Circuito Pré tonal Estéreo com TDA1524A – Graves e Agudos

115
51083

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00 - 2 votos)

Circuito de pré tonal Estéreo com CI TDA1524A - Com ajuste de Graves (Bass), Agudos (Treble), Balanço (balance) e Volume

Circuito de pré amplificador estéreo baseado no Circuito Integrado TDA1524A. Contém componentes para controle de Tone e pré amplificação. O processamento do sinal é feito pelo TDA1524A controlado por tensão. Esse CI fabricado pela Philips (NXP) Semicondutores, permite controle de tons por tensão e pode ser utilizado em projetos mais complexo utilizando microcontroladores. Aqui utilizaremos potenciômetros lineares para fazer o controle de tons, volume e balanço. O circuito é completo com fonte e sugestão de placa de circuito impresso, para facilitar a montagem. Circuito ideal para ser complementado pelos circuito de amplificadores de potência postado aqui no blog.

Descrição do Circuito de pré tonal Estéreo com CI TDA1524A – Com ajuste de Graves (Bass), Agudos (Treble), Balanço (balance) e Volume + Loudness

O circuito com TDA 1524 tem um ganho de 20DB e controle de tons de +-15dB, se preferir monte-o em um soquete para DIP 18 para facilitar a manutenção.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

A fonte de alimentação utiliza um transformador de 12V/250mA, para regular a tensão em 12 Volts utiliza um Ci do tipo 7812T (qualquer prefixo). Se for utilizar em algum projeto de amplificador que já tenha uma fonte bem filtrada, pode omitir o trafo, diodos e trocar o capacitor de 4700µF por um de 470 ou 1000µF. O led serve para indicar o estado ativo do circuito, também pode ser omitido se preferir.

As entrada de áudio são acopladas por C13 e C15, para não permitir passar tensão DC para o aparelho fonte de áudio, capacitores de 100nF são utilizados em cada pot para desacoplar qualquer sinal AC das entradas de controle. Os resistores R5 e R6 são para melhorar a estabilidade com cargas capacitivas, R3 e R4 previne picos de corrente ao ligar a carga. C9 e C14 são para controle do
contorno loudness. C5 e C6 são para garantir estabilidade em HF.

No conector S1, é para ser ligada a chave de loudness, e funciona assim com a chave voltada para R2 esse circuito fica desativado, se não quiser utilizar esse recurso, basta ligar um jumper no lugar de modo que o resistor R2 (2.2K) fique conectado ao circuito.

Esquema do pré-amplificador com controle de tons e Volume

pre tonal Estereo TDA1524A bass treble esquema 450x311 Circuito Pré tonal Estéreo com TDA1524A   Graves e Agudos tda Pré amplificadores Circuitos ÁudioEsquema dom pré-amplificador com controle de tons : Clique para Ampliar

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do pré-tons com CI TDA 1524 – Com ajuste de Graves (Bass), Agudos (Treble), Balanço (balance) e Volume

Circuito Pré tonal estereo TDA1524A pcb 700x775 Circuito Pré tonal Estéreo com TDA1524A   Graves e Agudos tda Pré amplificadores Circuitos ÁudioPlaca de circuito para o pré amplificador lado do cobre

 Circuito Pré tonal TDA1524A 700x775 Circuito Pré tonal Estéreo com TDA1524A   Graves e Agudos tda Pré amplificadores Circuitos Áudio
Placa lado dos componentes : Ampliado

Circuito Pré tonal estereo TDA1524A silk 700x775 Circuito Pré tonal Estéreo com TDA1524A   Graves e Agudos tda Pré amplificadores Circuitos ÁudioSilk Screen de componentes

 Lista de componentes para montagem do Pré-tons com TDA1524A  com controle de Graves e Agudo

Componente Valor
Resistores 1/4 Watt 5%
R1 1.2K – Marrom, Vermelho, Vermelho, Ouro
R2 2.2K – Vermelho, Vermelho, Vermelho, Ouro
R3, R4 4.7K – Amarelo, Violeta, Vermelho, Ouro
R5, R6 220 – Vermelho, Vermelho, Marrom, ouro
Capacitores
C1 4700µF/35V – Capacitor Eletrolítico
C2, C4, C5, C6, C7, C8, C20 100nF – Capacitor Poliéster
C3, C13, C14, C15, C16 10µF/25V – Capacitor Eletrolítico
C9, C17 47nF – Capacitor Poliéster
C10,C18 15nF – Capacitor Poliéster
C11, C12 10nF – Capacitor Poliéster
C19 100µF/25V – Capacitor Eletrolítico
Semicondutores
D1, D2, D3, D4 1N4004 ou equivalente- Diodo retificador
IC1 7812T – Regulador de tensão positivo 15 Volts
IC2 TDA1524A – Circuito integrado com controle de volume e tons Philips (NXP) Semiconductors
LED Led Vermelho
Diversos
IN Conector de Entrada de Áudio Estéreo
AC Conector para o transformador
OUT Conector para Saída de Áudio Estéreo
J1 J12MM – Jumper de 12 mm, pedaço de fio.
Trafo Transformador primário de acordo com a rede e secundário de 12 Volts
P1, P2, P3, P4 50K ou 47K- Potenciômetro Linear
S1 Chave para Loudness
Solda, Fios, Caixa para alojar circuito, Placa circuito impresso, soquete para o CI, fusível, etc.

Download dos arquivos para esse projeto:  PCI, Silk, Esquema, Layout componentes, Datasheet TDA1524A , Eagle Library TDA1524A.

Download PDF / EPS

Veja os circuitos de Amplificadores para combinar com esse Pré-Tons

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

Já está no Facebook então venha fazer parte do melhor grupo de eletrônica
Comentar via Facebook

115 COMENTÁRIOS

  1. Olá Tony
    Em primeiro lugar quero felicitá-lo pelo excelente site.
    Vamos às questões:
    1. Este pré permite ligar phono?
    2 . Tem potencia para suportar ligação de fones de ouvido?
    obrigado
    jj

  2. Boa tarde Toni ! Cara eu gastei pra fazer esse projeto, fiz pedidos de peças pela internet, e na hora de montar, o áudio não saiu . Poxa ! Me ajude ai Toni . Me passe seu e-mail para que eu possa lhe enviar as fotos da montagem desse circuito .

  3. Boa tarde Toni! Montei todo circuito direitinho, revisei todas as trilhas, fiz o jumper no lugar da chave Londres, troquei até o C.I Tda1524a, chega tensão na placa, mas não sai o o áudio. Estou ligando esse pré – amplificador, em um amplificador que eu já tinha montado. Você podia me ajudar quanto a esse problema? O áudio não sai!

  4. Olá Toni. Gostaria de saber se esse projeto alimentado por 12V permitir, ligá – lo direto a bateria do carro. A sugestão inicial de omitir logicamente o Trafo, diodos e trocar o capacitor de 4700µF por um de 470 seria suficiente? Ou se houver outra sugestão de circuito própria. Obrigado!

  5. Tony meu velho, gostaria de saber se posso colocar um potenciômetro logarítmico “A” pra volume e se puder qual valor por favor. Estou fazendo para funcionar no Brutus TDA7294. 300 Watts, projeto do seu site. 
    Obrigado.

  6. Olá, montei o pré com o tda 1524A em placa de circuito impresso alimentado por uma fonte de 12v/2A e todos os valores dos componentes exatamente igual ao do projeto, contudo, não está funcionando como deveria, o problema é que quando aumenta o volume com o grave e/ou agudo totalmente ele distorce o som.

    Alguem tem problema semelhante? Gostaria de saber antes de partir para outro circuito.

  7. Oi amigo como convinar este projecto con el de tda2050 en tengo o trafo de 18v 3 amp conectado retifica a 22 aproximado y este necesita 12v250mA?
    como podo hacer eso Toni!!!

  8. Olá Toni, preciso de uma ajuda e nao sei se ainda poderá me ajudar, aqui na minha cidade é muito escasso peças como este CI entre outros, porém minha duvida é o seguinte, esse circuito eu conseguiria por exemplo colocar 3 capsulas de eletreto em paralelo na entrada L e 2 na R e alimentar com uma bateria de 9V removendo o retificador, ou voce teria um outro esquema ou me indicaria onde eu possa achar um que faria o mesmo que esse porem com os eletretos e alimentado com a bateria de 9V, desde já agradeço

  9. olá toni usei esse circuito como pré de outro circuito que tirei dai o ct e o TDA 7297 2×15 mas ta dando um hummer no audio sabe o que pode ser?

  10. Bom dia toni, gostaria de saber se consigo aproveitar esse projeto para amplificar headfones. Caso sim também há como alimenta-lo pelo usb do computador e/ou bateria de 9v?

  11. Olá Toni, sou iniciante, quero montar um amplificador para guitarra, qual vc me indicaria? Ja montei esse pré, mas ainda não testei.. Desde ja grato!

  12. Oi Toni, pergunto a todos.

    ALGUÉM AQUI JÁ TESTOU? e o que achou da qualidade do som? e os auto falantes tem haver com a qualidade do som, digo, como reconhecer o que é bom do que não é?

    abraço

    • Olá Eduardo
      Todo o sitema conta para qualidade final do sistema de áudio, de nada adianta um amplificador de alta qualidade se as caixas acústicas são “meia boca”… Então temos que casar todos os componentes do sistema!

  13. Toni! Essa parte preta do circuito impresso com execessão das trilhas não deveria ser branca tbm? Ou seja, onde tiver preto fica ainda cobreado, certo?

  14. Olá Toni!
    Estou com quase todos os componentes ja adquiridos desse projeto, pretendo em seguida montar um amplificador de potência. Para poder usar em um trabalho de faculdade, mas so agora estou lendo esse comentário acima onde o Ismar diz que esse pré não é bom. Isso procede mesmo, não compensa montar esse pré?
    Se puder me responder, desde ja agradeço. Abraço!

    • Olá Fábio
      Esse CI é um pouco antigo, porém ainda é utilizado, nada melhor que você montar e tirar suas conclusões!
      Pode ser que não saia HIFI, porém é muito vendido na forma de kits nos EUA e Europa.

      • So mais uma duvida Toni.
        Utilizando a PCB do PDF, enquanto eu soldava, percebi que a trilha do J1 não está conectada ao regulador de tensão como no esquema elétrico.
        E esse J1 de 12mm, é de largura, certo? Estou utilizando uma sobra de terminal como J1.
        E o mais importante, quanto ao transformador, so encontrei em minha cidade entre 200mA e 300mA e estou em um curto praso para pedir pela internet. Posso utilizar o de 200mA ou o circuito vai operar em fadiga?
        E o fusível deve ser dimencionado de acordo com a corrente que o trafo fornece?
        Desculpe se falei alguma besteira, agradeço se possivel me responder ou não.
        Abraço!

      • Olá Fábio Ribeiro
        Sim pode utilizar uma sobra de terminal, 12 mm é do comprimento!
        Sim ele liga no Terminal do regulador de tensão!
        Sim pode utilizar trafo de 200 ou 300 mA.
        Sim utilize fusível de 250ma ou 500mA!

        Preocupa não estamos aqui tentando entender esse bagulho de eletrônica.. rsss!!!!

        Boa montagem!

  15. Toni, posso usar esse pré nesse amplificador aqui? http://www.te1.com.br/2012/03/circuito-de-amplificador-de-potencia-de-audio-estereo-com-tda2050-para-2-x-32-watts-pre-amplificador-com-ne5532/#axzz1uo0oxMOe Se eu usar ele, com o controle de agudo, grave, balanço e volume dele eu posso regular a saída do amplificador para as caixas? Essa sugestão de placa, eu tenho que imprimir do jeito que está aí em cima ou tenho que espelhar ela antes de imprimir para depois passar para a placa?

  16. Boa tarde.
    Muito bacana como vocês passam a informação, gostei muito da sugestão.
    Porém estou precisando de um esquema TDA de 100W e com controle de agudo, médio, graves e volume.
    Alguma dica?
    Obrigado.

  17. fico muito grato por esta sempre enviando para eu todas essas enformaçoes  ass moacir da conceiçao . tecnico em eletronica e loucutor de radio

  18. Boa Tarde Toni.
    Antes de escrever o texto, informo que não tenho “destreza” com eletrônica.
    Irei precisar de um circuito como este (com loudness habilitado e se possível, com entradas de linha e chaveador para as entradas), para ligar em um amplificador para carro da Soundigital SD 250.2 tudo alimentado por uma bateria de nobreak.

    Estou para receber uma carcaça de boombox dos EUA e quero alimentar com o AMP aciam citado e possívelmente um pré como este do tópico e com as funções que descreví habilitadas.

    Aí vem a minha pergunta: é possível a ligação do pré descrito, no amp anunciado e alimentado pela bateria?
    Caso afirmativo, você poderia montar este pré pra mim?

    Aguardo seu contato.

    Um abraço.

    • Olá Luan
      Esse ainda não conheço! Mais eles entregam por Sedex a cobrar, isso sei que é seguro! E visitando alguns fóruns, me parece ser loja segura. Além do mais esse domínio newpecas.com.br foi registrado em 2004.
      Precisamos criar um compilado de sites que vendem componentes eletrônicos pela internet, haja vista que as lojas físicas estão migrando para som automotivo e informática!

      • Seria importante uma lista de sites e lojas físicas, avaliadas por nós, mas que concedam algum beneficio, como preço baixo, qualidade, suporte, etc

        Tem lojas na web que ate tutoriais tem, lojas de fora do brasil.

  19. Olá Tony gostaria que voce sanasse uma duvida minha e porque eu tou com a placa da saida de som do mini system as 200 da gradiente o que acontece e que eu injeto sinal na entrada Mais ñ tem sinal na saida só tem sinal na saida se eu tocar com os desdos em algum componente da placa segue o esquema desse mini system por favor tony me ajude link=http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,935/

  20. Olá pessoal,

    Eu já montei este pré com TDA1524, 20 anos passados, mas achei muito ruidoso.
    Coloquei filtros de segunda ordem ativos na saida e mesmo assim nao melhorou muito.
    Alguem já montou? Acho que ele é bom prá televisao !!!

    []’s

DEIXE UMA RESPOSTA