Interferência Solar – o que é isso afinal de contas?

0
2001

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00 - 1 votos)

esquema de interferencia solar

Interferência solar é um fenômeno solar  bastante comum que acomete tudo que esteja ligado a telecomunicações usando satélite geoestacionário. Ele interfere nas transmissões de TV por satélite, nas comunicação entre os controladores de voo e os pilotos, em redes de telefonia e de comunicação de dados.

O que é Interferência Solar e por que acontece?

A interferência solar é um fenômeno solar,  com duração de alguns minutos, em que ocorre a degradação da qualidade do serviço, ou mesmo a interrupção de uma comunicação via satélite. Ocorre em duas ocasiões do ano próximos aos equinócios de Outono e da Primavera (geralmente nos meses de março e  setembro).

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

O fenômeno de interferência solar em  enlaces de descida de satélites geoestacionários ocorre pois os satélites movimentam-se numa órbita ao redor da Terra. A Terra, por sua vez, também movimenta-se ao redor do sol. As antenas terrestres para recepção de sinais do satélite são apontadas para o mesmo. Quando o sol fica exatamente alinhado com a antena terrestre e o satélite geoestacionário ( o sol fica exatamente atrás do satélite, quando visto da terra), ocorre o fenômeno, pois com o alinhamento exato entre o sol e a antena da estação terreste, há um aumento brutal do  ruído solar captado pela antena e devido a isso  uma forte degradação da relação sinal/ruído do enlace de descida.

O fenômeno é absolutamente inevitável mas previsível, basta calcular  quando irá acontecer a interferência para o satélite do qual você recebe sinal na localidade em que você mora. Na internet, existem diversas tabelas e ferramentas disponíveis para este tipo de cálculo. Por exemplo, a A Star One oferece uma página com as ferramentas de cálculo das previsões de interferência solar para seus satélites por Cidadepor Estado e para todo Brasil, e o site qsl.net possui um programa para calcular os dias, hora e duração do fenômeno  em vários satélites.

Fonte:

http://www.starone.com.br/internas/biblioteca/mecanica_celeste_info.jsp

http://www.qsl.net/py4zbz/teoria/solint.htm

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,interferencia-solar-pode-atrasar-voos-ate-dia-24,611085,0.htm

http://sandcarioca.wordpress.com/2010/09/17/tempestade-solar-altera-regras-de-seguranca-de-voos-em-brasilia/

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

grupo Interferência Solar   o que é isso afinal de contas? satélite Antenas
Comentar via Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA