou tanque e será ligado no terra (comum), outro fio será utilizado para definir o ponto que a bomba será ligada (Caixa Vazia), Outro fio será colocado no ponto onde a bomba deve desligar (Caixa Cheia).
Os resistores de 1Mohm quando os sensores estão sem contato com a água, mantém o nível alto nos gates do CI, Assim que entram em contato com a água o nível será baixo nos gates do CI, esses resistores podem ser alterados em alguns casos.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

O ponto inicial é: Fio 1 sem contato com a água teremos nível alto nos pinos 1 e 2 de IC1A e zero na saída (Inversora) e isso vai deixar a saída do Flip Flop formado por IC1B e IC1C em nível alto, ativando o relé da bomba. Vai continuar nesse estado até que o fio 3 entre em contato com água, quando teremos nível zero na saída do Flip-Flop e assim desligando  a bomba. A bomba continuará desligada até que o fio 1 fique sem contato com a água. Quando o ciclo será reiniciado, tudo de modo automático.
Quando a bomba está ligada o led1 (Verde) ficará aceso, assim que desligar o led2 (vermelho) se acenderá indicando que o circuito está funcionando e bomba está desligada.

A fonte para alimentar o circuito deve ser por trafo de 9VAC, o relé pode ser adaptado de acordo com a carga da bomba a ser controlada.

A placa após montada e feito os teste deve alojada em caixa apropriada, principalmente se  ficar exposta ao tempo.

Esquema do controle de nível d’água automático – clique para ampliar

esquema controle nivel caixa dagua 450x206 Circuito de controle automático de bomba  dágua e nível de caixa dágua sensores Controle Circuitos

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do controle

controle nivel caixa agua placa Circuito de controle automático de bomba  dágua e nível de caixa dágua sensores Controle Circuitos
Sugestão de placa
controle nivel caixa agua componentes 1 Circuito de controle automático de bomba  dágua e nível de caixa dágua sensores Controle Circuitos
Lado dos componentes

Esquema ilustrativo de ligação do sensores do sistema de bomba automática

esquema ligacao bomba agua automatica boia 700x499 Circuito de controle automático de bomba  dágua e nível de caixa dágua sensores Controle CircuitosO transformador deve ser de 9V, para proteger o circuito, deve colocar porta fusível com fusível de 250mA.
Os transformadores vem com 2 opções de tensão no primário (110 e 220), escolha a que se adequa sua rede de energia e isole o outro fio.
Pode ser adequado também uma chave para ligar e desligar o circuito.
Com o relé de 10A, pode operar bombas de até 6A ou de mais de 1KW em 220VAC, reforce as trilhas debaixo do relé, utilizando solda.
Para segurança a bomba deve ser dotada de disjuntor adequado em seu circuito.

Algumas opções de sensores disponível no Mercado e que pode ser utilizado

Lista de material para montagem do circuito de controle de nível de caixa d’água
Componente Valor
Resistor 1/4 W 5%
R1, R2 100k – Marrom, Preto, Amarelo, Ouro
R3, R4 1M – Marrom, Preto, Verde, Ouro
R5, R7 10K – Marrom, Preto, Laranja, Ouro
R6, R8 680 – Azul, Cinza, Marrom, Ouro
Capacitores
C1 1000µF/16V – Capacitor eletrolítico
C2, C3, C4, C5 100nF – Capacitor cerâmico
Semicondutores
D1, D2, D3, D4, D5 1N4004 – Diodo Retificador
LED1 Led Verde 3mm
LED2 Led Vermelho 3mm
IC1 CD4093 ou CD4011 – Circuito integrado digital CMOS Quad Nand
Q1, Q2 BC548 ou equivalente – Transistor NPN
Conectores
AC Conector bloco terminal 2 pinos – ligar trafo
O Conector Bloco terminal 3 pinos ou 2 pinos – Ligar o cabo da bomba
SENSOR Conector Bloco terminal 3 pinos – ligar os sensores
Diversos
K1 G5L-1 ou equivalente – Relé com bobina de 12V e capacidade de 10 A em 250VAC
Transformador 9VAC 250mA
Porta fusível e fusível de 250mA
Disjuntor de acordo com a bomba
Chave liga desliga
Solda, fios, placa de circuito impresso, Caixa, etc

Download dos arquivos em PDF para montagem do circuito de controle de bomba d’agua

Download PDF

Se interessa em comprar uma placa parecida com esta, dê uma espiada no Aliexpress, por DF96.

Controle automático para bomba d'água Df96
Controle automático para bomba d’água Df96

Atendendo a pedidos, agora temos 2  novos circuito proteção para Bomba + controle automático para caixa d’água e também controle automático de nível de reservatório
Circuito de controle automático para bomba dagua com sistema de detecção de reservatório (poço) vazio

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

Já está no Facebook então venha fazer parte do melhor grupo de eletrônica
Comentar via Facebook

230 COMENTÁRIOS

  1. Olá amigo, excelente o site! Uma dúvida, gostaria de adaptar esse circuito para atuar diretamente nas botoeiras de uma contatora, ligando a bomba qdo reservatório vazio e desligando qdo cheio. Minha bomba é de 7,5cv trifásica, daí não dá para pensar em ligá-las diretamente via relé. O que sugere?

  2. E faltar energia varia vezes seguidas ele desliga e não termina de encher só volta funcionar quando a água baixa o nível novamente. Ele não teria q terminar de encher a caixa

  3. Olá! Toni…tudo beleza?
    Colega como centenas de amigos já montaram ou tentaram fazer um circuito sensor
    Eu também encontrei um problema, aliás como um amigo disse acima. O layout não corresponde ao desenho e dai ficou sem funcionar, apenas o led acendeu, mas por não saber se existe os capacitores ou não no circuito.

    Tem como atualizar esse projeto para poder fazer uso do mesmo?

    Abraços e sucesso no site! Parabéns!

  4. Olá Toni, como alguns, montei o circuito, mas tem o problema: quando aciono o sensor 1 na água ele desliga o rele e o sensor 3 não tem nenhuma reação. Tem idéia do que pode ser…….

  5. fis com trilhas dos dois lados , e só de um lado, tive muito trabalho e não deu certo.
    gostaria de ver um vídeo ou fotos do circuito funcionando .
    notei que muita gente tambem não conseguiu.
    parabéns pelo cite e obrigado pela atenção.

  6. olá, excelente esse sensor desde já agradeço à atenção, minha duvida é!
    eu não tenho cisterna, eu poderia colocar esse sensor diretamente no cano D`água da rua

  7. Eu queria fazer algo parecido com o seu, porém, com duas caixas… uma menor da onde a bomba puxa a água e manda pra uma maior, qdo tiver água a bomba está liberada pra ligar e qdo não tiver a bomba permanece desligada, mesmo se a caixa maior estiver pedindo água. Claro que qdo atingir o nível maximo da caixa maior a bomba também para de puxar… Me ajude ahh… Preciso para me ajudar em um projeto.

  8. Toni, Eu tenetei fazer o projeto mais não deu certo. no primeiro layout da pcb tem uma descrepancia com o segundo layout. pois naum tem lugar de colocar o C2 e o C1. quero saber qual a pcb que e correta e se vc pode arrumar o layout da 1 pcb pois fica mais facil risca-la manulamente. desde ja agradeço. No meu projeto a bomba desliga somente quando chega no nivel cheia. obrigado e por favor me ajude

  9. Tony, montei o primeiro circuito, o rele liga e desliga somente com o fio do nivel baixo sem impotar com o fio do nivel alto? qual resistor coloco no lugar de 1M?
    Obrigado.

  10. bom dia toni gostaria de saber se vc me ajuda a fazer um sensor de nível com 5 led que indica o nível da agua e que também liga a bomba quando o nivel estiver baixo e desliga quando encher a caixa tipo esse que vc publicou mas que também indica o nivel da agua na caixa, e posso utilizar qual fio para instalação e qual distancia máxima que pode ser instalado se vc me passar um diagrama já vai me ajudar muito.
    fico no aguardo obrigado gil

  11. Olá Tony, muito interessante esse projeto, mas tem um detalhe que vai dar problemas futuros que é sobre usar fios como sensor. Eu montei aqui um esquema para marcar o nível da caixa d’agua usando fios de 6mm em contato direto com a água, já fazem uns 8 anos que o circuito funciona mas a cada 6 meses tinha que trocar os fios devido a oxidação “acredito que seja devido ao cloro existente na água”. Então resolvi trocar os fios por cantoneiras de alumínio “com os fios parafusados nelas fora da água” e até hoje não deu mais problema.

  12. Ola Toni, tenho que fazer um circuito como este acima utilizando somente transistores , os dois sensores e o terra na caixa , teria como voce me dar uma dica de como fazer isso, desde ja obrigado,  

  13. Toni, primeiramente parabéns. Gostaria de sugerir a utilização da porta que sobrou para verificação da presença de agua no tubo da sucção da bomba, com um transistor como chave para ligar (ou desligar) o circuito. Assim a bomba não parte sem agua neste tubo. O sensor para isso pode ser usado dois tes de tubo de agua com rosca com plugs metalicos, onde um vai o terra (12v) e no outro a porta do ci. Outra sugestão é acrescentar um capacitor de 2uf x 400v  em serie com resistor de 100 ohms no contato do relé com a rede para aumentar a vida util dos contatos (diminuir faiscamento).

  14. Boa Noite, Toni!
    Gostaria de saber se há algum sensor que eu possa estar usando para medir o fluxo da bomba na sua saída, mas necessito da resposta desde sensor em NA/NF, pois, se a resposta for que não está havendo um fluxo enviara um sinal para o contator e desligará a bomba e só irá retornar, após um tempo programado ou haver a presença de água.

    Se puder fazer um contato comigo, ficarei grato.

  15. Boa tarde!!

    Gostaria de algumas informações, pois é o primeiro circuito em que trabalho.
    Montei o circuito  de bomba d’água do modelo 1, que você disponibilizou, utilizando os aterramentos colocados no modelo 2, já que no 1 estavam sem, e não funcionou, então reparei que o modelo 2 é diferente e possui 3 gates em curto.  Será que o problema é esse? Outra dúvida está nas saídas do circuito para a bomba, um fio indica a saída para o equipamento (utilizei um cooler) e a outra saída para rede de energia, nesse passo devo ligar em uma nova fonte?

    Agradeço desde já!

    • Boa tarde Mari!

      Você conseguiu concluir  a confecção da placa? Vc disse que alguns gates estavam em curto.
      Montei a placa mas pra mim não está dando certo. Quando ligo a placa o led acende e o relé aciona ficando assim, independente da posição dos sensores.
      Grato

      • Estou com o mesmo  problema mudo os estados dos sensores nao muda nada nas saidas o Led continua acesso do mesmo jeito. Obrigado desde ja

      • Ola tmbm estoucom o mesmo problema,liga tudo mas naum funciona o rele independente do sensor,so led acende rele atracado sem atuação do rele

  16. Toni, desculpe se a pergunta for básica, mas esse relé realmente aguenta a tensão de entrada da bomba?

    Tipo, quando ligo a bomba d’agua aqui em casa da aquela piscada nas luzes, e volta ao normal. Será que esse relé aguenta esse “pico”?

  17. ae toni, o controlador de nivel nao esta funcionando corretamente.Quando a água chega no sensor vazio ele desliga a bomba(apaga o led) mas o certo seria ficar ligado até chegar o sensor cheio.O que será que está errado? o desenho é tudo igual componentes todos iguais

  18. Bom dia Toni eu queria saber se vc conseguiriafazer um circuito para controle do chuveiro eletrico  assim que ligar o chuveiro  ele contar umtempo e depois desligar

  19. vc teria um circuito de comando que com um pulso tipo ao ligar a bomba d’agua acionaria a bomba 1 encheu parou chamou novamente alterna pra bomba 2 acho que seria algo como um flipflop mas eu tenho quase nada de conhecimento na área, se vc tiver algo vamos conversar sobre desde ja agradeço. ( obenausluis@gmail.com )  

  20. Toni ! usando um ULN 2004 com resistores de 47k na entrada para controles indicadores de níveis com léds nas suas saídas, qual seria o comprimento máximo dos cabos dos sensores que poderia utilizar ??? Luizão

  21. O link em pdf para montagem está offline, você poderia corrigir esse problema por favor?, pois estou fazendo um projeto semelhante em meu curso e pretendo me basear em suas idéias, obrigado dede já.

  22. MEUS AMIGOS GOSTARIA DE MONTAR UMA BOIA ELETRONICA MAS SEM FIO DA CAIXA ATE O POÇO POIS A DISTANCIA É MUITA.JA TERIA ESTA TECNOLOGIA DISPONIVEL.AQUARDO E ABRAÇOS A TODOS

  23. Toni Boa Tarde, tem como retirar o Led da placa, para mim ele não teria serventia, isso altera a estrutura do circuito? Se Puderes entrar em contato comigo por email por favor tenho muitas questôes para levantar com você
    dplima3@ucs.br

DEIXE UMA RESPOSTA