Leds Rítmicos utilizando transistores NPN

40
20491

Leds Rítmicos

Este circuito é muito simples, utiliza-se somente um transistor NPN, um resistor para queda de tensão no led e o led. O circuito abaixo é do led rítmico, onde o transistor à ser utilizado deve ser um NPN e o R1 é um resistor para limitar a tensão de entrada do áudio que pode ser de baixa resistência 50Ω, 100Ω, 150Ω, se no momento do teste o led não piscar deve ser diminuída a resistência, ou até mesmo tirar este resistor.

fuRL6 450x425 Leds Rítmicos utilizando transistores NPN O circuito abaixo é feito com transistor NPN BC547, mas também pode ser usado o BC548 onde pode ser ligado até três leds, a tensão de alimentação é 12volts , os resistores dos leds são de 1KΩ. O resistor que vai na base (pino do meio) pode ser usado no caso de a tensão de entrada de áudio ser maior que a que o transistor suporta 0,7 volts.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber


caboconvst2mono21 450x159 Leds Rítmicos utilizando transistores NPN

Este próximo circuito é também de leds rítmicos, mas para ser usado com uma maior quantidade de leds, está sendo usado um transistor NPN TIP31C, e os resistores para dar queda de tensão no led são de 560Ω mas pode ser usado 470Ω ou 1KΩ.  O resistor que vai na base (pino B) pode ser usado no caso de a tensão de entrada de áudio ser maior que a que o transistor suporta (conforme datasheet do componente).

 

28509879 450x338 Leds Rítmicos utilizando transistores NPN Fiz o teste neste circuito acima e funcionou, segue abaixo foto e o vídeo do teste, usei na entrada de áudio para a base do transistor um diodo  1N4148, mas não é preciso, o resistor que vai na base não foi preciso pois a tensão de entrada era abaixo do que o transistor suporta.

SAM 0208 450x337 Leds Rítmicos utilizando transistores NPN Para ver o video do teste clique aqui.

Tags dos usuários:
Leds ritmicos, vu de leds com tip, leds ritmicos como fazer, led ritimica, esquemas de amplificadores ritmicos para led rgb, esquema de vu com bc, esquema de strobo de leds tip41c, esquema de luz ritmica com leds, como ligar um potenciometro em alto falante de 80 watts, Circuito Led ritmico

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

Já está no Facebook então venha fazer parte do melhor grupo de eletrônica

Comentar via Facebook

40 COMENTÁRIOS

  1. Olá
    fiz esse circuito funcionou perfeitamente no p2 do computador mas quero ligar no carro porém na saída do autofalante do carro fica acesso direto e na saída rca do som não acende
    o que posso fazer para dar certo

  2. alguem me ajude por favor liguei tip 31c no auto falante tudo numa fonte de 12v quando almento o volume o tip 31c esquenta ate queimar oque posso fazer para parar de queimar .desde ja agradeço

  3. Gostaria de saber se circuito irá funcionar na saida p2 do celular, se alem desses componentes a necessidade de utilização de outro componente, estava querendo utilizar 40 leds…

  4. Toni eu fiz o esquema certinho com o tip31C , e liguei na saída de áudio do pc, mas o led pisca bem fraquinho. Será que se eu fazer um amplificador ele aumenta o brilho do led ?

  5. Olá toni to querendo fazer um sequenciador de luzes que  seja nesse estilo ai entrada pra o som

    mas to querendo luzes meiores ou muitos leds tem alguma dica

    vlw cara braço

    • Para usar uma luz maior (exemplo uma lampada 220v), em vez de colocar no coletor do transistor(bc548 ou tip31) o led e o resistor coloca somente um rele 12volts (sem resistor) e os contatos do rele(NA) coloca para ligar o que vc quiser em qual tensao quiser. Dica: colocar um diodo(ex: 1N4007) em paralelo com a bobina do relé.

  6. toni, eu gostaria de saber como faço para aumentar a quantidade de leds em um
    vu bargraf como estes com o lm 3915. Daria para enviar um rascunhi para meu
    e mail?

    • Pode ligar até 3 leds no BC 547 ou BC 548, se querer usar mais de 3 recomendo utilizar o tip 31 ou se nao tiver, vc pode colocar varios transistores em paralelo, assim podendo ligar mais de tres leds, claro que cada transistor BC deve conter somente 3 leds!

  7. olá cara, preciso de uma resposta:

    se eu for fazer o do 3 esquema.. se eu usar uma bateria de 3v e eliminar os resistores e ao invés de ligar no som ligar numa entrada p2, dá certo??
    e como faço pra coloca uma chavinha nisso???

    valewwwwwww

    • Ola “eu” pode ligar sim em 3 volts mas vc deve retirar os resistores. 
      É a entrada é de audio podendo ser usado um plugue p2.
      E usando o bc 547, 548 pode ser ligado ate 3 leds 5mm, ja se ligar mais de 3 usa o tip 31.

      • A chave para ligar e desligar o circuito pode ser colocada em serie com a entrada de tensão 12 volts, ou 3 volts

  8. Boa noite Toni. Queria te perguntar se vc sabe dizer se tem alguma diferença de performance entre os leds de alto brilho de 5mm e de 10mm. Pergunto isso porque li em algum lugar que os leds de 10mm queimam mais fácil. Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA