Controle de equipamentos pela rede elétrica sem fio

Que tal controlar à distancia ventiladores, iluminação ou qualquer outro equipamento ligado à rede elétrica sem fiação adicional???

Este simples projeto destina-se a isso, ligar e desligar algo dentro da residência, comércio ou até área rural, como aquela bomba d’água lá longe, no poço que vc tem que se incomodar de ir ligar e desligar todo dia…

A quantidade de push-bottons no transmissor e a quantidade de receptores dependerá de quantos equipamentos pretende controlar.

O circuito destina-se a controlar dispositivos enviando sinal de comando através da rede elétrica do setor. O transmissor consiste num CI 555 astável que gera sinais de controle determinados pelo botão de controle.

Estes sinais fazem a modulação de uma etapa osciladora por volta dos 455Khz que fornecem a portadora para envio de comando através da rede.

Utiliza-se, para gerar o sinal, uma bobina comum de FI de rádio que pode ser obtida facilmente de uma aparelho fora de uso, todas 455 KHz.

O receptor obtém o sinal de 455KHz a partir da rede via FI, forma-se assim um circuito sintonizado.

O sinal é amplificado e detectado na entrada do CI 567 (PLL). O PLL reconhece o tom e aciona o relé correspondente. Para ligar à rede elétrica é importante usar condensadores de poliéster de 100 nF com pelo menos 1000V de isolamento.

A quantidade de trims no transmissor e botões de acionar, determina o número de canais e de receptores que podem ser controlados.

Observe que isto só funciona bem em rede monofásica ou, no caso de bi ou trifásica, todos os equipamentos obrigatoriamente tem que estar na mesma fase.

Caso não seja possível estarem na mesma fase, pode-se testar interligando-as no quadro de entrada de energia com capacitor cerâmico ou poliester de 10 nF x 1000V para transmissão dos sinais de uma fase a outra, sem garantia 100% de sucesso.

Ajustes:
ligue o transmissor e um dos receptores na tomada, ligue um altofalante no pino 3 do 567, acione um dos interruptores do transmissor e coloque o o trimpot a meio curso. Ajuste FI, para obter o maior volume possível no altofalante.

Repita o o procedimento para a outra FI. Estes ajustes devem ser efetuados para cada um dos receptores. Retire os altofalantes e ajuste cada trimpot do transmissor para que gere frequências correspondentes aos filtros, tenha alguma atenção para que não ocorram ativações multiplas devido a harmonicas.

controlo rede receptor Controle de equipamentos pela rede elétrica sem fio

controlo transmissor Controle de equipamentos pela rede elétrica sem fio

Tags dos usuários:
circuito receptor de fm

 

Comentar via Facebook



Sobre o autor desse artigo

Este artigo foi escrito por Rums em 7 outubro 2011 .
Sobre o autor: Tenho interesse por eletrônica desde criança, paixão antiga.
Site do autor

tem 25 Artigos nesse blog.
Seja um autor também e compartilhe seus conhecimentos, saiba como aqui.

Salve nos favoritos e compartilhe nas rede sociais

37 Comentários

  1. Israel Vicente

    Toni, tem como me mandar por email um projeto de tomada acionada por controle remoto

  2. wandersosaraiva

    boa tarde amigo rums, gostei muito deste conteudo que vc publicou,  estou interessado em montar este circuito, porem tem alguns componentes que eu nao estou conseguindo identificar  o valor,  sera que vc nao teria uma copia do circuito mais legivel? obrigado e aguardo resposta.

  3. João R

    Olá Toni. Como eu poderia mandar para você um arquivo com o esquema e componentes para fazer um controle remoto RF de 4 canais de comando e 8 bits de criptografia, e tb o esquema para esse circuito acionar 4 reles :)

  4. Marcos Túlio

    Pessoal, muito interessante esse artigo embora tive uma grande dificuldade na hora de montar esse circuito. Nao consiigo encontar essa bobina de FI EM LUGAR ALGUM :( alguma sugestao existe outro componente que pode subistituir ela? estava precisando de 9 receptores ou seja 19 bobinas

    Att,

  5. Luiz

    Gostaria de saber se você pode enviar mais detalhes, Obrigado.

  6. Chris

    olá tono, da para construir um carrinho com esse transmissor?se nao dar modifique ele pra mim para que fique de 6 canais e com a alimentacao de 5 v!!!!!!!!!
    Meu e-mail e chrishattge45@gmail.com

  7. Rafael de Abreu

    Olá amigo muito bom projeto, estou realizando a montagem dele, mais estou com algumas dúvidas em relação aos transformadores qual o valor deles e a amperagem.

  8. fernando

    Uma otima solução para automação, mas se possivel gostaria de saber se existe algum outro componente ou circuito no lugar da bobina de FI, pois não possuo radio antigo e não achei em nenhum lugar pra comprar ou se alguem pode me ajudar em qual lugar posso comprar. Obrigado

  9. Luiz

    Gostaria de saber se tem algum passo a passo para montar esse circuito ou foto das placas. Se puder enviar por e-mail.

  10. Olá amigos!Pra quem não ta acostumado,bobina de Fi(frequencia intermediaria)é um pequeno transformador blindado de aluminio com uma fenda na parte superior do mesmo.Utilizado normalmente em rádio(nos antigos mais comum).Para ajuste use palheta feita de madeira ou plástico,nunca chave de fenda de metal,ok.Abraço a todos

  11. Muito útil esse circuito! Vale até a pena fazermos uma PCB dele.

  12. José

    Projeto de grande utilidade, parabéns Rums.

  13. klaper

    Ótimo artigo caiu como uma luva,estava precisando.

  14. Ailton

    gostei imenso você é um crak k gosta de ajudar

  15. Alexandre

    Muito bom! ja vou montar um, rsrsrs
    parabens

  16. Sergio

    Gostei seu artigo amigo , também eletrônica uma paixão minha desde minha infância , então gostaria vc teria uma ideia para esse projeto controlar trem de ferromodelismo , através da corrente continua ou alternada , esse PLL aceita somente um tom , gostaria saber se tem algo parecido para aceitar mais tons para controle

    • Rums

      Colega, infelizmente é um circuito por canal neste PLL.
      Agora não me lembro de algum outro CI multicanais, mas quando lembrar postarei.
      Quem sabe o mestre Toni saiba de algo.
      Obrigado pelo interesse no projeto.

      • Sergio

        Obrigado Rums ,vou procurar também , caso ache algo aviso por aqui, foi como te disse gostei da simplicidade do projeto que queria controlar meus trenzinhos sem ter que fazer seccionamento de linhas , seria desligar alimentação com reles e outras coisas , sendo que existe produto que faça isso , mas preço não muito acessível e assim perde a graça para uma coisa pronta que meu interesse seria mesmo projetar o controle de tudo … ate mais

      • porque  voce não separou os componentes, placa de circuito 

      • Olá Anselmo
        Isto é um projeto avançado, ideal para projetistas acostumado com montagens de RF!

      • gustavo

        ai sergio eu vi agora seu comentario e me lembrei de ter visto o que voce esta querendo tratase de um transmissor receptor de 4 canais que ativa obviamente 4 reles ditintos.
        o esquema eu vi no MT e eu tambem consuegui algo para controlar este circuito atraves da porta paralela do pc assim voce poderia programar ela e definir uma rota automatica para o trem

  17. Jorge

    Olá amigo ,
    Este circuito já foi testado , e comprovado o funcionamento ?
    Ele provoca algum tipo de ruido ou interferências em outros equipamentos , tipo ,TV , Rádios ?
    Se acaso não interferir , solução muito Show para controles residenciais .
    Abraço!

    • Rums

      Este circuito foi publicado a muitos anos na revista Saber Eletrônica, tudo que é publicado lá funciona bem e este é o segredo de tantas décadas de existencia.
      Por operar em frequência tão baixa, 455 KHz e por menos de um segundo, creio não haver nenhum ruido.

  18. Ricardo

    So faltou você falar sobre as bobinas de FI.

  19. jailton da silva santos

    qual valores das bobinas?

  20. Parabéns, ótima solução com poucos componentes.
    Grato

  21. Belo artigo amigo, com certeza de grande utilidade!

    • Rums

      É botar a imaginação prá funcionar e aumentar alguns KWs na conta mensal kkkk
      Por muitas vezes deixamos de instalar algo meio distante por preguiça, mão de obra e $$$ com fios, então esta opção é ideal…
      Abraços amigo…

Deixe uma resposta

Que tal trocar "The Gray Man" por uma foto ou imagem sua! No avatar de seu comentário, serve para todos os blogs Wordpress da internet