Download Apostila em PDF sobre motores elétricos WEG

Especificação, Instalação, Manutenção e Assistência Técnica

21
28050

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4,50 - 2 votos)

Este catálogo contém informações para a especificação correta de motores elétricos.  Para garantir que a instalação, a operação e a manutenção sejam realizadas de maneira segura e adequada, seguir as instruções contidas no manual que acompanha o motor.

Motores elétricos
Motor elétrico é a máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica. O motor de indução é o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da utilização de energia elétrica – baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais
diversos tipos e melhores rendimentos.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

apostila PDF sobre motores elétricos WEG 700x915 Download Apostila em PDF sobre motores elétricos WEG Tutoriais Download dicas de conserto Dicas Curso Apostilas

Os tipos mais comuns de motores elétricos são:

a) Motores de corrente contínua: São motores de custo mais elevado e, além disso, precisam de  uma fonte de corrente contínua, ou de um dispositivo que converta a corrente alternada comum em contínua. Podem funcionar com velocidade ajustável entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e precisão. Por isso, seu uso é restrito a casos especiais em que estas exigências  compensam o custo muito mais alto da instalação.

b) Motores de corrente alternada: São os mais utilizados, porque a distribuição de energia elétrica é feita normalmente em corrente alternada.

Os principais tipos são:

Motor síncrono: Funciona com velocidade fixa; utilizado somente para grandes potências (devido ao seu alto custo em tamanhos menores) ou quando se necessita de velocidade invariável.

Motor de indução: Funciona normalmente com uma velocidade constante, que varia ligeiramente com a carga mecânica aplicada ao eixo. Devido a sua grande simplicidade, robustez e baixo custo, é o motor mais utilizado de todos, sendo adequado para quase todos os tipos de máquinas acionadas, encontradas na prática. Atualmente é possível controlarmos a velocidade dos motores de indução com o auxílio de inversores de frequência.

Leia mais na apostila
Download Apostila WEG

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

grupo Download Apostila em PDF sobre motores elétricos WEG Tutoriais Download dicas de conserto Dicas Curso Apostilas
Comentar via Facebook

21 COMENTÁRIOS

  1. OLA SERA QUE TEM ALGUEM AI QUE PODE ME AJUDAR ESTOU DESEMPREGADO E EU GOSTARIA DE APRENDER A ENRROLAR MOTORES ELETRICOS EU PRECISO DE ENCONTRAR UM LIVRO DE DIAGRAMAS ESQUEMATICOS DE MOTORES TRIFAZICOS E MONOFAZICOS DE ALTA E BAIXA SE ALGUEM QUIZER ME AJUDAR FAVOR ENTRAR EM CONTATO Alexsandroigol@gmail.com grato fico no Aguardo

  2. Ola!
    Estou um motor de overloquequero muda a rotação, troquei os fios como a placa indica,quero usar na reta i dusitrial,fiz td direitinho mas nao ligou o motor, o que devo fazer para que ele funcione? Estoucom mais 2 motores estava usa do um normalmente como de costume e do nada deu um estouro e paroh e funcionar,mas nao saiu cheiro de queimado e nada so parou mesmo ,estava ligado no 220 oque vc sugeri que eu faça.

    Att.

    Gratidao pela ajuda.

  3. ola! bom dia me chamo Andressa e terminei recentemente o curso de eletrotécnica,e gostaria de saber quais suas dicas de estudo mais avançado e claro para que possa me ajudar na minha especificação,pois pretendo me destacar melhor na área. já passo por vários precoceitos machista de que esta área nãa é feminina,então desejo mito melhor e avançar nesnta área qual seria as sua dica pra mim…além de estudar muito é claro 
    fico lhe grata des de já !

  4. Primeiramente quero parabeniza-lo pelo site…ele é mto 10…em segundo lugar gostaria q vc pudesse reupar essa apostila pq o link pra baixar nao esta ativo…grato desde ja…

  5. ola toni?
    quero uma dica sua, tenho aqui em casa um motor eletrico 220 AC
    mas ele tem quatro fios dois vermelhos( supostamente fase) e dois pretos (supostamente terra). a duvida é a seguinte como ligar isso na rede?
    eu acho que tenho que usar um capacitor de 8 uF 400V onde iria dois dos fios, pois vi esse valor de capacitor escrito no motor, e alen do mais tem um case no formato de um capacitor eletrolitico grudado no motor.
    não consegui baixar o manual.

DEIXE UMA RESPOSTA