Amplificador de áudio para Carro estéreo 22w com TDA1557

101
27916

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00 - 2 votos)

O TDA1557Q é um amplificador de saída integrado monolítico classe B em um encapsulamento plástico de 13 pinos (SIL)  single in line. O Ci amplificador de potência de áudio é capaz de fornecer 2x 22 W RMS na configuração BTL e foi desenvolvido principalmente para aplicações de rádio de carro. Pode operar de 6 a 18 v. Sendo útil em diversas necessidades, onde se precise de um amplificador estéreo compacto de fácil montagem. Pode utilizar uma fonte PC para alimentá-lo.

amplificador com tda 1557 450x337 Amplificador de áudio para Carro estéreo 22w com TDA1557 tda Circuitos Automotivo Áudiomontagem feita pelo autor Luan

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Algumas características deste Circuito integrado.

  • Requer poucos componentes externos;
  • Alta potência de Saída;
  • Ganho Fixo
  • Boa rejeição de Ripple
  • Chave de Mute/stand-by
  • Proteção contra superaquecimento
  • Proteção contra reversão de polaridade
  • Proteção contra descarga eletrostática
  • Pinos flexíveis
  • Baixa resistência Térmica

Esquema do circuito amplificador de áudio com tda1557q.

amplificador com tda 15571 450x401 Amplificador de áudio para Carro estéreo 22w com TDA1557 tda Circuitos Automotivo Áudio

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do amplificador com TDA 1557q Tamanho real.

amplificador com tda 15572 Amplificador de áudio para Carro estéreo 22w com TDA1557 tda Circuitos Automotivo Áudio

Placa lado dos componentes para orientar a montagem do amplificador.

amplificador com tda 15573 450x353 Amplificador de áudio para Carro estéreo 22w com TDA1557 tda Circuitos Automotivo Áudio

Lista de componentes para montagem do amplificador

Componente Valor
Resistores 1/4 W 5%
R 1K – marrom, preto, vermelho, ouro
Capacitores
C1 2200µf /35v – Eletrolítico
C2 4.7µf /25v Eletrolítico
C3 22µf /25v Eletrolítico
C4 100nf – 104 – Cerâmico
C5 470pF – 471 – Cerâmico
Semicondutores
IC1 TDA1557q ou TDA1553q
Diversos
placa de circuito impresso, dissipador de calor, fonte 12v, fios,etc

Datasheet

Download PDF

No link que eu deixei acima tem o datasheet do TDA1557  e os arquivos da placa e a descrição da montagem, além de tutorial de como se faz placa de circuito impresso pelo método térmico é só você baixar são 564 kb tem a descrição completa e como eu montei e ficou muito bom sem ruído.

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

Já está no Facebook então venha fazer parte do melhor grupo de eletrônica
Comentar via Facebook

101 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber se você tem um amplificador mais potente com potenciômetros.. E que possa ser usado em pcs,celular rádios teria como?Por favor me responda aguardo

  2. ola, se eu usar o negativo de uma saida e o positivo da outra saida terei 44wrms? ligado a um alto falante de 40wrms 4ohms, terei maxima potencia do alto falante?
    ligando o auto falante no negativo de uma saida e o positivo na outra saida? funcionara?

  3. Muito obrigado pela dica do amplificador, pois fiz tudo e deu certo, mas estou usando uma fonte de pc e só necessitou da energia do fio positivo para funcionar, acho que o negativo vem da entrada do áudio. Não fiz em placa de circuito fiz com fios elétricos. Valeu e obrigado de novo. 🙂

  4. Olá pessoal, acabei de concluir esse excelentíssimo amplificador, que ficou ótimo, liguei numa fonte que fiz com um trasformador de 12V/5A, depois de retificado deu 17,5V, usei 1 capacitor de 4400uf para filtrar, que por sinal é (ZERO DE RUÍDO), 1 potenciômetro duplo de 20KB.
    Parabéns e muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Olá pessoal blz, por favor me expliquem o seguinte:
    acabei de fazer três circuitos desses e pretendo usar numa fonte que fiz usando um trafo de 12V/5A, que deu aproximadamente uns 17,5V depois de retificado, mais gostaria de usar um fusível de proteção, qual a amperagem do fusível usar e onde coloco o mesmo?
    Muito obrigado e parabéns pessoal!!!!!

    • Amigo, pode ligar em qualquer bateria de 12v, recomendo muito essas de nobreaks, de 12v/7Ah. Uso uma com um TDA7375A , dura bastante… Paguei 55 nela e 40 no carregador

  6. Olá, em primeiro lugar gostaria de parabenizar a todos que participam, por favor tirem minha dúvida, posso ligar numa fonte que comprei na net de 12V por 5A, e quanto ao potenciômetro, onde ligo ele?
    Obrigado, e parabéns!!! 

  7. Olá, Montei este amplificador e ficou muito bom. Unifiquei as duas entradas, acrescentei um potenciômetro duplo de 20 k, um dissipador de alumínio e um cooler de fonte de PC 12 V, utilizei um transformador de 12 v 5 amperes com uma fonte simples que fiz para um outro projeto .Quando aumento o volume escuto uma especie de zumbido que diminui quando coloco o dedo no dissipador.  Como posso resolver este problema. Vlws.

  8. Oi Toni
    Liguei no carro e nao funcionou, ai quando fui desligando os fios tive a surpresa, sem o negativo da entrada (que vem do radio)  funciona, porem baixo,…..montei duas vezes (dois tdas), a unica duvida e que não coloquei mica para isolar (acho que nao precisava) os tdas foram comprados em locais diferentes…

  9. Eu montei este amplificador e ficou muito bom!
    Só a placa que ficou invertida e tive que inverter o tda1557 rsrsrs
    Liguei as entradas juntas e coloquei um dissipador pequeno e + ventoinha de pc.
    Parabéns pelo projeto e por compartilhar!!!

  10. fiz  e   ficou  putaria!  armei   em uma caichinha  coloquei  treis  bateria em  paralelo de 1.3 A , coloquei   um  culem  no   disipador , som  de qualidade valeu!!!!!!!!!!!!!!

  11. sensacional!estava tentando descobrir a saída do módulo Falcon HS200CD e comparei com este circuito e enucidou-se o mistério a saída é o “famigerado” TDA 1557.só tenho a agradecer!

  12. Olá pessoal! Por gentileza, me orientem se possível. Tentei montar, por duas vezes, esse amplificador, utilizando para isso dois CIs. Segui rigorosamente este projeto e até mesmo fazendo algumas modificações segundo meus conhecimentos, no entanto, não obtive êxito! Então lhes pergunto: onde estou errando e não estou conseguindo “enxergar”? Também será que os CIs vieram danificados? Em caso positivo, como me certificar de que estão danificados?
    Fico grato desde já!

  13. Olá, toni! Eu montei um amplificador com tda1552 que praticamente é a mesma Coisa deste. Logo, Montei duas caixas de Som com madeira e, em uma delas, instalei uma placa de fonte de pc, cooler, os componentes precisos e o amplificador. ficou Incrivelmente Bom! mas quando eu aumentava, as caixas de som tremiam por traz e estou com uma séria dúvida: Será que vai queimar? pois até mesmo em músicas básicas o Subwoofer Treme muito a caixa de som.
    Grato.

  14. eaee meu fera um alto falante de 60 w rms e mt ? e para tirar o chiado deles esta sendo alimentado com uma fonte de 12 v e 2 a , ta chiado demais oq pode ser ja foi verificado os cabos , aterramento ate tentei colocar um potenciometro mais nennhum sucesso , me ajuda ai

    • o alto falante de 60w tanto de 4 ohms quanto de 6 ou 8 ohms serve, desde que não seja de 2 ohms!
      Se seu amp chia muito:

      1: lixe a parte lateral do potenciômetro (a parte metálica) até ficar com a cor de ferro, solde um fio aonde você lixou e solde no negativo da entrada de alimentação do amplificador. isso vai filtrar uma grande parte dos zumbidos que entram indevidamente no seu amplificador.

      2: use fios BLINDADOS para conduzir o sinal de áudio e na hora que for soldar o fio evite que a parte descascada do fio seja grande;

      3: não deixe a fonte muito perto do seu circuito, pois é que o transformador emite ondas magnéticas que podem causar uma série de ruídos na saída do seu amplificador. caso não seja possível, arrume uma placa de alumínio e coloque entre a fonte e seu amplificador para reduzir uma boa parte do campo magnético.

      4: caso nenhum dessas ações funcionem, arranje uma fonte de pc nova ou usada (consegue-se facilmente em lojas de informática), teste se ela está funcionando juntando o fio verde com o preto para ligar ela e se pegar alimente seu amplificador com ela usando o fio amarelo (+12V) e o fio preto (negativo).
      ——————————————-
      meu amplificador:
      1 tda1552 (é quase o mesmo que o 1557)
      2 Alto falantes de 75w 8 ohms.
      fonte de alimentação de um pc de 200w (sai 12v 9 Amp)

      *funcionando perfeitamente no meu pc, celular, no tablet, etc… som muito bom!*

  15. olá sou interessado pela area, nunca montei nada desse tipo, mas me interessei por este projeto, por favor alguém(sem me chamar de burro ou coisa parecida) me explica por favor porque duas entradas de audio posso fazer com uma só?

    • cara naum vai se muito bom pro carro porque a maioria dos radios já possúi mais ou menos 4 canais de 20w pro carro naum vale a pena mais é bom pra bota dentro do pc ja utilizando a fonte do pc pra isso so corte os fios amarelos(positivo 12v) e os pretos(GND ou negativo em varias voltagens) aí coloque os alto falantes externamente

  16. montei um em protoboard funcionou!mas ficou chiando muito e o tda esquentava de mais,estava alimentando com fonte de pc.
    alguem sabe dizer o motivo da chiadeira e do super aquecimento?

    • ola amigo, todos usuarios que montaram esse amplificador e tentaram ligar ele a fonte do pc tiveram o mesmo problema (aqui começa a chiar quando eu aumento um pouquinho o volume e quase nao da som por causa da chieira que toma conta) faça um texte ligue ele em uma bateria de moto ou de carro ou transformadores ele fica uma maravilha aki (so chiava na fonte de pc) e com bateria de moto ficou uma beleza.

      • E ai Rafael, blz…. Montei o meu numa fonte de PC sem problema nenhum, som limpo. O que aconteceu comigo foi que não deu pra ligar na saida do PC, no mais tudo OK! Dá uma conferida na sua montagem ou troque de fonte pra ver no que dá ok!!

  17. Olá Aspp
    Isso é um Problema!!!
    Pode ser problema na entrada de áudio ou proveniente da alimentação!
    Para alimentação pode utilizar um filtro LC, como na imagem abaixo.

    Uploaded with ImageShack.us
    Para ruídos na entrada de áudio:
    Pode ser problema com a placa, falta de aterramento, sinal irradiado de componentes do PC…
    Experimente trocar o cap de 470pF por um resistor de 10K.
    Utilize fios blindados para ligar o amplificador a placa de som, as vezes um mau contato de conectores ruins causa ruídos no som.
    Atente para um placa do amplificador com bom aterramento

    • E ai Toni, blz… Primeiramente obrigado pela atenção. Estou terminando a montagem de outra unidade e então partir para os testes, porque como já disse, o primeiro ficou tão bom que não quero mexer nele, todo arrumadinho, dentro de um gabinete, rsrsr… O fato que me causou estranheza foi exatamente isso, ficou excelente, menos no PC. Assim que iniciar os testes, posto os comentários pra ajudar a galera que tiver o mesmo problema ok !! Valeu Toni… Abraços.

  18. E ai Luan, blz… Finalizei a montagem com a fonte de pc. Excelente. Sonzera pura. Só que encontrei um problema. Com cd player ou som portatil funciona perfeitamente sem ruidos, som limpo e potente. Já no PC não dá. Ligo, coloco o som do PC no Zero e quando tento aumentar, <1, já começa a distorcer, alem de apresentar muito ruído que deve ser por falta de aterramento do pc ou proveniente de alguma interferência, já que o PC tem muitos componentes ligados ao mesmo tempo. O que vc me sugere. Devo ligar a saida do pc num pré antes de ligar o amp? Agradeço pela atenção.

    • ola amigo eu enfrentei o mesmo problema ao ligar um desses amplificador em meu pc, tentei filtrar com capacitores mas nao resolveu nada…………tente perguntar ao nosso amigo toni talvez ele tem uma ideia

      • Olá! quem tem problemas de ruído é resolvido assim: tente deixar os fios afastados, emendem os descascados, aterre o amplificador e o computador e verifiquem se tem alguma saída inversa, se o cabo é próprio da caixinha de som ou se você encaixou totalmente o cabo! caso não funcione verifique se o computador não tem problemas na saída de audio!
        Grato.

    • aqui eu consegui contornar esse problema colocando no lugar do C5 ( 470pF – 471 – Cerâmico ) resistor de 100 ohm… isso ajudou, mas nao sei se pode causar algum outro problema…

      tenta ai e depois fala se deu certo 🙂

      • Valeu João. Vou montar outro pra fazer testes e aplicar sua idéia, pois o que eu montei ficou tão bom que não quero mexer nele. Assim que finalizar te falo se deu certo ok!!

  19. Luan, e como é a distorção desse amplificador, ele tem quanto de distorção? abaixo de 1%?
    To querendo montar algo que seja nulo de distorção e chegue perto de alta fidelidade, para poder usar no pc usando um teclado musical, saka?

    • sim mas vc nao tera a mesma potencia de quando ele for ligador a uma fonte de 2a por exemplo…… uma dica para vc e nao ligar mais de um alto falante nas saidas do amplificador pois isso ira gastar mais corrente da entrada……….digo que funciona pois ja liguei um circuito desse em um transformador de 1a

      • Valeu, Luan. Obrigado. A intenção final é ligar numa fonte de PC. Queria aproveitar essa fonte só pra testar até fazer a ligação final. O que eu queria saber é se ligasse nessa fonte de 1A não danificaria a fonte.

    • 7×5 cm com um fan de pc atras do dissipador se vc nao quiser usar fan use um dissipador do mesmo tamanho ou maior so que mais grosso a parte de aluminio..
      a temperatura ideal e que o dissipador fique frio para morno

  20. Bem galera sou meio novo no mundo da eletronica . Fiquei interessado em fazer esse amplificador mais gostaria de saber se eu posso ussar ele sem um pré tipo usando ele com baixa impedancia para usar do fone de ouvido do meu cell?

    • ola amigo tente usar o amplificador sem os capacitores ceramicos c5 o de 471pf e tente usar outra fonte de audio…
      me diz tambem se o ci ta esquentando rapido ou devagar cerca de quantos segundos…

      se continuar o problema continue a perguntar pois iremos resolver esse problema

  21. tente esquentar a solda dos lugares soldados novamente,se nao resolver deve ser algum problema no resistor troque ele por outro

    caso o problema continue pergunte novamente

  22. Se eu fazer 2, 3 ou 4 esquemas e juntar as saidas eu vou ter a soma de wats rms nas 2 saida? ou to louco pois sou iniciante ainda adoro eletrônica… parabens autor e toni

  23. Olá , amigo, blz? ki belo projeto en?  fantastico!!!ainda bem q tem gente gosta de eletronica como eu, isso facilita muito nosso hobby; sou tecnico a dezesseis anos, mas, sempre curto essas ideias brilhantes!!! continue assim, isso nos ajuda muito. parabens, forte abraço e felicidades pra vc.

DEIXE UMA RESPOSTA