Circuito de pré-amplificador de áudio com Circuito integrado amplificador operacional duplo LM358

39
20.712
Circuito de pré-amplificador de áudio com Circuito integrado amplificador operacional duplo LM358

Circuito de pre amplificador de áudio simples utilizando o circuito integrado amplificador operacional duplo LM358, esse CI foi projetado pra trabalhar usando fonte simples, apresentando baixo consumo, podendo ser utilizado em aplicações com pilhas e baterias. Outro fator interessante deste op-amp é a ampla gama de tensão de trabalho para os integrados desta família, podendo variar de 3 a 32 Volts.

Este circuito pode ser utilizado em várias situações onde seja necessário amplificar sinal de áudio de baixa intensidade, por exemplo: Como um pré-amplificador de microfones. Esta versão apresentada é mono porém se necessitar de um montagem estéreo é só utilizar duas unidades iguais e utilizar um potenciômetro duplo no lugar do trimpot.

Ao montar o pré amplificador, se preferir utilize um soquete para o circuito integrado, para facilitar um substituição no futuro. Ao montar confira todas as ligações e componentes se estiver tudo correto, ligue o circuito a uma fonte ou bateria na faixa de 9 a 30 Volts… Aplique um sinal na entrada que pode ser um microfone por exemplo e em seguida ajuste o trimpot de 470K até obter o nível de sinal adequado a sua aplicação… O trimpot vai ajustar o sinal desde 0 até o máximo do volume. Para fazer as ligações do sinal de entrada e para o amplificador de potência utilize cabos blindados, para evitar ruídos.

Especificações deste circuito de pré-amplificador :

Tensão de trabalho: 9-30 Volts
Frequência de trabalho: 20Hz a 20 KHz +-3dB
Máxima tensão de entrada: 40mV

Esquema do pré-amplificador de áudio com circuito integrado amplificador operacional duplo LM358

pre amplificador audio lm358 esquema 450x218 Circuito de pré amplificador de áudio com Circuito integrado amplificador operacional duplo LM358 Pré amplificadores Circuitos Áudio Amplificadores amplificador de audio

Sugestão de placa de circuito impresso pra montagem do pré-amplificador

pre amplificador audio lm358 pcb Circuito de pré amplificador de áudio com Circuito integrado amplificador operacional duplo LM358 Pré amplificadores Circuitos Áudio Amplificadores amplificador de audioSugestão de PCB lado do cobre

Sugestão de placa de circuito impresso pra montagem do pré-amplificadorSugestão de PCB lado dos componentes : ampliado em 200%

Sugestão de placa de circuito impresso pra montagem do pré-amplificadorSugestão de PCB – Silk screen dos componentes

Lista de material par montagem do pré-amplificador de áudio com CI LM358

Componente Valor
Capacitores
C1, C2, C3, C4, C5 10µF/25V Capacitor eletrolítico polarizado*
C6 470µF/25V Capacitor eletrolítico polarizado*
C7 100nF – Capacitor cerâmico ou poliéster
Semicondutores
IC1 LM358N – Circuito integrado amplificador operacional duplo
Resistores 1/8W 5%
R1, R2, R3, R4, R5 100k – Marrom, Preto, Amarelo, Ouro
R9 2.2k – Vermelho, Vermelho, Vermelho, Ouro
POT 470K Trimpot montagem horizontal
Diversos
IN Conector de Entrada de áudio
OUT Conector de Saída de áudio
V Conector da fonte de alimentação
Outros: Solda, Fios, Placa circuito impresso, Soquete pra ci, Caixa, Fonte de alimentação, etc.

* Estamos estabelecendo que a fonte é de 12 a 16 Volts.

Download dos PDF para montagem do pre amplificador: Datasheet LM158, LM258, LM358, LM2904, Esquema, sugestão de placa circuito impresso (pci), Lado do cobre, lado componentes, Silk-screen.

Tags dos usuários:
lm358, pré-amplificador, préaamp mono ajustes, preamp, amplificador de audio casero, pre amp, esquema de um pré amplificador com o ci az4558c, esquema de montagem de pre amplificador com ci lm358, yhs-1, CIRCUITO AMPLIFICADOR DE AUDIO PARA GUITARRA COM LM2904

39 COMENTÁRIOS

    • Rapaz, nao sei bem quanto a este amplificador, mas se eu fosse voce eu montava um pre amplificador com o circuito lm 386 e fazia algumas adaptações para poder usar um microfone.

      Nesta adaptação voce precisa *polarizar* o microfone, alimentando ele com 9 volts, passando antes por um resistor de 5,4 k homis, se for mais ou menos volts, mantenha a proporção do resistor, sempre alimentando no positivo e jogando na entrada de audio. no site do eletronicaemcasablogspot tem um projeto de um lm 386 otimo, ja fiz uns 3 destes, incluindo a adaptação do microfone.

  1. Olá amigo…sou novo aqui, mas trabalho e sempre gostei de projetos, principalmente de audio. Eu tenho a mesma dúvida, do outro amigo aí, quanto o nível de tensõo de saída, poiseu precisava de pelo menos 1000 mv , para excitar um amplificador de potencia.
    Agradeço desde ja….um abraço.

  2. Olá toni, este CI que queimou falta a letra parece que é daqueles usados em pedaleiras para guitarra BA4558 gostaria de saber se posso substituir por LM358. Gostaria também de saber se esse pre pode ser usado para ligar o DVD portatil.

  3. Olá toni, tudo bém, queria agradeço por esse site, graças a ele estrou aprendendo muito, conseguir consertar o Cabeçote que encontrei jogado, ele usava 2 tda2040 em ponte, substituir pelo Tda2030A e ele funcionou muito tempo, e agora ele queimou o CI 4558 gostaria de saber se posso substituir o 4558 por este que estar neste projeto LM358N

  4. ola toni  montei o circuito mas nao funcionou . pode ser porque nao tenho esperiencia  em eletronica . oequalizador deu certo , o amplificador  com tda 2005 tambem deu certo   oque sera q deu errado ?

  5. ola! Toni!eu aqui mais uma vez,gostaria de saber quais as dimenções da plaquinha para poder imprimir,pois eu uso o word.Eu junto varios layouts e imprimo tudo de uma vez.

    tenho em meu pc um vu com 2xlm3914 ai tava na duvida entre o lm358 e lm386.o 386 gostei bastante.

  6. Toni, se precisar usar esse circuito com tensões maiores que 16V, oq devo alterar no projeto? Estudei ele e li várias vezes o datasheet mas não encontrei a solução. rsrsrsrs

  7. Olá galera, preciso de uma fonte com uma boa filtragem para ligar um modulo altomotivo BUSTER de 150Wats, alguem poderia por favor me da uma dica de qual componentes preciso para para montar uma… Abraço a todos…

  8. tenho visto os  projetos  aqui  relacionados…  gostaria  de  saber   se tem algum  pre-amplificador com  controle  remote  ou se  seria  possivel projetar  algum ….  desde  ja  agradeço  atençao ….  xau  bçs

DEIXE UMA RESPOSTA