Circuito carregador de baterias automotiva usando LM317 e 2N3055

| | , , , ,

Esse carregador baseado no circuito integrado LM 317, regulador de tensão ajustável, fornece até 5 amperes para carregar uma bateria de carro.
Essa mais alta corrente é conseguida com os transistores de potência 2n3055 em paralelo com o regulador. O ajuste da corrente de carga é feito através do potenciômetro P1. No inicio corrente alta de carga que vai diminuindo conforme a bateria vai sendo carregada até completar a tensão nominal. Ele usa um amperímetro e um voltímetro para monitorar a corrente e a tensão de carga. A saída é protegida por um fusível de 4 A.
É indispensável o uso de uma ventoinha AC para fazer a refrigeração do circuito. O diodo na saída pode ser qualquer um que suporte 5A de corrente e que possa ser montado num dissipador de calor.
O trafo é de 16+16x 5A.
Eu tenho um protótipo montado e funcionando.

, Circuito carregador de baterias automotiva usando LM317 e 2N3055

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Parte de controle do carregador para ser ligado na etapa de potência com 2n3055

, Circuito carregador de baterias automotiva usando LM317 e 2N3055

Placa de circuito para ser ligada por fios a parte de potência

, Circuito carregador de baterias automotiva usando LM317 e 2N3055

Placa para orientar a montagem lado dos componentes

, Circuito carregador de baterias automotiva usando LM317 e 2N3055

Créditos: O desenho é de Jonas Bairros veja esse e outros circuitos em sua página
Jonas bairros
Para mais informações consulte o datasheet em pdf do lm317 e do transistor 2n3055

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 4.4 / 5. Total de votos 27

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Previous

Circuito carregador bateria corrente fixa 50mA com ci lm317

Circuito amplificador de sinais de antena de TV em VHF, UHF e FM

Next

135 comentários em “Circuito carregador de baterias automotiva usando LM317 e 2N3055”

  1. Boa tarde Toni.
    Gostei do circuito desse carregador controlado pelo LM317, por isso o escolhi para construir. Tenho entretanto uma dúvida: Na parte de retificação são utilizados 2 diodos 1N5402 para cada onda 16Vac. Leio muito sobre eletrônica e numa matéria que vi, diodos em paralelo não funcionam bem porque, embora as características sejam padronizadas, a tendência é a de que um diodo vai “trabalhar” na frente do outro. No circuito os diodos em paralelo tem a função de dobrar a capacidade de 3A para 6A? Se sim, posso utilizar no circuito, por exemplo, um diodo 6A10 ou Vc sugere algum outro?

    Responder
  2. TONI. GOSTARIA DE SABER SE PODERIA COLOCAR UM REGULADOR QUE FORNECESSE A TENSÃO NAS BASES DOS 2N3055 E QUAL SERIA O REGULADOR PARA OBTER 13,5 V NA SAÍDA PARA CARGA? NESSE CASO A FONTE FICARIA COM A SAÍDA FIXA. QUAL A VOLTAGEM NAS BASES P/13,5V.
    GRATO PELO QUE VC FIZER POR MIM.
    FLEURY BARROS. AL MEU E-MAIL

    Responder
  3. Amigo eu tenho um carregador de bateria da marca hork CB 80 o qual foram deligados todos os fios da primaria
    e eu não estou conseguindo religá-los. você pode me ajudar?

    Responder
  4. olá tony, td bem?
    tony, estou precisando de um circuito que faça um controle de corrente de uma fonte mas que mantenha a tensão estavel, ou seja, o circuito deve atuar apenas na corrente sem interferir na voltagem.
    você tem algum circuito que faça esse trabalho?

    agradeço desde já

    Responder
  5. carissimo, seria possível usar este carregador para banho eletrolitico? Como eu faria um controle de corrente seguro para evitar sobrecarga nos diferentes materias submetidos à eletrolise? Abraço

    Responder
  6. Bom dia Toni, tem como me ajudar com um circuito de uma fonte? tenho uma fonte para som só que ela vai aumentando a tensão e estabiliza la pelos 17V na baixa… tem como me ajudar? se entrar contato pelo meu email fica mais facil!
    obrigadoo!

    Responder
  7. Pessoal, isso aí é uma fonte de tensão… Para carregadores, é necessário uma fonte de corrente! Este circuito pode até carregar a bateria, mas irá danificá-la com o tempo. Dêem uma pesquisadinha antes de montá-lo, ok?

    Responder
  8. Prezado Toni, 
    Seu  blog é ótimo. Sou leigo em eletrônica, mas modifiquei a fonte que me fornece 13,8V constantes, dando uma carga lenta sem estragar a bateria. Acontece que quando a bateria está com carga bem baixa, como por ex. menos de 10V, o carregador costuma não carregar. Especulou-se que o carregador poderia estar entendendo a carga baixa como curto levando-o desligar-se. Fui orientado a fazer uma correção na “linha de 5″, o que não entendi. Poderiam me ajudar a identificar a” linha de 5″ (vermelho positivo?) e que correção poderia fazer

    Responder
  9. eae Toni, eu estou com um trafo de um estabilizador parado aqui em casa e lembrei desse circuito mais eu tenho que rebobinar o trafo, so que estou sem o pc (e to na net pelo celular), vc pode fazer os calculos para mim (tenho 16 anos e sou fanatico por eletronica des de criança), o trafo tem 70mm de altura, 43mm de largura, 86mm de comprimento e o nucleo do trafo tem 29mm, o estabilizador era um EXXA 3 Personal de 300w/va, me ajuda

    Responder
    • Olá Marcelo.
      Não é possível a menos que seja inserido no projeto um oscilador onda quadrada (PODE SER O 555) em 20 kHz ou mais que faça a função “liga/desliga” para o fet, uma vez que ele não se comporta bem com corrente constante, que é o formato deste circuito. Vai precisar também de um microcontrolador  ou, pelo menos, um controle de corrente e tempo de condução para regular a tensão usando fets que são na prática chaves controláveis(a própria simbologia dos fets demonstra isso)

      Responder
  10. Olá galera!
    Gostaria de ligar este circuito em um alternador, ou seja 12v x alguns amperes. Se a corrente do alternador for maior não faz mal? e esta voltagem serve ? outra coisa, como vou saber quando a bateria está 100%? 
    Obrigado!

    Responder
    • Olá Andrei
      sim pode utilizar o alternador e neste caso usar até mais 2n3055, caso queira corrente!
      Terá de adicionar um Voltímetro e Amperímetro e assim pode monitorar o ponto quando a corrente de carga está baixa!

      Responder
  11. Toni, primeiramente quero parabenizalo pelos esquemas e a iniciativa de compartilhar eles com todos nós. obrigado!
    Segundo tenho uma duvida sobre este projeto, o componente r3 é um resistor de 2k2? de quantos watts ele é?
    No lugar do ultimo diodo antes do amperimetro eu posso usar um diodo 6a8 ou 6a10?
    muito obrigado!

    Responder
  12. Ola, Pesoal, gostaria de saber se poderia eliminar o trafo, e usar uma fonte DC de 16V, pretendo usar como uma fonte para alimentar um bloqueador de celular.

    Responder
  13. Toni, parabens por tudo publicado. Muito instrutivo.
    Sou iniciante e pretendo montar este esquema, mas queria aproveitar um toroidal que tenho, 13,5×13,5x5A. Pode ser utilizado neste esquema sem modificação???

    Responder
  14. olá caro coléga! eu gostaria de saber se um trafo de nobreak no estado original daria pra ser usado como inversor 12vdc / 220vac pois tenho alguns que seria jogado fora e quero reaproveitar e sem gastar muito,eu tenho um esquema só no ponto de confecsionar mais tenho tambem essa duvida do trafo.

    Responder
  15. Tudo tranquilo cara?

    Demais teu site!

    Tenho algum conhecimento em eletrônica, preciso que está fonte fornecesse 40V e 100A (alta corrente, sacou?)

    Corrija-me se estiver errado:
    – preciso de trocar o trafo de 16Vx5A por um de 40Vx100A ou então uma associação de transformadores
    – preciso adicionar mais transistores 2N03055 em paralelo ou então de uma associação de transistores de alta potência
    – e só

    Obrigado

    André

    Responder
  16. Olá Toni. Estou no projeto ne montar um nobreak para meu computador. Eu já tenho o esquema do inversor e sei como fazer-lo mas, como posso usa esse circuito para esse tipo de bateria? , pois pretendo usar esse carregador para carregá-la 24hs sem correr o risco de explodir e quando acabar a energia, o relé desarmar e ligar a bateria ao inversor. Esse ciruito carrega a bateria até quando ficar cheia e depois para de carregar? No aguardo de sua resposta

    Responder
  17. Olá ,Toni.Gosto de ler seus artigos e tenho me servido de alguns deles, agradeço.
    Gostaria que me tirasse uima dúvida. Tenho um projetinho pra controle de vivel de duas caixas dgua usando um clpsimate s7 200 com CPU 212,tudo pronto, porem na hora de ligar os 24vcc para as saidas digitais, me perdi, poderia me dar uma mâusinha!

    Grato

    Responder
  18. Boa tarde Toni, não sei se é neste post ou em outro, mas estou aproveitando para expor minhas duvidas. É o seguinte: possuo um som automotivo de +/- 1500w rms + um modulo booster ba-2100 de 3000w alimentado por uma bateria  heliar free de 65amp, possuo também um nobreak com a placa queimada e gostaria de saber se vc teria um esquema para eu transformar esse nobreak em um fonte carregador para eu poder usar meu som sem a necessidade de ficar dando partida a cada 2 horas. grato.

    Responder
  19. boa noite amigo!gostaria que vcs me ajudase a fazer um carregador de bateria ,tenho um trafo ou trasformado que tem a entrada 220 com a saide 18v 10a.vcs tem augo para me apresenta em projeto.um abraço

    Responder
    • Boas, a quem puder responder a esta duvida agradeço , coloquei uma bateria para carregar com um carregador normal, a bateria já estava sem uso á mais de um ano, mas como tenho o carregador coloquei á carga , neste momento está a carregar , mas reparo que todos os orifícios onde está o acido fervem menos dois do lado do positivo, o orifício do lado do negativo ferve mais que os outros, a minha duvida é se a bateria carrega do negativo para o positivo e as outras 2 placas ainda vão ferver ou se estão estragadas. Obrigado

      Responder
      • Obrigado Toni, foi o que eu pensei , bateria para a reciclagem , isto tudo porque a bateria do meu carro de tanto eu forçar o arranque pois o carro não queria trabalhar, descarregou , mas eu tambem coloquei á carga e ficou optimo, mas a bateria que eu tenho no carro é uma energizer 12v 56Ah 480A e a tampa superior não sai pelo menos eu não a consegui tirar e só coloquei 2 horas a carregar pois tinha receio de ela explodir, a outra bateria velha conseguia tirar a tampa e ver o acido a ferver ,isso é normal a tampa não sair  ou podia deixar varias horas a carregar sem nada acontecer ? vc pode me ajudar indicando se tem baterias em que as tampas não saem e qual a melhor maneira de as carregar ?

      • Paulo, a bateria não deve “ferver” durante a carga, quando isso acontece é por que a tensão de carga por vaso esta acima de 2,4V, ai então o liquido sulfurico entra em processo de eletrólize.
        Isso acontece quando a bateria esta com as placas sulfactadas e se usa um carregador sem tensao controlada, quando tem um ou mais vazos em curto circuito então a tensao de carga é dividida entre os demis vazos ultrapassando o limite de tensão, ou quando o carregador de baterias esta fornecendo uma tensão mair que 2,4V por vazo, ou seja, mais que 14,4V.
        Baterias seladas teoricamente não se consegue abrir a tampa, porem todas tem um pequeno orificio que permite a saida de gases, sendo assim pouco provavel de uma bateria automotiva explodir.

  20. Olá Toni

    Amigo tenho um monte de fontes ATX e nobreaks aqui em casa te uns nobreaks q sao de 2.0kva e um amigo meu disse q com os transformadores desses nobreaks poderia fazer uma fonte vc tem algum esquema eletrico q eu possa utilizar gostaria mto de fazer algo do tipo!

    Responder
  21. amigo gostaria que me tirasse uma duvida..tenho uma fonte aki só com o trafo que não sei q voltagem e apenas 2 diodos..o trafo e do trafo os fios saem para ser ligados em 2 diodos e logo sai ara bateria..gostaria de saber se tem como aumentar a amperagem ou memso deixar ela em 13.8 v j´pa q medi ela e tem 16v e ferve rapido a bateria.

    Responder
  22. Vc tem um esquema para modificar fonte atx para recarregar bateria de carro (de preferencia bem simples pois sou iniciante) Obrigado .

    Responder
  23. pessoal eu esto querendo fazer um carregador de baterias de carro com um nobreak stay 700, alguem sabe como deichar o transformador dele entrando 220v e saindo 12v, se alguem souber por favor da um toque ai agradesso.

    Responder
  24. Ola Tony,
    Gostaria de saber a funcionalidade do lm 319 e dos dois transistor de potencia 2n3055 no circuito?
    É possivel montar um circuito para carregar uma bateria de 12v com uma corrente de 6.2A usando um trafo 18v 7A e uma ponte retificadora com um lm 319 e um transistor 2n3055 apenas?

    Obrigado,

    Thiago

    Responder
  25. Veja bem.
    Esse circuito promete regular a corrente de saida.
    Mas para uma carga eficaz da bateria deve-se regular a tensão da saida.O maximo permitido em qualquer hipotese é 14,4 volts.
    Nesse circuito eu realmente regulo a corrente ou a tensão?

    Gosto muito dos 3055 na saida , mas controlando a voltagem.
    Maximo 14,4 em qualquer amperagem.

    Responder
    • Olá Leandro
      Funciona mai ou menos assim… na medida que a bateria vai carregando, a corrente vai caindo, até chegar num ponto que estará apenas no modo manutenção. Esse ponto é ajustado via potenciômetro 2k2, sendo assim pode deixar o ponto onde a corrente será minima em 14,a máx! Desse modo o carregador será automático!

      Responder
      • Valeu Toni.
        Vou montar esse circuito e instalar no meu carregador.
        Na verdade o meu carregador é apenas um trafo com retificação.
        Abraço

  26. Tenho um alto-trasformador com varias saídas de tenção mas eu uso mesmo é como carregador de bateria automotiva na saída de 15v, retifiquei e coloquei um capacito na saída mas sem dimensionar e sem controle da corrente na saída vc pode me fornecer um circuito para controlar a corrente de carga?

    Responder
  27. eu montei um e a voltagem de saida é auta em 25v pode ligar na bateria e ai a voltagem vai dininuir ate a carga estiver completa é isso ? o potenciometro parece que não regula. agradeço a resposta.

    Responder
    • Cara, 25v? tem certeza que isso é seguro? geralmente deixamos 12~14v para carregar uma bateria de 12v. A tensão não abaixa quando a bateria carrega, mas a corrente sim porque se a tensão da bateria é 12v e do carregador é 12v não há ddp então não há corrente.

      Com 25v terá uma corrente e poderá sobrecarregar a bateria 😮

      Responder
  28. Olá toni… Olha só, pq não adiciona um circuito, com um transformador e um 7812, para a ventoinha? Esse tipo de ventoinha são dificeis de se encontrar, comparados com os fans de PC….
    E quanto as fontes de 200A concordo em parte com você… Pois uma fonte de 200A, se for chaveada, consegue-se um tamanha beemm menor…. mas mesmo assim ainda tem um tamanho bem grandinho…..
    Até mais!

    Responder
  29. qual amperagem vc acha que consigo em 12v sem o uso de transformador?
    tem com aumentar a amperagem de um transformador usando componentes eletrônicos.
    por exemplo tenho um transformador de 10a tem com estender essa amperagem usando componentes?

    Responder
    • Olá júnior
      Tens que usar o transformador com a capacidade de corrente que você precisa…
      O que pode ser feito é utilizar transformadores toroidais de alta qualidade… pra melhor eficiência do circuito de fonte.
      Para diminuir os custos de uma fonte com tão alta corrente, pode mandar enrolar o trafo, sai + barato e se for fazer em maiores quantidades pode vc mesmo enrolar!
      Pode se utilizar também fonte chaveada ( + difícil de construir) porém fica bem menor + leve e eficiente!

      Responder
  30. OI GOSTARIA DE SABER QUAL O VALOR CORRETO DO TRANSFORMADOR USADO NESTE CIRCUITO DE RECARREGAR BATERIA DE CARRO NO TEXTO ESTA DE 16+16X5A E NO ESQUEMA ESTA 16+16X15A?
    OBRIGADO DESDE JA
    eletronicamj(arroba)hotmail.com

    Responder

Deixe um comentário