Carregador de baterias Ni-Cd e Ni-MH com LM2576

| | , ,

Esse carregador tem uma proteção de sobrecarga, esse circuito é pra ser usado com pack de baterias com 5 células Ni-Cd ou Ni-MH (mas pode ser modificado para outros números de células).

O circuito inclui desligamento automático, isso ocorre quando a temperatura da bateria sobe acima de 10° C da temperatura ambiente.

Receba nossos artigos gratuitamente no seu Email
Acompanhe Toni Eletrônica nas redes sociais

Como funciona o circuito do carregador de baterias com lm2576

Esse carregador de baterias mostrado na imagem abaixo foi desenvolvido especificamente para aplicações usando baterias de níquel cádmio (Ni-Cd) e níquel metal hidreto (Ni-MH), que aceita uma carga rápida de 3A, e provê desligamento automático da alta corrente de carga quando a bateria estiver estiver carregada. Depois do desligamento, uma corrente de carga contínua (baixo nível) é usada como “carga de manutenção” pra evitar perda de carga. O máxima e segura taxa de carga é determinada pelo tamanho e tipo da bateria.

Detectando o fim da carga no carregador

Há diversas maneiras pra determinar o final da carga para baterias de Ni-Cd e Ni-MH mas uma simples e seguro é chamado de detector de ∆T. Ele mede a temperatura ambiente e a temperatura da bateria e desliga a alta corrente quando a bateria atinge uma quantia pré-configurada sobre a temperatura ambiente. Esse circuito usa 10° C como ponto de desligamento (que é recomendado pela maioria dos fabricantes de baterias), mas pode ser facilmente ajustado mudando o valor dos resistores. Células de Ni-CD são perfeitamente funcionais para técnicas de desligamento ∆T. Então essas bateria quando está totalmente carregada ele eleva sua temperatura acima de 10° C da temperatura ambiente. Para isso o circuito conta com dois sensores de temperatura de precisão lm35 um para medir a temperatura ambiente e outro para medir a temperatura da bateria.

Para descrição completa do funcionamento do circuito procure pela AN-946 High efficiency 3A battery chargers use LM2576 regulators da national semiconductors.
O led1 indica a situação de bateria com carga completa e situação de carga de manutenção.

Esquema do circuito do carregador Ni-Cd Ni-MH com lm2576

carregador de baterias de níquel cádmio (Ni-Cd) e níquel metal hidreto (Ni-MH) com lm2576

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média / 5. Total de votos

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Anterior

Dimmer com triac tic225, controle de potência em cargas

Circuito de dimmer com Triac TIC226 ou BTA10 – Controle potência

Próximo
Sobre Toni Rodrigues

Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.

Comente via Facebook

15 comentários em “Carregador de baterias Ni-Cd e Ni-MH com LM2576”

  1. Olá Toni, está de parabéns os artigos, tem ajudado muito os colegas.

    Uma pergunta, gostaria de montar um carregador desse para um pack de 10 células NiMH, de 3700mA. Tem alguma dica de como iniciar? Tensão do pack é 12V.

    Responder
  2. Há um desencontro entre o circuito e as descrições do carregador ( lm2756 e lm2576) ,pesquisei National semicondutores e encontrei o lm2576, para a funçao
    que se destina.]
    Favor conferir e mandar-me resposta

    Responder
  3. Olá Toni!! gostaria de saber se você conhece alguns sites onde eu possa conseguir um tutorial completo para desenvolver um robo, mais precisamente um braço com uma pinça(garra).
    Abraços!
    Rafael Alves

    Responder

Deixe um comentário