INJETOR DE FI: Sintonizador Independente para TV

6
3885

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00 - 1 votos)

Injetor de FI

Às vezes ficamos em dúvida em relação ao varicap e todo o circuito de sintonia quando estamos consertando um aparelho de TV com defeito na sintonia de canais.
Por diversas vezes, verificamos os sinais e tensões: AGC, +B, AFC, VT, SCL, SDA… Etc, e mesmo assim o defeito persiste!

O injetor de FI “Frequência Intermediaria” gera o sinal de FI para que você injete no televisor, e dessa forma, será de grande ajuda na análise, eliminando suspeitas de falsos componentes defeituosos.
Com certeza será de grande ajuda para os técnicos de bancada, como instrumento de teste para retirar possíveis dúvidas em relação ao circuito de sintonia trabalhado. Funcionamento do circuito: O funcionamento é nada mais que um Varicap de TV funcionando externamente de forma independente, com apenas seus principais pinos ligados a uma placa de circuito impresso com os componentes adjacentes devidamente posicionados.
A tensão de alimentação VCC é de 12v e a tensão de sintonia “VT” varia até 12volts de acordo com a posição do potenciômetro, desta forma e com a variação dessa tensão selecionamos os canais baixos. Não necessita de tensão mais elevada, pois objetivo do teste é sintonizar somente os canais baixos, de 2 a 6, desta forma os 12volts são o suficientes para os testes. Dica de uso: Primeiro efetue as medidas no varicap como alimentação de 33volts, 5volts, linha de dados SCL e SDA, a tensão de AGC e etc. Nos TV’s mais antigos, verifique se o pino VT está variando de 0 a 33V e se a seleção de banda VL, VH e U está sendo feita. Após a análise, o provável defeito será: seletor de canais, ou algum componente interligado na linha IF que vai do seletor até o CI de vídeo. EX: Filtro SAW ou o próprio CI demodulador com defeito. Então ao desligar o pino de IF do seletor do televisor, injete na linha o sinal de IF do nosso injetor,neste momento tira-se a dúvida se o varicap está defeituoso ou não!

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Lista de material:

Componente: Descrição/Valor:
AGC-TRIMPOT 330R
C1 – 100nF
C2 – 1nF
C3  – 10nF
C4 – 1nF
C5 – 10uF
C6 – 47uF
C7 – 1000uF
FI_OUT Saída de FI
GND Fi GND
R1 – 100K
R2 – 47K
SV1 – Conector dos pinos do varicap
TUNNER 100k
X1 Conector +VCC 12V

Obs: Tensão mínima de 16 Volts para todos os capacitores
injetor de fi 450x304 INJETOR DE FI: Sintonizador Independente para TV   Esquema melhorado e redesenhado: Injetor de FI 450x264 INJETOR DE FI: Sintonizador Independente para TV Visualização em 3D:

injetor de fi 700x521 INJETOR DE FI: Sintonizador Independente para TV

Detalhes finais: No terminal SV1, você solda os pinos do varicap, de acordo a pinagem indicada ao lado do esquema redesenhado. A maioria dos varicap’s tem a indicação de seus terminais na carcaça, de posse dessas informações é só soldar os fios para conectar cada um em seu devido lugar. Uma sugestão é “colar” o varicap na PCB “lado sem componentes”, pois assim reduziria muito espaço e a montagem ficaria ainda menor! Nos terminais de saída de FI, é importante adaptar uma ponta de prova no “Fi_out” e uma garra jacaré no “Fi_Gnd.

Use a imaginação e nunca mais fique em dúvida de varicap ruim!

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

grupo INJETOR DE FI: Sintonizador Independente para TV
Comentar via Facebook

6 COMENTÁRIOS

  1. hola fernando puedo hacer una pregunta ,
    tengo una tv analoga y quiero ponerle un vericap de tv digital con eso podre ver la señal digital
    estoy en mexico , aqui se apago la señal analogica , y aparte soy aficionado a la electronica me puedes explicar
    si se puede hacer eso del cambio de vericap
    te mando un saludo

  2. Legal este esquema. Esta saída de fi, se acoplada a um demodulador como um tba120s, poderia funcionar como um receptor? Se possível, poderia mandar um esquema? Grato.

DEIXE UMA RESPOSTA