Circuito de Amplificador de áudio de potência dinâmico com TDA7377 – 2X 30 Watts (Em ponte) ou 4X 10 Watts (Estéreo)

Apresento aqui um projeto de amplificador de áudio de potência, utilizando o circuito integrado TDA7377 da ST Microelectronics, que é capaz de fornecer até 30 Watts por canal em modo ponte e como foi desenvolvido para fins automotivos, pode ser utilizado com fontes simples ou Bateria de 12 Volts. Inclui fonte de alimentação e desenho da placa e esquema de montagem.

TDA7377 circuito amplificador audio potencia 450x337 Circuito de Amplificador de áudio de potência dinâmico com TDA7377   2X 30 Watts (Em ponte) ou 4X 10 Watts (Estéreo) tda Circuitos Automotivo Áudio Amplificadores Amplificador potência amplificador estéreo amplificador de audio

Esse amp é dinâmico pois permite, uso em modo de Quadrifonia (4.0) ou Estéreo (2.0) em ponte (Bridge), bastando para isso que se faça pequenas alterações.

Sobre o Amplificado de áudio de potência estéreo utilizando circuito integrado TDA 7377

O Circuito apresenta fonte de alimentação, que requer um simples transformador de 12 Volts e utiliza Diodos para capacidade de até 3 Amperes de corrente e um capacitor eletrolítico de 6800µF a 10000µF, para filtragem da fonte de alimentação. Também tem a possibilidade de utilizar uma bateria ou outra fonte de 12 Volts, até mesmo uma fonte de computador, poderá ser utilizada.

As opções de entrada de sinal são 4 ou 2 dependendo da sua opção de montagem, caso necessário utilize um pré-amplificador ou Pré tons, para completar o circuito. A amplificação fica com o TDa7377, que requer poucos componentes externos para ter um amplificador completo.

Esquema do circuito de amplificador Quadrafônico utilizando Tda7377

tda7377 amplificador audio potencia esquema 2 Circuito de Amplificador de áudio de potência dinâmico com TDA7377   2X 30 Watts (Em ponte) ou 4X 10 Watts (Estéreo) tda Circuitos Automotivo Áudio Amplificadores Amplificador potência amplificador estéreo amplificador de audio

Sugestão de placa de Circuito Impresso para montagem do Amplificador de áudio com TDA7377

A placa utilizada, requer cuidado com as trilhas finas que passam entre os pinos do TDA, se ficar em curto remova com uma estilete ou outra ferramenta.

Sugestão de placa de Circuito Impresso para montagem do Amplificador de áudio com TDA7377

Placa de circuito impresso lado do cobre

Sugestão de placa de Circuito Impresso para montagem do Amplificador de áudio com TDA7377

Placa de circuito impresso, lado dos componentes

Sugestão de placa de Circuito Impresso para montagem do Amplificador de áudio com TDA7377

Placa de Circuito Impresso Máscara de componentes

Esquemas  de ligação do amplificador amplificador

O Jumper JP1 é para adicionar uma chave de Stand-by, se não quiser basta fechar 0 Jumper ou ligar um pedaço de fio! O Capacitor C12 garante uma partida suave para o amplificador e isto protege o sistema.

O Resistor de 0.1 Ohms/5w é para “isolar” o o terra da fonte do terra das entradas de áudio, no Datasheet é recomendado uma trilha mais longa, porém o resistor também resolve.

A fonte de alimentação, pode ser utilizada por transformador (Conector AC) ou por uma fonte de 12  Volts que já tenha (Conector DC), também no caso de utilizar trafo, esse conector (DC), pode ser utilizado como saída DC para alimentar outros circuitos, como pré amplificado e VU Meter por exemplo.

Circuito de Amplificador de áudio de potência dinâmico com TDA7377 – 2X 30 Watts (Em ponte) ou 4X 10 Watts (Estéreo) Esquema para utilizar em modo Bridge, são 4 entradas de áudio e 4 alto falantes, observe a ligação do Jumpers na posição N (Normal).

Circuito de Amplificador de áudio de potência dinâmico com TDA7377 – 2X 30 Watts (Em ponte) ou 4X 10 Watts (Estéreo)

Esquema de ligação Estéreo (Em ponte) são 2 entradas de áudio e 2 saídas para caixas, note a ligação dos Jumper para posição B (Bridge), também neste caso será desnecessário C5, C6, C7, C9, C10 e C11, C4 e C8 devem ser de 470nF, no lugar de C5, C7, C9 e C11, coloque um pedaço de fio.

Então é isto escolha qual configuração quer e boa montagem!

Lista de componentes para montagem do Amplificador de potência
Componente Valor
Resistor 1/4 Watt 5%*
R1 1K – Marrom, Preto, Vermelho, Ouro
R2 10K – Marrom, Preto, Laranja, Ouro
R3 0.1 – Resistor de *5 Watts
Capacitores
C1 100nF/250V – Capacitor poliéster
C2 6800µF a 10000µF /25V- Capacitor Eletrolítico
C3 10µF – Capacitor Eletrolítico
C4,C6, C8, C10 220nF – Capacitor poliéster
C5, C7, C9, C11 2200uF/25V – Capacitor Eletrolítico
C12 47µF – Capacitor Eletrolítico
Semicondutores
IC1 TDA7377 – Circuito integrado amplificador de potencia 4X 10 Watts
D1, C2, D3, D4 1N5402 – Diodo de Silício 3A 200V
LED Led Vermelho 3mm
Conectores
AC Conector para o transformador
DC Conector para fonte DC ou Saída DC
IN1, IN2,IN3,IN4 Conectores duplos de entrada de áudio
OUTF Conector Quadruplo para saída de áudio Frontal
OUTR Conector Quadruplo para saída de áudio Traseira
Diversos
J Jumper, pedaço de fio de 15mm
JP1 Jumper de 2 posições (Leia o texto)
JP2, JP3 Jumper de 3 posições
Solda, transformador 12 / 3 Amperes ou fonte de 12 Volts /3A, Fios, Caixa para o Amplificador, PCB, Dissipador de calor para os CI TDA, etc.

Download dos Arquivo para esta montagem, inclui Desenho da placa, Layout de componentes, silk de componentes, Esquema e Datasheet do TDA7377.

Tags dos usuários:
amplificador livros de esquema

 

Comentar via Facebook



Sobre o autor desse artigo

Este artigo foi escrito por Toni em 5 setembro 2012 .
Sobre o autor: Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Site do autor

tem 617 Artigos nesse blog.
Seja um autor também e compartilhe seus conhecimentos, saiba como aqui.

Salve nos favoritos e compartilhe nas rede sociais

53 Comentários

  1. ricardo

    qual a diferenca entre yd7377 e tda7377 alguem pode me ajudar obrigado

  2. Sinesio Madeira

    Ola Toni
    Já uso o meu a mais de seis meses, sempre ótimo,  mas  agora quando aumento o volume o alto falante fica roncando, parece que ficou fraco… pode ser o tda ?

  3. Cara… conheci seu site hoje.
    Acaba de ganhar mais um novo fã.
    Parabens !!!!

  4. Brayan Wernick

    Olá Toni, boa tarde!

    seria necessario muita adaptação para um sistema 2.1?eu estou buscando a algum tempo algum projeto 12v simles com +/- 15w por canal e mais uns 30w para o sub mas esta dificil, gostei muito deste projeto, seria possivel fazer estas alterações?

  5. Marcos

    Boa noite, Toni, eu quero montar um amplificador de 180w rms estéreo, vejo que você posta o equema impresso que na verdade é muito bom, mas quero saber a onde eu compro á placa para montar este amplificador. Aguardo seu contato e orientação sua para me ajudar neste projeto.
    Obrigado!!!!

  6. lindomar alves frança

    gostaria de receber pelo meu imal um esquima de amplificador, com baixo custo e facil de montar voce tem augum que possa mim enviar, obrigada.

  7. Sadi

    Olá toni, você tem algum projeto de amplificador que funcione com 4v ou 6v, igual daquelas caixinhas paraguais que pegam pendrive?

  8. Andre

    Toni, notei que tem alimentação DC e AC, na AC pode ser 120 V?

  9. Umberto

    Olá toni,
    porque no modo com 4 auto falantes são necessarios 4 entradas?? Não entendo muito esse esquema de canais. Indica algum material para estudo??

    Abraço.

  10. Paulo

    cara eu só to com a pulga atras da orelha com aquela reta que esta perto do tda com a letra j aquilo seria um fio que eu devo passar ali tambem ou so fechando o jp1 ja daria  esultado lembrando que eu estou montando em modo bridge 

  11. Junior

    Olá toni.. vc não teria algum esquema de amplificador de montagem e fonte simples e algum CI, de potencia entre 80 e 150W ? 

  12. allan

    Olá Toni! O problema que eu havia comentado estes tempos no sub, que estava com um ruido e ainda nao resolvi o rpoblema, fiz um vídeo para ver se fica amis facil de vizualizar… http://www.youtube.com/watch?v=aXhJr7hV2pQ Será que isso pode ser da fonte mesmo? Obrigado pela atenção mesmo.

  13. allan

    Olá Toni!! Preciso trocar uma placa de saidas rca do circuito do meu som, mas estou com dificuldades de encontrar outra. São 5 saidas rca e com 0,5 cm entre os conectores. As placas que que eu achei tem um espaçamento diferenciado sendo 0,5 cm x 1,0cm e não encaixa no painei da caixa…

    Agradeço pela sua ajuda.. Obrigado

  14. sinesio madeira

    Ola Toni

    Estou na linha final da montagem, vou usar uma fonte de notebook 15volts 3,5 amperes, transformei para 12 volts, ainda é preciso o C2 (6800 uf);;

    Novamente obrigado pela atenção;;

  15. Gilberto

    ficaria quantos watts em 8 Ohms?

  16. Thiago Anjin

    Olá. Toni!

    Se eu usar uma fonte dc, não preciso incluir os diodos 1N5402, correto?

  17. jonathan

    ola Toni
    eu montei algum tempo atraz o tda7388, esses amplificadores sao muito faseis de montar. 

    estou com dois falantes  8” Pioneer  ts-w203f , que tipo de caixa vc me recomenda montar. eu queria usar num microsystem. (stereo)

    obrigado
     jonathan

  18. lucas

    os polos negativos dos conectores são ligados?

  19. Josdom

    Caro Toni,não entendi muito bem como fazer ligação Estéreo,nessa explicação:

    Esquema de ligação Estéreo (Em ponte) são 2 entradas de áudio e 2 saídas para caixas, note a ligação dos Jumper para posição B (Bridge), também neste caso será desnecessário C5, C6, C7, C9, C10 e C11, C4 e C8 devem ser de 470nF, no lugar de C5, C7, C9 e C11, coloque um pedaço de fio.
    Pf poderia explicar melhor,fiz confusão com essa parte texto comparando com desenho liçação.Grato.

Deixe uma resposta

Que tal trocar "The Gray Man" por uma foto ou imagem sua! No avatar de seu comentário, serve para todos os blogs Wordpress da internet