Esse é pra quem entende: Ideia para sistema 5.1

84
13462

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00 - 2 votos)

Pesquisando na net eu achei esse esquema para dividir o áudio em 5.1

Infelizmente, eu não entendi!

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Então queria saber se alguém poderia traduzir isso aí e desenhar o circuito porque eu não tenho nem ideia.

E também servirá como consulta para alguém mais que queira fazer um Home Theater caseiro.

Não sei se posso utilizar esse espaço para duvidas, mas quem sabe não sai algum circuito…

aguardo sugestões!!

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

grupo Esse é pra quem entende: Ideia para sistema 5.1
Comentar via Facebook

84 COMENTÁRIOS

  1. o circuito acima e so para quem entnede de hi-fi porem o mesmo e facil compreensão porem o mesmo montei e não achei complicado porem o mesmo fica devendoo porem o mesmo usa amplicador tda tl072 oirem o mesmo não e um bom amplificador quem quiser  commente a minah resposta pois envio as placa e o esquema  mais simples porem utilizei o ewb paras emulação das placas quem quiserr os progrmas mando junto

  2. Estou tentando montar um som 5.1 para meu PS3, eu já tenho um Decoder de audio digital, o Mocha JY-M2. Ele converte o Audio da saida óptica em 5.1 canais.

    A entrada do amplificador tem que ser em 5.1 e a saida em 5.1, seriam seis amplificadores, um para cada canal como nas caixas de som para PC.

    Você teria alguma ideia?

  3. Todo CI Operacoinal p/ quem estudou e sabe sobre amplificadores operacionais possui duas entradas ( – ) e ] + [ sendo que a primeira inverte o sinal apilcado e, a segunda amplifica normalmente sem a inverção na saída. O projetista utiliza o recurso de mudar estas entradas. Quanto aos Falantes a FR é determinada pelo seu cone peso e tamanho

  4. Este circuito é de módulo stereo que uza as duas entradas { + _ } do CI Operacional o seu objetivo é muito simples, suponhamos que tenha 4 Altofalante no seu carro, dois do lado esquerdo e, dois do lado direito. OK O potenciometro VR1 de 100Kr jogará o audio da esquerda p/ direita ou direita p/ esquerda. Dependendo da disposição que está instalado os seu Alto-falantes o que já é uma escolha de quem fez a instalação ou do dono do veiculo por expl. Bem explicado!

  5. Amigo, vc não tem como montar numa protoboard para testar? Caso ache que o resultado valha a pena então vc pensa em fazer uma placa de circuito impresso. Caso não funcione como esperava, larga de mão e parte para algo mais elaborado ( e caro). Abraço.

  6. O esquema desta placa é o seguinte.

    Ele pega o LR do áudio, inverte a fase entre eles e curtocircuita (se é que existe o verbo curtocircuitar…) o sinal. Imagine o seguinte: Quando voce inverte a fase de um dos canais estéreo tudo o que for comum aos dois canais vai ser cancelado, ou seja, o canal virtual do centro  “tudo que for igual em ambos os canais” será cancelado. então ele pega este sinal e coloca ambos como sR e sL. O que vai sair nos dois canais é exatamente a mesma coisa. vai dar a sensação de surround porque só vai sair o que estiver nos extremos do estéreo. ou tudo pra direita ou tudo pra esquerda.
    O canal central ele simplesmente deixou os dois canais em mono (colocou o R3 e R4 para o mono não voltar para as estradas que serão usadas também de saídas L R) e tirou um pouco de agudo do canal (C1 que curtocircuita as altas frequencias com o GND). A saída central e a saída do sub são iguais neste circuito (quero me matar!!!!).

    Este circuito é um simulador de surround que lembra de longe o padrão Dolby Pro Logic II que separava canais virtuais a partir de cancelamento de fases (anos 80).
    Pra ter um surround de verdade (padrão Dolby Digital ou DTS, etc) os canais devem ser discretos (independentes) que são mixados com saídas separadas e gravadas em canais separados e só depois codificados em AC3 ou outro formato. Lembro que o formato PCM no DVD é usado quase exclusivamente para estéreo (2 canais) e não para surround porque é muito grande. É um stream que a gente chama de inteiro (integer) sem compactação. Para surround a gente compacta o áudio (tipo mp3) para poder rodar os 6 canais em tempo real junto com o vídeo no DVD.
    Com relação a fonte chaveada para áudio, a questão é a seguinte:
    A fonte chaveada altera o PWM de entrada da fonte de acordo com a corrente de saída. Isso gera um pequeno ruído na fonte e uma demanda de corrente levemente inconstante. O resultado no áudio será uma distorção harmônica na saída. (não é aquela distorção de arranha o áudio, é uma deformação na onda do áudio original).
    Qualquer potência ou amplificador de referência de qualidade são pesadões por causa dos grandes transformadores toroidais dentro delas. Para áudio, aconselho fonte simétrica linear com uns capacitores porretões na saída e vários pequenos (100nF, 10nF) ao longo de todo o circuito. Indico que para cada 10 cm de trilhas de alimentação coloque um capacitor pequeno e um para cada CI.
    Espero que a informação tenha sido útil.
    Deus Abençõe a Todos.

  7. Primeiramente, gostaria de esclarecer que qualquer ajuda é bem vinda, desde que não atrapalhe!
    Nirus, se você tivesse lido mais atentamente este tópico, você acharia o link da montagem com 5 amplificadores em uma fonte de pc:http://www.taringa.net/posts/imagenes/5341327/Amplificador-5_1-Casero.html. Portanto, sua teoria cai por terra… A não ser que você ligue na fonte algo que peça além de sua amperagem, que vem especificada na tampa de todas as fontes…
    Portanto, não menospreze os comentarios do Elvis, ele tem mostrado muita experiencia no assunto, inclusive me auxiliou na montagem do meu amplificador 2.1: http://www.te1.com.br/?p=5251.
    Pomba cara, qual fonte de pc desarmaria com os picos de um TDA?????? Vejamos: “Fonte ATX 10w – 5w real – LeaderTrash”kkkkkkkkkkkkkkk
    Reveja seu conhecimento antes de expor suas críticas!!

    • MINHA EXPOSIÇÃO INICIAL SOBRE O ESBOÇO DO CIRCUITO BEM POBRE POR SINAL TROUXE ESCLARECIMENTO SOBRE O QUE SERIA DE FATO AQUILO QUE ATÉ O MOMENTO NÃO HAVIA SIDO ESCLARECIDO.
      QUANTO AOS MEUS CONHECIMENTOS SÃO DE TEMPO DE TARIMBA TEÓRICO E PRATICO. OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE TODOS. CORDIAIS SAUDAÇÕES… 

    • Amigo,isso são 5.1 emulados…
      Note por favor no circuito:
      Os Canas R/L são “Frontais” e passam sem tratamento pelo circuito. 2.0
      Os canais SL/SR são os sorrounds esquerdo e direito. 2.0
      Os canais CT/SW são os Central e Subwoofer respectivamente 1.1
      Total de canais 5.1

      Entendeu amigo?
      isso pode ser bom para quem tem só um DVD player sem saida 5.1, mais tratasse de um simulador 5.1…..
      Agora pra quem usa pc, o ideal seria uma placa 5.1 discretos com ampli 5.1 em conjunto com o AC3 Codec configurado perfeitamente, ou , na medida do possivel uma placa de som boa com Live ac3 ou parecido tipo as Asus e Creatives da vida.
      Se vc não gosta de brincar de tecnico de som de mesa digital, nem pense nas Creatives, pois estas ultimas só prestaram com os drives mods do Daniel_K muito bons por sinal mais muito complexos!

    • Então amigos, estão a tempos debatendo num circuito que o jeito que foi desenhado esta enganando a todos, que se trata de um pequeno pré amplificador que nem faz papel de estereo, então e melhor desistir desse circuito , pois esta somente enganando quem quer montar ele, como disse outros amigos presciza muito mais que isso para simulação de 5.1, existem desafagens nos audios e alem de separação de muita coisa , para se chegar no 5.1. Espero que tenha ajudado vcs , vou pesquisar um circuito e mando algo para todos.

      • Amigo que respondeu contestando meu conhecimento…..
        Vc por acaso já ligou uma fonte de pc numa potencia pelo menos?
        Vc já abriu modulo com fonte mosfet?
        Que tem la dentro em mano???????????????
        Claro, tem uma baita de uma fonte chaveada do tamanho do mundo dentro, ai vc me fala:
        Ele funciona por magia????
        Não amigo,fontes queimando são as que vem no pc xing ling!
        Não estou querendo fazer ninguem passar riscos, só estou falando para a pessoa testar e aprender!
        Eletronica é isso, não falo de reparadores que trocam peças e sim de estudar cada etapa do aparelho!
        Vc que fala que a fonte vai torrar com a corrente de pico dos amplis, reveja seus conceitos….
        Estes TDAS nem usam os 2A com onda quadrada (situação de maxima potencia) imagina no audio….
        Vc pelomenos já colocou um amperimetro true na entrada da fonte de um pc funcionando?
        Lá não tem nada de linear não,principalmente no boot, games e programas pesados forçam o processador a trabalhar no limite em fração de segundos Aqui no meu Pc vai de 100W ocioso a 550W totais em menos de segundos (quando possivel medir com o amperimetro) sem cair mais de 100mV, não venha me falar que um conjunto de miseros amplis de medio grave que puxam 2A de pico vai estragar a fonte?
        Sem achismos como vc, mais vc deve ser destes que acham que um Ventiladorzinho (Fan) de pc a mais na fonte vai queimar ela…..

        Continuando, amigo teste, pois quando eu estava de bobeira, passava o tempo na sucata de peças e testava tudo. De Capacitores a valvulas, nada escapava da minha curiosidade….
        Isso é a graça da eletronica, nunca se sabe tudo…
        se eu quisesse “Enforcar” alguem, estaria mandando o amigo montar um Classe D, ou mesmo um transistorizado todo discreto!
        Eu cansei de usar fontes destas de Pc antigas em serie na alimentação de amplificadores automotivos, por quase 1 ano e nada das bichinhas pedirem arrego!
        Hoje não uso mais amplificador de auto para casa, pois a fonte encarece o resultado.
        Aconselho a quem não tem intimidade com o ferro de solda e não querer passar raiva com som, compre um Receiver no ML usado, muito mais rapido e pratico!

      • bom, eu num sei se isso se aplica ao caso
        mas geralmente eu mexia mais com esses modulos transistorizados e ligava eles em fonte de pc usada atx
        se vc simplesmente respeitar as amperagens da saida vc pode usar esse tipo de fonte para um equipamento de som simplesmente nao abusando daquilo que a fonte forceça
        quer saber se a fonte de pc he boa ?
        mete um curto nela, se se a proteção dela armar ela presta, se não, ai ela so vai queimar uns capacitores

  8. Olá Joao Marcos
    Tava aqui vendo suas aventuras pelo 5.1 rsss!
    Pergunto para que função quer utilizar isso, se for no PC, qualquer placa de som até mesmo Onboard tem como configurar para 5.1 e nesse caso bastaria amplificar cada canal!
    Porém para valer 5.1, o sinal de áudio tem que estar nesse formato, senão mesmo que seja feito por processador específico, só será simulado mesmo!

  9. Pessoal to com uma duvida
    tenho uma fonte de pc aqui de 500W
    qual amplificador vocês acham se seria melhor para essa fonte? o tda 2030 ou o tda 2050.
    Assim eu terei que fazer 7 placas com um tda, mas não sei qual.. todas ligadas à fonte de 500W.
    e mais uma placa para o sub com o tda 7294, que vou ligar em um trafo separado.
    vlw

    • Parece que o colega quer economizar na fonte aproveitando de um micro.
      As placas de áudio dos Pcs não possuem potencias superior a 1,2 Watts RMS.
      Isto já com impedâncias de seus falantes de aproximadamente 4 Hons.
      O que acontece é que o surto de corrente em baixa frequencias tipicas de batidas graves gera surto de altas correntes. Isto já é inadequado para estas fontes eletrônicas.
      Um TDA TIPICO PARA QUEBRAR O GALHO SERIA TDA 2002 ou 2003.
      E ALTO FALANTE DE 4 Hons.

      • Erradissimo amigo…..
        Pode usar sem medo, não tem nada a ver com placa de som ou coisa do genero, quem consome e como consome, são Processador, placa de video, HDD (nem tanto).

        Nas placas de som de hoje são raridade as que usam amplificador interno!
        Pode usar a fonte sim que ela sustenta!

      • pois é Elvis
        visto que minha fonte tem 18 amperes no 12V então tá sossegado, considerando que cada amplificador com qualquer TDA dá mais ou menos 2 amperes, então vai ser 2*7=14 amperes. vai sobrar corrente ainda.
        Só que eu to em dúvida entre qual TDA usar, tendo em vista que quero construir um “Home” para futuro também, portanto precisa de uma potencia razoável… qual você sugere? TDA 2030, 2040 ou 2050?
        vlw 

      • Tenho mais uma duvida aqui:
        Para medir a amperagem de um trafo, posso utilizar esse método:
        1 – medir a resistência do secundário do trafo desligado.
        2 – medir a voltagem do secundário trafo.
        3 – usar a lei de OHM: I=V/R
        No meu caso deu o seguinte:
        I=35/8 = 4,375A
        será que está certo?
        É porque tenho 5 trafos de sucata aqui que funcionam, porém eles não tem nenhuma etiqueta!
        Em trafo simétrico será que dá certo?
        como você faria para medir a amperagem do trafo comum e de um trafo simetrico?
        obrigado.

      • Vc pode se basear no tamanho dele, em relação a um conhecido,mais tem um metodo mais “preciso”…..
        Vc coloca um Amperimetro em serie com um Variac com uma resistencia de chuveiro (na tomada dele), coloque ele na maior resistencia possivel.
        Antes de ligar a resistencia de chuveiro na tomada do Variac,teste com um multimetro a tensão( não existe voltagem) de saida do transformador, anote!
        Depois de anotados a Tensão na saida do tranfo, conecte a resistencia de chuveiro na saida do variac.
        Depois de conectado, vá dando carga no tranfo(aumentando a saida do variac). vá aumentando aos poucos ate a tensão de saida do tranfo começar a cair.
        Se atente ao Amperimetro e multimetro ao mesmo tempo, quando chegar num valor de +- 10 a 25% da tensão de saida, Terá a corrente maxima do tranfo!

        Antes de vir um aqui falar que este metodo não é confiavel, lembro que o audio e o amplificador de audio não funciona no maximo todo tempo ele funciona mais na media da capacidade (se tiver onda quadrada ai é outra…)

        Quanto ao TDA2002….
        este é uma ****** para audio em casa, ele trabalha em classe B, audio cheio de Crossover, não aconselho ele não!

        Busque algo mais novo como o TDA 2030, muito melhor não caia nesta de TDA2003,2002, são classe B muito ruim pra audio!

      • Olá Elvis
        Valeu pela dica!
        O problema é que tenho só um multimetro!
        Em relação ao variac, só tenho um dimmer que construí com o TIC 226D e um auto transformador. será que dá certo??
        A, já anotei aqui! TENSÃO!!
        E para 12V qual TDA você aconselha?? Vi num site que um cara ligou 5 TDAS 2050 em uma fonte de pc igual a minha.. é lógico que vai perder uns rms à 12V. Será que poderia compensar essa perda com alto falantes de 2 ohms?? 
        dá uma olhada: http://www.taringa.net/posts/imagenes/5341327/Amplificador-5_1-Casero.html
        valeu!

      • Pois aja visto o amigo ELVIS ta dando a corda para alguem se enforcar.
        Uma coisa é consumo Linear de processador, motor do HD etc.
        Outra situação é consumo istântaneo típicos de amplificadores de áudio.
        Outra situação é amplificador consumir continuos 2 Ampér.
        Só se aplica esta configuração quando colocado a uma frequencia de 1 KHz. para testes.
        A filtragem e a situação de fontes de computadores, são dimencionada para usos de consumos linear já previstos de aumento de demanda e passos de 5 8 Ampér e assim por diante.
        quanto a surtos de consumo ou a fonte dispara a proteção interne e desliga momentaneamente ou se for surtos rápidos e repetidos a parte do transistor de chaveamento vai pro saco.
        BOA SORTE AOS INTELECTUAIS…

  10. NO ESQUEMA O QUINTO CANAL É O Sub_Woofer+central.
    Já o canal 3 e 4 dos fundos, Esquerdo + Direito L-Rear e R-Rear.
    Os canais L e R frontais serão pegos diretos nos pontos do inicio do esquema.
    IN OUT, L e R.
    PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO É, criado uma defasagem com batimento nos dois canais l+r a diferença tirada nas saídas L_Reader e R_Reader.
    Um reforço de graves somando os canais L+R e fazendo Sub-Woofer e Canal Central.
    ISTO TUDO USANDO UMA SAÍDA COMUM DE APARELHOS DE SOM ESTÉRIOS SIMPLES.
    DANDO ORIGEM A 5X1 FALSO. “SIMULADO”
    ——–É ISTO AÍ——–

  11. Pessoal, 
    dei uma pesquisada boa no tio Google e descobri que o que eu quero fazer é impossível para mim, pois seria necessário lidar com processadores de áudio DSP que além de serem caros e difíceis de achar, a confecção das placas com trilhas de 1mm torna isso mais impossível…, sem contar que a solda desse ci precisa de um soldador especifico…
    Em fim, não desisti e descobri as placas de som 7.1, que contam com todas as saídas… só precisando de uma central de amplificação… Achei uma plaquinha dessas por 40,00 e já encomendei!
    Em breve postarei novidades do meu projeto que agora se tornou 7.1!!
    Obrigado pela ajuda de todos!

    • Mais uma coisa:
      Quais amplificadores vocês acham que ficaria bom? Pretendo usar uma fonte de 500W de pc parada aqui pra alimentar o home, então a tensão dos 7 amps seria 12V e a do sub poderia ser maior, pois pretendo usar um trafo que tenho aqui de +-35V, pensei no tda 7294 para o sub… o que vocês acham?? Qual Tda para cada uma das 7 caixas??
      vlw

    • ah eu não sei vc, mas eu gosto daqeles amplificadores automotivo desse transistorizado q vai trafo de entrada e de saida
      mas esquenta bastande e consome muito, mas he facil d monta e o som he bom !

  12. joão marcus 
    no caso de fazer placas iguais separadas e alterando os capacitores, eu não tenho como te falar o valor dos capacitores assim meio por cima, vc pode fazer as placas separadas e procurar ver se tem algum esqemario divisor de frequencia onde se aplica o sinal na entrada e ele possui varias saidas de frequencias diferentes, dai cada saida vai pra cada entrada das placas amplificadoras separadas. 
    como se fosse um nivel de equalizador pra cada canal (mas não é isso)

    • então a entrada de audio estereo tem que ser compativel com 5.1, ou seja, ter as seis frequencias?
      se for assim facilita o trabalho, pois é só dividir as frequencias. E como eu faço isso? só com capacitores mesmo? Onde eu acho uma tabela com os cortes de frequencia dos capacitores??
      valeu

      • bom cara, he logico q vc nao vai dividir frequencia por frequencia
        no caso dos home a divisão de frequencia he feita por cis, em projetos simples seria por capacitores
        vc pode tanto procurar pelos cortes de frequencia a capacitor ou mesmo procurar um ci q ja faça isso
        procura no google por ci divisor de frequencia em saida, e caso achar, procure pelo datasheet dele

    • Ola
      Esse negocio de 5.1 e 7.1, etcccc.1

      Que eu saiba nao tem uma forma simples de resolver.
      A tecnica é PCM e toda feita por software e é claro, com os recursos de hardware ( a placa de som, onboard ou nao..)
      Externamente seria um sistema bastante complexo à base de DSP’s e outros bixos…
      Melhor e mais barato comprar uma plaquinha de som com tudo implantado!!!
      O legal, seria investir em montar filtros ativos com opamps, pois essas saidas de 5.1 ou 7.1, têm chiados, muito baixo mas tem…

      []’s

  13. Ola pessoal,

    Lembrando que 5.1 e 7.1, etc…sao canais gerados por software. Tem que ter uma saida por canal. Este circuito é apenas um somador de estereo para mais um L e R.

    Abraços a todos

    ***********************

    • Olá Ismar
      E o que você me diz sobre os Home Theaters á venda, em que uma entrada estereo se “transforma” em 5.1??
      É o que eu quero fazer!!
      Obrigado

      • Ola,

        O sistema quadrafonico antigo tinha uma portadora, parecido com o FM estereo.
        É possivel sim transformar stereo LeR em 5.1, mas depende do software e recursos da placa de som do PC. Nem todas as “placas” de audio têm o recurso. Por acaso eu tenho uma asus que tem o 5.1. Os conectores de audio todos se transformam em saidas, controlados pelo software que acompnha. Alguns aplicativos de audio manipulam essas saidas e voce consegue ter varios canais independentes.

        Mas é possivel sim, atraves de codificaçao , dois canais com portadora, se transformarem em 5.1 ou 7…
        []’s

      • Valeu Ismar
        O que eu quero evitar agora é a compra de uma placa de som que separe os canais.
        Deste modo seria muuuuito mais fácil… só construir os amps para cada saida! que maravilha!
        Então eu pensei: como os home a venda fazem essa divisão? sem softwares, somente ligados no dvd? entendeu?

  14. Ola Tony bom dia, eu tambem ja trabalho com equipamento de audio a muitos anos e não obtive uma resposta agradavel sobre tal circuito. o autor simplesmente quiz dar uma ideia de como se divide o som de home 5.1 porem ele fracassou na ideia, e não conseguiu passar realmente a ideia dele nos des ritivos, espero ter ajudado, abraços

    • Olá Jair
      você já utilizou esse circuito na pratica? aonde?
      Você teria uma sugestão para dividir o audio em 5.1 canais, como nos home theaters?
      obrigado

    • Olá Danubio Herbest
      pelo que entendi no inicio, a própria entrada de audio estereo servirá como sinal para as caixas L e R frontais, sem ter que passar pelo circuito, entendeu?
      valeu

  15. É mito simples no circuito vc vai ligar os canais no centro dos potenciometros P2/1 (1-2) e no P2 (2-2). Toni, poderá fornecer pra vc as placas, vc precisará de 3 placas, na 1ª vc monta os 3 canais na 2ª apenas 2 canais normais e na 3ª apenas um canal normal. É bom lembrá-lo que esse circuito tem apenas um volume Master, ou seja os 5 canais terão seu volume aumentado ao mesmo tempo, com relação ao Canal do Sub ele possue um volume individual. Para que o Home fique jóia é necessário que os canais frontais, traseiros e o central tenham volume individual (potenciometros duplos (estéreo)). Bem pra isso é necessário ter algum conhecimento. No link que forneci tem também os desenhos das placas caso vc queira confeccioná-las. Se vc realmente quiser montar esse circuito, posso enviar um esquema auxiliar para ter um volume master unico para todos os canais e individual para os canais diant. tras. e central

  16. esqueci de falar
     caso vc tiver dificuldade de desenhar a placa, de uma olhada em programas de desenho de placa, pois tem um jeito de vc imprimir a placa usando uma impressora laser, um ferro de passar e mais uns retoques com caneta de retroprojetor 
    se vc axar esqemaarios onde vem o desenho da placa, he ate mais facil pq ai he só inverte a imagem e imprimir

    • Olá adriel hs

      já fiz várias placas aqui, inclusive as do meu projeto: http://www.te1.com.br/?p=5251 – Feitas à caneta, portanto o meu problema é “traduzir” esse esquema em forma de circuito para a placa, entendeu? é porque não tenho nenhum curso de eletrônica, só gosto por ser um hobby, por isso preciso da ajuda de vocês para tentar obter o circuito!!
      se você puder fazer o circuito baseado nesse esquema com certeza eu vo te agradecer.
      vlw

      • cara eu tambem num tenho curso não, fis a prova do senai p fazer o curso e vo ver se eu passo.
        cara, se a dificuldade he de traduzir a placa (o problema he q eu não tenho tempo)
        eu não sei se vc tem espaço pra montar o circuito, mas, se vc for montar o conjunto de amplificador vc poderia fazer varias placas de amplificadores mono iguais separadas (talvez algumas de potencia maior) e simplesmente alterar os capacitores da entrada e regulagens por potenciometro na entrada de cada uma
        agora questão de desenhar a placa q vc quer fazer vc usa programas q nem o eagle
        (sinceramente eu não sei onde esta a sua dificuldade)

      • adriel, obrigado pelas dicas!
        sobre os capacitores, teria como explicar melhor sobre seus valores??
        não tenho nem ideia, por isso conto com a sua ajuda. 
        minha dificuldade é na hora de organizar os componentes na placa. Uma vez fiz uma placa que tinha mais de 10 jumpers kkkkk porque não organizei as trilhas direito.
        qualquer sugestão, tamo aí!
        vlw

  17. cara um esquema que vc pode achar facil seria usar um pre amplificador seguido de um crossover passivo de capacitores, dai de cada capacitor vc fas um canal
    por exemplo: vc monta um pre amplificador estereo, nas duas saida dele vc liga dois capacitores diferentes em cada canal e na saida dos capacitores vc liga um amplificador
    dai vc teria 4 canais distintos de frequencias diferentes 
    dependendo do pre amplificador q vc usar e de uma calibragem por potenciometro entre os capacitores e os amplificadores, vc pode expandir para quantos canais vc quiser de frequencias diferentes
    q nem, 2 canal pra sub, 2 canal pra corneta, 2 canal pra twiter, e assim vai

    • Olá adriel
      O meu objetivo é tentar reproduzir 6 canais de audio distintos de origem de 2 canais, entendeu? Assim como nos Home Theaters a venda…
      mas valeu pela explicação!

      • foi isso mesmo q eu expliquei, mas no caso se quiser vc pode fazer etapas separadas na hora de desenha algumas placas
        facilita bastante

  18. Sou técnico em Cinema desde os meus 20 anos (hoje com 48)
    Caros Amigos, esse circuito de audio é apenas uma ideia de somar e subtrair apenas dois canais.
    Mas para as primeiras experiencias, está até bom, veja: O canal centro é praticamente desprezado, deve se usar parte desse circuito usando L/R para gerar um canal centro puro, depois usar L para gerar um L puro e assim com todos os canis restantes cada um na sua frequencia de corte, para que fique exatamente como faço nas quase 200 Sala de Cinema que projetei no nosso Brasil Varonil, cada canal direcionado exatamente no lugar certo da Sala de projeção. Abrços

  19. Na verdade este circiuto trabalho como um divisor de frequências normalmente as saídas de um dvd por exemplo podem ser ligadas em uma tv que possua som estéreo ou caixa de pc que servirão de L e R frontais e também serem ligadas a esse divisor e amplificador para as demais saídas. Espero ter ajudado ou pelo menos clareado as idéias da galera. abraços t+.

  20. João Marcus, nesse pequeno home as saídas L front e R front, estão ligadas em paralelo com as entradas L e R respectivamente, ou seja deve haver algum erro, pois não existe amplificação para L front e R front; se vc ligar esse home num dvd player por exemplo não vamos ouvir som nas saídas L front e R front…
    Abraço, Carlos Albuquerque.

    • Nesse caso, L front e R front seriam os respectivos L e R in, antes de entrar no circuito, entendeu?
      deste modo, somaria-se L, R, L-rear, R-rear, Center e sub = 5.1
      acho que é assim, pelo menos é o que mais se assemelha…
      Lembrando que isso seria um Pré amplificador, ou seja, seriam necessários 6 amplificadores, 5 para as caixinhas e mais um potente para o sub…
      Esse circuito só divide o som entre os canais!
      flw

DEIXE UMA RESPOSTA