Dimmer Por Infra Vermelho “IR Light Dimmer”

44
11444

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00 - 1 votos)

Visualização em 3D
Este é um dimer muito simples e útil, especialmente para aqueles que são preguiçosos o suficiente para se levantar e desligar as luzes!
 
Um interessante circuito dimmer manipulado por infra vermelho, que através de um previamente programado PIC12F675, controla o  disparo de um Triac TIC206 “disparo por ângulo de fase”, que por sua vez controla a luminosidade de uma lâmpada!
 
Para que o circuito funcione, primeiramente é preciso programar o PIC para que ele execute a determinada tarefa. Depois do circuito montado, deve-se seguir os seguintes passos:
 
1. Segure chave S1 por onze segundos, para que o dimer possa entrar no modo de programação. Após os onze segundos, o LED começará a piscar rapidamente. Agora você tem 11 segundos para completar a sequência de programação:
2. Pressione o primeiro botão em seu controle remoto que irá aumentar o nível de luz ou ligar a luz quando ele está desligado (ON / UP).
3. Pressione o segundo botão em seu controle remoto que será usado para diminuir o nível de luz (DOWN).
4. Pressione o terceiro botão que será usado para ativar / desativar o modo sleep (SLEEP).
5. Finalmente, pressione o botão quarto que será usado para desligar a luz completamente (OFF).

 

Características da atual versão beta do firmware:
 
– Partida suave (aumenta o brilho da lâmpada gradualmente).
– baixo Soft (desliga a lâmpada gradualmente).
– Memorização de códigos de IR a partir de controles remotos.
– Regulação de intensidade em 10 níveis usando apenas remoto IR.
– Lembra o nível do estado anterior.
– Temporizador de duração de 1.6min para 60Hz versão e 2min para a versão 50Hz.
– Controle ON / OFF.
 
Download do firmware e projeto original: 
 
Download button Dimmer Por Infra Vermelho IR Light Dimmer Pic Iluminação Controle Circuitos

 

Diagrama esquemático redesenhado por min usando o  software eagle:
 
Dimmer IR sch 450x197 Dimmer Por Infra Vermelho IR Light Dimmer Pic Iluminação Controle CircuitosDiagrama_Esquemático
 
Visualização em  3D:
 
Dimmer IR Dimmer Por Infra Vermelho IR Light Dimmer Pic Iluminação Controle CircuitosVisualização em 3D
 
 
Vídeo do circuito em funcionamento:
Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

 

 
Obs: A mudança manteve os valores de  componentes como descrito no projeto original, a modificação foi feita apenas na placa a fim de facilitar a montagem e eliminar os SMD’s presentes no circuito original, o esquema foi apenas redesenhado.
 
Lista de Material:
  • Componente          Descrição
  • C1              0.47uF/250V(110v) – 0.39uF/250V(220V)
  • C2             100nF Cerâmico
  • C3             100uF
  • C4             4.7uF
  • C5             100nF Cerâmico
  • D2             1N4004 “Retificador”
  • D3              5.6V “Diodo Zenner”
  • IC2            PIC12F675P “Micro controlador PIC”
  • IR1            TSOP1733 “Receptor INFRA RED”
  • LED1        Led 5mm
  • PAD1        Wirepad  “Terminal para soldar fio na placa”
  • PAD2        Wirepad  “Terminal para soldar fio na placa”
  • PAD3        Wirepad  “Terminal para soldar fio na placa”
  • PAD4        Wirepad  “Terminal para soldar fio na placa”
  • R1              47R/1watt
  • R2              820R
  • R3              1M
  • R4             100R
  • R5             1K
  • R6             100R
  • S1              switch
  • T1             TIC206D “Triac”
  • Obs:
  • *Exceto C1, tensão de trabalho de 16V para todos os capacitores.
  • *C1= 0.47 para 110v e 0.39uF para 220V

A montagem não é critica, e como se trata de um circuito que emprega um micro controlador PIC, este tem que ser previamente programado com um gravador de PIC. Basicamente assim: Você coloca o PIC em sua placa programadora, pluga no PC, abre o software da placa programadora, seleciona o PIC a ser usado e por fim indica o caminho do firmware com a extensão .HEX que está dentro da pasta do projeto! Certifique-se de escolher o firmware do “PIC12F675” e de acordo com a frequência de sua rede “50 ou 60 Hz”.

Depois de programa-lo, você pode inserir o PIC no circuito, recomendo o uso de um soquete de 8 pinos, pois se você tiver que programar novamente, não vai precisar dessolda-lo da placa.
 Os terminais PAD1 e PAD 2 você conecta à alimentação da rede elétrica, e os terminais PAD3 e PAD4 você os conecta a lâmpada. Depois de montar esse circuito, você nunca mais irá se levantar da cama para apagar as luzes!
Fonte do circuito original: http://www.elektronika.ba/617/ir-dimmer-svjetla-v1/

 

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

grupo Dimmer Por Infra Vermelho IR Light Dimmer Pic Iluminação Controle Circuitos
Comentar via Facebook

44 COMENTÁRIOS

  1. Peço desculpa de estar a incomodar outra vez mas entrei no site que me mandou e o esquema é igual ao que tenho dó kit r11, pois o que eu queria era saber se este kit da para ligar a um relógio digital , para poder fazer a programação da luz para fazer o efeito dia norte todos os dias da semana e a hora de acender e apagar automático se possível mande- me um desenho pois o relógio que tenho tem 4 terminais ( não sei se é assim que se chama) e vários botões para programar os dias da semana e as horas tem vários programas, penso que me fiz entender, sem mais muito obrigado!

  2. Olá desde já muitos parabéns, gostaria de receber um esquema de ligações de um kit r11 da cebeck ( anoitecer amanhecer ) a um relógio digital para poder programar uma lâmpada incandescente para fazer a simulação de anoitecer amanhecer ( a lâmpada vai diminuindo de intensidade durante a hora que se quer que apaga penso que me fiz entender sem mais um abraço pode enviar-me por E-mail se faz favor muito obrigado,

  3. Olá pessoal, estou com um problemão, e como sou iniciante gostaria de contar com a ajuda de vocês, montei o circuito seguinte o tutorial e gravei o HEX, porém como diz no site do autor está dando problema pois estou usando um receptor de 38KHZ se nao me engano http://www.soldafria.com.br/advanced_search_result.php?keywords=Receptor+Infravermelho+KSM603&x=0&y=0 existe alguma maneira de auterar o código ou algum componente externo para funcionar com essa frequencia, pois os receptores são mais fáceis de encontrar, ou onde compro o de 33KHZ, vasculhei a net e nada. Obrigado e abraços.

    • você tem que copiar o arquivo.c do cara e alterar o clock para o cristal que você ta usando. A partir disso você compila de novo usando um compilador de c. Eu sugiro ou o ccs ou o mikroc

  4. Olá pessoal o site ta de parabéns, tem muito conteúdo interessante, vcs são demais

    me amarro em eletrônica mas sou leigo no assunto (meu conhecimento é muito pouco). Quando vi esse circuito logo pensei em adaptá-lo em um prejeto de tela retrátil para projetor que estou precisando mas talvez vcs tenham uma idéia melhor pra me dar.
    O que eu quero é o siguinte:
    um sistema com um controle remoto (pode ser IR ou RF) que ligue e desligue um motor elétrico (de baixa potência) para fazer a tela subir e descer, o controle pode ser o mais simples e pequeno possível, seria como o sistema de um portão elétrico.

    Desde já muito obrigado

  5. Boa noite amigo, poderia me enviar esse projeto do dimmer ir com os codigos de gravação do pic? Eu não sei gravar pic e comprei um gravador para aprender, se puder me ajudar ficaria muito agradecido…..Obrigado.

  6. Caro Lucas, peço uma sugestão de dois circuitos: 1) um dimmer que vai apagando em cerca de 20 minutos, como o crepúsculo, a lâmpada (incandescente (ou incan-indecente, essas lâmpadas (ecooo-nômicas) que têm um circuito eletrônico que dura cinquenta anos, mas os tubinhos de vidro fluorescente, só um ano… apagou, joga fora!)
    2) um circuito com TIC, e o mínimo de peças, que acenda uma lâmpada incandescente (até 150 watts, 220v), bem suavemente de zero a três segundos, +-. Grato, abraços.

  7. Ola. Adorei o circuito, vai ser útil para mim.
    Agora uma questão. Teria como fazer no mesmo circuito acionar mais de uma luminária? quero dizer, por exemplo 3 luminárias em 3 ciucuitos separados.
    Teria como? para mim não precisar montar 3 placas destas? Fico no aguardo.
    Att. Thiago

    • Se você quer usar apenas um circuito para acionar 3 lâmpadas, você pode tentar usar 3 Triac’s, 1 para cada luminária. Sendo “óbvio” que os gates terão que ser ligados entre si.
      Testa aí e comenta aqui sua experiência!

      • Fernando. Mas pelo pouco que conheço, fazendo esta sua sugestão de alteração no circuito, terei os 3 Triac’s sendo acionados ao mesmo tempo. O que eu gostaria é de ter acionamentos independentes. Por exemplo, uma com 100% de luminosidade, outra com 50% e a outra desligada. Tem como fazer isto com uma única placa, ou terei de fazer uma placa para cada circuito? Grato. Att.

    • Uma dica seria montar os 3 circuitos em uma só placa e interliga-los na mesma alimentação, ou seja em paralelo. Mas de qualquer forma você teria que montar os 3 circuitos, sendo um circuito independente para cada luminária que deseja acionar!

  8. Pessoal, sejamos éticos, se nem sequer pedimos autorização, que tal pelo menos informar a fonte quando copiamos algo!
    http://www.elektronika.ba/617/ir-dimmer-svjetla-v1/ . Até a tradução esta mal feita, o que torna até mais feio.
    Por essas e por outras é que somos mal vistos…
    Li o artigo do próprio John Clarke no ano 2000 e depois com a publicação em 2002 http://www.siliconchip.com.au/cms/A_30884/article.html e que deu origem a este!
    Desculpe ai Toni, mas não pude deixar passar em branco!
    PS: Cheguei aqui porque um amigo recebeu uma informação, olhou e na hora se lembrou que eu havia lhe mostrado à alguns anos …

    • MInha intenção aqui neste post não foi copiar nada, além do mais eu deixei claro que mexi apenas na board para eliminar os smd’s e facilitar a montagem caseira para ajudar os amigos do blog! O circuito não é de minha autoria e eu nem disse isso, meu erro foi apenas não postar a fonte, se bem que eu nem conhecia a fonte, sendo que recebi este circuito por e-mail no formato PDF. Já to corrigindo e agradeço por citar a fonte, para que assim eu a insira no Post. Usei sim a tradução do texto e não concordo que foi mal traduzida, pois procurei usar uma linguagem própria mantendo as informações do circuito de forma que pudesse ser entendida por todos, todos sabemos que textos 100% traduzidos não ficam bem…
      Mais uma vez agradeço por “não deixar passar em branco”, to corrigindo a parte que errei, e repito que meu objetivo foi apenas tentar descomplicar a montagem e ajudar ao pessoal iniciante, desta forma continuarei ajudando ao Blog Te1.com.br. Obrigado

      • Olá Pessoal
        Esse não é um caso de cópia, e sim de reutilização, sem cópia de imagens e essas coisas que fazem com o blog te1.com.br!
        Sim Manoel é importante citar a fonte, e do modo que o Fernando Fez com link para o site… O que tenho visto quando copiam meus artigos e que colocam fonte e o endereço do site sem link…
        E não param por ai, fazem hotlink de imagens e as vezes o artigo fica na frente nas páginas de busca!
        Como disse antes Fernando bom trabalho, com certeza é um circuito de grande utilidade!

      • Olá Galera
        Para não criarmos polêmica entrei em contato com Sr Trax, Responsável pelo artigo no site elektronika.ba, e ele gentilmente autorizou essa tradução, desde que tenha o link para o artigo original!
        Coisa que o Fernando já tinha feito!
        Valeu e até os próximos artigos!

      • Parabéns F. Lucas. Há uma regra de ouro conhecida: Se errar, reconhecer o “êrro”. E com ênfase. O Onipresente É “ONEpresente”, e, óbvio, envolve tudo, inclusive, TE-ONE, oops, TE-1. O desafio é que alguns tentam tapar o Sol com peneira “em bu$ca do ouro”. E acham que podem “mocozar conhecimentos”. Ilustro o pitaco: Passei dois meses escariando um confiável circuito de gravação automática de telefone (com fio). melado de epoxi, prá ninguém copiar. Isso porque não usava relê, e eu quis saber a solução. Levantei o esquema, e enviei para a finada Nova-Eletrônica, que o publicou num longinquo janeiro em “Prancheta do Projetista” (olha o chiste!) . Como não sabia a fonte, não a publiquei. Meses mais tarde recebi um interurbano “meio brabo” de alguém que queria saber a fonte. Mencionei que era uma publicação estrangeira sm citar qual. Anos mais tarde, espontâneamente, descobri que o circuito saiu mesmo em revista americana, “Electronics now”, ou “Popular Electronics”, não me lembro. O importante é ajudar o máximo à máxima extensão possível. No mínimo, o máximo! Abraços.

  9. Olá Tony, admiro o teu site, é de uma utilidade espantosa, tenho aprendido muito com os teus ensinamentos e de certeza que vou continuar a aprender.
    Será que é possivel um esquema ” DIMMER automatico para para simular o anoitecer e o amanhecer com a possiblidade de programar as horas do começo e do fim. desde já os meus sinceros parabens pelo teu trabalho és uma pessoa que eu admiro muito, presisamente por o tue desempenho. Obrigado.
    Alcino Alves

DEIXE UMA RESPOSTA