Circuito de Carregador de Baterias de chumbo ácido (carro, moto) profissional automático com PIC16F876A – by Toroid do Brasil
Este é um projeto desenvolvido por Arielton Trento e Alexandre Torchelsen Feldens para Toroid do Brasil, trata-se de uma montagem profissional de carregador de baterias do tipo chumbo ácido, foi projetada para otimizar a carga e melhorar a vida útil da bateria. Funciona para baterias de 12V a 24V, com capacidade de 12Ah até 160Ah. O algoritmo utilizado mais eficiente para tal processo é o de quatro estágios ou método duplo nível de tensão, implementado em um microcontrolador PIC16F873A, da Microchip, que utiliza a modulação através de largura de pulso – PWM – para controlar o nível de tensão e corrente fornecidos para a bateria, através de um conversor DC-DC tipo buck.
ALGUNS DADOS IMPORTANTES SOBRE BATERIAS CHUMBO ÁCIDO
Capacidade (C) – É a corrente máxima que a bateria pode fornecer durante “x” horas. Para as baterias de chumbo ácido, os fabricantes definem este intervalo (x) como sendo de 20 horas.Esta característica não é linear, mas para se ter uma idéia, uma bateria de 40Ah poderá fornecer 2A (40Ah/20h) continuamente durante 1 hora. A capacidade de uma bateria sofre variação de acordo com alguns fatores externos, principalmente com a temperatura, sendo diretamente proporcional à mesma. Para cada 8,5ºC acima de 24ºC, a capacidade aumenta,porém a vida útil da bateria é reduzida à metade.
Célula – É um dispositivo eletroquímico capaz de suprir a energia de uma reação química interna. Para baterias de 12V há 6 células, para 24V há 12 células, ou seja, a tensão nominal de cada célula é 2V.
Descarga – Também está ligada diretamente à vida útil da bateria. Quanto menos for descarregada, mais ela irá durar. Por exemplo, se sempre for descarregada em apenas 10%, abateria irá durar em torno de 5 vezes mais do que se a descarga fosse feita em 80% de sua capacidade.
Lista completa de conteúdo do documento sobre carregador de baterias
- Introdução
- Alguns dados importantes sobre baterias chumbo ácido
- Tensão do acumulador
- Corrente do acumulador
- Método de carga
- O conversor buck
- Especificações do projeto
- Aquisição de dados
- Utilização do carregador
- Conclusão
- Apêndices
- Circuito de controle
- Circuito de potência
- Desenhos das placas de controle e de potência
- Desenhos em “d” das placas de circuito impresso
- Imagens reais do carregador
- Dimensões do dissipador para o fet e para o mbr com tabela de
- Temperatura
- Lista de materiais
- Alternativa de acionamento da porta do mosfet
- Código fonte do programa para o picfa
- Referências bibliográficas
Os direitos autorais deste documento pertence a Toroid do Brasil, que gentilmente nos deu permissão para publicá-lo
Os componentes transformador e indutor para este carregador de baterias podem ser adquiridos junto a Toroid do Brasil. Para comprar, entre em contato através do e-mail
falecom(arroba)toroid.com.br e indique as características desejadas, como tensões de saída e correntes máxima e mínima das baterias.
Download do arquivo PDF com as informações necessárias para montar o carregador de baterias, incluindo desenho de esquemas e placas de circuito impresso, lista de material, código fonte para o Microntrolador.
Tags dos usuários:
esquemas carregadores de bateria de carroComentar via Facebook
Sobre o autor desse artigo
Este artigo foi escrito por
Toni em
9 dezembro 2011 .
Sobre o autor:
Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Site do autor
Seja um autor também e compartilhe seus conhecimentos, saiba como aqui.











Boa tarde, gostava de saber como determinar o numero de dias de autonomia de uma bateria de chumbo para um sistema fotovoltaico para uma residencia? estou dimensionando um sistema.
Olá Ana Lourenço
http://www.condutronet.com.br/Baterias.html
http://www.multiport.com.br/Download/Publico/Autonomia.xls
Alguem pode me ajudar!! quero montar um esquema desses mas não encontro onde comprar a placa para a montagem do carregador de baterias,outra coisa este carregador serve para carregar uma bateria de 150ha eo outra de 80ha para manter meu som funcionando!! adoro esses blogs de tecnologia…desde ja agradeço ..
Olá Themarquinhos
No caso vocÊ quer uma fonte automotiva, consegue elas no mercado!
mas eu mesmo quero montar, ela como no esquema que vc desponibilizou!! eu so preciso da placa para montar os componentes quero saber onde comprar ou se posso montar em cima de alguma outra coisa!! sou leigo no assunto mas tenho muita vontade de aprender!! eu tenho a fonte ou o transformador! eas peças compro na eletronica aqui da minha cidade
Olá Themarquinhos
Estas correntes de alto valor, precisa de trafos gigantes!
O legal seria conseguir uma montagem de fonte Chaveada!
toni vc teria um circuito q eu poderia adicionar em uma fonte ja pronta que fosse automatica de uns 30A .vlw
Olá Tiago
Não entendi?
bateria de celular em geral 3,7 V com 1400mAH
Olá Celiolee
Pesquisando no Google por “cellular battery charger circuit” tem muito circuito para tal função!
Como este
http://www.extremecircuits.net/2009/08/mobile-phone-and-ipod-battery-charger.html
Porém tem vários tipos de bateria de celular!
olá toni tem como fazer um carregador caseiro para celular caso tenha voce tem o esquema?
Olá Celiolee
Qual tipo de bateria?
Bom dia pessoal é o seguinte não posso acessar o site 4shared onde o arquivo pdf do carregador com pic esta armazenado por razões de segurança da intranet do meu trabalho(esta bloqueado) alguem poderia enviar por favor direto para o email reginaldo.antonio@tjrr.jus.br?
muito bom
valeu mesmo
Valeu guri vou montar um pra min!!!
Eu pensava que uma bateria de 40Ah, pudesse fornecer 40 amperes durante uma hora.
M as o texto diz: “Esta característica não é linear, mas para se ter uma idéia, uma bateria de 40Ah poderá fornecer 2A (40Ah/20h) continuamente durante 1 hora.”
É realmente isso?
Olá Aluizio,
Não tenho certeza, mas acho q quando uma bateria diz ter uma carga de 40 Ah, quer dizer que ela fornece uma corrente de 1A por 40h. Mas quando diz que a característica não é linear é porque não é recomendável vc consumir toda a carga da bateria em 1 hora, pois a corrente será muito alta para a bateria e poderá danificá-la, mas ela dá aquela carga se vc utilizar durante um período maior de tempo, como por exemplo, 2 A em 20h. Para uma bateria de 12 V e 40 Ah, a potência fornecida por ela é a multiplicação da tensão e corrente = 12 x 40 = 480 Wh.