Circuito de fonte de alimentação regulada com LT1083 – Ajustável

202
80370
Circuito de fonte de alimentação ajustável de alta corrente com LT1083 - 1.2 a 30 Volts por 7.5 Amperes

O Lt1083 faz parte de uma linha de reguladores de tensão positivo ajustável desenvolvido para fornecer até 7.5 Amperes de corrente. Ele é desenvolvido para trabalhar com uma diferença minina de 1 volt entre a entrada e saída, porém é recomendado ao menos 1.5V. O circuito integrado Linear Technologies LT1083 tem pinagem compatível com reguladores antigos como LM317.

Caraterísticas Principais

  • 3 terminais ajustável
  • Corrente de saída 7.5A
  • Regulação de linha 0.015%
  • Regulação de carga 0.1%
  • Disponível em 3 encapsulamento, TO-220, TO-3P e DD
  • Regulação de alta eficiência
Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Aplicações principais

  • Reguladores lineares de alta eficiência
  • Regulador de corrente constante
  • Carregadores de bateria
  • Fonte regulada com saída ajustável para amplificadores de áudio de potência

Esquema da fonte de alimentação regulada ajustável com CI LT 1083 by Linear Technologies

fonte alimentacao ajustavel LT1083 450x213 Circuito de fonte de alimentação regulada com LT1083   Ajustável Fontes Controle Circuitos

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem da fonte ajustável com LT1083

Cobreado

placa fonte alimentacao LT1083 Circuito de fonte de alimentação regulada com LT1083   Ajustável Fontes Controle Circuitos

Lado dos componentes

placa fonte alimentacao LT1083 componentes 450x195 Circuito de fonte de alimentação regulada com LT1083   Ajustável Fontes Controle Circuitos

Silk Screen

silk LT1083 power supply regulated Circuito de fonte de alimentação regulada com LT1083   Ajustável Fontes Controle Circuitos

A família de reguladores de três pinos ajustável LT1083, torna fácil a montagem de fonte de alimentação regulada de alta performance. O CI apresenta proteção contra curto circuito bem como proteção contra superaquecimento que desliga o regulador se temperatura exceder 165°C.

Os circuitos usando LT 1086 requer que se utilize um capacitor como parte compensação de frequência do componente. Para todas as condições de operação, um capacitor eletrolítico de alumínio de 150µF ou um capacitor de Tântalo de 22µF garantirá a estabilidade na saída.

Lista de material para montagem da fonte de alimentação regulada ajustável usando circuito integrado LT1083

Componente Valor
Resistores 1/4 Watt 5%
R1 5.6k – Verde, Azul, Vermelho, Ouro
R2 220 – Vermelho, Vermelho, Marrom, Ouro
P1 4.7K – Potenciômetro Linear
Capacitores
C1, C2, C3, C4 10nF / 100V – Capacitor cerâmico
C5 4700µF a 10000µF /50V – Capacitor eletrolítico polarizado
C6, C9 100nF/100V – Capacitor cerâmico ou poliéster
C7 10µF/50V – Capacitor eletrolítico polarizado
C8 100µF/50V – Capacitor eletrolítico polarizado
Semicondutores
D1, D2, D3, D4 MUR860 ou  equivalente – Diodo retificador
IC1 LT1083 – TO-3P- Circuito integrado regulador de tensão ajustável para 7.5A
LED1 Led qualquer cor
Diversos
SAÍDA Conector para saída regulada
TRAFO Conector para o transformador
Dissipador para o CI, Solda, Fios, PCI, bucha, parafuso, isolante, Caixa, Knob, etc.

Download dos arquivos em PDF deste artigo: Sugestão de placa de circuito impresso (Cobreado, Lado dos componentes, Silk Screen), Esquema e Datasheet.
Download PDF

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

Já está no Facebook então venha fazer parte do melhor grupo de eletrônica

Comentar via Facebook

202 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite. Tenho 4 trafo grandes (eu considero pelo menos) que segundo calculos de um eletonico conhecido, devem atingir de 20 a 30A em +ou- 13,8v…. porem eu trabalho com som automotivo e preciso em minha bancada uma fonte estabilizada em 13,8v com o maximo de amperes possivel, pra trabalhar em paralelo com alguma bateria(acido+chumbo de 40A pra cima)……….meu grande problema é que nao tenho capacidade para estabilizar esses trafos, a unica coisa que tenho em maos é o trafo e uma ponte retificadora de 50A, vc tem ou monta uma placa com uma aperagem em torno de uns 30A POR 13,8V estabilizados? Valor? no aguardo

  2. Boa noite Tony, tudo bem?

    Não sei se chegou minha pergunta anterior…então vou refazê-la…Qual a diferença entre uma fonte simétrica feita com reguladores positivo e negativo e duas fontes separadas com reguladores positivos…unindo um polo positivo e outro negativo de ambas? Fiz um teste aqui montando 2 fontes separadas, mas usando o mesmo tranformador e ponte de diodos e unidas “+” com “-“. Pelos meus teste funcionaram perfeitamente como se fossem fontes independentes e tbm como fonte simétrica. Se funcionam, qual a vantagem de reguladores positivos e negativos? Obrigado

  3. Boa noite Tony, tudo bem?

    Conheci seu site a pouco dias e estou voltando a “mexer” com eletrônica, pois abandonei um tempo para me dedicar a engenharia elétrica…Agora, já aposentado, estou voltando as minhas montagens e projetos…Me diz uma coisa: qual a diferença entre usar regulador positivo e negativo para fonte simétrica ou usar dois reguladores positivos e unir uma ponta positiva com outra ponta negativa? Tenho aqui duas fontes variáveis que me fornecem 1,2 até 45v DC por 3A…fiz esse teste de uní-las e não vi diferença em relação a outra com dois reguladores (Um para cada lado – Positivo e negativo). Funcionam bem tanto usando como se fossem das fontes independentes como juntas (Simétricas).

    Obrigado pela atenção.

    Sidnei Berti
    São Sebastião / SP

  4. ola toni estou com um tranformador de 35-0-35 ac que e do meu amplificador so que queria algo que transformasse em 12v para alimentar um pre e uma ventulina me da um conselho ae toni obrigado

  5. Bom dia a todos. montei hoje este projeto e meu potenciômetro começou a fritar quando girava para obter tensões menores. após algumas verificações contatei que o LT 1083 esta desenhado na posição errada no desenho (Lado dos componentes) e no desenho (Silk screen). O LT 1083 ficou invertido, foi só virar e tudo deu certo. Ótimo projeto.

  6. toni, parabens pelo seu trabalho adoro eletrônica mas não sou técnico formado, Sou tec. automação industrial e aeromodelista e nos motores glow tem uma vela que acende o filamento para darmos a partida no motor com um starter a pilha este starter é de 1,5volts. voce teria pra vender algum esquema ou já pronto (seria ótimo) que eu ligasse na bateria 12v. e baixasse a tensão para 1,5v 5amp.
    se tiver seria maravilhoso pois estes starter nao aguenta nada e descarrega rapidinho.
    Desde já agradeço.

  7. Olá Toni. Eu não entendi até qual tensão máxima a fonte vai?! Eu preciso de uma que possa vaiar suavemente entre mínimo de 1,5 v(se não der para ser 1,5v, pelo menos uns 5v para várias utilizações de bancada e máximo de 50v por pelo menos 5 amperes.
    Ela serve para mim? Você tem a placa para vender com o componente principal, esse LT1083??
    Desde já obrigado!

  8. Olá Toni…
    Executei seu projeto, Trafo 0V até 21V, funcionou perfeitamente!
    Porém, tive alguns incidentes, quando os pólos positivo e negativo encostam, o circuito fecha e o fusível vai para o saco. Seria possível colocar algum tipo de resistência ou diodo para que isso não ocorra apenas com um sutil toque dos contatos?
    PS: já troquei uns 15 fusíveis…. rsrs

  9. Bom dia Toni,

    primeiramente gostaria de agradecer pelo seu site, pois tem me ajudado muito em diversas dúvidas que já tive.
    Gostaria de saber se é possível alterar essa fonte, para que ela possa ter corrente regulável também?
    Como procederia nesse caso? Teria que ter um circuito a parte para ajustar a corrente?

    Obrigado
    Sérgio

  10. Ola. Eu montei está fonte, e a tensão minima que eu consigo ajustar é 5.1V. Teria alguma modificaçao para ser feita? Preciso de pelo menos 3V.

  11. Alguem pode me ajudar preciso de um diagrama para uma fonte estabiliza de 30 volts 50 amperes com reulagem para amper e volt por favor me ajudem ai.obrigado

  12. ola Toni, boa noite eu tenho um transformador com saída de 32V  10A, vi no datasheet deste regulador que o mesmo pode ser ligado em paralelo para obter 15A na saída, preciso fazer alguma alteração no projeto para a entrada de 32Volts ?  e a propósito este regulador pode ser encontrado na mult comercial aqui em são paulo na santa efigenia a um custo de r$ 7,00 o que acho muito em conta estou divulgando isso porque vi em alguns comentários acima que é difícil encontrar o mesmo, eu encontrei logo de cara a um preço razoável e aproveito pra compartilhar isso com os demais aqui, obrigado.

    • Olá Mauro
      Sim só seguir o esquema no datasheet para ligar em paralelo!
      Trafo de 32V é muito!
      Sobre o valor que encontrou, só confira se é original. Se suportar a alta corrente! Está me um bom preço!

      • Oi Toni bom dia eu cheguei a montar a fonte mesmo com o trafo de 32 volts e mesmo assim funcionou satisfatoriamente, porem quero mudar o projeto e passar a usar dois reguladores pra dobrar a corrente da fonte pois na configuração que montei a tensão com dois reguladores ultrapassa os 50 volts, ate que tensão voce me recomendaria o trafo amigo?  eu tenho um amperimetro na fonte porem quando a ponho em curto experimental  o amperimetro não acusa a corrente de curto, provavelmente o regulador deva se desligar, não puz em teste na bancada ainda para ver qual a corrente maxima que consigo tirar da fonte antes que a mesma entre em proteção e se desligue, mas tentarei ver isso, desde ja agradeço a voce espero que tenha um bom dia e uma ótima semana.

  13. Toni, posso usar o LT1083CP, é a mesma coisa?
    E mais, tenho um trafo de 27,5vac e 2A para 127vac. Eu consigo 7,5A na saida acrescentando no esquema outro transistor, sem precisar usar um trado de 7A?

  14. Fala tony, beleza??? Esse regulador é praticamente impossivel encontrar no Brasil, tendo que recorrer as importações, não seria mais legal, ate mesmo pro proprio leitor conseguir comprar e produzir a propria fonte, um com o LM317 e um booster, tipo um 2N3035???

  15. Ótima para rádios PX. Eu divulguei algumas no meu livro “Macetes e Gambiarras para o PX”, mas não montei e nem testei. Seria interessante, com sua permissão, divulgar estas suas fontes, com layout e tudo o mais, já que o que você publica, funciona! Você trabalha bem com o Eagle. A PCI ficou muito boa! 73 do Ademir PT9HP

  16. Boa noite tony.
    Bom maninho,vc conhece um projeto de fonte de alimentação de 80v, 6A?
    Pois eu preciso ligar um motor cc de 90v  e se posivel variar a tensão, de 50v a 80v, para poder controlar a sua rotação.
    Ou então pelo menos 80v fixos, ai eu dou um jeito de controlalo por pwm.
    Ja vasculhei a net e não achei nada..!
    De qualquer forma, ja agradeço!

DEIXE UMA RESPOSTA