Avalie este artigo
, Circuito amplificador de potência com CI TDA2003 – 10W, Circuito amplificador de potência com CI TDA2003 – 10W, Circuito amplificador de potência com CI TDA2003 – 10W, Circuito amplificador de potência com CI TDA2003 – 10W, Circuito amplificador de potência com CI TDA2003 – 10W (4,74 - 19 votos)

Início Circuitos Amplificador Circuito amplificador de potência com CI TDA2003 - 10W

Circuito amplificador de potência com CI TDA2003 – 10W

Circuito de amplificador de potência de áudio com tda2003 de 10 Watts

O TDA 2003 tem uma performance melhor que o tda2002 usando a mesma configuração de pinos. Características adicionais em relação ao TDA 2002, exige poucos componentes externos, fácil montagem, é uma solução de baixo custo para um amplificador de áudio. Um amplificador montado com tda2003 apresenta proteção contra curtos dos pinos com o terra. O bom de se montar um amplificador com tda2003 é que ele fácil de ser encontrado no mercado, até mesmo para quem está longe dos grandes centros, tem a possibilidade de fazer a comprar o integrado pela internet. O tda2003 pode ser alimentado por baterias por um longo período. É que ele foi desenhado para uso automotivo.

, Circuito amplificador de potência com CI TDA2003 – 10W

Descrição do circuito do amplificador de 10 watts fonte simples

Trata-se de uma montagem fácil de ser realizada o que é necessário é apenas um tda2003 e mais uma meia dúzia de componentes.
Para facilitar a montagem o circuito conta com uma placa de circuito impresso.

Esquema do amplificador com tda2003

, Circuito amplificador de potência com CI TDA2003 – 10W

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do amplificador com tda2003. Tamanho real.

, Circuito amplificador de potência com CI TDA2003 – 10W

PCI lado dos componentes para orientar na montagem do amplificador com tda2003.

, Circuito amplificador de potência com CI TDA2003 – 10W

, Circuito amplificador de potência com CI TDA2003 – 10W

 

Amplificador com 10 WRMS, usando um tda2003.O circuito foi montado em uma placa(conforme fotos) e montado em uma micro caixa patola PB046.O dissipador fica por fora e a fonte é simples de 12V/3A.
O som é muito bom, no video ficou rouco pois gravei de celular.
Qualquer duvida é só postar.

Lista de componentes para montagem do amplificador

Resistores:
R1:220Ω
R2: 2.2Ω
R3: 1Ω 1 watt
Rx: 39Ω Veja o datasheet pata alterar o valor de Rx
Capacitores
C1: 2.2µF 25V Eletrolítico
C2:470µF 35V Eletrolítico
C3:0.1µF poliéster ou cerâmico
C4:1000µF/35 V Eletrolítico
C5: 100nF poliéster ou cerâmico
Cx: 39nF Veja o datasheet pata alterar o valor de CX. (Somente se quiser)
C6: 100µF /35 volts Eletrolítico – (é aquele no esquema do lado de C3)
Semicondutores
IC1: TDA2003

Download dos arquivos em PDF desta montagem
Mirror

Tonihttps://www.te1.com.br
Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.

323 COMENTÁRIOS

  1. Olá toni, é o seguinte. Eu montei o esquema, ta tudo certinho com todos componentes. Só que ele ta com um ruído muito forte e o som baixo. Será que é o aterramento? Se você poder me ajudar te agradeço.

  2. Montei um amplificador com transistor. Com dois estágios:

    -Emissor comum
    -Coletor comum (Seguidor)

    Notei que ele possui um pequeno ruído, principalmente quando não tem nenhum áudio.

    Teria alguma noção porque ele está apresentando esse ruído?

    obs. quando coloco uma fonte chaveada no lugar da fonte linear o ruído reduz bastante.

    Valeu!!

  3. Olá, não conheço bem o funcionamento deste site, se é preciso cadastrar para comentários ou não, em fim tem bons comentários, gosto das publicações

  4. Hi Toni . congratulation for useful site .
    i have made this circuit but there is 2 problems .
    1 the singer song is in the background of music , i mean the music is strong but the voice of singer is fable .
    2 there is some noise like hummm . i observed everything , like , shielded wire , earthing , seperating units .
    i used a trafo 12v 3A & a cap 6800 35v & 4 , 5404 in power supply . please send me some words for these
    problems to resolve . thank you sir .

  5. Olá Toni.

    Sou iniciante em eletrônica e gostei muito deste seu artigo/ circuito. Gostaria de um amplificador para usar em uma fantasia que tenho do Darth Vader. Não quero que ele modifique a voz. Preciso algo que colocado um microfone pequeno, seja alimentado por uma bateria de 9 V e seja ligado em um alto falante pequeno, saia um bom som. Se eu utilizar o seu circuito, ele vai funcionar? Tenho de fazer alguma modificação? Ou, você teria alguma sugestão?
    (e que a Força esteja conosco – kkkk)

  6. ola, estou montando esse circuito pela segunda vez, a primeira nao tive nenhum problema, mas agora sai o som dos instrumentos da musica, mas a voz sai baixa e distorcida so e possivel ouvir os instrumentos com clareza, o que pode ser ?

  7. O irmão óque vc acha dese projeto ( 1.bp.blogspot.com/-t_RnKJmT724/UGDgfX6buEI/AAAAAAAAC7Y/gxfnDNpTO0w/s1600/tda8560.png ) será que funciona bem mim da umas dica so novo nese negócio de eletrônica (y) valeu

  8. Quanto aos outros capacitores eu pasa usar de outra potência eu tem que ser esa potência?
    Aqui na minha região n tem muita variedade e si tiver manda a potência e a voltagem deles valeu.

  9. Urgente!!!
    Montei o TDA 2003 e ficou muito bom, tenho que apresentar hoje dia 08/07/2014 mais me faltam dados que podem ser cogitados pelo professor. 
    Tens informações técnica sobre TDA 2003 e seus agregados? (capacitores, resistores) o que fazem e porque estão nos locais determinados.

    Obrogado pela atenção,

    AAS

  10. Olá Toni, seria possível utilizar uma fonte hp 20v 3,5 A?? Montei o circuito estéreo com TDA 2009 e queria saber se posso usar essa fonte pra alimentar os dois circuitos em paralelo?

  11. boa tarde!
    eu to com um problema,fiz todo o esquema certo,conferi os componentes antes de soldar,e quando fui ligar ficou um som como um assobio…o que pode ser ?
    abraça ai!!

  12. Olá Tony tudo bem?Me tira uma dúvida: Vi num site o TDA 2003AV,esse TDA éo mesmo do TDA 2003,sem nomenclatura?
    Me refiro a disposição dos pinos.
    Obrigado.

  13. oi, seguinte, sou ovo em eletronica e queria saber por qual capacitor o capacitor 39nf pode ser alterado, não entendi nada no datasheet. ajudem por favor, to doido pra fazer o amplificador

  14. Ola Toni, segue o meu vídeo da montagem do amplificador 2003.Fiz ele depois de ser desafiado por um colega de trabalho. rsrsrs
    Os créditos são para você.Obrigado!

  15. Boa tarde!
    toni estou tentando eleborar este projeto no proteus primeiro mais não estou conseguindo achar o tda sera que tem algum outro progama espesifico pra este projeto?obrigado

  16. toni o meu amp fica com um ruido quando ele nao esta com a entrada ligada e queria saber se a como tirar esse ruido.. o ruido igual quando colocamos o dedo na entrada positiva de um amp so que um pouco mais baixa, e tambem queria saber qual é o tipo de auto falantes ideais para o projeto.

  17. olá Toni eu sou Eliraldrin aluno de Fisica. Montei o amplificador de 10w com TDA 2003 . Mas quando eu coloco alguma musica que possui som muito grave, tipo som de TUBA. O som fica baixo, mesmo com volume bem alto e tambem bem distorcido. A minha fonte é 9 volts e 4 A. Com musicas que possui um som medio e agudo não tenho nem problema. Gostaria que voce me ajudasse. Por favor.

  18. Bom Tarde Toni, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo site, muito bom conteúdo.
    Quero montar um esquema destes de amplificador, sou totalmente iniciante neste ramo, vc sabe me informar se este amplificador funcionaria ligada a uma moto? tipo a corrente é 12 volts (como no carro) mas é variável conforme a rotação do motor, pode chegar a 15 volts? 
    No projeto acima, existem 6 terminais para conectar os cabos, porém não entendi onde fica a ligação com o falante e a fonte (no meu caso a bateria the moto). Seria o 1 positivo do som o 2 negativo do som, RL = fonte +, GND Fonte -, e os falantes? No vídeo não consegui identificar onde ele esta ligado. 
    Sabe onde poderia comprar esta placa impressa? Poderia ser montado sem placa com as trilhas substituídas por fios? Se sim qual o diametro do fio me recomendaria.
    Desculpe este monte de perguntas, mas como informei anteriormente sou leigo no assunto.

      • Realmente Luan, segui seu conselho e nada melhor que os fios do cabo de rede, muito faceis de soldar, só fico meio assim nos que saem para o falante, mas ate agora não deram nem uma esquentadinha…
        Consegui achar um esquema super facil de ampli com o TDA8560Q promete 2x40w em 2ohms mas acho que não to conseguindo tirar toda a potência dele, e ta com ruído, mas deve ser erro de iniciante, vou comprar outro e tentar de novo vamos ver se arranco este ruído dos infernos…heheheh
        Primeiro tentei montar numa plaquinha que vendem vem pre furada, so não vem as trilhas… mas na hora de soldar perdi diversos componentes…coisa de iniciante… 
        Mas precisava ver a minha alegria quando o danado funcionou….
        Soldei os fios diretamente nas pernas do CI, soldei os capacitores logo no fio… ficou mo gambiarra mas tocou alto pacas…
        Torrei os dedos quando fui pegar no sistema funcinando… não tinha noção que o CI esquentava tanto… arranquei o dissipador de um pc velho e problema de aquecimento resolvido…
        To maravilhado com este ramo e pretendo ate fazer um curso de eletronica…
        Esta gambiarra vou instalar amanhã na minha moto pra dar um som…kkk

  19. ola Toni
    eu achei um equalizador estereo que estava queimado e dentro dele havia 8 ci tda2003 que funcionavam… eu queria saber se ha um jeito de ligar varios ci desse para dar uns 80w mono ou 40w estereo sera que é possivel?
    vlw….

      • vc sabe de alguma configuracao para fazer com o tda 2003 igual a ligacao do brutus amplificador de potencia usando quatro ci tda7294 mas com o tda2003?

        tem um video que fiz desse ampli com tda2003:
        a proposito ja havia feito esse amplificador umas 3 vezes e todas funcionaram perfeitamente

      • Olá Roger
        Tem uma configuração em Bridge, dá pra montar com 4 cis uma versão estéreo em ponte!

        Pode colocar o Vídeo aqui pra galera ver seu trabalho!

      • valeu pela ajuda
        o video é esse aqui    http://www.youtube.com/watch?v=XvckSUszrbc
        muito bom o circuito nao distorce nada estou usando 17v com auto falante de 6R

  20. Olá Toni! Tenho um amplificador com TDA2002 que fiz pro PC há muito tempo atrás, com alimentação 18V. Assim que montei, ele distorcia muito o som, mas logo descobri que era problema de fonte. Arrumei um trafo bom e grande, e filtrei bem a fonte, e o problema foi resolvido. Mas de uns tempos pra cá ele começou a chiar muito com volume no mínimo, e enquanto mais eu aumento, mais o ruido aumenta. Troquei o CI, mas agora o som está “pipocando” (nos graves) e muito distorcido também. Não tenho capacitores de reposição e suponho que seja isso, porém não tenho certeza. E você, alguma sugestão? abraço!

      • Substitui e testei tudo. E olha só: os CI’s TDA2002 que eu comprei parece estar ou com defeito ou no mínimo diferente, pois descobri que ele que tava causando o ruído. Notei também que quando eu passei Vcc de 18V para 12V, nos CI’s novos, o ruído diminuiu, o que me faz crer q o TDA antigo e os novos que eu comprei tem algo diferente. Reinstalei o antigo, e o som voltou ao normal, com o ruído chatinho de antes, mas dá pra ouvir. Mas não consegui desvendar o mistério do ruído, que não existia quando eu montei o amp, há 4 anos atrás. Só tenho mais um palpite, o potenciômetro. Vou testar pra ver. OBS.: não é a fonte não, o amp continua chiando mesmo longe do PC, mesmo com outra fonte de som que não seja o PC.

      • Olá Antonio Henrique
        Veja se ao tocar em algum componente o ruído aumenta, sobre o pot experimente retirar ele do circuito.
        Troque os 2002 por 2003 e verifique!

  21. ola toni. ja montei esse ampli 2 veses e deu certo mas deu um problema de que quando eu ligava os falantes faziam  um barulho estranho… o ci tem um dissipador maior do que a placa e tbm uma ventoinha ligada em paralelo com a alimentacao …ai eu ligava no meu celular so que nao saia musica ai entao eu dava um curto no capacitor c6 e a musica tocava porem so no instante do curto… peço ajuda de todos pois nao tenho ideia do que seja 
    vlw……………

  22. bom dia amigo.

    gostaria que você me esclarecesse uma duvida para que eu possa testar o amplificador que acabei de fazer com o circuito do seu site. É o circuito amplificador de potencia tda2003, e a duvida está em onde ligar os fios do alto falante, entrada de audio e positivo e negativo da fonte. 
    Por favor me mostre com clareza pra ficar mais facil, pois sou hobbysta iniciante. 

    Muito obrigado pelo esclarecimento e pela pasciencia. 

  23. Ola, quero sabe se o amplificador funcionará se eu montacomo ta ali no esquema ( pq eu vi q tem uns componentes q tem q calcular )e se vai funciona bem com uma fonte de 12v 1a… Obrigado 🙂

  24. ola toni.todo dia dou uma olhada no seu site,ele e muito bom.eu montei e funcionou de primeira.mas foi com uma fonte de 13v.dai eu troquei por uma de18v e troquei dissipador por um maior.poderia me dizer quantos watts o tda consegue com18v???valeu…

  25. esse circuito funciona muito bem mais estou com problema que ao regular o potenciometro na metade sai ruido mais se deixar no max fica normal e no minimo tambem vc tem ideia do que pode estar havendo

  26. onde posso mandar fotos do circuito?, tenho quase certeza q montei o circuito todo invertido por isso q só funcionou quando eu liguei os fios em suas respectivas entradas…

  27. eu montei o circuito belezinha todo certinho até a parte do ci ,coloquei o ci do jeito q tá ai ,nao saiu nenhum som beleza…. peguei alguns fios soldei no ci e soldei os fios nas entradas onde vai o ci só q olhando sua pinagem, outra vez peço q me corriga se estiver errado mas se vc contar as ”perninnhas ”’ do ci vc vai ver q tá com a entrada 1 no capacitor de 1000uF…

  28. Boa tarde Toni, eu montei os dois amp, um com tda2002 e troquei apenas para o tda2003. funcionou na boa, agora vou partir para a placa, montei em uma univeral, mas, esteticamente ficou ruim. Parabéns pelo site.

  29. ola toni já deve ter percebido que frequento muito o seu site meu nome na verdade não é leo  é Diego uso o site do meu primo tenho 13 anos á 2 anos que trabalho com eletrônica e eu montei esse circuito 2 vezes e não funcionou e quase todo os circuitos que eu montei do seu site funcionaram com sucesso e não encontro o erro nesse circuito é o mesmo do tda2002 a diferença e que tem duas peças a mais um resistor 39r e um capacitor de 39nf e no primeiro esquema eu não tinha ligado o terra corrigi mais não funcionou o segundo fis correto mai não funcionou revisei 4 vezes e nem um erro usei fonte de12v  substitui o tda e nada usei falante certo sei ler resistores e capacitores o que você me diz

  30. Toni, gostaria de fazer uma coisa, mas tenho duvida,

    gostaria de ligar 60 leds em serie em voltagem de 110v ! para que funcionem sem queimar, como posso fazer isso, seria possivel monta um esquema para mim ?

  31. Olá toni 
    como falei sou iniciante em montagens de amplificadores… gostaria de saber se posso usar esse tda2003  como pré-amp para o tda2009  ,se não ,qual posso usar como pré-amp para o tda2009 ? vlw 

  32. Estou com o circuito funcionando 100%, mas o problema é a fonte de energia que uso, ela faz muito ruido ser transmitido para os falantes, tem como tirar o ruido da energia, se ele for ligado em estabilizador ele funfa sem nenhum ruido, mas coloco na tomada direto ai ferro ! rsrsrs, tem algum tipo de transformador que não gere ruido ?
    Uso fonte de TV de 9v, mas um trafo de 12v deve ser uns 20 conto, e queria saber se com o mesmo não vou ter este problema de ruido tambem ?

  33. Gostaria de saber o seguinte, fiz o circuito tudo beleza sem nenhum erro, mas ele mesmo ligado na força ou na pilha chia mais do que toca, o que pode estar acontecendo ?

  34. Olá Tôni. Montei um pequeno cubo para microfone com um TDA1011, porém o volume de som ainda não está satisfatório, gostaría de saber se é posível melhora-lo acressentando à sua saída um TDA2003.
    Desde já agradeço.

    • Olá Gildeone
      Pino 1 – entrada de áudio
      Pino 2 – Gnd da entrada de áudio
      GND – Terra do circuito ligar o – da fonte ou bateria
      RL – Ligar o alto-falante
      + Ligar a o positivo da fonte ou bateria
      GND – Ligar o terra da fonte (-) e o terra do alto-falante(-)

  35. Toni, o tda 2030 é equivalente ao tda 2040 ? Se for aí eu posso usar o tda 2030 no circuito do amplificador com tda 2040. agradeço de antemão.

  36. Bom, toni montei seu circuito e talz… mas infelismente não consegui resultados positivos, a amplificação não funciona… o som continua baixo… ficarei grato se você puder me responder.

  37. Olá..
    Toni,eu montei o circuito numa protoboard,todavia eu gostaria de testá-lo p/ver se terá saida de audio..com um gerador de audio simples é possivel ver isso?e caso sim,onde eu teria q estabelecer o contato com o gerador p/obter resultado?

  38. Toni, parabens mesmo pelo site. montei o circuito e tem um chiado ao fundo, boa fonte e bom dissipador o que acontece? e tambem não estou conseguindo montar em ponte voce podeia me dar algumas dicas. Valeu.

  39. ola toni tava vendo seu site achei muito legal ai vi esse esquema e gostei muito.eu peguei a lista de material e fui em uma eletronica e esse caacitor de 39nf nao tem so tem 33nf ou 42nf qual eu uso ou nenhum serve?

  40. bom dia de novo .nao entendi direito o negativo deve ser ligado em todos os terras.ou somente no pino 3.e posso usar fonte de computador.obrigado pela atençao.site bom nota 10

  41. bom dia.
    posso usar uma fonte de pc..que deve ser bem filtrada.e estou começando a fazer circuito porem ja fiz um com o lm175  porem nao esta mais funcionado porem ficou por muito tempo ok.mais neste circuito com o tda2003 so vi a entrada positiva em rumo na perna 5  do ci e negativo devo ligar nos terras? aguardo resposta

  42. olá, boa noite tenho q montar um trabalho no caso um amplificador, e estou optando por montar o TDA 2003, só q precisaria montar um estério, ( no caso só montar dois TDA certo), por gentileza peço sua opinião, tda 2003 é um bpom amplficador.. abraço, desde ja obrigado

  43. Toni, obrigado pela dica do potenciometro, ainda aguardo sua opiniao sobre o reforço dos graves.

    Obrigado!

                               Pedro Augusto Michels

  44. Olá Toni! Fiz um amplificador com este CI TDA2003 e percebo que quando aumento o volume do celular (que é o meu sinal de entrada) o som destorce. Já tenho alguma experiência em eletrônica pois me formei este semestre no técnico em Eletrônica Industrial, porém lá no curso nós nao entramos muito nesta parte de Eletrônica de Áudio.
    Gostaria que você me auxiliasse nessa questão da distorção e também, eu queria aumentar o grave do amplificador.
    Desde já agradeço.
    Pedro Michels.

    • Olá Pedro
      Distorção pro excesso de ganho, coloque um potenciômetro de 10 k na entrada do amplificador e ajuste para que assim controle o som pelo volume do celular.
      Aumentar graves?
      O que quer é aumentar a banda passante?
      Ou ter os graves reforçados?

      • Queria dar uma reforçada nos graves, acredito que, como os graves são de baixa frequencia, teria que fazer um ajuste na banda de baixas frequencias, mas nao sei como fazer isso no TDA2003. Vou dar uma estudada la no Datasheet, mas se voce souber como faz este ajuste me avise, sempre é bom ter uma opiniao. Ah, e a distorção, RESOLVIDO, coloquei lá na entrada o potenciometro e agora posso dar mais volume no celular. Acho que amplitude do sinal do celular estava muito alta.

        Obrigado pela atenção.

        Pedro.

      • Olá Pedro
        Pra conseguir melhorar os graves, tens que melhorar a banda passante, isso dá pra saber no datasheet, e não esqueça também de sua caixa de som, que deve ter uma boa resposta ao graves além do filtro de bandas!

  45. Olá Toni. Está de parabéns, otimo site hem!!! Mas tenho uma pergunta, montei este amplificador de acordo com suas cordenadas.Quando fui testar, no início, o som estava bom, num volume legal e sem ruidos. Só que depoisde algum tempo (5…6 segundos) o som ficou péssimo, e o volume comessou a diminuir. Então ao pausar o som percebi que o amplificador estava emitindo um som parecido com o daqueles transformadores de energia (vuuuummmmmmmmm…….) e ao colocar a mão no dissipador de calor percebi que ele estava muito quente. Gostaria de uma ajuda sua, o que devo fazer paracorrigir este problema? Eu estava usando uma fonte de computador (imagino que seja bem filtrada) com saida de 12v e que soltava até 10A e um MP3 para emitir som. Espero ajuda sua…

    • Vixi…. Descobrio o problema…. tudo que construo é com pessas usadas de monitores e sucatas e o resistor que estava no R2 estava queimado e não limitava corrente alguma… =S…. Mas enfim, substituia o resistor e o som que gerou fiquei imprecionado… som de primeira linha, sem ruido nenhum e muito forte, com graves e finos ajustados perfeitamente, muito melhor do que o TDA2822 que costumava montar. Muito obrigado e me desculpe qualquer incomodo em seu site!!! Uma dica de fonte para alimentar esse circuito é as fontestes de PC, possuem uma amperagem ótima e aguentam ligar 5 circuitos sem perda de qualidade alguma. Mas uma vez um MUITO OBRIGADO!!!

      • Olá Vinícius
        Desculpa não te responder antes, mais é que estava de “folga” nesse final de semana.
        Mais que bom que resolveu seu problema… com certeza que montar usando componentes de sucata dá um economizada e tanto…
        Uma recomendação nesse casos é essa mesma testar cada componente antes da montagem…
        E montagem diy è assim mesmo, montando e aprendendo!!!
        E preocupa não aqui no blog estamos aprendendo um com o outro…
        Abraços e boas montagens

  46. Olá Toni !
    Fiz este amplificador com o TDA 2003 para meus projetos de semestre. Testei o Amplificador e funcionou, porém com Muitíssimo ruído. 
    Melhor, até um certo volume ele funciona legal, sem ruído nenhum. Porém assim que eu aumento o volume, o ruído é tanto que não dá para ouvir. Outra coisa são os graves… meu amplificador não consegue reproduzir bem os graves das musicas… :/

    Podes me propor soluções possível para a melhoria do desempenho do meu amplificador, por favor!
    Obriagada desde já!

    • Cara nao querendo ser chato,tava de ajudando,voce duvida do que eu falei aqui do ponto 3,nem pra agradeçer agradeçe,diz na cara: estou esperando a resposta do toni….
      to fazendo tecnico em eletroeletronica no senai,e to no 3 termo,ja da pra se sevirar,no mundo da eletronica,devemos tanto olhar para o diagrama de blocos tanto para o layout da placa,voce fez isso? siga o bloco do tda 2003 postado aqui e depois veja no layout e veja aonde vai o ponto 3….
      nao sou arogante,so axo que pelo menos voce devia ter agradecido…RX e CX,vou ajudar:
      BAIXA O DATASHEET do TDA2003,eles sao o capacitor e resistor que é determinado para uma certa corrente,por exemplo,o que esta aqui é para 1.5A conforme datasheet,porem,é valor padrao,poder utilizar tranquilo sem problemas com + corrento…(to usando uma bateria de moto com eles e funciona q é uma beleza).

      • Ahh tranquilo,mas pode verificar,o 3 é o negativo do alto falante,te aconselho,antes de passar para a placa,compre um protoboard e faça nele,se der tudo certo,ae sim va para a placa,protoboard salva,vai por min,montei um amplificador (n tem aki 500rms) numa placa ja,fiz diretao,sem testar no protoboard tal,e adivinha,qdo ligei,sai fumaça para tdu que é lado,e dpois percebi que eu estava acompanhando o layout e nao o diagrama mas o layout estava como espelhado,ae onde era positivo foi negativo e negativo positivo,fez um estrago bonito ;\,so deu para salvar mesmos os LM e os TDA,resistores e diodos capacitor nem vo tira pq ta bem grudado com a placa =\,mas boa montagem para voce,poste resultados… qlq duvida,msn: gust_hp@hotmail.com

    • @Mauricio Bessa
      Estou devendo algumas melhorias nesses circuitos, principalmente para quem está iniciando, só que nos últimos dias estou muito ocupado, é final de semestre e temos um trabalho de tcc pra terminar… tá dando erro… ai complica mais ainda! Mais ao menos esse circuito daqui atualizo ainda essa semana! Quanto a CX e RX faça o que o amigo Gustavo falou… usa o que tem no circuito! E aqui os amigos podem além de perguntar também responder! O Gustavo montou esse circuito e obteve sucesso… e aqui estamos aprendendo um com o outro! Seja bem vindo ao blog e sucesso em suas montagens! Aguardamos novas visitas! Qualquer coisa pergunte que aqui estamos pra responder!

      @Gustavo
      Valeu por compartilhar sua experiência! Vou colocar o aviso que a placa está invertida!
      Um abraço pra vocês E boas montagens!

  47. o transformador tem que ser de +12V -GND,com no minimo 1A ja dar para fazer fucionar,o numero 1 representa a entrada de som,vc tem que comprar um cabo P2 MONO e cortar uma das pontas,vc vera que vai ter 2 fios,1 que esta emcapado,e outro que ja estara desemcapado,o desemcapado é o negativo é a ”malha” do cabo P2,e o emcapado,positivo,RL= é a saida do alto falante,2 é a entrada negativa do cabo P2 mono a ”malha”,e o 3,é o negativo mesmo,vc coloca o negativo aonde ta GND e o que falei,o 3 pelo geito nao é nada….. Boa sorte

  48. Olá!
    Vou fazer este amplificador…
    A fonte tem que ser +-12volts ou só uma de 12v e gnd pode usar?
    a Vi gnd gnd o que ligaria?E na Rl + e gnd?

  49. Toni fiz exatamente a mesma coisa…montei e remontei o circuito daqui e nao consegui,ae vendo uns videos no youtube axei esse(http://www.youtube.com/watch?v=ZrGlU-ZNnW0) fiz exatamente a mesma coisa utilizando os conectores iguais,usei o circuito com potenciometro e 2 capacitores de 4,7uF,porem,mesma coisa,eu coloco o dedo emcima do tda e ele toca,porem mto baixo,mas sai os malditos ruidos,ja tentei filtrar minha fonte e nda,trocar de componentes e nda,mais alguma dica?

  50. queria saber se posso usar uma fonte de 15 volts de 1.5 amperes ,
    outra coisa:
    Rx: 39Ω Veja o datasheet pata alterar o valor de Rx
    Cx: 39nF Veja o datasheet pata alterar o valor de CX.

    possos usar esses valores com essa fonte ?

    Valeu Toni pelo melhor site de Eletronica.

    • Fonte de 15 volts 1.5 -> pode sim! Desde que esses 1.5 a seja de “verdade”.
      Esse são valores padrões! Eles determinam a banda passante! Pode deixar com esses valores mesmos!

    • Olá Eugenio
      C4 faz o acoplamento coma carga na saída
      Se diminuir ele vai, aumentar o ponto de corte dos graves. Perderá as baixas frequências!
      Se for usar uma fonte de 12 volts dá pra usar um de 24 volts

      • Oi Toni obrigado pela resposta sobre o capacitor C4, bom o motivo da minha pergunta é que tenho varias placas prontas deste amplificador, pois uso em outra aplicação. Desta ultima vez resolvi utilizá-lo para acionar um LM3915 em modo ponto num sistema de alarme onde quando uma pessoa tenta escalar ou pular um muro ou alambrado, um sensor de vibração é acionado mandando o sinal na entrada do tda2003 que amplifica e manda para o lm3915 que aciona reles e posiona uma camera movel para a posição especifica.Bom fiz os testes e no inicio ficou legal porem ao simular varios disparos consecutivos percebi que os leds do lm3915 que acendiam ate o decimo, foi perdendo sua sensibilidade acendendo ate o segundo somente. desliguei o circuito, decarreguei o dito C4, liguei novamente e tudo voltou ao normal, porem se eu simular mais disparos consecutivos em uma certa velocidade o efeito se repete. Eu diminui este capacitor e o efeito ainda continua porem com menos intensidade.
        Sera que pode me ajudar…Desde já obrigado Toni.

      • Valeu Eugênio
        Ta ai um aboa utilização para um amplificador de sinais!
        Esse capacitor foi configurado para adaptar a saída de carga que no caso do tda2003 é um alto falante com impedância de 4 a 8 ohms. O lm3915 deve apresentar um alta impedância de entrada!
        Não encontrei aqui nem um circuito de driver usando o tda2003!
        Tente mexer além de c4, também com r3 e c5! altere eles ou remova! Esse sinal que vem do sensor de vibração é ac ou dc?

      • Oi Toni tudo bem…
        Perdoe o atraso na resposta, cara vc acertou na mosca, eu acoplei um resistor de 10R – 5W na saida simulando uma carga resistiva, e ficou perfeito o circuito aciona perfeitamente. Toni de coração obrigado ficou legal mesmo.
        Bom quanto ao sensor ele manda uma informação AC de baixa intensidade algo em torno de 50 a 100 mV eu fiz um pre com LM324 e depois mando pro tda2003. O pre fiz com controle parametrico de frequencia assim deixo passar somente frequencias que caracterizam disparo.
        Mais uma vez obrigado.

  51. Muito obrigado consegui fazer e funcionou!
    agora quando aumento do meio para o fim ele distroce muito, estou usando seu projeto de fonte regulada com reguladores da familia Lm7815 e um trafo de 0+12 2A
    gostaria de saber se pode ser algo errado na fonte!

    • eu usei uma fonte de home theateer que dava 12 e -12 e que não e la grande coisa e almentava ate o final e não distorcia nada, talvez vc tenha algum componente errado no seu projeto ou na sua fonte. eu recomendo que vc faça a fonte cujo o esquema tem aqui no site http://www.te1.com.br/2008/12/fonte-simetrica-para-amplificadores-de-audio-de-potencia/
      eu construi dois amplificadores desse, e tbm a fonte alimentada por um transformador de 40v da pra alimentar os 2 circuitos com uma potencia incrivel!! acompanhado com um bom dissipador e um cooler integrado pra não danificar os Cis. dpois de pronto meus colegas estão querendo ate comprar o projeto. valeu toni!!

  52. toni fiz e refiz o amplificador,do que ta mto chiado mesmo,o q o ocorre,qdo eu coloco a mao no potenciometro para aumentar o diminuir se ouvi so chiado e parece que voce ligou o falante em 110V pq ele escurciona d+…alguma ideia…?

    • Olá Axell
      Isso é relativo!
      Vai depender para que, quer o amplificador, pois cada um tem um custo para montagem, disponibilidades de peças para montagem, potência pretendida, qualidade do áudio!
      Mais já que montou esse e deu certo! Pode aventurar pelos outros circuitos do blog! O com tda7294 tem uma boa potência mais o custo é um pouco maior principalmente pelo transformador da fonte!
      Bos sorte com sua montagens!
      Se precisar estamos aqui!

  53. eu construi esse amplificador e deu certo tem uma boa potencia. valeu!!
    agora gostaria muito de saber como colocar o potenciometro, de quantos K seria, e a pinagem onde ligar… aguardo resposta muito obrigado.

      • vleu amigo deu certo. fiquei muito satisfeito com esse esquema. agora vou tentar fazer o stereo 10+10 com o tda2004. pararabems!! pelo site e força de vontade obrigado. qualquer coisa volto a perguntar . t++

  54. Eu usei uma pilha de 9v mas como tem muita pouca corrente, acabou rapido e agora soh me dah uns 6v e o circuito nao funciona bem!
    Precisava de uma bateria de 12v alguma sugestao?

    • Olá Rhuan
      Com pilha não dá mesmo
      Se tive rum abateria de carro, pode usar liga o + em + e o – em gnd!
      Se tem um transformador de 12 volts, faça uma fonte simples com diodos e capacitor de filtro, dá pra fazer sem placa mesmo…

  55. Alguem sabe me falar como posso alimentar o circuito sem usar fonte de alimentação…eu queria uma bateria por exemplo!
    Como eu consigo uma bateria de carro, ou um transformador que me dê 12v pra alimentar o circuito!
    Obrigado!

  56. alguém conseguiu montar o amplificador acho que fiz tudo certo mais não ta saindo som o auto falante responte quando liga o amplificador mais não sai o som se der pra me falar os possíveis erros ajudaria muito

  57. Olá Toni, gostei do amplificador com tda2003 10watts, porém, preciso saber se existe alguem que já fornece montado . No entanto, gostaria de colocar 2 botões de incremento que controlasse o volume conforme o link . Então, se possivel por favor sugira nesse seu projeto o incremento desses 2 botões para que eu possa montar ou alguém forneça montado.

    • Olá Rafael
      Cx é esse mesmo,
      C4 valores até 2200µF está de boa.
      Reveja todos componentes, as ligações s estão corretas, Se o sinal de áudio na entrada é suficiente, verifique os capacitores eletrolíticos estão com a polaridade correta.
      Verifique a fonte… qualquer coisa mande fotos… pra dar uma olhada!

  58. ola toni eu mote este projeto mas como já te fale eu naum encontrei o c3 e coloquei de 2ohms e tambem o cx que tbm naum encointei e coloquei um de 30nf de poliester de 63v e o c4 tive q por um de voltagem maior e o ci naum fucionou e eu gostaria de saber se alguma dessas alterçãe pode ter interferido no funcionamento do amp?
    obrigado

  59. Toni, boa noite! Tudo bem?
    Apesar de ser leigo nesta área de eletrônica, me vi obrigado a desenvolver/copiar um pequeno projeto para o curso que estou fazendo. Escolhi este amplificador porque aparentemente é fácil de se fazer. No entanto, tive a grata surpresa de saber hoje que, amanhã, terei de apresentar este projeto à banca examinadora da instituição. Por isso peço sua ajuda para que eu enriqueça meus argumentos perante à banca. Pergunto: Quais as vantagens deste TDA2003? Qual a principal aplicação deste amplificador? E qual, se tiver, a desvantagem deste circuito em termos práticos? Amigo, me salva!
    Obs.: Parabéns pela presteza com que trata as pessoas que, leigas como eu, procuram resposta!

    • Olá Patrik
      Tensão de saída, não entendi direito!
      A fonte é de 9 a 15 volts / 1.5 a 2 A!
      Agora potência máxima vai depender tensão! Pode chega próximo dos 10 W RMS.
      O alto-falante pode ser de 2 a 4Ohms. Use com cautela um com menos de 4 Ohms

    • O resistor r3 em série com o capacitor C5 é para estabilidade de frequência, com o aumento do valor de R1 o risco é de oscilação nas altas frequências.
      Mais 2 Ohms me parece razoável dá pra usar!

  60. ola eu gostaria de saber a respeito da fonte eu tenho uma aki q eu comprei que era pra eu ligar o radio do carro. é um transformador de 12v de 2a e eu queria saber se seria possível eu ligar o amplificador nesta fonte

  61. Obrigado pelo belo trabalho em seu site, venho observando a muito tempo e resolvi montar um amplificador com o TDA, aquele de 80W. Entretanto, vou precisar de um pré, e tenho vários tda2003, gostaria que você me informasse se funcionaria rasoalvemente, para uma entrada auxiliar, isso é possível?
    obrigado.

  62. Olá!Parabens pelo site! O melhor de eletronica que eu encontrei até agora!
    xD
    Se eu quiser acrescentar um potenciometro no circuito para variar o volume seria possivel?e se for, onde eu posso acrescenta-lo no circuito?
    Muito obrigado

  63. Olá renato
    Por enquanto é possível responder os poucos comentários… Mas quando aumentar muito o jeito é contar com a força dos amigos… quem sabe até criando um fórum.

    Quanto a seu trafo parece pequeno, mais liga o danado, se começar a esquentar é porque pediu arrego.

    Boa sorte e mande as fotos sim

  64. Caro Antonio,

    Grato pela resposta! E parabéns pela presteza, estou bem surpreso. Assim que tiver montado meu “Frankenstein”, te mando as fotos e o passo-a-passo.

    As medidas do trafo estão no desenho abaixo:

    Já o peso, é algo entre 100g e 150g.

    Será que é suficiente para 2 x o seu TDA2003?

    Um abraço.

  65. Olá Renato
    É um prazer tê-lo como leitor!
    Preocupa não todos tem um dia pra começar, quem não pergunta não fica sabendo.
    1)Pode deixar como está, nesse caso a resposta de freqüência será de 40 a 15KHz.
    B -> Resposta de freqüência. Quanto mais diminuir CX maior será a freqüência dos agudos.

    2)Bem observado só que o valor comercial mais próximo é 39 Ohms. Também pode associar um resistor de 39 + outro de 4.7 = 43.7ohms.

    3)Não esse circuito não precisa de fonte simétrica. Só de uma fonte simples de 14 volts/ 2 Ámperes. Com um trafo de 12 volts / 2A, diodos, capacitor de 2200µF /35v, fusível.

    Dá pra usar seu trafo de 12vac, desde que ele seja capaz de fornecer 2 ámperes.
    Pra saber quanto amperes ele fornece tem que estar inscrito no corpo. Caso contrário veja pelo tamanho ou peso.

    Os integrados da série 78xx precisa de um mínimo de tensão na entrada para fornecer a tensão nominal. Não é necessário um trafo de 14,4 e sim uma 14,4 Dc. Um fonte com trafo de 12 volts , fornece cerca de 15 volts.

    • Toni, boa noite eu quero montar um plificador de 5 whts pois nao acho projeto, mais vi que tem uns de 10wts ou 20wts om o sistema de ganho, quer dizer que ej consigo instalar alto falante com uma wts menor tipo de 7wts deixando o ganho no 5 ou na metade se a potencia total do amplificador por 10 wts ? obrigado

  66. Olá, Toni,

    Primeiro, grato por postar o circuito!

    E umas dúvidas:

    1) Mesmo tendo estudado o datasheet ainda não entendi: devo alterar o valor de Cx? E se eu deixá-los como vc recomemnda? Em outras palavras, como se resolve a equação 1.Pi.B.R1? O que é “B”?

    2) Quanto ao Rx, 20.R2 dá 44Ω e não 39Ω. Que valor devo usar?

    3) Posso usar a fonte que vc postou em https://www.te1.com.br/2008/12/fonte-simetrica-para-amplificadores-de-audio-de-potencia/ – “Fonte simétrica para amplificadores de áudio de potência +- volts com transformador, retificadores e capacitores de filtro”? O transformador que tenho tem, como saída, entre os dois fios da ponta, 12vAC, e entre cada uma ponta e o do meio, 6Vac. Como saber se ele vai fornecer os amperes necessários?
    Pergunto porque lendo o seu artigo “Como projetar circuitos de fonte de alimentação usando circuito integrado da família 78xx”, diz que é possível obter 12v na sáida mas só se a saída do transformador for de 14,6v.

    Desculpe se são perguntas primárias, é a primeira vez que tento montar um amplificador.

  67. O capacitor C6 é o capacitor de filtro da linha de alimentação, de 100µF/35volts. Esse valor pode aumentar de acordo com sua fonte de alimentação. Numa fonte com péssima filtragem use um maior.

    C6 no esquema é aquele capacitor ao lado de C3.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15,472FãsCurtir
589SeguidoresSeguir
5,100SeguidoresSeguir
15,000SeguidoresSeguir
871SeguidoresSeguir
40InscritosInscrever
, Circuito amplificador de potência com CI TDA2003 – 10W

PCB 2 camadas 10cm x 10cm
Quantidade: 10 peças
Preço: $2,00 (R$ 6,50)

, Circuito amplificador de potência com CI TDA2003 – 10W

Recomendado

Como saber o valor dos resistores

Se você nunca consegue decorar ou lembrar como saber o valor dos resistores existe um excelente site que faz esse calculo à partir das...

Download eMachineShop software CAD Profissional

eMachineShop é um software profissional de design CAD (Computer Aided Design) em 2D e 3D. Este software, além de projetar objetos, o permite criar...

Autocad – Comando TCASE

Algumas vezes no Autocad temos a necessidade de mudar um texto todo para maiúscula ou minúscula, será que é necessário digitar tudo novamente? Não...
, Circuito amplificador de potência com CI TDA2003 – 10W

Vídeo tutorial curso gratuito Cadsot Eagle – Parte 25 – ULP’s – User Language Program

Essa é Vigésima quinta aula do curso gratuito de Eagle Layout editor postado no canal MrAppleBR no Youtube, Se surgirem dúvidas podem ser sanadas...

Vários Circuitos de carregadores de baterias

Tenho visto em muitos fóruns dúvidas principalmente quanto a carregadores de bateria, e tiradores "de vícios" Bom... existe uma grande enciclopédia sobre circuitos, desde carregadores...