Circuito de Amplificador de Áudio potente Mono Com CI Dmos (Mosfet) TDA7293 para 100 Watts com mute stand-by

Amplificador potente utilizando o circuito integrado TDA7293 fabricado pela ST Microelectronics , inclui diagrama esquemático e desenho de pcb para facilitar a montagem do amplificador de potência.

Por se tratar de montagem com circuito integrado, toda complexidade fica dentro do encapsulamento, facilitando a vida de qualquer hobista que se aventure a montar este circuito.

tda7293 amplificador audio potente 450x360 Circuito de Amplificador de Áudio potente Mono Com CI Dmos (Mosfet) TDA7293 para 100 Watts com mute stand by tda7294 tda pdf Circuitos Áudio Amplificadores amplificador potente Amplificador potência amplificador de audio

Características do circuito integrado TDA 7293

  • Pode operar com tensões altas
  • Estágio de Saída po DMOS
  • Alta potência de saída (100W @ THD = 10%, RL = 8Ω, VS = ±40V)
  • Função de Mute Stand-by
  • Sem ronco ao ligar e desligar
  • Baixa distorção
  • Proteção contra curto circuitos
  • Proteção contra superaquecimento
  • Modularidade ( Pode ser utilizado em paralelo)

O circuito de proteção contra curtos e superaquecimento vai proteger o integrado em caso de algum problema, quando a temperatura atinge 150° e 160° o CI passa para o estado de mute e stand-by respectivamente, além disto por ter a função mute / stand-by evita a ocorrência de cliques no alto-falante.

Um pouco sopre o circuito de amplificador de áudio com ci TDA7293

A montagem é parecida com TDA7294, porém  este CI permite utilizar fontes com valores mais altos sendo assim apresenta maior potência de saída podendo chegar aos 100 Watts.

Para montar o circuito temos a sugestão de placa de circuito impresso, com arquivos em PDF, bem como os arquivos .SCh e .BRD se você precisar de editar este layout no Cadsoft Eagle. A linha vermelha mostrado no desenho do layout é para fazer a ligação utilizando um pedaço de fio (jumper).

Para utilizar a função mute, basta ligar uma chave de três posições no conector M/ST. Pode ser utilizado um chave para montagem em painel de gabinete e ligar por fios ao conector. A ligação fica da seguinte forma o fio do meio liga no conector no born 2 e os  fios do lado nos outros borns. O funcionamento é o seguinte quando a chave está para GND o circuito fica silenciado e quando está para V+ o circuito entra em funcionamento. Este processo tem um delay determinado pelo capacitores C5 e C6. Se não quiser ou não precisar de função mute basta ligar os borns 1 e 2 ou nem precisa utilizar um conector apenas faça um jumper para ligar os pontos.

A fonte de alimentação deve ser simétrica como mostrado neste artigo, o transformador deve ser equivalente a 1,5 X potência Total do amplificador, como esta potência está relacionada com a máxima tensão de alimentação consulte as curvas caraterísticas no Datasheet e assim determinar qual potência o amplificador terá para dada potência de saída e assim saber quantos VA seu Transformador deve ter. Os capacitores de filtragem podem ser utilizado valores desde 4700µF até 22000µF (para os mais exigentes).

Esquema para montagem de potência de áudio com TDA 7293

tda7293 amplificador audio 100 watts esquema1 450x413 Circuito de Amplificador de Áudio potente Mono Com CI Dmos (Mosfet) TDA7293 para 100 Watts com mute stand by tda7294 tda pdf Circuitos Áudio Amplificadores amplificador potente Amplificador potência amplificador de audio

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do amplificador

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do amplificador Cobreado – Tamanho 57.53 mm X 60.06 mm

Layout dos componentes – Zoom 200%

Silk-screen

Lista de material para montagem do amplificador de potência

Componente Valor
Resistores 1/8 Watt 5%
R1, R2 22K – Vermelho, Vermelho, Laranja, Ouro
R3 680 – Azul, Cinza, Marrom, Ouro
R4 27K – Vermelho, Violeta, Laranja, Ouro
R5 100K – Marrom, Preto, Amarelo, Ouro
R6 33K – Laranja, Laranja, Laranja, Ouro
Capacitores
C1, C8 1000µF/63 Volts – Capacitor eletrolítico polarizado
C2,C9 100nF/250 Volts – Capacitor filme de poliéster metalizado
C3 1µF/250Volts – Capacitor de filme de Poliéster metalizado
C4, C7 22µF / 63 Volts – Capacitor eletrolítico polarizado
C5, C6 10µF/35 Volts – Capacitor eletrolítico polarizado
Semicondutores
IC1 TDA7293 – Circuito integrado amplificador de áudio
D1 1N4148 – Diodo de silício
Diversos
IN Conector de entrada de áudio
OUT Conector de saída de áudio
M/ST Conector para ligar chave de mute stand-by
PW Conector para ligar a fonte de alimentação
Solda, Fios, Placa de circuito impresso, Caixa, Conectores, etc.

Download dos arquivos em PDF para montar o amplificador: TDA7293 PCB, Esquema, Layout componentes, Silk screen, datasheet e Eagle Library

Download dos arquivos para editar no Cadsoft Eagle para o TDA 7293 – .SCH and .BRD

Tags dos usuários:
tda1562, TDA7293, amplificador com tda 7293, TDA 100 Watts, montagem de amplificador com mosfet, Esquemas de placas de som LG lm u2350, Esquema de amplificador co tda7293, esquema amplificador tda7293, desenhando um som potente, tda7293 pcb

Comentar via Facebook



Sobre o autor desse artigo

Este artigo foi escrito por Toni em 8 novembro 2011 .
Sobre o autor: Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Site do autor

tem 620 Artigos nesse blog.
Seja um autor também e compartilhe seus conhecimentos, saiba como aqui.

Salve nos favoritos e compartilhe nas rede sociais

101 Comentários

  1. Aniz

    Olá, Toni, antes de montar esse projeto montei um tda2003, só que a potência dele é baixa, por isso decidi montar esse seu projeto de 100w, gostaria de saber se tem como utilizar os dois o tda2003 com o tda7293 ?

  2. Tarcisio Junior

    Olá Toni…. pretendo montar este amplificador para ser usado com instrumentos musicais (guitarra) será que rola ? A resposta seria plana ? Na descrição diz ser de baixa distorção, porém diz ter um THD de 10% … Não seria bastante alto ? Grato !

  3. joao rocha

    Amigo sre Tony Sou de portugal tenho visto vossos circuitos de audio com tdas 7293-94  eu preçisava faser umas montagens com estes circuitos mas as placas teem as linhas de impresso muito finas gostaria de saber se e possivel alongar mais estas pistas .eu em tempos pedilhe alguns esquemas de audio para ganhar algum dinheiro pois como falei naltura tive um grave açidente 5 março 2013 ja estou um pouco recuperado para entao montar algo desde ja Orgsdo estou interssado em um bom circuito estereo hifi com um bom pre amplificadpr com 3 entradas fono cd tuner desde ja cumprimentos deste amigo de Portugal esperando notiçias com um abraço joao

  4. Rodrigo

    Toni, fiz a impressão do layout pcb e do silk, após transferir o silk para a parte não cobreada da placa percebi que fica ao contrário, os componentes não batem com os furos……. será que estou fazendo alguma coisa errada? Apenas imprimi os PDF, coloquei sobre a placa e passei o ferro….

  5. Neemias

    Olá,
    Eu gostaria de saber quando posso usar alto falantes de 4ohms, e tbm saber se posso colocar 5 circuitos desses em paralelo e como poderia fazer… obg

  6. Fabio alexandre

    Ola toni fiz duas placas uma com um trafo de 18+18 e uma com trafo de 24+24 ligado em brid ficou muito bom mais queria saber o que posso fazer para melhorar mais ainda.

  7. Adans Shigueru

    Oi sou principiante  neste mundo da eletronica, tenho conhecimento basico, estou aprimorando. 
    Mas ja tentei montar 3x este projeto e os tres queimaram vc pode me ajudar em algo.
    1 – os pinos 7-13 e 15-8 são mesmo ligados desta maneira?

    • Olá Adans
      O Circuito está correto!
      Mande “Ibagens”

    • cara, a primeira vez que montei quase queimei, pois a carcaça deste ci fica a tensão negativa, e eu estava aterrando! ou vc isola o ci do dissipador ou isola ele, fora isto, ele é bem seguro e tem as proteções de sobrecarga e curto na saída! vc tem que fazer as ligações se não me engano no positivo para os sinais de stand by e mute, se não ele não sai o som, parece besteira mas eu quebrei a cabeça para descobrir isto! rs Boa Sorte!

      • Aniz

        benedito por favor manda uma foto, ou me explica melhor a ligação desta chave do mute e os “V+” “V-” e o GND onde entra, pois já faz dias que tento ligar e nada, pois sou novato na eletronica. Agradeço!!!

      • Bom, neste circuito tem uma chave de mute, eu não uso, coloquei apenas resistores de 10K no pino 9 e 10 para a tensão positiva! A parte de traz do ci normalmente é o GND, mas neste ci é a tensão Negativa, então cuidado para o dissipador não encostar no gnd ou tensão positiva!  

      • Aniz

        benedito muito obrigado pela resposta, fiz como vc, coloquei dois resistores, um no pino 9 do ci e outro no 10, os dois para o pino 13 que é a tensão positiva, coloquei os fios da entrada de áudio e saída dos alto falantes e do transformador que o meu só dá 19V positivo para o V+ e o negativo para o V-, mas ainda não funcionou, o GND tem que ser ligado onde ? E como já que coloquei esses resistores, os três borns do mute/ST/BY, ficaram sem nada? ou terei que ligar em outro lugar? 
        Agradeço muito!!

      • Aniz

        Benedito muito obrigado consegui, descobri que 19v e muito baixo pra puxar o AP, mudei pra +32V, Funcionou!!!, muito obrigado!!!
        Agora vc sabe como posso ligar um potenciomentro e um equalizador?
        muito grato!!

      • Cara, que bom que deu certo! Vc pode sim ligar o potenciômetro de volume na entrada de sinal, ligue a entrada do sinal no primeiro pino do potenciômetro, o segundo pino vai para a entrada do amplificador e o terceiro pino liga no terra, e bom tb que vc solde um fio terra na carcaça do potenciômetro, que no caso pode ser um de 100k ! O equalizador vc pode ligar antes do volume! Boa sorte!

      • Aniz

        Benetido mais uma vez estou precisando de sua ajuda, o Ap esta funcionando normalmente, estou ligando em dois alto falantes de baixa potencia, e ligando a entrada de áudio no computador e as vezes o celular pois tenho como controlar o volume sem o potenciômetro, Então meu problema é quando eu deixo o Ap com o volume baixo ele fica com um xiado muito estranho, quando deixo em um volume mais alto o xiado diminui, mas como os alto falantes são de baixa potência deveriam não xiar com o baixo volume, o que posso fazer para tirar esse xiado? Muito obrigado por suas respostar, tem me ajudado muito. Agradeço!!!

  8. preciso de duas praca com saida tda 7293 para colocar em um marshal avt de 150 wats vc teria ela ja montadinha com as saida e um cabeçote avt2000

  9. Felipe

    Oi Toni, seu eu ligar com 30V posso usar falantes de 4 ohms né? Notei que nesse circuito não tem um capacitor de 100nf e um resistor 2.2 ohms na saída como em um amp estereo que você fez com esse CI, isso da alguma diferença?

  10. cristian kleinibing

    Olá toni Posso fazer dois circuitos iguais e liga-los em ponte, como no circuito dos TDA 7294? Devo acrescentar mais um resistor entre as saidas?

  11. marcio

    olá ,gostei muito de seus projetos.
     qual a tensao x corrente ideal para o amplificador 7293ou7294 (maxima potencia)?
    e preciso usar pre ou pode ser ligado direto no computador,dvd ou tv ?
    obrigado !!!

  12. Ricardo

    Olá, Toni, saudações!
    Achei interessante esse ampli que vc sugeriu e penso em montá-lo, Porém já fiz uma tentativa há alguns anos atrás com um TDA da Philips e esbarrei no problema do Pré que montei e deu muito chiado e péssima equalização. Acabei abandonado o projeto. Eu penso em usá-lo para contra-baixo. Vc tem alguma sugestão de um pré que tenha usado e saiba do resultado?
    Se puder ajudar-me, ficarei grato.
    Abçs!

  13. joao

    olá Toni! o seu site é muito bom parabéns, por favor você poderia concertar o link do 4Shared com o esquema e o PCB está inválido! obrigado.

  14. Eduardo

    Toni.

    Gostaria de saber se posso usar um trafo de 33+33v? Entregando 46v na saida.

    Grato

  15. Eduardo Augusto

    Caro Toni.

    Vi que a voltagem maxima de operacao eh de +-60v.
    Posso usar um trafo de +33 -33? Ficando 46,2V DC na fonte…
    eh muita voltagem?
    O que voce acha?

    OBS. Desculpe a ter digitado errado. Meu teclado nao esta bem configurado.

    Grato

  16. santos

    Ola boa noite Tony,  pode ser usado o TDA 7294 no lugar do TDA 7293? e também ele tem sistema ativo de subwoofer?

  17. rafael

    amigo montei o ampl ja duas vezes, com todas as peças certinhas ja olhei ate as voltagens que vc citou de 5v, existe na placa, porem assim que ligo amplifica, e de repente baixa o volume e fica xiando direto.pergunto se tem algo com dissipador tipo influencia ou não.  se eu ficar ligando e desligando ele aumenta em seguida baixa mesmo com o ampl ligado,desculpe se não ficou claro ,pergunto alguma dica.vlw

  18. Ramon Haynes

    Olá Toni, estou tendo um probleminha com este circuito, eu o montei eu nao obitive nenhum resultado, o amp nao da nem sinal, obrigatoriamente eu tenho que por a mica?? jah tentei fazer o chaveamento do stand by, e ate troquei 3 CI’s!! Desde jah obrigado!

  19. juliano

    se for possivel enviar o arquivo p mim eu agradeço julianoap@r7.com

  20. fabio alexandre

    ola toni gostaria de saber se o trafo influencia na potencia do amplificador, fiz o que usa dois tda7294 estou usando um trafo de 18-0-18 3A, não coloquei a mica nem a borracha no dissipador é nessesario. 

  21. Paulo

    Cara o megaupload saiu do ar então manda o arquivo .rar por e-mail por favor, ou disponibilize pelo media fire. Grato: Paulo

  22. leniton

    não precisa de filtro de linha ???? 

    • Olá Leniton
      Um filtro de linha de boa qualidade é sempre recomendado numa instalação!
      Subwoofer ativo, fala se de amplificador para baixas frequências com fonte e montado na própria caixa…. Logo se utilizar um pré amplificador com filtro terá um amp de Subwoofer!

  23. leniton

    o amplificador precisa de fonte ou pode  ligar direto na bateria de carro 

  24. AndréX

    Parabens toni, excelente post!!!
    jah montei o meu e encomendei o trafo, vamos ver!!

  25. Tiago

    ele consegue respoder a quais faixas de frequecia, exemplo de 20 hz a 20khz

  26. Tiago

    ele funciona a 4 ohms ;ele reproduz qual faiz de frequencia ,tem algum esquema de dobro de potencia.vlw

  27. Tiago

    ele funciona a 4 ohms ;tem algum esquema de dobro de potencia.vlw

  28. Jailson Santos

    Ola, montei o amp com tdA7294 80W E QUANDO LIGO O TRANSFORMADOR ESQUENTA MUITO E MUINTO RAPIDO, E O SOM FICA BAIXO, QUANDO LIGO APENAS O TRANSFORMADOR ELE NÃO ESQUENTA 24 + 24 3A, SOU HOBISTA POR FAVOR ALGUEM MIM AJUDE.GRATO

  29. antonio

    olá toni sou fã dos seus amplificadores gostaria de saber se tem algum de 500w rms de 2 saidas de  facil construção meu som queimou a saida gostaria de fazer um alternativo meu som e um LG LM-U2350A,alguma ideia agradeço obrigado.

  30. george mario

    toni ,o trafo para o amplificador com tda 7293 é de qual voltagem por quantos amperes

  31. helbert

    eu queria saber como se faz a ligaçao do standby e do mute…
    voca poderia me ajudar…
    uso uma chave h normal????
    como faço a ligaçao???
    qualquer coisa pode mandar no meu email….

  32. Boa noite amigos, fiz anteriormente um projeto utilizando o TDA 7293 que não funcionou, então projetei o proposto por vocês, exatamente da mesma forma pelo sujerido, porém o mesmo não apresentou sinal em nenhum dos projetos, nem no anterior, e nem no projeto de vocês, acredito que não estou ligando corretamente o MUTE ST-BY, aguem poderia me dar uma ajudinha, ou desenhar como devo ligar, outra ajuda também, onde posso colocar um potenciometro para o volume. Agradeço desde já. abraço

  33. Jonas

    Olá Tony, gostei muito do projeto.
    Eu uso o simulador proteus pra criar os meus, mas como sou iniciante gostaria de saber como faço pra colocar este tipo de conector nele, voce sabe como. Conector borne com parafuso, pois ele tem simulação em 3D de como ficará a placa.
    Grato.

  34. Rogério

    Olá Toni,

    Comprei todos os materias pra confeccionar a placa porém quando imprimi a pcb pra transferir percebi que a trliha que leva o sinal do pimo 10 do CI até o R5, D1 e C5 está fina demais! na impressão ficou muito fina, quase apagada fica complicado até pra traçar com a caneta pra retroprojetor o espaço é muito pequeno. Será que daria pra deixar ela mais grossa, ou fazer um jumper pra ligar o pion 10 do CI até os outros componentes. o desenho da placa que eu imprimi segue as dimensões que vc recomendou.

  35. roque eugenio

    TONI, para “LEVAR OURO” tens que colocar junto com circuitos e informações técnicas, alguns fornecedores que vendam pela INTENET,confiáveis, e preços de mercado dos componentes.Com toda certeza virá OURO, e muito , de todos os lados

    • Olá Roque Eugênio
      É que a maioria já tem suas preferências de compras e sem contar que as empresas no Brasil não são tão interessadas… Se fosse nos EUA com certeza a Digikey e a Mouser gostaria de ter sua lista mostrada em cada artigo do blog!
      De qualquer modo vou criar uma lista de lojas, para facilitar a cotação do leitor!

  36. constantino

    um bom trabalho e feito com muita dedicação .

  37. Damysom

    Olá Toni, gostaria de saber se você tem algum esquema de fonte chaveada, pra colocar em uma potência digital de 3000W. Se você quiser posso lhe enviar o esquema (diagrama de montagem) da potência digital.
    Obrigado!

  38. Marco Antonio

    Caro amigo, estou muito satisfeito com as dicas e donload aqui disponibilizados, estão me auxiliando muito na finalização do meu curso de mecatronica, gostaria de saber se você tem algum software de programação (de facil linguagem) para um microcontrolador BASIC STEP 2K.

    Abraço.

Deixe uma resposta

Que tal trocar "The Gray Man" por uma foto ou imagem sua! No avatar de seu comentário, serve para todos os blogs Wordpress da internet