LED CREE – Ajuda

26
7094

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a votar neste artigo)

Olá colegas.

Hoje a postagem é diferente, preciso de esquema…
 LED CREE   Ajuda .

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Estou com um projeto de iluminação com vários led CREE 3w, aqueles de altíssimo brilho e preciso de esqueminha simples para ser usado com fonte de pc, pode ser em 5 ou 12 volts (preferencia 5v) mas com corrente constante, não usando apenas resistor para queda de tensão.

Preciso de 3,2 a 3,5v/1A para cada led ou uma linha de 10A ou o que a fonte de pc possa suprir.

Penso em usar 2 7805 em paralelo com 3 ou 4 diodos no terminal negativo pois cada um derruba 0,5v, assim terei 3 ou 3,5v na saida.

Já usei com sucesso 78XX em paralelo para somar amperagem, então penso em usar 2 neste projeto para cada led pois trabalhará no limite.

Só que no caso de 2×7805, será um par para cada led o que me complicará pela quantidade de fios, um para cada led, então o pensamento foi ter uma linha de voltagem com amperagem suficiente para vários leds em um único par de fio.

Serão, a princípio, 10 leds com possibilidade de expandir futuramente.

Não pretendo usar trafo por ser pesado e caro, neste caso 10A ou mais.

Outro pensamento foi em usar 2N3055 com diodo zenner.

O uso será para iluminação de festas e eventos, e quem me solicitou está usando lanternas com bateria recarregável, alem de volumoso e feio tem a mão de obra de recarregar tantas baterias, 3 por lanterna.

Então conversando pensei em usar apenas a parte do refletor com o led dispensando o restante fazendo um conjunto mais compacto e discreto, sendo que alguns ficarão juntos com foco dirigido e outros espalhados individualmente, situação complicada partindo de uma única fonte, pois alem do alto custo do led tbem o alto custo do trafo de fosse usado fonte individual.

Alguem pode me dar uma luz???

Espero opiniões.

Obrigado.

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

grupo LED CREE   Ajuda
Comentar via Facebook

26 COMENTÁRIOS

  1. Ola pessoal!! sera que alguém poderia me disponibilizar um esquema, de 04 leds com flash para min colocar no porta malas de um carro?? de forma que ele pisque como se fosse um strobo!! desde já agradeço a todos…

  2. Tony Tudo bom?
    Desculpa a ignorancia mas como ligo um power led direto em uma bateria de celular sem queimar este?

    preciso adaptar em um aparelho muito estreito (por isso da bateria do celular) porem to com receio de queimar o led que ja ta no dessipador

    não to com cabeça para cauculos e nem formulas.

    Agradeço!

    Outra: gostaria de um circuito simples (pois comprei outro e ta guardado deste led) para ligar em 127VAC (capacitor Diodo resistor).
    Os esquemas antigos com led simples são otimos.

    Obrigado!

  3. Caros amigos,tenho pouquíssima experiencia em circuitos eletrônicos e preciso de uma “mãozinha”. O caso é simples,acho eu. Preciso de um circuito de leds comuns, 6 no caso. Iluminação fixa. Rede 110 v. O melhor seria só com resistores ou tem um meio mais fácil e pratico? AGRADEÇO!!!!

    • intao p fala a verdade eu nao sei eu sei q eu lembro de um video no youtube la q alterava pra mais procura la no youtube q vc acha di tudo eu nao aconselho pois essas fonte sao tudo chaveada corre o risco de pega fogo (tanto é q eu ja vi) se vc qiser alta amperagem eu aconselho trafo (é grande e pesado dimais eu sei) mas é uma coisa que si vc souber compra vale a pena

      + uma coisinha: eu nao sou nenhum mestre da eletronica eu aprendi a usar um soldador com 12 anos com 15 eletronica e hj to com 17 e experiencia suficiente a altura de um tecnico pleno mas nao sou mestre, qalqer coisa tamo ai !!!

      • Cara, já ví muitas coisas mas não arrisco de maneira nenhuma, muito fake.
        Esse lance de alteração postado aki deu certo, ele apenas estabiliza e dá a amp. q a fonte pode fornecer originalmente e mais nada, é bem confiável ok?
        Tbem não arrisco colocar várias fontes em paralelo, tanto prá somar amp como volt.,, alguns tem feito isso mas não arrisco, a economia pode ficar muito cara, então conforme o caso nada melhor que o velho, caro e pesado trafo.
        Parabens pelo interesse em eletronica, é uma área ampla, com mil possibilidades de diversão.
        Tbem comecei cedo, ainda criança. Sempre passava nas bancas e torrava minha mesada com revistas e não me arrependo.
        Se gosta, vá em frente e cresça nesta área tá??? Boa sorte.
        Abraços

      • Olá Rums
        Acredito que os 3.3 da fonte de PC pode resolver para você!
        Terrível neh, estes caras querem que faça milagre e não quer enfiar a mão no bolso! rsss!
        Sobre o LT1083, tem o post que coloquei aqui no blog dá para ter até 7.5A, se utilizar dois em paralelo terás 15 A. A ideia seria a de se ajustar as saídas de 5V e de 12 Volts (Essa onde tem “mais amperes”). Porém este LT1083 só encontrei no Ebay
        Sobre Fontes de Pc, nem sempre podemos confiar em etiquetas, a não ser que sejam de marcas como Corsair, OCZ e outras top… Porém nestes casos o que precisamos é de aproveitar alguma fonte abandonada nalgum canto da oficina…
        Dá para se ter uma noção da capacidade real da “bichinha”, espiando a capacidade de seus componentes principais como Chopper, Transistores, Diodos…
        Também não sou meste nisto…
        Mais respondendo sua pergunta! Sim ela tem que suportar a máxima corrente nominal em todas as tensões… Porém as etiquetas podem não falar a verdade… Mais por mais fraca que seja a fonte ele deve ter algum tipo de proteção contra sobrecarga e ai ela amua e não sai do lugar!!!

        Dê um olhada neste esquema instructables
        http://www.instructables.com/id/Circuits-for-using-High-Power-LED-s/

        Nestes sites onde vendem estes leds, também vendem os drivers e normalmente são baratinhos e funcionam até em 220

  4. ps: desculpa + eu lembro de um video no youtube que explicava como que se alterava as voltagens de fonte de pc jogando elas para uma saida só, e aumentando a amperagem usando uns resistores axo q 2 diodos e uma lampada de 12 volts + faz muito tempo e nao lembro mais.

    • Adriel, esse tuto tá disponivel aquí no TE1. Fiz o basico em algumas fontes AT e tá funfando legal. Se não me engano um resistor de 12R x 10w na linha de 5v e um led no fio laranja, só isso e deu legal pro que preciso, fica bem estavel.
      O resistor, já que é grande, coloquei atrás do fan pois esquenta bastante, usei parafusos prá fixá-lo.
      Tem várias alterações disponíveis, mas esta que tá postada aki é muito boa, dá uma procurada depois.
      Brigadão pela dica. Abçs

    • Toni e Adriel, não tinha me tocado disso !!!!!

      Ia usar fonte AT mas recomendarei ATX então mesmo gastando um pouco mais, alem de ter disponivel os 5 e 12v para expansão da iluminação.
      Tava vendo na minha agora:
      3,3v = 24A; 5v=15A; 12v = 25A e 20A.
      Problema resolvido graças aos amigos kkkkk.
      Esta fonte de 500 watts paguei barato, 125 reais, AEROCOLL.

      Valeu pessoal, brigadão e grande abraço.

      • Ah Toni, complementando:
        Já que terei muitos amps disponíveis nas linhas +5 e +12v, ficarão de reserva pois o cara vai querer muito mais leds CREE, tá comprando um monte na DEALXTREME.
        Meu bolso agradece montando tudo prá ele kkkk.
        Conforme for frazendo, vou fotografando e postando aquí, creio que ajudará muitas pessoas.
        Abraços

      • Adriel, vou usar, se o cara quiser, fonte ATX, os 3,3v e pronto, não vou me incomodar em montar circuitinhos, fazer pci pois ele é mão de vaca, tem escorpiões no bolso, ou seja, o retorno vai ser pouco orpa muita mão de obra.
        O restante futuro usarei a linha de 12v para jogo de 4 leds em paralelo e pronto.
        Se quiser melhor que compre industrializado, concorda???
        Agradeço o datasheet e quem sabe consigo este regulador…
        Valews, brigadão.

  5. detalhe se vc vai usar em uma fonte de pc e precisa de +ou- 3,2 a 3,5 volts por 10 ampere pq vc nao liga ja direto nos fios laranja da fonte q fornecem 3,3 volts por +ou- 20 amperes dependendo da fonte ?

    • Opa Adriano, valeu.
      Cheguei a pensar nele, mas o problema é que as pessoas querem que façamos milagres a baixo custo…
      Vou sugerir linhas de 10A com 3055+zenner pois os leds serão fixados em tripés altos e a fonte no chão, na base, então sobe apenas um par de fios (o cliente tbem não quer muitos fios expostos, afff).
      Quando é prá gente é uma coisa, fazemos de acordo, mas quando é prá pessoas que querem economizar, o bicho pega rsrsrsssss.
      Vou postando o que resolver por aquí.
      Abraços

      • Olá, estou desenvolvendo um projeto com CAT4101TV é próprio para led de alta potência…consigo tocar 6 led’s de 3W a 700mA… Dá uma olhada no datasheet dele e veja se é o que precisa… Abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA