Filtro passa frequências baixas usando BA4558

67
23987

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4,80 - 5 votos)


Filtro passa baixos1 450x337 Filtro passa frequências baixas usando BA4558
Este circuito simples vem ajudar aqueles que estão em busca de um filtro que pode barrar as frequências altas (agudas) impossibilitando passar voz e agudo, e deixar apenas as frequências baixas (grave) que vão de 100Hz até 5Hz. Este filtro é de fácil montagem pois só necessita de apenas de algumas peças e de uma PCI de 5x5cm tornando-o também barato. Como usos, você pode agregá-lo ao circuito TDA7294 em bridge  usando um bom Subwoofer, ou em qualquer circuito amplificador de áudio do site de sua preferência.

Filtro passa baixos ilustração 450x253 Filtro passa frequências baixas usando BA4558
O BA4558, é circuito integrado monolítico com dois amplificadores operacionais com baixo consumo de energia, e compensação de fase interna montado em um único chip de silício. Este CI oferece alta velocidade, uma largura de banda, e baixo ruído. Excelentes características térmicas e largura de banda de tensão ganho que tornar esse CI ideal para uso em uma ampla variedade de circuitos eletrônicos, além também do filtro. Lembre-se  de que como no datasheet explica, ele opera com 9-18 Volts. Então, aconselho a fazer o uso de uma fonte simétrica 12V regulada , como o circuito necessita.
Fltro passa baixos Filtro passa frequências baixas usando BA4558

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Tabela de peças 450x359 Filtro passa frequências baixas usando BA4558

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

Já está no Facebook então venha fazer parte do melhor grupo de eletrônica
COMPARTILHAR
Artigo anteriorFeliz natal e prosperidade em 2012
Próximo artigoReview do Amplificador UHF/VHF com Bfr90
Sou um aprendiz em eletrônica. Não fiz faculdade, nem curso técnico mas, estou aprendendo muito com apenas um computador, internet e muita falta de juízo na cabeça."Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes" Isaac Newton.
Comentar via Facebook

67 COMENTÁRIOS

  1. cara gostei muito desse projeto !! tenho algumas duvidas ! se pode ajudar agradeço muito !!

    o circuito em si é que eu preciso, a unica coisa que esta dando dor de cabeça é essa fonte simétrica, tem como eu usar uma fonte linear apenas modificando alguma coisa nessa placa ??

    vc teria algum link para outros tipos de circuitos para fazer o crossover ?? esse é para frequências baixas, vc teria algum para frequências altas ??

    meu projeto é simples relativamente, quero separar os agudos,médios e graves. Vou usar um arduino uno para fazer a leitura da intensidade das frequências.

    muito obrigado !!

    • Cara da pra ligar fonte simetrica e amplificadores mais potentes, so que voce precisaria de um inversor para transformar em 220 e depois usa-se uma fonte simetrica convencional. OBVIAMENTE o inversor tem de aguentar o *TRANCO* da potencia do amplificador +fonte, logo voce nao pode calcular a potencia do inversor no valor nominal,ou seja, joga uns 30% a mais do valor exato que voce calculou,por segurança.
      Mas obvio que essa *gambiarra* tem um preço, que é a vida util de sua bateria. Good bye

  2. Estou fazendo um projeto de um som portátil e estava querendo usar algum circuito que filtre as frequências baixas para o subwoofer , porém a alimentação do circuito seria em uma bateria . Tem algum circuito no blog que filtra frequências baixas sem ser alimentado por fonte simétrica ?

    • Olá Felipe. Sim, tem como misturar as entradas de áudio. Basta colocar dois resistores de 47k em paralelo, cada qual, pegando um pouco do sinal de áudio de cada canal R e L, e depois usar esse canal misto, para colocar no filtro.

  3. Flávio gostaria de saber se posso usar esse filtro na entrada ou saída de amplificador automotivo, ele é um 3 canais L R + SUB , só que ele tá passando voz e agudo pro sub e eu queria usar um filtro desses, outra duvida posso usar os 12volts da bateria do carro pra alimentar ele?

    • Olá Luciano. Esse filtro foi justamente desenvolvido para isso. Filtrar não deixando passar voz e nem agudo. Só que há uma barreira nisso, esse filtro foi feito para ser ligado em uma fonte simétrica. Ou seja, não funcionará na bateria.

  4. Boa tarde, tenho um receiver 5.1 com sub passivo, nela disponho de duas saídas stereo amplificadas, gostaria de saber de sem como criar algum tipo de filtro, para eu poder utilizar estar saídas em um sub ativo.

    • Olá. Para fazer um filtro para subwoofer ativo, esse serve. O problema, como foi descrito por você, é que o receiver não oferece saída não-amplificada. Você terá que colocar esse filtro numa saída não-amplificada e depois, para um amplificador diretamente. Qualquer dúvida, estarei por aqui.

    • Olá Junior. Este amplificador que você está usando, utiliza uma fonte não simétrica com os potenciais + e – . Este pré-amplificador (filtro para graves) funciona com uma fonte simétrica com os potenciais + GND – . Se sua fonte tiver uma saída simétrica, você poderá ligar o filtro normalmente mas se não tiver, terá problemas pois não irá funcionar com fonte não simétrica. Qualquer dúvida, estou a disposição. 

      • Certo Flavio, se for o caso eu posso conseguir uma fonte pra ele, mais a minha duvida é a seguinte, como faço a ligação com meu amp? pois tenho duas caixas boas, mas queria colocar um Woofer pra dar mais graves.

        (Obrigado pela resposta rápida.)

      • Olá novamente Junior. Como eu disse, a fonte para esse circuito tem que ser simétrica. A ligação para este filtro, está representada na imagem acima. Se você quer tornar o áudio 2.1 utilizando duas entradas estéreo, você necessitará colocar dois resistores em paralelo. Um resistor “pegará” o R e o outro, o L fazendo uma entrada mono para o filtro. Depois disso, é só colocar o áudio na entrada, esquematizada acima, e pronto. Agora, como eu percebi que seu amplificador utiliza fonte não simétrica. Você fará assim (para o amplificador): você ligará o positivo da fonte no positivo no amplificador e o negativo do amplificador, você ligará o GND. Já para o pré-amplificador, você ligará normalmente. Positivo no positivo, negativo no negativo e GND no GND. Qualquer dúvida, estou a disposição. Mande fotos de sua montagem.

  5. Olá Toni .

    Bom , estou montando uma caixa amplificada com TDA7297 que peguei neste sait . 
    Eu gostaria muito em adicionar este circuito no projeto de maneira que eu possa  fazer um controle e incrementá-lo  no circuito .
    Bem , mais a minha dúvida é o seguinte :  
    Como a alimentação do TDA não e simétrica , eu poderia usar uma fonte simétrica ultilizando a saída positiva e o terra ,  para alimentar o TDA , e usar toda a simetria para alimentar o 4558 ??? 
    Gostei muito desse circuito e gostaria de usá-lo .

    Grato .

    • Olá @tec_. Olhando no datasheet do TDA7297, o máximo de voltagem que ele suporta é de 20 volts não simétricos. Você pode fazer o seguinte: fazer o uso de uma fonte simétrica com potenciais 12-GND-12 contínua. Daí você coloca o TDA7297 ligado no positivo 12 volts e o pino GND, ligue-o ao GND da fonte e o filtro usando o BA4558, você liga normalmente. Se tiver alguma dúvida sobre a montagem do circuito, estou a disposição. 

      • Por favor , mais uma coisa . É possível eu ligar as duas entradas  dos canais estéreo do meu amplificador neste filtro ???

        Mui grato .

      • Olá @tec_. Sim, você pode. Basta você ligar dois resistores de 27K, um para cada canal e coloque-os em conjunto para se fazer uma uma entrada mono para enviar o áudio para o filtro. Qualquer outra dúvida, estou por aqui.

    • Olá novamente “JrXp”. O Link já foi corrigido e os arquivos testados. Lembre-se de que quando clicar em baixar pelo site, abrirá uma nova aba no navegador espere alguns instantes e aparecerá em azul “download” no site Sharex. Qualquer eventualidade ou erro, coloque seu comentário.

  6. O negócio é o seguinte pessoal… Utilizei esse esquema para montar um trabalho de faculdade, porém, não consegui encontrar em lugar algum (nem mesmo no datasheet do BA4558) a fórmula para se calcular a frequência de corte desse filtro e muito menos o seu ganho… Gostaria de perguntar se alguém aqui no fórum  pode me ajudar nisso, ou pelo menos me indicar algum site que possa ajudar. Desde já agradeço.

  7. ola,estou tendo dificudade em encomtrar os capacitores de poliester sera que vc poderia mostrar se existe algum equivalente de seramica? pos eu moro numa cidade que não tem loja de componetes, de facil asesso, des de ja agradesso.

    • Então amigo, tanto faz o capacitor poliester ou ceramico , pois isto seria somente o material isolante qual foi fabricado. O valor nisto não influência, somente que a isolação em poliester tem maior rigidez dieletrica , ou seja suporta maiores tensões seus terminais.

      • Olá Sergio. A escolha do capacitor deste circuito vai de sua preferência. Sim os capacitores cerâmicos suportam mais voltagens mais, esse ciruito não irá precisar de um capacitor de alta voltagem. Boa montagem envie imagens, fotos do circuito pronto. Qualquer coisa, pergunte.

  8. Voce poderia colocar a imagem do circuito impresso tipo essa: http://www.te1.com.br/wp-content/uploads/2010/09/amplificador-tda-2050-pcb-1.png

    Na minha cidade e muito caro para imprimir a placa entao faço na mão e do jeito que esta aqui seria dificil desenha a mesma..

  9. Olá gente. Alguém de vocês já conseguiu montar o circuito? Eu quero postar imagens o links para vídeos caso alguém tenha montado e conseguido obter bons resultados. Eu tenho ele em minha casa mas, não tenho uma boa câmera filmadora e um bom subwoofer. Mas para aqueles que duvidam que ele funciona, pode ter certeza que funciona perfeitamente. Qualquer dúvida de vocês, irá ser a maior satisfação em responder.

  10. nao sei muito de eletronica mais ,ele e antes da saida amplificada ou depois se e depois ele aguenta ate quantos watts rms, tem algum com controle de frequencia variada .vlw

    • Ola Tony , então respondendo sua pergunta, seria algo dificil nesse circuito implementar variação de frequencia , pois temos varios filtros nesse circuito , teriamos que alterar todos , como exemplo C5,C4 e R6 forma um filtro e outro sria R4 e C3 alem capacitores desacoplamento sendo C1 , C2 e C5 que formam filtros tambèm, então para outras frequencias devemos recalcular todos para uam certa faixa , tudo bem . Obrigado espero que te ajue isso que te informei

  11. Legal Flavio, então tambem comecei como vc , mas minha epoca não havia tanta informação vinda pela internet, pois nem internet existia para população, somente para industria, então aprendi através de revistas de eletronica Junior, Saber e outras , então com 15 anos fiz SENAI e depois cursos tecnicos na area e estou terminando a faculdade, mas antes disso tinha boa noção , não muito profunda para analisar , que agora tenho e posso ate encontrar e modificar algum defeito em sí projetar e outros isso que legal na eletrônica , vc pensar em algo e fazer um circuito para isso , como estou agora fazendo para minha maquete … felicidades para vc e prescisar de ajuda estamos aii, legal ajudar outros assim ..

    • Olá Sergio. Logo mais abaixo do texto, você tem o link para que você possa fazer o download. Todas as imagens que você necessitar, estão em pdf em tamanho real zipadas. Então, descompacte-as para ter acesso a elas. Quando tiver montado, mande vídeos, imagens, fotos para o site mostrando seu projeto pronto. Qualquer dúvida, pergunte.

  12. Bom dia Tonny, olha so nao consegui baixar o arquivo, e nem visualizar o esquema eletrico, so vi as fotos da placa montada.
    tem como enviar o esquema eletrico??
    valeu obrigado
    parabens pela informacoes no site.

    • Bom dia Gilmar. Logo mais abaixo , tem o link pra você fazer o download das imagens em PDF. As imagens estão em tamanhos reais. Depois de ter feito o download, descompacte-os para ter acesso as imagens. Obrigado pelo interesse em montar. Mande vídeos, imagens, fotos, para compartilhar sua montagem. Qualquer dúvida, pergunte.  

  13. Olá! Muito bom, você poderia me ajudar ? Sou humilde na eletrônica então.. tenho duvida na parte da alimentação, uma fonte qualquer de 12v seria a certa pra ele? e não entendi as entradas, tem o + o terra e uma “simétrica” certo? poderia me ajudar? não entendi =/

    • Olá Gabriel Castro. Obrigado pelo interesse em montar, e não importa, estamos todos nesse site para aprender e compartilhar esquemas. É o seguinte, este filtro necessita de uma fonte simétrica com potenciais, – terra +. Leia um pouco mais sobre a montagem no site e veja as imagens pois elas ajudarão você na montagem deste esquema. No final da montagem, mande fotos, vídeos, imagens para o site compartilhando o que você montou. Espero ter ajudado e qualquer dúvida, pergunte.

      • Muito obrigado Flavio, eu acho que entendi sim, então o terra seri o “aterramento” certo? e qual consumo dele? uma fonte de 0,4A da conta? 

      • Certo Gabriel. O potencial “terra” é o aterramento. Ele é incrementado no circuito para evitar ruídos na saída de áudio tornando-o mais eficiente. Quanto ao consumo, fiz os cálculos e gira por volta de disso. Espero ter ajudado e qualquer dúvida, pergunte.

DEIXE UMA RESPOSTA