Circuito de Amplificador de potência de áudio com TDA2052 60 Watts

65
31229

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00 - 2 votos)

Circuito de amplificador de potência utilizando integrado TDA2052, inclui desenho da PCB para facilitar a montagem. Esse amp será capaz de fornecer até 60 Watts (Potência musical) ou 40 Watts RMS de potência em um único chip. Além de apresentar função mute stand-by, evitando estalos ao ligar e desligar! Com meia dúzia de componentes terá uma placa miniatura funcionando como amplificador de áudio em uma boa potência.

Características do TDA2052

  • Pode utilizar fonte de alimentação de até +-25V
  • Alta potência de saída (Até 60 Watts)
  • Baixa distorção
  • Função Mute/stand-by
  • Sem ruídos ao ligar e desligar
  • Proteção contra curtos
  • Proteção contra superaquecimento
  • Impedância de entrada 500K

Sobre o circuito:
O TDA2052 da ST Microelectronics é capaz de fornecer até 60 Watts de potência em um único chip em encapsulamento Heptawatt, apresentando função mute stand-by, que é uma melhoria em relação ao TDA2050. Para alimentar o amplificador utilize uma fonte simétrica que forneça de +-12 a +-25V, para saber qual o transformador utilizar em sua fonte leve em consideração máxima potência do amplificador x 1.2 para ter a potência para o trafo. Para saber qual potência o amplificador consulte os gráficos no Datasheet!

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Para utilizar a função mute utilize uma chave de 3 posições ou caso prefira só ligue os conectores de S -Play.

Esquema do amplificador de áudio utilizando circuito integrado TDA2052

tda2052 amplificador audio 60 watts potencia esquema 450x411 Circuito de Amplificador de potência de  áudio com TDA2052 60 Watts tda Circuitos ÁudioSugestão de placa de circuito impresso para montagem do amplificador com TDA 2052

tda2052 amplificador audio 60 watts placa Circuito de Amplificador de potência de  áudio com TDA2052 60 Watts tda Circuitos Áudio
Placa Lado dos cobre
tda2052 amplificador audio 60 watts placa componentes Circuito de Amplificador de potência de  áudio com TDA2052 60 Watts tda Circuitos Áudio
Placa lado dos componentes
tda2052 amplificador audio 60 watts placa silk Circuito de Amplificador de potência de  áudio com TDA2052 60 Watts tda Circuitos Áudio
Placa Silk
tda2052 amplificador audio 60 watts placa pads
Placa Pads

Placa Pads

Vídeo de teste do amplificador por Clécio Santos

Lista de componentes para montar o amplificador de potência

Componente Valor
Resistores
R1 680 – Azul, Cinza, Marrom, Ouro
R2, R5, R6, R8 22k – Vermelho, Vermelho, Laranja, Ouro
R3 6.8k – Azul, Cinza, Vermelho, Ouro
R4 560 – Verde, Azul, Marrom, Ouro
R7 4.7 – Amarelo, Violeta, Ouro, Ouro
R9 1k – Marrom, Preto, Vermelho, Ouro
Capacitores
C1, C7 1000µF / 50V – Capacitor Eletrolítico
C2, C5, C8 100nF – Capacitor Poliéster
C3 10µF / 50V – Capacitor Eletrolítico
C4 1µF / 50V – Capacitor Eletrolítico
C6 10µF / 50V – Capacitor Eletrolítico
Semicondutores
IC1 TDA2052 – Circuito integrado amplificador de áudio 60 W com função Mute Stand-by
Conectores
IN Conector de entrada de Áudio
OUT Conector de Saída de Áudio
PW Conector da fonte de alimentação
S Conector para ligar a chave de mute/st-by
Diversos
Solda, Fonte 22-0-22, fios, Caixa para o amplificador, PCB, Dissipador de calor para o TDA, etc.

Download do arquivos par esta montagem: TDA2052, PCB lado do cobre, lado dos componentes, silk, Pads, Esquema.
Download PDF

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

Já está no Facebook então venha fazer parte do melhor grupo de eletrônica
Comentar via Facebook

65 COMENTÁRIOS

  1. Funciona mesmo, mas o desenho da face cobreada da placa está invertido. É só inverter o desenho. Usei uma fonte simetrica de 12 + 12 mesmo assim o som é muito bom.

  2. Gostaria de saber se posso conectar esse amplificador com tda2052 no meu aparelho de som? Ele é um Toshiba ms7540 e tem a função mute na placa de saída preamplificada desde já agradeço pela resposta.

  3. comprei 2 tda2052 para uma caixa amplificada e não quer funcionar,não sai audio algum,o original queimou,mas usando esse 2 que por sinal ficou caro…não querem funcionar,a tensão mute que deveria ficar em 5 volts,basta ligar no pino 3 que a tensão cai p zero e isso nos 2 tda2052 ,comprados em lugares diferentes….estando em zero o mute não irá armar o CI . o que pode ser ?

  4. eu montei um para carro então usei duas baterias em série para ter + – 0 e fis 2 simples duplicador de tensão ficou muito bom com potencia boa só ficou com um ruido vou dar uma olhada nos capacitores se eu não achar nada vou colocar mais um para usar como filtro abrçs

  5. Por favor, alguém pode me informar quantos ohms tem a saída desse circuito. Não tenho um multímetro para verificar isso, e tenho um falante de 4 ohms de impedância. 

  6. Olá tudo ok, joel?Isso quer dizer que se esse chip suporta, como diz no datasheet, uma tenção máxima de 25v e 6A deveremos montar uma fonte com 12A para a versão estéreo?E se mantivermos essa tenção e baixarmos a corrente pela metade isso diminuirá a potencia final do amp?Aguardo.Abraço.

    • Olá Wilson, tudo ótimo, espero que também com o amigo. Isso mesmo, para a versão estéreo teremos que dobrar a corrente da fonte. Se mantivermos a tensão e baixar a corrente, a potencia cairá sim, pois nos picos, o integrado exigirá mais corrente, se o transformador for de menor potência, isso haverá uma queda de tensão provocando altas distorções além de baixar a potência já mencionada.

      Um abraço, fique com Deus e boa montagem.

  7. Boa tarde a todos, Toni ou pessoal do site. Que metodos de transferencia voces mais usam?? estou fazendo diversas pesquisas por não estar mais gostando do metodo do papel glossy, achei um que envolvia material de serigrafia mas necessiat de uma lampada de 1000W o que é inviavel levando em consideração o preço desta. Se algume tiver um metodo alternativo e que se de uma transferencia perfeita peço que me digam se obteram sucesso. Abraço a todos.

    • Eu utilizo o método fotográfico. Necessita de um compressor, lâmpada 26W (luz negra) e de fotolitos. Pesquise mais sobre no Google. Se tiver alguma dúvida sobre como fazer por este método ou de como se obter as tintas, favor comentar novamente que estarei disposto a responder suas perguntas.

      • Olá FLAVIO, tudo ok?Já pesquisei a respeito desse método e estou muito a fim testar: ( http://www.inape.org.br/eletronica/circuito-impresso-de-qualidade-com-baixo-custo ).
        Porém sei como fazer com que as trilhas fiquem brancas com o fundo preto como nesse tutoial acima, usando como exemplo os PCBs aqui do site, para montar o fotolito.Já tentei usar o “inverter” de cores de alguns aplicativos como o Inkiscape e não deu certo.Aguardo e um abraço prestativo amigo, incluindo aí o Toni e todos que colaboram aqui.

      • Olá WilsonRS. Devido a dificuldade para fazer fotolitos de placas onde só tem imagem, não mexo com placas desse tipo. O que eu faço? Extraio o fotolito pelo Eagle e depois, inverto a cor da imagem no Adobe Photoshop CS5. Daí, é só imprimir em transparência ( a laser ) que já está pronto. Uma regra para o método fotográfico: “Onde estiver tinta na transparência, a tinta irá sair da placa e será corroída. Onde não estiver, a luz irá passar, secará a placa e não será corroída fazendo a trilha”. Mais alguma dúvida? Pergunte a vontade. 

    • Eu tive serigrafia amigo!
      Você pode substituir a lâmpada pelo sol, coloque a arte em cima do vidro cole com fita
      Passe emulsão p/ serigrafia na PLACA de cobre seque com secador de cabelo.
      faça tudo isso em ambiente de baixíssima luz, quase escuro total.
      quando estiver com a plaquinha seca coloque-a sobre a arte que está previamente fixa ao vidro.
      Coloque sobre a placa de fenolite um pedaço de espuma do tamanho da plaquinha, espuma de boa densidade (encontrada em casa de estofadores)
      Agora com um pedaço de madeira, tábua de carne livro duro”seja criativo” coloque por cima de tudo como se fosse um sanduíche.
      Corra com toda essa geringonça para fora de casa e mostre o fundo do vidro que estava sob a mesa para o sol.
      O tempo de exposição? não sei, você vai descobrir errando. Eu começaria com um minuto.
      Depois corra com tudo isso para o escuro e jogue a placa em agua e vai movimentando a agua para ir lavando as partes indesejadas.
      Seque novamente primeiro com jornal bem de leve sem esfregar e por fim com secador. Após descansar 15 minutos ao sol coloque para corroer no percloreto.
      CONSIDERAÇÕES
      *Emulsão para solventes a base de agua (é o verdinho) em camada fina aplicar com rolinho de espuma novo.
      *Durante o trajeto par buscar a luz do sol e ao retornar procure proteger a parte de baixo do “sanduíche” com papelão para não tomar claridade desnecessária.
      *Eu não testei o comportamento das emulsões com o percloreto pois ainda vou fazer a minha. vou testar a emulsão verde e a roxa que é de alta resistência
      *Não sei se esse fórum admite desenvolver esse tipo de conversa aqui, duvidas arabeshop(@)yahoo.com Tim (Não exponha seu números) ou vivo (Não exponha seu números).

  8. Toni, quando se monta dois amps para se obter um son estereo, a fonte deve ser uma independente da outra ou recalculamos o trafo? E como devemos fazer este calculo. Abraço.

  9. Toni ainda não foi possivel enviar porque tive problemas com o computador mal consiga envio logo já agora perguntava se conhecia o programa solterm este é para calcular paineis solares termicos é um programa muito bom

    • Bom dia Ivan, realmente é um belo amplificador. 
      Para a versão estéreo basta o amigo montar duas plaquinhas, uma para cada canal, dobrando a potência da fonte de alimentação.
      Abraço e boa montagem.

DEIXE UMA RESPOSTA