Circuito de dimmer com Triac TIC226 ou BTA10 – Controle potência

239
135839

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4,94 - 16 votos)

dimmer-controle-triac-diac

Circuito Dimmer com Triac TIC 226 para controle de potência em cargas como ventilador, temperatura de estufa, brilho lâmpadas incandescente, controle de velocidade de furadeira, motores entre outros.

Sobre o circuito do dimmer

O circuito utiliza poucos componentes que juntos controlam o ângulo de disparo do Triac, com isto disparando em diversos pontos do sinal senoidal da rede, permite aplicar potências diferentes a carga.
Se o disparo for no início do semiciclo, todo o semiciclo poderá ser conduzido a carga, esta receberá a potência máxima. Já se o disparo for no final do semiciclo, apenas uma parcela da energia será conduzida para carga que funcionará com a mínima potência.
O ajuste da potência ocorre entre este extremos.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Para conseguir o disparo do TRIAC, nos pontos que interessamos, utilizamos uma rede de retardo RC, onde R é variável, assim ajustamos a potência controle este tempo.

O DIAC, ou Diode for Alternating Current, é um gatilho bidirecional, ou diodo que conduz corrente apenas após a tensão de disparo ser atingida, e para de conduzir quando a corrente elétrica cai abaixo de um valor característico, chamada de corrente de corte. Este comportamento é o mesmo nas duas direções de condução de corrente. A tensão de disparo é por volta dos 30 volts para a maioria destes dispositivos. Este comportamento é de certa forma similar, porém mais precisamente controlado e ocorrendo em menor valor, ao comportamento de uma lâmpada de neon.

Sobre  Snubber (C2/R2)
Snubbers são pequenos circuitos inseridos em conversores estáticos de potência, cuja função é controlar os efeitos produzidos pelas reatâncias intrínsecas do circuito. Os snubbers podem amortecer oscilações, controlar a taxa de variação da tensão e/ou corrente, e grampear sobretensões.

dimmer com triac Circuito de dimmer com Triac TIC226 ou BTA10   Controle potência Iluminação Fontes Controle CircuitosSugestão de placa de circuito impresso para montar

dimmer triac pcb Circuito de dimmer com Triac TIC226 ou BTA10   Controle potência Iluminação Fontes Controle Circuitos

Esquema de ligação

dimmer Circuito de dimmer com Triac TIC226 ou BTA10   Controle potência Iluminação Fontes Controle Circuitos

  • Use um pequeno dissipador de calor no triac.
  • A carga pode ser um lâmpada incandescente ou lâmpada de LED que aceite dimmer, um ventilador, temperatura de uma estufa, um secador de cabelo, a velocidade uma furadeira e muito mais.
  • Deve obrigatoriamente utilizar um fusível para proteger o circuito, este fusível terá valor nominal 30% maior do que a carga ao qual irá ser ligado.
  • Também opcionalmente pode ser utilizado uma chave para desligar o circuito
  • Se conseguir potenciômetro com eixo de plástico seria ideal, de qualquer modo não opere sem um knob com boa isolação.
  • O conjunto deve ser alojado em uma caixa plástica, se for controle de lâmpada ou ventilador pode até mesmo ficar na caixa na parede, junto com o interruptor. Em outras aplicações a caixa deve ficar isolada do ambiente e não deve entrar em contato com líquidos.
  • O Triac a ser utilizado deve ser de acordo com a carga com ao menos 30% de tolerância em relação a corrente. Já em relação a tensão estes deve ser de ao menos 30% a tensão de pico da rede onde for instalado. A VPP é de 155V em redes de 110V e 311V em redes de 220V.
  • Talvez seja preciso alterar o capacitor C1, para conseguir o funcionamento completo. Valores entre 69nF e 220nF podem ser testados.
  • Pode ser utilizado diversos TRIAC de acordo com sua necessidade, só adaptar a tensão e corrente que precisa. Comuns no nosso Mercado são Bta16-600, Bta16-700, Bta16-800, Bta41-600, Bta10-700, Bta12-700, T410-600, Bta24-800, Bt136-600, Tic226, TIC236, TIC246. Só atente para os sufixos e códigos de cada Tiristor, pois são eles que dizem qual corrente e qual tensão máxima suportam.
  • Quanto maior a potência a ser controlada, maior deve ser o dissipador de calor para o TRIAC.

,Atenção circuito trabalhando diretamente com rede de alta tensão cuidado risco de choque

Lista de peças para montar o dimmer de controle de potência

ComponenteValor
C1, C2100n /630V
CNConector Bloco de terminal
DIACDB3 ou equivalente
P1470K ou 500K – Potenciômetro simples
R14.7K – Resistor 1/4W
R2100 – Resistor 2W
T1TIC226 ou equivalente, veja o texto
Fios, placa de circuito impresso, knob, caixa, solda, etc.

Download dos arquivos de placa em PDF para esta montagem.

Download PDF    
Mirror