Controle de equipamentos pela rede elétrica sem fio

44
13041

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00 - 1 votos)

Que tal controlar à distancia ventiladores, iluminação ou qualquer outro equipamento ligado à rede elétrica sem fiação adicional???

Este simples projeto destina-se a isso, ligar e desligar algo dentro da residência, comércio ou até área rural, como aquela bomba d’água lá longe, no poço que vc tem que se incomodar de ir ligar e desligar todo dia…

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

A quantidade de push-bottons no transmissor e a quantidade de receptores dependerá de quantos equipamentos pretende controlar.

O circuito destina-se a controlar dispositivos enviando sinal de comando através da rede elétrica do setor. O transmissor consiste num CI 555 astável que gera sinais de controle determinados pelo botão de controle.

Estes sinais fazem a modulação de uma etapa osciladora por volta dos 455Khz que fornecem a portadora para envio de comando através da rede.

Utiliza-se, para gerar o sinal, uma bobina comum de FI de rádio que pode ser obtida facilmente de uma aparelho fora de uso, todas 455 KHz.

O receptor obtém o sinal de 455KHz a partir da rede via FI, forma-se assim um circuito sintonizado.

O sinal é amplificado e detectado na entrada do CI 567 (PLL). O PLL reconhece o tom e aciona o relé correspondente. Para ligar à rede elétrica é importante usar condensadores de poliéster de 100 nF com pelo menos 1000V de isolamento.

A quantidade de trims no transmissor e botões de acionar, determina o número de canais e de receptores que podem ser controlados.

Observe que isto só funciona bem em rede monofásica ou, no caso de bi ou trifásica, todos os equipamentos obrigatoriamente tem que estar na mesma fase.

Caso não seja possível estarem na mesma fase, pode-se testar interligando-as no quadro de entrada de energia com capacitor cerâmico ou poliéster de 10 nF x 1000V para transmissão dos sinais de uma fase a outra, sem garantia 100% de sucesso.

Ajustes:
ligue o transmissor e um dos receptores na tomada, ligue um alto-falante no pino 3 do 567, acione um dos interruptores do transmissor e coloque o o trimpot a meio curso. Ajuste FI, para obter o maior volume possível no alto-falante.

Repita o o procedimento para a outra FI. Estes ajustes devem ser efetuados para cada um dos receptores. Retire os alto-falantes e ajuste cada trimpot do transmissor para que gere frequências correspondentes aos filtros, tenha alguma atenção para que não ocorram ativações múltiplas devido a harmônicas.

controlo rede receptor Controle de equipamentos pela rede elétrica sem fio controlo transmissor Controle de equipamentos pela rede elétrica sem fio

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

grupo Controle de equipamentos pela rede elétrica sem fio
Comentar via Facebook

44 COMENTÁRIOS

  1. embora este posta seja antigo (26 de outubro de 2015 at 6:14 PM), achei muito interessante e gostaria de deixar umas duvidas:
    Foi comantado que funciona apenas em uma fase (a que estiver ligado) então como ligar em 220v e distribuir pela casa toda?
    Não tenho conhecimento avançado em eletônica, alguem tem desenhos das placas e lista de material?

  2. Olá amigos, primeiro obrigado por se interessarem neste interessante circuito.
    Ele foi retirado da revista Saber Eletrônica, do querido professor Newton Braga.
    Apenas postei sem testar pois sempre confiei na honestidade do professor, montei muitas coisas das revistas dele sem nenhum problema, todos funcionaram.
    Tentei responder um por um mas não abriu caixa “RESPONDER” em cada pergunta ou comentário.
    Boa sorte

  3. Toni
    Será que com o sistema acima consigo ligar e desligar ou aumentar e diminuir a potencia de uma lÂmpada de led que esteja ligada na rede a 50km de distÂncia?

    Walter

  4. Ola Toni sou fã até hoje da Saber Eletrônica na época pedi pelo correio várias series que eu não avia comprado e lembro que recebi uns 2 meses depois….kkkkk. Época boa o tempo não era um problema sabíamos esperar.
    Lembro deste circuito em alguma revista minha da época, era o máximo.
    Um comentário sobre o circuito, o que me preocupa são realmente as harmônicas aturem com instabilidades em alguns momentos. Você o montou e testou?
    Abraço.

    • A revista e o Newton Braga tem sites, dá um google que vai encontrar e se delicie com tantas coisas boas, simples e funcionais.
      Sobre a instabilidade não sei, mas esqueci de fazer um adendo na publicação sobre problema que tive com intercomunicador via rede de vc tiver mais de uma fase em casa, a transmissão corre apenas por uma se for bi ou trifásica.
      Vi a muito tempo uma maneira de interligar a fase via capacitor cerâmico nas outras fases, passando o sinal de RF, não lembro agora.
      Pensando em montar, pois me pediram um controle remoto multicanal para comandar de casa a oficina mecânica ao lado acionando lâmpadas, sirene, espantando algum invasor monitorado por câmeras.
      A princípio sugeri por meio físico, cabo telefônico multivia comandando relês para cada função ao lado do monitor das câmeras, mas querem a mordomia de controle remoto sem fio, não encontrei no mercado, procurei no google mas não existe, ao menos não encontrei.
      O circuito acima pode ser dispensável, usando fios em vez de vrf com mais segurança e confiança, concorda ???
      Abraços

  5. boa tarde amigo rums, gostei muito deste conteudo que vc publicou,  estou interessado em montar este circuito, porem tem alguns componentes que eu nao estou conseguindo identificar  o valor,  sera que vc nao teria uma copia do circuito mais legivel? obrigado e aguardo resposta.

  6. Olá Toni. Como eu poderia mandar para você um arquivo com o esquema e componentes para fazer um controle remoto RF de 4 canais de comando e 8 bits de criptografia, e tb o esquema para esse circuito acionar 4 reles 🙂

  7. Pessoal, muito interessante esse artigo embora tive uma grande dificuldade na hora de montar esse circuito. Nao consiigo encontar essa bobina de FI EM LUGAR ALGUM 🙁 alguma sugestao existe outro componente que pode subistituir ela? estava precisando de 9 receptores ou seja 19 bobinas

    Att,

  8. Olá amigo muito bom projeto, estou realizando a montagem dele, mais estou com algumas dúvidas em relação aos transformadores qual o valor deles e a amperagem.

  9. Uma otima solução para automação, mas se possivel gostaria de saber se existe algum outro componente ou circuito no lugar da bobina de FI, pois não possuo radio antigo e não achei em nenhum lugar pra comprar ou se alguem pode me ajudar em qual lugar posso comprar. Obrigado

  10. Olá amigos!Pra quem não ta acostumado,bobina de Fi(frequencia intermediaria)é um pequeno transformador blindado de aluminio com uma fenda na parte superior do mesmo.Utilizado normalmente em rádio(nos antigos mais comum).Para ajuste use palheta feita de madeira ou plástico,nunca chave de fenda de metal,ok.Abraço a todos

  11. Gostei seu artigo amigo , também eletrônica uma paixão minha desde minha infância , então gostaria vc teria uma ideia para esse projeto controlar trem de ferromodelismo , através da corrente continua ou alternada , esse PLL aceita somente um tom , gostaria saber se tem algo parecido para aceitar mais tons para controle

    • Colega, infelizmente é um circuito por canal neste PLL.
      Agora não me lembro de algum outro CI multicanais, mas quando lembrar postarei.
      Quem sabe o mestre Toni saiba de algo.
      Obrigado pelo interesse no projeto.

      • Obrigado Rums ,vou procurar também , caso ache algo aviso por aqui, foi como te disse gostei da simplicidade do projeto que queria controlar meus trenzinhos sem ter que fazer seccionamento de linhas , seria desligar alimentação com reles e outras coisas , sendo que existe produto que faça isso , mas preço não muito acessível e assim perde a graça para uma coisa pronta que meu interesse seria mesmo projetar o controle de tudo … ate mais

      • ai sergio eu vi agora seu comentario e me lembrei de ter visto o que voce esta querendo tratase de um transmissor receptor de 4 canais que ativa obviamente 4 reles ditintos.
        o esquema eu vi no MT e eu tambem consuegui algo para controlar este circuito atraves da porta paralela do pc assim voce poderia programar ela e definir uma rota automatica para o trem

  12. Olá amigo ,
    Este circuito já foi testado , e comprovado o funcionamento ?
    Ele provoca algum tipo de ruido ou interferências em outros equipamentos , tipo ,TV , Rádios ?
    Se acaso não interferir , solução muito Show para controles residenciais .
    Abraço!

    • Este circuito foi publicado a muitos anos na revista Saber Eletrônica, tudo que é publicado lá funciona bem e este é o segredo de tantas décadas de existencia.
      Por operar em frequência tão baixa, 455 KHz e por menos de um segundo, creio não haver nenhum ruido.

    • É botar a imaginação prá funcionar e aumentar alguns KWs na conta mensal kkkk
      Por muitas vezes deixamos de instalar algo meio distante por preguiça, mão de obra e $$$ com fios, então esta opção é ideal…
      Abraços amigo…

DEIXE UMA RESPOSTA