Circuito de transmissor de FM com 2n2218 para celular

98
34133

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4,00 - 5 votos)

2n2218 transmissor fm 741 op amp potente 1km
2n2218 transmissor fm 741 op amp potente 1km

Evolução do transmissor de FM com 2n2218, com etapa de amplificação de áudio utilizando op amp lm741, com entrada de áudio para MP3, Mp4, celular, Computador e outras fontes de áudio, além do tradicional microfone de eletreto. Com grande sensibilidade para o sinal de entrada. Utilizando poucos componentes e com fácil montagem, torna se ideal para quem mesmo sem muita experiência quer montar um transmissor de FM com potência razoável.

Sobre o circuito de transmissor de FM potente

Circuito baseado no outro projeto de transmissor com 2n2218, postado aqui no blog.
A alimentação deve ser de 6 a 12V por bateria ou fonte de boa qualidade, durante o ajuste é recomendável utilizar bateria de 9 ou 12V.
A bobina deve ser obtida enrolando 4 espiras de fio esmaltado 22 AWG com núcleo de ar auto sustentada e 1cm de diâmetro, utilize uma broca como referência para enrolar a bobina. Também nesse caso vamos conectar a antena entre a terceira e quarta espira, pois isso garante maior estabilidade na transmissão.
O Capacitor variável deve ser com capacitância máxima de 30 a 50 pF.
Caso prefira pode utilizar uma bobina ajustável desta de receptor de FM e colocar um capacitor fixo de 4.7pF no lugar de CV.
A antena pode ser uma telescópica de 80cM, um pedaço de fio rígido ou uma antena específica para transmissor de FM. Deve ser conectada no ponto marcado por Ant e é conetado a bobina via C2.
Como o circuito conta com uma entrada de áudio do tipo P2 para ser conectado nas mais diferentes fonte de áudio, foi adotado um trimpot para ajustar o nível de sinal no circuito. Também foi adotado uma chave para desativar o microfone de eletreto.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Para alimentar o circuito com tensões de 9 a 12 Volts utilize um dissipador de calor no transistor, que pode ser um comercial ou adaptar uma chapinha ou um “pedacinho” de alumínio.

Dissipador TO 39 calor heatsink Circuito de transmissor de FM com 2n2218 para celular Transmissores Fm Transmissores e RF Transmissores Circuitos ÁudioDissipador de calor para TO-39

Para utilizar o transmissor, ligue um rádio FM, sintonize numa frequência livre, com o transmissor próximo do rádio receptor conecte a alimentação no transmissor e em seguida ajuste o capacitor variável (CV) utilizando uma chavinha não metálica, até obter um sinal mais forte. Afaste o transmissor e veja se a sintonia ficou fixa, caso necessário refaça o ajuste. A chave S1 deve estar ligada durante o processo. Depois de ajustado em uma sintonia fixa, pode ligar um Mp3 Player ou similar na entrada p2 e ajuste o trimpot (P) até ter um sinal de áudio claro sendo transmitido.

Para facilitar manutenção futura utilize um soquete dip-8 no circuito integrado amplificador operacional 741.

Esquema do micro transmissor de FM sensível com 2n2218

circuito transmissor fm 2n2218 lm741 700x264 Circuito de transmissor de FM com 2n2218 para celular Transmissores Fm Transmissores e RF Transmissores Circuitos Áudio
Esquema do micro transmissor de FM

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do transmissor

circuito transmissor fm 2n2218 lm741 placa 700x375 Circuito de transmissor de FM com 2n2218 para celular Transmissores Fm Transmissores e RF Transmissores Circuitos Áudio
Placa lado do cobre
circuito transmissor fm 2n2218 lm741 pcb 700x378 Circuito de transmissor de FM com 2n2218 para celular Transmissores Fm Transmissores e RF Transmissores Circuitos Áudio
Placa raido-x
Placa silk
Placa silk

 

Componente Valor
Resistores 1/4 Watt 5%
R1 4.7k – Amarelo, Violeta, Vermelho, Ouro
R2 8.2K – Cinza, Vermelho, Vermelho, Ouro
R3, R6 47k – Amarelo, Violeta, Laranja, Ouro
R4 220k – Vermelho, Vermelho, Amarelo, Ouro
R5 1K – Marrom, Preto, Vermelho, Ouro
R7 6.8K – Azul, Cinza, Vermelho, Ouro
R8 47 – Amarelo, Violeta, Preto, Ouro
R9, R10 10K – Marrom, Preto, Laranja, Ouro
Capacitor
C1, C6, C9 100nF – (104) Capacitor Cerâmico
C2 10pF (10p) – Capacitor Cerâmico
C3, C7 10nF (103)- Capacitor Cerâmico
C4 1µF/16V – Capacitor Eletrolítico
C5, C11, C12 10µF/16V – Capacitor Eletrolítico
C8 100µF/16V – Capacitor Eletrolítico
C10 4.7p (4p7 ou 4.7p)- Capacitor Cerâmico
CV 3-30pF -Trimmer Cerâmico
Semicondutores
IC1 LM741P – Circuito integrado amplificador operacional.
Q1 2N2218, 2N2219 ou equivalente- Transistor NPN
Conectores
IN Conector P2 – Entrada de áudio
B Conector para ligar a bateria de 6 a 9 Volts
ANT Ponto para ligar a antena
Diversos
L Bobina – Veja texto.
MIC Microfone de eletreto
P Trimpot de 10k – Trimmer potênciometro
S1 Chave para ativar o microfone
Placa, Bateria, Caixa, etc..

Se gosta de montagens de transmissores sugiro que baixe os livros gratuitos -> Transmissores – Entenda e Monte vol. 1Transmissores – Entenda e Monte vol. 2, de autoria do Newton Braga, tem a teoria destes micro transmissores simples, além de muitos esquemas detalhados para montagem.

Download dos arquivos em PDF desta montagem – Placa, lado do cobre, lado dos componentes, pads, Silk, Esquema, Datasheet, 2n2218, 2n2219, lm741.

Download PDF

Nós recomendamos EasyEDA para Layout e fabricação de PCB
Protótipos PCB com rapidez e baixo custo - EasyEDA
10 pcs 2 layer somente $10,00, Cadastre-se grátis em EasyEDA e ganhe $5,00

Já está no Facebook então venha fazer parte do melhor grupo de eletrônica
Comentar via Facebook

98 COMENTÁRIOS

  1. BOA NOITE

    ESTOU MONTANDO O CIRCUITO MAS HOUVE UM PROBLEMA…

    O FINAL DO AMPOP O CAPACITOR DE 100nF NAO PERMITE A PASSAGEM DO SINAL.
    ASSIM NAO PERMITINDO O SEGUNDO PROCESSO DE AMPLIFICAÇAO PELO TRANSSISTO PODERIA ME AJUDAR???TICAS???

    GRATO

    • Olá Roni
      Esta parte:
      “A bobina deve ser obtida enrolando 4 espiras de fio esmaltado 22 AWG com núcleo de ar auto sustentada e 1cm de diâmetro, utilize uma broca como referência para enrolar a bobina. Também nesse caso vamos conectar a antena entre a terceira e quarta espira, pois isso garante maior estabilidade na transmissão.

  2. fala ai Toni tenho outra pergunta , usei um potenciômetro comum e gostaria de saber se minha ligaçao esta certa – do c11 no pino do meio + do c5 e + do c4 em uma extremidade e – da fonte na outra extremidade.
    m obrigado e desculpe mas sou iniciante em eletronica obg pela atençao

  3. fala ai Toni montei este circuito mas não funcionou ,(usei para fazer a bobina o fio de cobre que passa no centro de cabos coaxiais), vc poderia me informar o espaço entre as voltas da bobina. A bobina teria 2 voltas seguidas por causa da antena que fica no meio ou 4 voltas diretas com um nó no meio da bobina .
    como posso testar se tem sinal na antena mesmo que esteja fora da faixa fm
    obrigado pela atenção aguardo resposta.

  4. Meu problema é o mesmo do colega Nivaldo Gomes. desde já agradeço por alguma dica…

    “O sinal é transmitido, mas o aparelho receptor faz um barulho constante (hummmmmm!!!) cobrindo até o som que é transmitido”.

  5. Olá Toni, gostaria de tirar uma dúvida,(antes de tudo sou novo por aqui neste fórum) faço curso de Telecom gosto de fazer essas montagens de Tx Fm.. E por agora recente estou fazendo um TX Fm; trabalho do curso valendo nota . Então montei deu tudo certinho só que um pequeno RUÌDO tira o sossêgo…percebe também quando faço a opção de alimentação Pilhas por Fonte de alimentação(ATX computador) o ruído aumenta mais ainda …por favor da uma ajuda ao nosso grupo de trabalho.    Desde já agradeço.

  6. não teria um estéreo não ?
    ja montei com bf 494 como pre e 2n2218 na potencia fica bom e se deixar o coletor aberto praticamente não esquenta mais fica muito sensível

  7. Olá Toni, fiz a montagem deste circuito mas estou tendo dificuldade no ajuste do transmissor.

    Tento fazer ajuste no trimmer mas não tenho sinal nem mais forte, nem mais fraco.

    Quando toco no ci 2N2219 o rádio faz barulho, e quando falo próximo ao microfone faz um chiado no rádio.

    • Olá Toni, tudo bem?

      Consegui resolver o problema, era o trimmer.

      Mas agora e mais do que nunca estou precisando do teu auxílio para que este transmissor venha ter funcionamento na sua totalidade.

      Depois de resolver o problema com a troca do trimmer acontece o seguinte:
      O sinal é transmitido, mas o aparelho receptor faz um barulho constante (hummmmmm!!!) cobrindo até o som que é transmitido.

      Alguém poderia me auxiliar?
      Estou voltando de férias e gostaria de finalizar este projeto antes do retorno ao trabalho.

      Obrigado. i

  8. Oi Toni, aqui em minha região é bem difícil encontrar capacitores de 10p, posso substitui-lo por outro? Já procurei em tudo que é eletrônica e não achei… Peço sua ajuda. 

    • Olá Marcio, vc poderia simplesmente trocar o transistor pelo 2n3866, ganharia um pouco de potencia sim, mas nao estrairia o total dele, ele tbm esquentaria muito, se for falar aki cada componente que tem que mudar vai fugir do tema(o tema é: transmissor FM com 2n2218 ou 2n2219), portanto te recomendo a perquisar sobre circuito e suas carateristicas, se for trocar os componente vai deixar de ser o mesmo transmissor.

    • Olá Gabriel, pode sim mas, temos uma tabela para adequar o tamanho da bobina, se for 5mm teria de ser 5 volta, 4 mm seria 6voltas, o transmissor desse cara ai ficou perfeito e bem montado, exceto o das ultimas 3 fotos. O preço esta bom tbm. ele diz que o transmissor chega até 5 KM para isso ele teria de fazer umas boas modificações no circuito e trocar o transistor pelo 2n3866, parece que ele faz isso, se ele fizer isso esse cara é dos bons.

      • olá Toni, estou te dando uma mãozinha aki, se eu estiver falando besteira pode me corrigir ai!!!!

        VLW!!!

      • Obrigado Matheus pelas informações! Fiz este transmissor e funciounou perfeitamente com a bobina de 6 voltas/4 mm, o único problema é quando vou transmitir som do PC ou outra fonte de áudio no conector P2 o som fica muito ruim, regulo o trimpot multivoltas e nada, coloquei um trimpot comum e também o som não melhorou. Você sabe me dizer o que pode ser?

      • Olá Gabriel, posta umas foto do seu transmissor para eu ver meu email é denunciando321(@)outlook.com , tenta liga o transmissor e vai abaixando o volume da fonte emissora devagarinho ate acha o volume correto e veja se a transmissao melhora o ruido, pode ser outro problema.
        Por enquanto essa eu vou deixar nas mãos do Toni…

      • olá Gabriel, eu não recebi as foto, parece que meu email foi excluído….vc poderia manda-las denovo??? mande neste email matheusblashcke@outlook.com … mande foto dos dois lados do transmissor….que vou tentar te ajudar a resolver o problema….

  9. Oi TONI,  teria como sintonizar automaticamente?  a recepção? tipo fazer um receptor e selecionar uma frequência só para ele? e não precisar ficar regulando a todo momento?

    igual aos fones de ouvido.

  10. Oi toni tudo bem, o titulo é  Circuito de transmissor de FM para MP3, MP4, computador, celular.

    Como seria essa transmissão para celular? celular não só recebe  Bluetooth ?

    Obrigado

    • Como o próprio nome diz: transmissor de FM.Olhe o layout.Tem um plug P2 Fêmea no projeto onde você vai conectar os aparelhos citados.Daí sintonizar uma frequência livre num rádio FM para onde será transmitido o som.É como uma mini estação de rádio pessoal.Muito pático para quem (como eu) tem um som no carro sem entrada para Pen Drive ou cartão.Abraço.

  11. Muito bom o transmissor de FM publicado, Parabéns.
    Quero se possivel um esquema de transmissor de AUDIO E VIDEO com foto da placa, que funcione de fato.

DEIXE UMA RESPOSTA