Circuito de dimmer com Triac TIC226 ou BTA10 – Controle potência

243
140525

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4,94 - 18 votos)

dimmer-controle-triac-diac

Circuito Dimmer com Triac TIC 226 para controle de potência em cargas como ventilador, temperatura de estufa, brilho lâmpadas incandescente, controle de velocidade de furadeira, motores entre outros.

Sobre o circuito do dimmer

O circuito utiliza poucos componentes que juntos controlam o ângulo de disparo do Triac, com isto disparando em diversos pontos do sinal senoidal da rede, permite aplicar potências diferentes a carga.
Se o disparo for no início do semiciclo, todo o semiciclo poderá ser conduzido a carga, esta receberá a potência máxima. Já se o disparo for no final do semiciclo, apenas uma parcela da energia será conduzida para carga que funcionará com a mínima potência.
O ajuste da potência ocorre entre este extremos.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Para conseguir o disparo do TRIAC, nos pontos que interessamos, utilizamos uma rede de retardo RC, onde R é variável, assim ajustamos a potência controle este tempo.

O DIAC, ou Diode for Alternating Current, é um gatilho bidirecional, ou diodo que conduz corrente apenas após a tensão de disparo ser atingida, e para de conduzir quando a corrente elétrica cai abaixo de um valor característico, chamada de corrente de corte. Este comportamento é o mesmo nas duas direções de condução de corrente. A tensão de disparo é por volta dos 30 volts para a maioria destes dispositivos. Este comportamento é de certa forma similar, porém mais precisamente controlado e ocorrendo em menor valor, ao comportamento de uma lâmpada de neon.

Sobre  Snubber (C2/R2)
Snubbers são pequenos circuitos inseridos em conversores estáticos de potência, cuja função é controlar os efeitos produzidos pelas reatâncias intrínsecas do circuito. Os snubbers podem amortecer oscilações, controlar a taxa de variação da tensão e/ou corrente, e grampear sobretensões.

dimmer com triac Circuito de dimmer com Triac TIC226 ou BTA10   Controle potência Iluminação Fontes Controle CircuitosSugestão de placa de circuito impresso para montar

dimmer triac pcb Circuito de dimmer com Triac TIC226 ou BTA10   Controle potência Iluminação Fontes Controle Circuitos

Esquema de ligação

dimmer Circuito de dimmer com Triac TIC226 ou BTA10   Controle potência Iluminação Fontes Controle Circuitos

  • Use um pequeno dissipador de calor no triac.
  • A carga pode ser um lâmpada incandescente ou lâmpada de LED que aceite dimmer, um ventilador, temperatura de uma estufa, um secador de cabelo, a velocidade uma furadeira e muito mais.
  • Deve obrigatoriamente utilizar um fusível para proteger o circuito, este fusível terá valor nominal 30% maior do que a carga ao qual irá ser ligado.
  • Também opcionalmente pode ser utilizado uma chave para desligar o circuito
  • Se conseguir potenciômetro com eixo de plástico seria ideal, de qualquer modo não opere sem um knob com boa isolação.
  • O conjunto deve ser alojado em uma caixa plástica, se for controle de lâmpada ou ventilador pode até mesmo ficar na caixa na parede, junto com o interruptor. Em outras aplicações a caixa deve ficar isolada do ambiente e não deve entrar em contato com líquidos.
  • O Triac a ser utilizado deve ser de acordo com a carga com ao menos 30% de tolerância em relação a corrente. Já em relação a tensão estes deve ser de ao menos 30% a tensão de pico da rede onde for instalado. A VPP é de 155V em redes de 110V e 311V em redes de 220V.
  • Talvez seja preciso alterar o capacitor C1, para conseguir o funcionamento completo. Valores entre 69nF e 220nF podem ser testados.
  • Pode ser utilizado diversos TRIAC de acordo com sua necessidade, só adaptar a tensão e corrente que precisa. Comuns no nosso Mercado são Bta16-600, Bta16-700, Bta16-800, Bta41-600, Bta10-700, Bta12-700, T410-600, Bta24-800, Bt136-600, Tic226, TIC236, TIC246. Só atente para os sufixos e códigos de cada Tiristor, pois são eles que dizem qual corrente e qual tensão máxima suportam.
  • Quanto maior a potência a ser controlada, maior deve ser o dissipador de calor para o TRIAC.

,Atenção circuito trabalhando diretamente com rede de alta tensão cuidado risco de choque

Lista de peças para montar o dimmer de controle de potência

ComponenteValor
C1, C2100n /630V
CNConector Bloco de terminal
DIACDB3 ou equivalente
P1470K ou 500K – Potenciômetro simples
R14.7K – Resistor 1/4W
R2100 – Resistor 2W
T1TIC226 ou equivalente, veja o texto
Fios, placa de circuito impresso, knob, caixa, solda, etc.

Download dos arquivos de placa em PDF para esta montagem.

Download PDF    
Mirror


Comentar via Facebook

243 COMENTÁRIOS

  1. Toni eu montei o circuito exatamente como mostrado e com os mesmos componentes, mas a tensão de saída máxima é de 65Vac. Sabe o que pode estar acontecendo? Já tentei variar valores de capacitância e nada

  2. Boa tarde. Preciso variar a tensao de uma resistencia de 12VAC de aproximadamente 4A. Porém, a tensao de entrada é 127VAC. Como adapto esse circuito à minha necessidade?
    Desde ja agradeço!

  3. Oi Toni, bom dia!
    Podes me ajudar?
    Circuito de dimmer com Triac TIC226 ou BTA10 – Controle potência
    Vou utilizar este dimmer para controlar um ventilador de 220V e 27w, trocarei o potenciômetro para B5K, é necessário trocar algum outro componente para funcionar? Muito grato pelo auxílio, Flávio.

  4. Olá! Boa noite! Gostaria de saber se esse circuito suporta controlar a rotação de motores universais, como por ex motores de Politriz? E para fazer o controle de rotação de motores de indução, poderia me dar uma ideia de quais componentes poderia utilizar? Estou cursando o ultimo período do curso técnico em eletroeletrônica e gostaria de implementar esta ideia do dimmer em meu tcc. Obrigado!

  5. Caro Toni acompanho seus projetos e com certeza são muito bons, Se possivél gostaria que me ajudasse pois preciso montar um Dimer para controlar uma resistência elétrica de 1.125Watts, 9Amperes de corrente, e Tensão de 127volts, se possivél conto com a sua ajuda. Desde já sou grato pela colaboração!

  6. esse dimmer da pra controlar motores de ventiladores adicionando o snubber usando malha RC ou usando uma bobina na entrada? qual a potencia do potenciometro, do resistor?

  7. Olá Toni, estou fazendo um pequeno scoot com moto de 12v,mais estou com dificuldade em um dimmer simples que possa aumenta e diminuir a rotação do motor como se fosse um acelerador do scoot,vc tem um esquema de um simples que possa me ajudar ?

  8. Bom dia,  tenho um motor e uma bateria 14,6 volts, a velocidade é muito alta do motor, gostaria de controlar a velocidade desse motor, qual circuito posso usar? tem como mandar via e-mail?

  9. olá amigo , preciso de um dimmer para controlar um ventilador de split vc tem como e auxiliar , tenho colocado essa placa universal mas não tem controlador de tensão, tenho muitas peça velhas e queria tirar peças delas vc pode me dar essa ajuda, o micro ventilador não tem mais de 0,5 Amperes . aguardo seu contato amigo.

    • olá amigos eu preciso controlar as velocidades da turbina , que tem que sair um tensão de 170 , 180, 190volts para reduzir a velocidade da turbina , mas não tenho como por um pontenciometo para regular , ficaria muito brega no meu ver , vc ter que ir no aparelho regular , se já tem um controle. aguardo seu contato.

  10. Olá, eu montei esse projeto mas a tensão maxima na lampada é de 60 volts, sendo que minha tensão de entrada é 127V. Outro problema é que quando eu inverto a faze e o neutro na entrada ele muda o valor da tensão na “saida” o que pode ser? Como resolvo isso? 
    Grato

  11. preciso de um controlador de voltagem na faixa de 0 a 36 volts corrente continua ,e um controlador de temperatura simples para acionar um motor ca (bomba de piscina  ), vc pode me ajudar?

  12. Ola toni, tenho uma lampada de 12v qie funciona com CC e CA, como faco pra ligar um dimmer e qual o mais adequado pra ser ligado no trafo de 12 v?

  13. Bom dia Toni, vc poderia me ajudar, estou precisando de amplificar o volume de um telefone comum, atraves de um potenciometro, é para uma pessoa que tem problemas auditivos, encontrei um aparelho pronto mas é muito caro, vc teria um esquema para isto.

  14. Bom dia Toni,
    Gostaria de saber se você tem a informação se  dimmers possuem apenas componentes  PTHs ou também possuem componentes SMDs? 

    Desde já agradeço

  15. cARO AMIGO TONI,ESTOU ENVIADO ESTA MENSSAGEM,SOBRE OS MOTORES DE LIQUIDIFICADORES,EU PERGUNTARIA QUAL POTENCIA DESTES MOTORES,E QUAL VELOCIDADE,SE ELES TEM 2/BOBINAS E UM ROTOR 2 ESCOVAS QUE ESTE MOTOR EU FIZ UMA DE CORTAR GRAMAS.E PERGUNTARIA SE UM CONVERSOR DE CORRENTE DARIA PARA ASSIONAR ESTE PEQUENOS MOTOERES.OK iLOD,FICAREI GRATOS PELA RESPOSTA.

  16. Olá Toni sobre a resposta do colega se funciona com ventilador de teto, e você diz que o
    ventilador é carga indutiva então ele não funciona.Gostaria de saber se você tem algum 
    esquema para ventilador de teto,obrigado.

  17. caro amigo toni,o tric 226d aguentaria a corrente de um motor de 2hp de 3amperes de corrente pelo mesmo tic cujo valor do potencimetro é de 50kms,daria para controlar a velocidade,de rotação de5000 giros por segundos ok ildo.

  18. Caro amigo toni,sei que é um profissional em eletronica,gostaria que me enviassen pelo site a resposta se é possivel encontrar resistencia ajustavel,cujo valor de entrada é 110 volts,qual loja e onde fica ok obrigado Ildo

  19. Olá mano td bem… estou iniciando neste ramo como hobby, até comprei, creio, que da sua empresa algumas placas no mercado livre… mas estou precisamdo de um amplificador de fones (projeto simples) pode me ajudar?? Obrigado

  20. Boa Noite!
    Tenho um motor de 2cv com corrente nominal de 13A, monofásico. Noitei uma elevada carga da partida do mesmo (Partida Direta), CHEGA A 117A até estabilizar na nominal. Verifiquei Soft-Starters mas são muito caros. Pensei neste seu estudo. Seria possível iniciar o motor com uma velocidade menor de forma a ficar proximo da corrente nominal usando um TIC246 ?
    Obrigado pela Ajuda!

  21. Toni tem um bom dia, um fórum muito interessante, um pedido de desculpas, eu quero TRIAC equivalente to TICC226D, alguma sugestão, ou se você conhece algum?, Muito grato.
    Obrigado

  22. OLA TONI !!!!! ESTOU PRECISANDO E UM DIMMER POTENTE PARA CONTROLAR A VELOCIDADE DE UM MOTOR 12 V DE UMA BOMBA PERISTALTICA, COM INVERSÃO DE ROTAÇÃO, PROCUREI AQUI NO SITE E NÃO ENCONTREI, VC PODE ME AJUDAR? DESDE JA AGRADEÇO E PARABENIZO PELA BRILHANTE INICIATIVA!!!

  23. Olá Tony.
    No circuito” Dimmer com Triac TIC 226″ ten um DIAC, mas sem referencia, serve qualquer um? E se substituir o tic 226 por um bta 41-600b, vou conseguir usar esse circuito para uma corrente maior?
    Grande abraço.
    Mauricio.

  24. Toni, Boa tarde!!!
    Tentei de todas as formas…. estou usando um moc3041 para exitar o gate do triac, por tudo que o triac é para alta tenção, tudo esta funcionando corretamente(quando exito o gate A1 liga meu led), mas o GRANDE PROBLEMA é, como eu desligo ele novamente. Percebi que se eu jogar 3 vcc novamente no gate, ele desliga. Não consegui entender somente como desligar novamente!!! brigado!!!!!

  25. Toni tudo bom?
    Teria como citar a função dos componentes neste circuito, o que cada componente esta fzendo em relação a carga?
    Estou com duvidas em relação a isto, se puder me ajudar ficaria grato!

  26. Este tipo de circuito funciona em um motor de 48 volts, mas preciso de torque .
    Se não funciona o e preciso mudar .
    Sou meio leigo no assunto mas estou com um problema em um regulador de velocidade
    Na fonte entra 220volts que é transformada em 50 volts para o motor e 24 para a lampada.
    Até ai tudo bem, mas preciso regular a velocidade do motor sem perder torque.
    Você pode me ajudar.
    Desde já agradeço.

  27. no caso esse dimmer será usado em varios lugares, uma hgora dentro de casa outra hora fora, entao dentro a tensão é 110 volts e fora no quintal a tensão é 220 volts
    quando for dentro troco a lampada por (1000x110v) e quando for fora (1000x220v)
    o circuito que voce passou pode ser o mesmo para amobs os casos, e oque devo fazer para colocar um potenciometro, para ajustar de 0 a 100% de luminosidade ?
    desde ja agradeço, abração

  28. BOA NOITE TDO BEM TONI, PODE ME DAR ALGUMS INFORMAÇÕES SOBRE O DIMMER IR COM ESQUEMA DODIFICADO? ESTOU TENTANDO FAZER O DA VERSAO ORIGINAL E ESTA DIFICIL, PODE ME INFORMAR OS CODIGOS? EU NUNCA GRAVEI PICs….OBRIGADO

  29. Preciso de esquema eletronico dimmer de 1500 watts para controlar lampada halogenia de 1500 watts de potencia, desde ja agradeço a ajuda , obrigado

  30. boa tarde, gostaria de saber se é possível usar um circuito mais simples que este para controlar a potência de uma lâmpada.
    objectivo: utilizar um termistor do tipo PTC o ou NTC, para variar a potência da lâmpada (fonte de calor).
    lâmpada é de 25W.

    Senão for possível, posso usar este, utilizando os mesmo componentes

    obrigado
     

  31. Fiz o Circuito com Uma Lampada de 100w/220v e para teste o circuito ligei uma lampada em serie de 100w e entao o circuito funcionou mas quando tirei a lampada\ em serie o resistor de 10k começou a soltar fumaça e ficou todo preto. como resolvo o problema??

  32. Olá Toni, eu gostaria de saber se poderia utilizar este circuito pata controlar a temperatudo do meu ferro de solda de 40W 110v. Se não, teria como postar um apropriado? Obrigado

  33. Boa noite,
    Gostaria de construir um circuito simples assim como este, com um botão deslizante (fader) porém para uma lampada de 500W é possivel? esse ai aguentaria!?

    desde ja agredeço,
    Obrigado

  34. Ola Tony,
    Estou precisando de um dimmer para controlar o brilho de duas fitas de leds (600 leds, 50w, 4A).
    Gostei muito do site e já coloquei um link dentro do meu site para os visitantes.
    Um abraço.

  35. olá amigo toni,gostaria de saber se você tem um esquema de sequencial de leds com ci 4017 e 555,para fazer um letreiro com 10 saídas ,onde cade letra vai acendendo ate chegar ao ultimo ,ao chegar ao fim dar 3 piscadas todos eles e recomeça,para melhor visualização veja por favor este link:http://www.youtube.com/watch?v=i8gtQRxY1j0,nele tem o esquema porem não muito legível,desde já agradeço.

  36. Fala Toni ! Blz ? Vc teria ai algum esquema de relógio digital, mas que conte horas, minutos e segundos em display 7 segmentos ? Se puderes me ajudar, agradeço ! Vlw;

  37. Olá Toni,
    Montei esse circuito, porém com alguns componentes diferentes pois não encontrei exatamente esses. Usei componentes de 250V/400V por que vou usar com lâmpadas de 500W ou 800W.
    Porém ao medir a saída, a voltagem máxima ficou em 84V. O que posso alterar para melhorar isso?

    PS.: Vou utilizar na rede de 110v. Usei componentes 250V para aumentar a potência.

    Os componentes que usei foram: Resistor 10k, Pot. Deslizante 100k, Capacitor 220k 250V, Diac DB3, Tic 216 6A 400V. 

      • Olá Inês Silva
        Até pode controlar um motor AC com este circuito, porém ele é mais adequado para cargas ressistivas
        Veja este daqui

        Parts list:

        R1: 4.7K resistor
        R2: 3.3K resistor
        R3: 680 ohm resistor
        R4, R5: 22K resistors
        R6: 1.5K resistor
        R7: 47K (50Hz), 10K (60Hz)
        R8: 100K resistor
        R9: 100 ohm resistor
        R10: 120 ohm resistor
        R11: 68 ohm resistor
        R12: 1K resistor
        R13: 27 ohm resistor
        R14: 390K resistor
        RV1, RV2: 100K trim potentiometers
        C1: 470uF electrolytic capacitor
        C2: 1uF electrolytic capacitor
        C3: 100nF capacitor
        C5: 47nF capacitor
        C6: 100nF/400V capacitor
        C7: 47nF/400V capacitor
        D1, D2, D7: 1N4007 diodes
        D3-D6: 1N4148 diodes
        T1-T3: BC547B transistors
        T4: BC517 transistor
        TRI1: BT137F-600 Triac
        F1: 250mA slow fuse
        F2: 5A slow fuse
        L1: 50uH/1kHz coil
        Trafo1: 2x6V/1×0.3A
        Heatsink for the triac
        terminal blocks (VAC, load and mains)
        J1, J2 mains voltage jumpers
        printed circuit board

      • Entendo. Mas era porque pensei que tinha como fazer uma ” mini caixa de som usb” . O queria mesmo, era contruir , entende ? Tu não tem nem idéia, de onde posso encontrar um esquema para eu montar e tal ? Vlw Toni !

      • Olá Henrique
        Tinha uma loja kit de leitor USB com display… não me lembro onde mais… rsss!
        Ai era só adaptar o módulo ao seu projeto!
        O problema nestes caso é que além de ser difícil de encontrar os CIs que compõem um caixinha desta será mais caro que uma caixinha básica que pode ser desmontada e utilizada somente esta parte!
        Uma caixinha USB básica custa de $5 a $20!

      • Blz então! Vou ver se encontro uma caixinha usb, nessa faixa de preço. Caso eu encontre, o que vc me sugere a fazer para que a mesma se torne mais potente ?
        Vlw Toni !

  38. Fale Toni.
    Vc tem algum circuito para controle (dimmer) desses tipos de LED de alta potência, de 5 a 10W com alimentação de 12V? Vi que o funcionamento desses tipos de circuito para esses leds não são baseados em controle de voltagem e sim de frequência. Seria bacana um artigo descrevendo o funcionamento desses circuitos, já que o LED está vindo com tudo e provavelmente acabe substituindo a iluminação residencial.
    Gosto muito do site. Tem muitos sites de eletrônica pela internet, mas poucos são tão bem organizados e bem feitos como o seu. Parabéns cara, sei como isso exige uma certa dedicação.

  39. Toni parabéns.
    Toni eu gostaria de um circuito simples de minuteria com triac e se possivel layout da placa pronto… vc teria algum trabalho postado com estas caracteristicas semelhantes de um Dimmer que vi que tinha circuito e layout e placa no seu site.
    Grato.. é para auxiliar na economia de energia de uma residencia quando a pessoa sai e volta depois de muitas horas na madrugada…sempre dou preferencia para circuitos com o não uso de transformador e que usam triac em altas tensões.
    Mais uma vez … parabéns pelos seus posts e montagens…lucas

  40. Aconselho torcar o capacitor de 220nf por um de 180nf de 400v, fica com um controle melhor e nao com uma “faixa morta” no potenciometro, fiz o teste aqui! Quem quer potencia, é só colocar um triac BTA41 que é de 40A, em 220v é capaz de fornecer a máxima de 8800W, nao esqueça de colocar um bom disipador.

  41. Tenho um led chamado Led01, ele acende e apaga, quando ele acender gostaria de aproveitar a corrente que o alimenta para ligar mais 4 leds, dai os amigos vao comentar… nao da pq a corrente é pouca, certo, tem algum componente que eu entao posso usar para receber a tensao baixa do led, “” funcionar como rele “” e em uma das pontas do rele receber a outra tensao auxiliar para acender os outros 4 led ? dai os amigos pergunta.. e pq nao usa rele ? pq rele faz barulho … preciso usar 300 reles.. pq sao 300 led.. seria um barulho dos inferno… entao existe algum componente que substituiria o rele ? CI ? Triac ? sei la ..OBS. CUSTO MAIS BAIXO POSSIVEL E FACIL DE ACHAR.. E QUE USE MENOS COMPONENTES POSSIVEL … pra que que eu vou usar isso ? vou amplicar o tamanho do meu letreiro digital, vou fazer 1 led virar 4, dai vou ter um painel indoor e outro outdoor, ligado nos fio dos led do indoor, entao vou gastar uns 1200 led .. alguem pode me ajudar ? tomcostap@hotmail.com

  42. Toni vc tem algum tipo de circuito” strobo ” que funcione com 20 Leds de alto brilho, tipo quando estiver tocando uma música ai os led ficam piscando de acordo com a mesma e tal ???
    A tensão do circuito tem que ser 12 v , sendo que eu possa ajustar a intensidade do brilho dos leda com um potenciômetro . Agradeço se puder me ajudar !

  43. Toni montei em protoboard o projeto ” Interrupotor crepuscular “, mas a lâmpada não apaga quando coloco uma luz em cima do LDR, por que acontece isso ? Agradeço se puder me ajudar !

  44. Quanto ao projeto que vc indicou o Alcino Alves do Interruptor Crespuscular, o LDR pode ser um comum ? E a lâmpada pode ser de 220 volts x qualquer potência ou só uma de 500 w mesmo ?

    Meu agradecimento mais uma vez , vlw Toni !

  45. Toni esse Projeto que fiz ( Circuito Dimmer com Triac 226 ) Tb pode funciona em Lâmpada Fluorescente ? Tentei ligar, ai ela ascendeu. Logo em seguida mexi no no potenciômetro e a mesma diminuiu o brilho. Mas como não tinha certeza se funcionava, fiz mas por teste, achei melhor buscar informação. E ai pode ou não ligar Lâmpada Fluorescente ? Vlw….

  46. Blz então, vou ver se eu encontro amanhã esse R1=10 k x 5 w. Mas me responde essa ai : Em um circuito em série, a potência aumenta ou diminui ? Como saber ?

    Quanto ao projeto que o Alcino Alves do Interruptor Crespuscular, o Capacitor é de 470 uf / 400 v ? E o LDR pode ser um comum ( o menor que tem no caso) ?

    Continuando a questão do circuito de Alcino Alves ( Interruptor Crespuscular) , a lâmpada pode ser de 220 volts x qualquer potência ou só uma de 500 w mesmo ?

    Desde já agradeço pelas dicas. Vlw toni ! Abraço …

  47. Oi Tony, poderias me dar uma dica por onde começar na eleboraçao de simulaçao deste projecto.

    Dimmer para lâmpada alimentada pela tensão 230V 50Hz. A potência máxima
    pode
    atingir 200W. O dispositivo aconselhável será o triac.

  48. Oi Toni, estou interessado em embarcar no estudo de pequenas simulaçaoes por enquanto. Podes me dar uma dica em simular este mini projecto? Qual o primeiro passo que devo dar?

    Dimmer para lâmpada alimentada pela tensão 230V 50Hz. A potência máxima pode atingir 200W. O dispositivo aconselhável será o triac.

  49. Tony, muito obrigado por me ter respondido, mas eu gostava de se mais preciso, o que eu pretendo é um circuito que me faça o amanhecer e o anoitecer, é precisamente para controlar a luz do viveiro dos passaros, se me poder ajudar eu agradeço nem que tenha que lhe pagar pelo seu seviço. Muito obrigado e muitas felicidades

      • Olá Tony. Não é isso que eu quero, o que eu quero é, um circuito que me me baixe de intencidade 1 ou 2 lampadas (200W) até ao minimo e de manhã ela ao ligar-se começe muito lentamente a aumentar a intencidade até ao maximo. É claro que vou acopolar um programador digital (EG 100) da hager para controlar o ligar e o desligar do circuito. Se me poderes ajudares agradeço-te, mas se não me poderes ajudar fico-te agradecido na mesma, os meus cumprimento e um abraço. Alcino Alves

  50. Toni, eu coloquei um de 33 k  x 1 w e funcionou. Mas o que eu estou achando estranho é, o tanto que esquenta o R1 e também  a tensão que fica em R1, que  é  de 190 v  quando a o potenciômetro é zerado e, quando o potenciômetro está no máximo a tensão é de 50 v .  Já a tensão de P1 quando no máximo é 150 v .   Toni isso é normal ???    Vc sabe tb como medir corrente e potência em circuito AC ( Alternado) como no neste caso ???
    Desde já, meu agradecimento !    Um abraço !

    • Olá Pedro
      Normal nesse tipo de circuito!
      Pode melhorá-lo como nesse esquema ->

      Potência: Usando um Wattímetro;
      Corrente: Amperímetro AC ou multímetro na escala de corrente AC e P=RxI

      • Toni deu certo o projeto, sendo R1 = 15 K  x  5 w  +  R2= 10 K x 5 w.    Neste caso usei a associação em série .  Mas só tem um problema !   Na saída fica 130 volts, com o Potenciômetro no máximo.  Neste caso não era pra sair 220 volts ???  Será pq eu alterei o valor de R1 que no começo era 10k  x 1w ???   Seria bom eu procurar o valor de R1 = 10 K x 5w  ???    

        Quanto as dicas obg !   Mas não da pra ficar sem pedir mais essa, manda ai brother …hehehe….  .Vlw Toni, Deus te abençoe  ! 

      • Blz então, vou ver se eu encontro amanhã esse R1=10 k x 5 w. Mas me responde essa ai : Em um circuito em série, a potência aumenta ou diminui ? Como saber ?

        Quanto ao projeto que o Alcino Alves do Interruptor Crespuscular, o Capacitor é de 470 uf / 400 v ? E o LDR pode ser um comum ( o menor que tem no caso) ?

        Desde já agradeço pelas dicas. Vlw toni ! Abraço ….

      • Continuando a questão do circuito de Alcino Alves ( Interruptor Crespuscular) , a lâmpada pode ser de 220 volts x qualquer potência ou só uma de 500 w mesmo ?

        Meu agradecimento mais uma vez , vlw Toni !

  51. Gostaria de saber qual a potência do esquema acima e se possível a corrente tb ???   Quanto ao Resistor de 10K x 1W, posso colocar um do mesmo valor , mas com a potência maior ?   

    Responde ai galera, esperando a resposta ..Desde já agradeço !   Vlw

  52. Olá, gostaria de saber se á um dimmer que ao fim du um certo tempo a luz começa-se a diminuir até ao minimo possivel, ou se desliga-se. è tudo, muito obrigados

  53. Bom dia, gostaria saber se há como adaptar um termistor ao circuito do dimmer, no lugar do potenciometro ou em conjunto a ele, de modo que a temperatura controle a iluminação da lâmpada. Quero criar uma estufa para cultura de bacterias e acho que será mais adequado usar um dimmer adaptado ao invés de um termostato.
    O que você acha?

  54. olá,eu montei um dimmer usando  um potenciometro de 50k e res de 15k,2 cap de 0.068 e um bt 151 .
    so que esta queimando o potenciometro sempre que fica muito tempo ligado
    vc pode me ajudar?
    desde ja agradeço .
    um abraço

  55. Boa tarde, eu montei este circuito usei um resitor de 10k 1w e torro o resistor e percebi que o rpm do motor ia alem do maximo. Ai coloquei um resistor de 30k e esta funcionando beleza

    abraços

  56. Queria saber qual a corrente ou potência máxima que posso usar com esse esquema. Minha idéia é controlar uma lâmpada halógena de 500W (aquela de jardim ou externa). Será possível?
    No link q vc passou do controlador de 2.000W não tem o esquema, só o produto pra comprar. O esquema que tem lá não tem os valores dos componentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui