Amplificador potência áudio com tda7294 80W – Atualizado

Amplificador potência áudio com tda7294 80W - Atualizado

Super Amplificador com tda7294 da St microeletronics, é possível conseguir potência de até 100W num único circuito integrado, para uma unidade estéreo use dois iguais a esse. Esse circuito está baseado no datasheet do fabricante na aplicação típica de uso do tda7294. O amplificador está pronto para trabalhar com fontes de sinais fortes, caso seja necessário use um pré-amplificador na forma de um opamp.

Circuito atualizado agora com fonte de alimentação simétrica para montagem do amplificador, nova placa de circuito impresso.

Veja a nova versão. Agora mais dinâmico podendo alternar entre modo estéreo e modo em ponte (bridge)

Pode gostar também de uma versão  estéreo em ponte de 300 Watts

Essa categoria de circuito com CI é ideal para sistemas de som envolvente. Pois, ele é bastante compacto podendo usar um amplificador independente para cada um dos alto-falantes. Dessa maneira pode ser compartilhar a fonte dimensionada é claro para suportar todos os amplificadores conectados. Ai você pode tirar uma onda com aquele vizinho que comprou um “home theater” de 1200W PMPO, e tema em dizer ser uma grande potência, quando  for verificar a potência real do equipamento não chega nem aos 10W RMS por canal. Já imaginou um sistema de alto-falantes ativos com 80W. Se fosse passar pelo departamento de marketing, que onde define a potência PMPO, seu sistema daria… deixa eu ver… comparando com o exemplo aí de cima… uns “1500 W PMPO”. Brincadeira o que andam fazendo com a potência dos equipamentos.

Para você fazer seu sistema de som só precisará da fonte de sinal. Pois, o amplificador pode ser perfeitamente esse daqui. O subwoofer precisa de um pouco mais de potência então no datasheet você encontrará um exemplo de montagem em ponte para aumentar a potência. Abaixo temos o esquema, a placa de circuito impresso e detalhes da montagem. Boa sorte.

Aplicação básica para o ci tda7294 esquema do amplificador (atualizado em 07/2021)

Esquema Do Amplificador

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do circuito, em tamanho real da montagem. (Atualizado em 10/2010) Download dos arquivos da placa e PDF

 

Placa Parte Inferior

 

Pcb: Vista Dos Componentes — Trilhas Em Vermelho Utilize Jumpers (Pedaço De Fio) Se Utilizar Placa Face Simples.
Silk Dos Componentes

Algumas informações sobre o circuito

As trilhas em vermelho são jumpers, deve ligar um pedaço de fio entre os 2 pontos. Se utilizar placa dupla face, não é necessário os jumpers.
Em CN2 devemos conectar o sinal de entrada, conectado ao capacitor C1 de 1µF, que pode ser utilizado de diversas dimensões. O capacitor C1 além de bloquear os componentes DC, também forma um filtro RC passa alta com R4 de 22K, resistor este que também determina a impedância de entrada do amplificador. Com os componentes selecionado no circuito, temos corte a cerca de 7Hz, com capacitor de 3.3µF temos corte a 2Hz. O capacitor de 220pF irá filtrar sinais de RF.

No conector CN1, ligamos a fonte de alimentação que deve ser simétrica ± volts de ± 25 a ± 35 volts. No pino 1 liga-se o +VCC da fonte, no pino 2 liga-se o Terra (GND) e no pino 3 liga-se o +VCC da fonte.

Ainda sobre a fonte, para caixas de 4 ohms o recomendado é fonte de até ±30V e para alto-falantes de 8 Ohms até ±38V.

O conector CN3 é para ligar no alto-falante de 4 ou 8 ohms  Para uma unidade estéreo monte dois circuitos iguais.

Atenção: A fonte deve ser do tipo simétrica, ou seja, se for usar uma de 25 volts, ele deve ser de +25 -25volts.

A potência máxima do amplificador está relacionado com a fonte de alimentação e impedância do alto-falante. Veja os gráficos abaixo:

Gráfico: Potência X Tensão Para 4 Ohm
Gráfico: Potência X Tensão Para 8 Ohm

Deve isolar o corpo do CI do dissipador de calor, utilizando bucha e isolante, pois a carcaça estará energizada. Para não ter dúvida, faça teste de continuidade entre a carcaça do CI e o dissipador de calor.

O dissipador ideal deve ter ao menos 300 gramas

Lista de material para montar o amplificador de potência

Última atualização: 30/07/2021 00:06

Componente Valor Descrição Quantidade
Capacitores
C1 1µF a 3,3µF /63V Capacitor filme 1
C2, C3 10µF/25V Capacitor eletrolítico 2
C4, C5 1000µF/50V Capacitor eletrolítico 2
C6, C7, C10 100nF/50V Capacitor cerâmico 3
C8, C9 22µF/50V Capacitor eletrolítico 2
C11 220p Capacitor cerâmico 1
Semicondutores
D1 1N4148 Diodo 1
IC1 TDA7294 Circuito integrado amplificador de áudio 1
Resistores 1/4W
R1 33k Laranja, laranja, laranja, ouro 1
R2 10k Marrom, preto, laranja, ouro 1
R3, R4, R5 22k Vermelho, vermelho, laranja, ouro 3
R6 680 ohms Azul, cinza, marrom, ouro 1
R7 2,7 a 10 ohms / 1W Vermelho, violeta, ouro, ouro 1
Diversos
CN1 Power (Alimentação) Borne Conector KRE 3 Vias 5.08 mm 1
CN2 IN (Entrada de áudio) Borne Conector KRE 2 Vias 5.08 mm 1
CN3 OUT (Saída de áudio) Borne Conector KRE 2 Vias 5.08 mm 1
Solda, fios, placa, Caixa, fonte de alimentação, dissipador de calor, etc


Alguns circuitos interessantes para completar seu amplificador:

Download dos arquivos da placa do circuito em PDF — Novo layout de PCB em 2021. Inclui placa em PDF, PNG  e GERBER.

Download

Mirror

Download datasheet em PDF do CI TDA7294, TDa7294S, TDA7294HS, TDA7294V  — Atualizado.

Este circuito integrado pode ser encontrado no mercado por um preço maior do que o TDA7293. A nomenclatura é TDA7294V e TDA7294HS

Conheça a nova versão. Agora dinâmico podendo alternar entre modo estéreo e modo em ponte (bridge)

Pode gostar também de uma versão  estéreo em ponte de 300 Watts

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 4.4 / 5. Total de votos 78

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sobre o Autor
Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Compartilhe:
Comentar via Facebook

474 comentários em “Amplificador potência áudio com tda7294 80W – Atualizado”

  1. Toni chegou para mim uma caixa Behringer com o tda7293 queimado. Não foi possível substituir porque queimou também parte da placa e circuito impresso danificado. Comprei dois kits montados na internet com o tda7293 e alimentei com a mesma fonte e sinal de pré da caixa. Acontece que o original não esquentava e este está pegando fogo. Troquei a plaquinha para ver se era defeito do c.i. e não adiantou. Aumentei a área de dissipação , fixei com pasta térmica e instalei ventilador e mesmo assim o calor é tão forte que desarma o termostato de proteção. Você tem uma explicação. Bom dia.

    Responder
  2. ola Toni montei esse amplificador ficou muito bom, quando ligo ele a mesa de som ele fica perfeito, mas quando ligo o celular direto a ele noto que só dar 50% da potencia, notei que é necessário de um pré-amplificador qual pré-amplificador você mim indica para utilizar nele desde já te agradeço pela ajuda e parabéns pelo projeto

    Responder
  3. OlA toni montei esse amplificador ficou muito bom mas eu notei que quando eu ligo um celular na entrada ele fica baixo como posso fazer para alimentar o ganho dele? Desde já te agradeço.

    Responder
  4. boa tarde pessoal, fiz a montagem do circuito e focou top, mais começa tocar alto normal depois começa a perder o volume e fica tocando bem baixo o que pode ser??

    Responder
  5. boa noite toni tenho um aparelho da gradeiente etereo integrate amplifer equalizador a175 antigo e gostaira de aproveita o amplificador dele como retirar so placa do amplificador e ligar numa placa de mp3 obrigada

    Responder
  6. Olá Toni. Boa tarde. Gostaria de saber, se possivel, como posso adquirir a placa STEREO com TDA 7293, lisa ou com as peças para montar, como acabo de receber com lm386. Obrigado amigo. Carlos Alberto Uchôa – PY1UNJ

    Responder
  7. Bom dia, tenho um amplificador com TDA7294 que comprei ‘dimensionado’ para 4 ohms x 100w. Utilizando um trafo de -30,0,30v
    Só que estou trocando o alto falante que uso neste sistema onde o mesmo será de 6ohms. Gostaria de saber se este CI é “automático” o casamento de impedância, ou se preciso alterar algum componente da placa para obter a potência máximo a 6 ohms. Agradeço

    Responder
  8. Olá Toni, antes de mais nada quero te parabenizar por seu bom trabalho.
    Preciso de um esquema para Duas Caixas Aiwa modelo SX-NH6 100W 6 ohms ..
    Com preamplificador com controle de médio, grave, agudo, balanço,saida para Fones de ouvido.
    Quero saber quanto custara esse esquema, e se da pra fazer com componentes não muito difíceis de encontrar.

    Responder
  9. Bom dia, este amplificador já tem a fonte embutida, neste caso basta apenas conectar um transformador 25v 0v 25v na entrada pra funcionar certo? Mas qual seriam as tensões ideais pra trabalhar nesse amplificador? apenas 25v? Ou posso usar um outro transformador? E qual deve ser a corrente que o transformador deve fornecer? Obrigado.

    Responder
  10. Ola Toni estou cursando eletronica agora e usei um projeto seu na minha prova pratica o amplificador 7297 mas nao consegui faze lo funcionar em p protoboard teria alguma dica pra me ajuda? Se tive e puder me mande pro meu email

    Responder
  11. Opa queria saber de vc pode me mandar o esquema de como fazer um amplificador com o CI STA540SA, na verdade eu tenho dois CIS, e queria fazer um amplificador bacana com eles. Agradeço demais a Ajuda.

    Responder
  12. Bom dia Toni! tudo em paz? me diz uma coisa, existe diferenças técnicas entre os cis TDA 7294 TDA 7294″S” TDA 1524 TDA 1524A ? OBRIGADO TONI,VERIFIQUEI OS DATA SHEET E NÃO VI DIFERENÇAS.

    Um abraço!

    Silva

    Responder
  13. Olá…

    Me lembro quando fiz minha primeira festa com um amplificador valvulado com um transformador e apenas 4 válvulas. foi super legal! Agora com estes novos amplificadores como o que você fez, imagino como deve ficar legal dar uma festa usando ele no talo..! Show!

    Felicitações..

    Saulo Quevedo.

    Responder
  14. emtao estou pressisando da ajuda de vosseis, gostaria de saber se posso ficsar 2 tda7294 em um unico dessipador, sem a nessecidade de ensolar um do outro ou se posso ligar os 2 direto sem insolar? ficarei muito grato com esta resposta obrigado

    Responder
  15. Boa tarde!
    Gostaria de saber o que aconteceria se eu fizesse 2 placas dessas e ligasse o out de uma no in da outra ou seja fazer uma cascata ( pré => input power 1 => output power 1 => input power 2 => output power 2 => falante) eu teria mais volume ou queimaria o CI ou alto falante?

    Responder
  16. TONI. POR QUE O AMPLIFICADOR TOCA BAIXO?
    ELE NAO TEM POTENCIA. ISSO É ESTRANHO. JÁ MEXI NA POLARIZAÇÃO E NADA DE AUMENTAR.
    O PRÉ QUE ESTOU USANDO É PROFISSIONAL E QUANDO COLOCO MUSICA ELE TOCA ALTO, MAS SE LIGO MEU CONTRABAIXO ELE TOCA MUITO BAIXO. ACHO QUE NAO SAI NEM 20 VATTS. 
    ME AJUDE AMIGO.
    OBRIGADO
    CICERO CRUZ

    Responder
    • Caro,
      Eu normalmente uso uma mesa da Stanner de oito canais e funciona bem e dá muita potencia.
      Pode até nao chegar ao maximo, nunca medi ! Que Pré voce está usando. Tem Mesa por aí que tem nivel baixo de saída, tipo alguns modelos de Ciclotron, etc….
      Abraços,

      Responder
      • OI TONI.
        MEU PRE É DA STANNER. COM MUSICA ELE TOCA ALTO, MAS COM O CONTRABAIXO TOCA BAIXO DEMAIS. É ESTRANHO. PODE SER O PRE QUE FIZ PARA O CONTRABAIXO. ELE É UM PRE TOBIAS QUE ENCONTREI NA NET. MONTEI E ELE FUNCIONA DIREITINHO. O PROBLEMA PODE ESTAR NO PRE.
        VOCE POR ACASO TEM ALGUM CIRCUITO BOM PRA EU COLOCAR DENTRO DO CONTRABAIXO? UM PRE COM GRAVES MEDIOS E AGUDOS. OU MESMO GRAVES E AGUDOS SÓ. JÁ ME AJUDARIA BASTANTE. VOU ALIMENTA-LO COM 9 VOLTS
        SE TIVER ALGUMA COISA POR FAVOR ME AJUDA AMIGO. 
        ABRAÇOS
        CICERO CRUZ

      • Cicero,

        Voce deve ligar a saída do seu pre de baixo na entrada AUX/LINE da mesa e pode obter mais recursos de graves, medios, agudos, ganho…etc.
        A saída da mesa é mais apropriada para ligar em ampliicadores de potencia, devido as suas caracteristicas de impedancia baixa e sinal, para “empurrar” uma potencia até a potencia maxima.
        Tente isso!
        Abraços

  17. Patrix

    25 de julho de 2014 at 11:55 am

    Olá, tenho um TDA7295 e percebi que não existe diferença entre os pinos dele com o TDA7294. Pergunto, é necessário fazer essa modificação do corte da trilha do pino 1 ao 6 + o capacitor… ou é só seguir o esquema publicado?
    o ci que tenho é o TDA7295 não o tda7295s.

    Responder
    • Ola Patrix,

      Eu uso bastante o TDA7294.
      Analisando os datasheets TDA7294 e 7295, sao identicos quanto ‘as conexões. A diferença entre eles é a potencia de saída. No caso de tda7295 é 80 W maxima. Mas se deseja algo em torno dos 50W rms (o que já é muito som…!!!) pode usar qualquer um.
      Nao tem nenhuma conexao do pino 1 pro 6. Certamente erro de lay-out. Existe sim do pino 6 ao 14 (bootstrap).

      Quer montar um amp legal? Faça uma fonte estabilizada! Nao precisa muita estabilizaçao. Eu uso TIP141 e TIP142 com regulaçao a diodo zener na base. Dois zeners em serie de 20V -1W.
      Fica mais caro, mas fica chique!!!
      Qualquer duvida é só falar…
      abraços

      Responder
  18. PESSOAL. 
    SEM QUERER FAZER CRITICA MAS JÁ FAZENDO PARA MELHORIA, SÓ QUERIA COMENTAR A RESPEITO DESSE PROJETO AÍ EM CIMA, ESSE AMPLIFICADOR DE 1OO WATTS  ESTA COM O -V LIGADO NO PINO 5 NO PINO 8 E NO PINO 15.
    A LIGAÇÃO ESTA ERRADA POIS O -VS É LIGADO NO PINO 8 E QUINZE DO TDA 7294 SEGUNDO O DATASHEET.
    ABRAÇOS
    CICERO CRUZ 

    Responder
    • Caro Cicero e amigos do TDA7294,

      Normalmente esse pino 5 é n.c.
      Mas, por via das duvidas eu nunca ligo nada nesses pinos.
      O V- é ligado junto no 8 e 15 e lembrando que a parte metalica é conectada tambem.
      Deve-se utilizar mica isolante com o dissipador!

      Abraços

      Responder
    • eu encontrei o mesmo problema, eu somente soldei o tda ao lado contrario, por eu notei a diferenca com a saida que eh no pino 14, ele ficaria conectado ao pino 2

      Responder
  19. ola Toni , bom noite. parabéns por ta participando wae seus conhecimentos! minha duvida eh a seguinte, vou ter que fazer alguma alteração no projeto pra poder usar um tda7295? pois tem pouco artigo sobre o tda7295. de ja obrigado.

    Responder
  20. toni meu pego mais ele fica bom só de mais, mas depois começa fica rouco ai quando pego nos terminais do tda com a mão ele melhora o som fica bom, mas depois qui eu sou volta a fica rouco pq isso preciso de ajuda a ñ se isso fico tudo bem!  

    Responder
  21. montei essa placa tudo certinho ñ entendo muito do assunto mais esta tudo certinho o circuito quero te pergunta como coloco num fonte simétrica o negativo da fonte vai tambem no gnd ?? Gnd e negativo são juntos ?? unica coisa que acontece é o tda 7295 esquenta mais ñ sai nada ??? pq  

    Responder
  22. Oi toni montei esse projeto com tda 7295s e fiz algumas adaptações na placa e ficou ótima boa potencia muito obrigado a voce por compartilhar seus conhecimentos, pra quem quiser montar com tda 7295s fica a dica pra funcionar, basta fazer um corte na trilha que leva do pino 1 ao pino 6 e adicionar um capacitor de 0,47 uf x 63v entre o pino 6 e o pino 12 sendo que o lado negativo fica para o lado do pino 12. vlw

    Responder
    • Olá, tenho um TDA7295 e percebi que não existe diferença entre os pinos dele com o TDA7294. Pergunto, é necessário fazer essa modificação do corte da trilha do pino 1 ao 6 + o capacitor… ou é só seguir o esquema que o toni publicou?
      o ci que tenho é o TDA7295 não o tda7295s.

      Responder
  23. amigo fiz o amplificador com o tda7294 para colocar em uma caixa amplificada,funcionou mais está com ruido e esquentando muito o tda7294.obs; a caixa trabalha com +38-38v tem como eu baixar essa tensão?acho que é isso que está fazendo o tda esquentar muito.grato…

    Responder
  24. iae galera
    bom, meu circuito estava funcionando perfeitamente quando semquerer eu dei um curto de uma saido com o mute…o circuito continuou funcionando perfeitamente…
    so q no outro dia ele parou de funcionar..
    Como q eu faço para saber se o ci queimou ou se tem outra coisa queimada??
    obrigado!

    Responder
  25. Ola toni, sei que to fugido do assunto do tópico mas…
    E que eu tenho um xbox360 com 3rls!
    To querendo fazer reballing e não sei nada sobre esse assunto !
    O reballing pode ser feito como essa estações de solda como.
    Estações de solda há ar quente ?
    Seria legal si abrisem um tópico sobre reballing aqui

    Um abraço…

    Responder
  26. Toni queria saber se é possivel fazer a troca do tda7294 pelo tda7295, porque nao achei nenhum vendendo.
    E caso não seja possivel você sabe de algum link onde posso comprar o tda7294?

    Responder
  27. Olá Toni. Duas perguntas meio bestinhas. Com quantos volts o amplificador deve operar para ter uma saída de impedância de 6 ohms? E porque quando eu dou só um pulso de energia no mute o amplificador já se mantém ligado? É normal ou pode funcionar perfeitamente nessas condições? Aguardo resposta…

    Responder
  28. Bom dia galera sou um mais novo pesquisador da eletrônica pra iniciantes estou com amplificador parado a mais de anos resolvir dar uma olhada e vir que o projeto esta com uma stk2230 e um stk 3041 no pré mas eu queria saber dos grandes metre da net se tem como eu aproveitar este etk 2230 que é usado na saida por favor me ajudem socorro. quero adiquirir um projeto para utilizar a mesma fonte do receive mas com uma nova placa do amplificador valeu um grande abraço.

    Responder
  29. ola toni, vi esse comentário do do Flavio sobre a montagem desse hometiter posta ele ae no bloge e implementa ,com certeza vai ser um sucesso ele tem ate controle remoto
    “Olá Toni. Encontrei um esquema de selecionador de áudio e volume digital usando um PT2323, PT2322 e PIC16F887. Nele explica tudo até da o firmwer do PIC. O site está em Russo então traduza antes. Siga o link abaixo>>>
    http://www.labkit.ru/html/tembrobloki?id=17 ‘’

    Responder
  30. Ola toni voçê teria a imagem aquela imagem que usa para colocar na placa de circuito impresso sem esta em pdf pois quando imprimi ela em pdf ficou invertido.

    Responder
  31. fala aee galera!
    hoje fui testar meu circuito e ele deu certo!
    quero agradecer quem me ajudou! obrigado

    agora… 
    como faço para tirar um chiado q dá quando naum tem som..??
    grato!

    Responder
      • Olá Toni. Eu acho uma boa se você colocasse isto em seu site seria um sucesso!!! 
        Só tem uma probleminha, ele não tem sugestão de pcb. Tem como fazer ele? Muito grato e aguardo resposta….

      • Caro Flavio, pelo que me parece o artigo já tem o circuito impresso, vem em arquivo de extensão lay. eu abri o arquivo pelo google chrome e ele automaticamente pergunta se vc deseja traduzir. o texto fica bom, só tem um rpoblema quanto os nomes das entradas e saidas do circuito q são do arquivo de imagem, as acho q da pra decifrar no data sheet!
        abraço

        vejá lá

      • Olá a todos. Os datasheet’s eu já vi e baixei em meu computador. Analizando bem o circuito consegui constatar como funciona cada CI do circuito. Mas como sou inesperiente em gravação em PIC, vou integrar os Ci’s PT2322 e o PT2323 a um circuito que eu tenho que utiliza o BT1610 pouco conhecido. Valeu a dica e boa sorte aqueles que querem montar o circuito do link… Fuuuuuuuuuuuiii

  32. antes nada sabia hoje pouco sei, continuo estudando para quem sabe um dia tudo saber, agradeço a Deus em sequida vc por compartilhar seus conhecimento. Uma unica palavra resume, BRIGADO!

    Responder
  33. Olá Toni. Quero agradecer pelos os comentários respondidos. Preciso de uma ajuda sua. Quero montar um 5.1 com o TDA7294 no qual, irá ter os cinco canais mais o subwoofer que será o TDA em bridge. De quanto terá que ser o trafo do transformador? Qual terá que ser a amperagem para alimentar o circuito? Que ponte de diodos você recomenda para a utilização no circuito? Aguardo resposta…..

    Responder
      • Olá Toni. Preciso saber o que é “Va” para fazer o enrolamento do Transformado. “Va” quer dizer que tem que ter uma fonte de 100+100VAC para alimentar o circuito? E a amperagem, tem que ser de do mínimo 20A? E qual ponte de diodos você me recomenda? Qual deve ser a voltagem de alimentação para o TDA7294 em bridge? desde já aguardo resposta e até mais….

  34. Ola toni to pretendendo montar esse amplificador,O mini system daqui de casa é fraquinho.tenho um TRAFO aqui de 25~27v uns 2 amperes da pra usar traqnuilo nesse circuito e tambem gostaria de saber ,se no esquma K3 o GND pode usar o mesmo negativo do TRAFO.?

    Responder
  35. toni, vc sabe se tem diferenca de pinagem entre o tda 7294V e o tda 7294 (sem V, sem S).se souber, me fale por favor…
    pq na minha região eu não axei o tda 7294V…
    grato!

    Responder
  36. boa Noite Toni.
    montei duas cxs com dois circuitos independentes e usei um pré estereo , mas ele fica roncando quando não tem som , coloquei mais capacitores para atenuar mas não adiantou, tem alguma sugestão ???
    obrigado.
    Johnne

    Responder
  37.  Continuando falando sobre o volume digital de 6Ch. Eu estou procurando um microcontrolador de volume que se comunique com o PT2228 pelo SCl e pelo SDA que tenha um display de led  e também dois botões, um para aumentar e outro para abaixar o volume. Acho que com o AT89C2051 se dá para fazer isso. Se você conseguir fazer isso, ficarei grato. Se o circuito funcionar, não pedindo de mais, poderia fazer o pcb dele? Aguardo resposta……

    Responder
  38. E aí Toni, cometi um erro fatal por isso que o amplificador não funcionou com -33 +33V. Inverti as polaridades. desculpa os  comentários maldosos. Comprei outrro Ci e funcionou. Liguei na saída de subwoofer de meu DVD e deu bastante grave. Em breve irei postar um vídeo dele no YouTube dele em funcionamento para que todos tirem a prova real. Valeu….

    Responder
  39. sou estudante de eletronica do IFSC.
    NO TEXTO VC DIZ PRA LIGAR O VCC+ NO PINO 1, MAS NA REALIDADE ACHO Q VC SE ENGANOU,, EH VCC- NO PINO 1, TERRA NO 2 E VCC+ NO 3,,,  EH ISSO???
    ABRAÇO

    Responder
    • caro Flavio, a saida do trafo nesse esquema é de 12v? não ta escrito diretamente mas é o que me pareceu!
      obrigado

      ps: acho q dá pra fazer um circuito com dois subs e 4 saidas de voz para carro

      Responder
      • Eu olhei no datasheet do AT89C2051 e do PT2258, os dois falavam que a voltagem de funcionamento era de 2,5 até 9,0v. Então, quem quiser monta-lo tome cuidado com isso!!!

      • bom, o at esta com 5vr pelo 7805, mas o outro recebe alimentação pelo transistor, não é isso? mas ainda poderia alimenta-los com reguladores e ai sim a parte de potencia jogar com 12v, neh?
        abraços

      • Os dois transistores, servem para formarem uma fonte simétrica 12V.Os mesmos, alimentam os oito pré- amplificadores que integram o circuito na saída do PT2258.Para alimentar a parte de volume, eu não me lembro muito bem mais use o regulador LM340 que sai 5V.Já para alimentar a parte de amplificação, use uma fonte simples não simétrica. Qualquer dúvida, eu serei grato e responder. Até….

      • O site é em chinês, eu acho. Não entendi o que você quer dizer com ” firmware do microcontrolador mas eu vou deixar o link. Não sei se IR é potenciometro ou sensor infravermelho. Se você conseguir me responder, ficarei grato. Siga o link abaixo e peça para que o programa de internet o traduza.                   http://www.elecfans.com/

      • Olá Flávio
        Parece que esse site Elecfans é só uns desses diretórios que ficam copiando circuitos da net, os famosos CTRL+C CTRL+V.
        É interessante esse esquema, o pt2258 é um circuito de controle de volume com 6 canais, IR é um sensor para controle remoto, pra fazer funcionar essa função precisa de um microcontrolador com um programa específico (nesse caso o At86c2051). Pode se eliminar o ci de controle de volume pt2258 e adicionar potenciômetros, ou também criar um programa para um pic controlar o pt2258. Mais informações no datasheet:

  40. olá Toni
    montei duas cxs com dois circuitos , com o som e a tv ficaram ótimos , mas quando rodei um filme , só saiu o som das musicas e dos efeitos e a voz dos atores ficou muito baixa …..ainda estou tentando entender , pois na tv a voz deles saia normal . sabe me explicar ?
    grato Johnne

    Responder
  41. onde compro a placa de circuito impresso para montar. ou eu mesmo devo faze-la?pois aqui na minha cidade é difícil de achar os componentes. que alto falante compro para fazer um amp pra guitarra? sou iniciante e preciso de ajuda. Obrigado. 

    Responder
  42. Estou, querendo criar uma placa para amplificar som, um projeto da escola.
    queria saber onde posso conseguir, essa placa com circuito impresso. 
    quanto custa em média. Desde já Obrigado.

    Responder
  43. Ola amigo! parabens pelo blog; tire minha duvida, que amplificador devo usar(qual a potencia) para um alto falante de 100w sub?
    tem algum projeto de amplificador? envie para mim por favor.

    Responder
  44. Toni, eu liguei o TDA7294 em uma fonte  de +22 -22 e funcionou mas criou um som  fraco. Então eu liguei o TDA7294 em uma fonte de +30 -30 que você recomendou e acabou que queimou meu TDA7294 que custou R$ 9,00. Tem alguma explicaçõ???

    Responder
  45. Toni, eu liguei o TDA7294 em uma fonte  de +20 -20 e funcionou mas criou um som absolento e fraco. Então eu liguei o TDA7294 em uma fonte de +30 -30 que você recomendou e acabou que queimou meu TDA7294 que custou R$ 9,00. Tem alguma explicaçõ???

    Responder
  46. Tenho uma dúvida importante que quase todos que passam pelo site tem. O TDA7294 funciona perfeitamente com um transformador de 14 +14 que com capcitor faz com que tenha +20 -20 volts?. Responda quando puder e obrigado…

    Responder
  47. Olá Toni,
    Tenho dúvidas em relação a corrente correta para o TDA7294, pois o datacheet informa  Output Peak Curren 10A, traduzindo seria mais ou menos uma corrente de pico a pico consumida, então a corrente média seria 10/3,14=3,18A, arredondando 3,5A a ideal. O que o colega acha.

    Responder
    • Olá Allan
      Mais isso seria no extremo com a máxima potência de saída… como na maioria dos projetos a fonte vai ficar em cerca de +-24 volts… 3 amperes já rola de boa!
      Mais valeu pela sugestão, pra usar no máximo ele consomem bem!

      Responder
  48. bom dia Toni
    gostaria de saber qual a impendancia ideal dos auto falantes p trabalho com esse cirquito 8 / 4 / 2 ohms e se posso usar mais que um auto falante EX: 2×8=4 ohms
    obrigado

    Responder
  49. ei Toni é eu de novo. Eu estou montando um 5.1 com o TDA7294 e TDA7265. Quero saber se você tem uma sugestão de montagem para o TDA7265 substituindo o BC109 por outro transistor (pois não o achei, olhar no datasheet). Responda quando puder e obrigado…..

    Responder
  50. Primeiramente, parabéns pelo projeto que está ótimo e bem explicado.
    Mas gostaria de saber se vc não possui algum layout pra o esquema em bridge, igual ao que tem no datasheet. Já tentei aprender a usar o eagle para fazer um mas não tive bons resultados. 
    Desde já, obrigado!

    Responder
  51. Ei Toni, queria saber se você não tem uma sugestão de montagem do TDA7294 em bridge.Ah, quase esqueço eu queria lhe perguntar se o tda aguenta ser ligado em uma fonte 40V 7A.Obrigado…

    Responder
  52. Após verificar q o problema estava na fonte e não no cirquito, o mesmo funcionou perfeitamente , porem ele tem o som muito agudo , teria algo q pudesse deixar o som um pouco mais grave ???, tem algum problema ele trabalhar com mais de 28 volts ???
    é normal o tda esquentar bem ???
    Obrigado
    Johnne

    Responder
  53. oi toni blz? olha eu montei o amplificador com o 1875 + quando eu liguei ele ficou zunido e alguns minutos depois ele ficou mudo; coloquei áudio na entrada + nada, tem alguma explicação pla tal coisa? valeu 
     

    Responder
  54. blz toni eu sou novo aki + achei massa o seu trabalho na net inclusive tor montando um dos seus projetos com o ic 1875, fiquei com duvidas nos capacitares 220nf 100nf eles são de quer valeu um abraço!!!!!

       

    Responder
  55. como queria um amplificador estereo , montei dois cirquitos , mas nenhum dos dois funcionou , nem chaveando o nute no positivo e nem no negativo , tb só estou ligando o + e o – da fonte e não estou ligando nada no GND . alguma explicação ???
    obrigado

    Responder
  56. olá, eu só tenho uma fonte com saída de 30V e 500mA…serve para este circuito?
    se não servir, eu gostaria de saber onde eu consigo uma fonte para este circuito!
    grato!

    Responder
  57. Ola Toni!!! Canto em um quarteto gospel e gostaria de saber se vc tem algum circuito para 5 fones em sterio para nos ensaiarmos e ate usar em agumas apresentações, com volume individual. Por gentileza enviar comentario no meu email.

    Responder
  58. Olá amigo, sou novo aqui e estava a procura de um projeto de um amplificador para o curso de eletronica, mas que também me seja útil.
    Resolvi utilizar este, mas agora fica a duvida, ao fazer um sistema estéreo, utilizo dois circuitos.
    Mas a alimetação deles pode ser feita com o mesmo trafo?
    Ou tenho que utilizar um trafo com mais saida de corrente?

    Qual trafo vc me indicaria para fazer esse sistema para ser ligado junto com aquele projeto de fonte simétrica também?

    Responder
    • Olá Ricardo
      Um trafo com mais corrente!
      Quanto a corrente via depender da tensão de sua fonte!
      Exemplo +-33 Volts – > 6 amperes!
      Veja os gráficos no datasheet para dimensionar seu transformador!

      Responder
  59. Toni, tenho acompanhado seu blog e estou cotando componentes junto à Soldafria e outros sites para montar o amplificador com TDA7294 ou TDA2003. Meu som é muito antigo e usa um STK435 (7+7W) que já me dá muitas alegrias, mas que infelizmente pode bater as botas de um momento para outro e por isto, estou providenciando um novo coração para ele.Não sou profissional em eletrônica mas sempre fui apreciador de montagens.Tenho muitos esquemas, especialmente na área de áudio, já que sou apaixonado por som (tenho mais de 40.000 músicas em minha coleção) e faço manutenção em computadores, gravação e edição de vídeos.Já montei alguns transmissores de FM, pré-amplificadores, misturadores, equalizadores e outros circuitos simples em ponte de terminais e até em eucatex.Mas quero fazer algo bonito.Adquiri várias placas virgens e estou providenciando as ferramentas e produtos necessários para elaboração das placas, afinal, nada mais prazeiroso do que fazer algo com as próprias mãos e observar o funcionamento.Em razão disto, vou pisar bastante no seu calo para tirar as muitas dúvidas que surgirão.Desde já, agradeço o espaço fornecido e peço que tenha paciência comigo.

    Responder
  60. tony eu tenho um projeto de amprificador de 10 watts,mais eu não sei passa para o circuito impresso,vc pode me ajudar por favor,email:djblackout_(arroba)hotmail.com

    Responder
  61. ola toni, eu encontrei um esquema de pre amplificador so que eu nao sei faze o desenho da placa poi apartir do esquema

    sera que você poderia fazer o dezenho da placa apartir desse esquema é que eu nao sei ,

    Responder
  62. ola toni, você teria um esquema de um preamplificador com controle de grave e agudo
    um que tenha boa qualidade de audio.

    para ser usado nesse amplificador 80w tda7294

    Responder
  63. amigo..eu to pensando em montar esse projeto, porem, eu tinha salvo o projeto anterior a essa atualização, qual seria a diferença?? Vc teria um projeto de amp de 200wrms com integrado?

    Responder
  64. Ola, voce disse que no mute vai uma chave de 3 posicoes, q possue 4 pinos, mas pelo que eu vi no esquema vai uma chave de 2 posicoes (mute e liga) com 3 pinos, esta certo?

    outra duvida:
    A chave tem 3 pinos, um da fonte ”+v”, outro ligado atraves de resistores ao pino 10 do ci “mute”e o ultimo no ”gnd”, a chave ativada para um dos lados ativa o amplificador e para outro lado coloca em mute, poderia identificar isso no desenho da placa, quero dizer explicar para qual lado ativa e para qual coloca em mute. Acredito que isso acabaria com grande quantidade das duvidas sobre o mute.
    vlw

    Responder
    • Olá Pedro
      Dá uma Googlada ai por memory card input audio circuit ou usb audio amplifier, para usa no pc uma saída é o integrado pcm2902
      Uma idéia que tive aqui também agora… foi a de usar um desses transmissores de fm para carro, que lê de tudo (pendrive, cartão de memória) e localizar o áudio antes da transmissão!

      Responder
  65. ok valeu por ter respondido a pergunta, agora so te pergunto, se eu quiser amplificar o meu Mp3 com esse cirquito eu tenho de usar um preamplificador ne para conseguir a potencia total do cirquito isso?, andei fazendo uns testes aki em casa e somente o amplificador, o volume nao sai tao alto, tiposai mais baixo que o de algum amplificadores de 20, 25W que tenho aki, porem com muito mais qualidade de audio que eles, muito obrigado des de ja, agurdo

    Responder
  66. amigo, gostaria somente de saber com relaçao ao K3 , quando é que funciona, se é quando ligo o do meio com o Vcc ou quando ligo o do meio com o Gnd?

    Muito obrigado

    Responder
  67. Ola toni,
    Eu to com um problema montei um amplificador com tda7294
    Ele ate funciona só que depois de 2 minutos o som some e o alto falante começa a trepidar.observarão notei que isso acontece quando o tda chega em uma sertã temperatura
    Será que si eu colocar um dissipador de pc com um cooler resolve não é
    A configuração de jump é pra ta sertã !

    Responder
    • Ola,

      Precisa de um bom dissipador de calor. Uma placa de aluminio dobrada em forma de U ou C de 15cm x 8cm, pelo menos. O ideal eh comprar um dissipador preto anodizado ou retirar de sucatas…

      Abracos

      Responder
  68. Ola toni,
    Eu to com um problema montei um amplificador com tda7294
    Ele ate funciona só que depois de 2 minutos o som some e o alto falante começa a trepidar. será que é porque o tda ta aquecendo demais ,o dissipador que coloquei
    Era de um fonte de pc ,á eu peguei no dissipador ele tava muito quente .si eu colocar um dissipador de processador de pc resolve não é?

    Responder
  69. olá Toni, gostei do seu bolg. toco violão e baixo mas sou leigo em eletrônica, estou querendo fazer um amplificador para violão e guitarra de uns 50W e vi que vc pode me ajudar. Posso usar este projeto e colocar um falante de 50W? Vou presisar de um préamp? se sim por favor me da umas dicas de como montar um. quero fazer um amplificador o mais simples e barato possível com uma boa qualidade de som. muito obrigado. espero resposta.

    Responder
  70. Oi tony, tô querendo montar o amp. com tda7294, mas penso na fonte. Como transformar uma fonte simples + e terra em uma fonte simétrica + – e gnd, a partir de uma bateria 12v?

    Responder
  71. em toni, desculpa minha ignorancia, eu imprimi do jeito q esta, e passei para a placa, sem mexer, eu to me confundindo com os esquemas dos componentes, o certo é q o resistor de 680 fique para a acima e a direita, sendo q as saidas e entradas estão para baixo?

    Responder
  72. Ola. Gostaria de saber se voce tem um circuito amplificador subwoofer? Pois o esquema que quero fazer é o seguinte: fazer dois circuito desse pra ligar 2 altofalante e queria um pra ligar um subwoofer fazer tipo um home theater pra mim. se poder me ajudar ficarei muito grato. Aguardo sua respostra. Abracoss!!!

    Responder
    • Oi guilherme se vc conseguir o esquema do subwoofer passa pra mim q se eu achar eu te passo tb eu ja vi o esquema no datasheet mas só q sou meio leigo e não consigo interpretar muito bem .meu email tony-rob(arroba)hotmail.com

      Responder
  73. Toni, gostaria de saber uma coisa, para este amplificador qual tamanho do dissipador para o TDA7294, além disto o layout da placa necessita ser espelhado se vou utilizar o método térmico(imprimir na tranparência e depois passar o ferro)

    Responder
  74. Gostei do teu artigo. Tenho uma pergunta. É possivel fazer um amplificador de amperagem sem aumentar a voltagem? Por exemplo no aparelho a entrada seria alimentado a 2A a 12V e a saida, 140A a 12V.

    Responder
    • Olá Manuel Sousa
      Não entendi bem! Mais acho que é isso, se aumentar a corrente de sua fonte o amplificador também aumentará a potência? não ela será a mesma!
      Poderá aumentar a potência usando um circuito em ponte!

      Responder
  75. Desculpe a ignorancia, mas como não sei vou perguntar, teria como usar esse amplificador para carro, se tem como é que faz isso? pergunto por causa da voltagem necessaria para o funcionamento. valew

    Responder
    • Dá sim, ele funciona desde 12 volts! O problema é que a potência também vai diminuir, em amplificadores automotivos dão preferência ao máximo de potência e ao mínimo de fidelidade!
      Então é melhor usar um integrado específico para aplicações automotivas!
      Mesmo assim se quer usar o tda 7294 no carro, tens que conseguir o -12volts! Ou também um dobrador de tensão assim terá 24 volts! Emfim tem que fazer um conversor dc dc!

      Responder
    • Olá Rafa!
      Alguma coisa fez de errado, se fizer como está descrito, funcionaria! Verifique todo seu circuito, posição de componentes, desenho da placa, verifique sua chave de mute stand-by!

      Responder
  76. Ola Toni, primeiramente quero parabenizar pelo blog, gostaria de fazer uma pergunta, tow começando agora ainda me falta pratica, gostaria de montar esse amplificador e tenhu uma duvida, como faço o controle de potencia? (volume) desde jah agradeço…abraço!!!

    Responder
  77. oi toni, eu montei o meu, funciona, a qualidade é muito boa, so que quando eu corto o sinal, ou baixo o sinal a zero (volume) ele fica fazendo um ruído, que vc acha que pode ser isso? eu pensei no acoplador, o capacitor de 1uf. ou será que se eu colocar um capacitor em paralelo com a saida, embora ja exista um, ele num vai parar de fazer esse ruído?

    Responder